Em Dia do Teatro Arkus recorda evolução desta Associação Juvenil

O Teatro começou a ser uma atividade regular ao longo dos anos, dentro da Escola Secundária D. Sancho II, a partir do momento em que um grupo de alunos e professores, em 1997, promove esta iniciativa como uma experiência cultural.

Mais tarde, esta arte de representar começa a ter visibilidade não só dentro da escola, mas também fora dela. Os grupos de teatro cresceram e as peças começaram a ser representadas a nível nacional e internacional.

Com o impacto cultural que o grupo de teatro teve e tem, é sugerido pelo atual presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, a constituição de uma Associação Cultural. É aqui na nasce a ARKUS, em 2004, uma Associação Juvenil, onde o teatro foi e é pioneiro.

Vários já foram os grupos que passaram pela Associação e que dedicaram uma parte de si a cada ensaio, a cada peça, a cada momento. Hoje, passados quase 20 anos de existência da ARKUS, há sete grupos de teatro amador que envolve gerações e gerações. Diferentes idades, mas o mesmo talento e dedicação.

Atualmente, há com dois grupos dos Arkinhos, que representam o teatro infantil; dois grupos da ARKUS/ESDSII, de teatro juvenil; e os Maiores do Teatro, o grupo sénior formado em 2021. Durante o ano, os vários grupos preparam as suas peças para as apresentar no Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas – improvis’ARTE – o Festival Escolar mais antigo do país, que já conta com 26 anos de existência.

Para a associação “é um imenso orgulho podermos continuar esta família, ano após ano! Deixamos um agradecimento a todos aqueles que passaram pelos grupos de teatro da ARKUS! Todos são especiais e importantes para a nossa história! Feliz dia Mundial do Teatro a todos os que abraçam esta arte!”