
No âmbito das comemorações dos 440 anos da passagem da Embaixada Tenshö por Vila Viçosa, no caminho de Nagasáqui para Roma, foi inaugurada, na passada sexta-feira, 6 de dezembro, uma artéria em homenagem à delegação nipónica, convertida ao Cristianismo, que esteve em Vila Viçosa no ano de 1584.
A cerimónia teve lugar na Urbanização do Olival do Macaco e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Inácio Esperança, e do chefe de Missão Adjunto da Embaixada do Japão em Lisboa, Ryuno Shoji, para além de outros representantes de organizações locais.
A iniciativa teve como objetivo reforçar os laços de amizade entre Portugal e Japão, valorizando o papel de Vila Viçosa enquanto centro cultural e humanista de referência no século XVI.
Ainda nesse âmbito, realizou-se, no mesmo dia, no Cineteatro Florbela Espanca, a apresentação da Ópera “The Forgotten Boys”, pela Tokyo Opera Association, com direção artística de Edward Ishita. A peça é inspirada na longa viagem realizada por quatro meninos japoneses em direção ao ocidente e o posterior regresso ao Japão, ocorrido em 1590. Poucos anos depois, verificaram-se as primeiras perseguições aos cristãos japoneses, acabando o culto católico a ser proibido em 1614. A encenação retrata os momentos do percurso até Roma e o regresso a casa, assim como os diferentes caminhos seguidos por Mâncio, Miguel, Martinho e Julião.