Curtas metragens e debate sobre cinema em Portugal em destaque na RONCA

O ensino, os desafios e o futuro do cinema em Portugal estiveram em destaque na manhã de ontem, sábado, 23 de março, em mais uma masterclass integrada na programação da edição inaugural da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas.

Pelo Auditório São Mateus passou o realizador, produtor, programador cultural e professor Pedro Senna Nunes.

Já na tarde de sábado, Pedro Zagalo interpretou temas de sua autoria como banda sonora a quatro curtas-metragens realizadas entre 1929 e 1958 e inseridas no projeto FilMar da Cinemateca Portuguesa, que torna possível a digitalização do património cinematográfico nacional.

“S. Miguel”, “Nazaré, Praia de Pescadores”, “Pesca do Bacalhau” e “Um Tesouro” foram os filmes exibidos no Auditório São Mateus, todos eles mudos e a preto e branco.

As quatro curtas-metragens foram antecedidas pela mais recente “Topo”, protagonizada por António Évora, ator falecido esta semana aos 82 anos.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas nesta sessão da RONCA.

A Mostra de Cinema prossegue amanhã, domingo 24, com duas sessões: às 17h00, “Fado – História de uma Cantadeira”, protagonizado por Amália Rodrigues; e “Parque Mayer”, às 21h00, em tributo ao realizador António-Pedro Vasconcelos, recentemente falecido.