Encontro infantil em Campo Maior promove convívio entre judocas do distrito (c/fotos)

O encontro infantil de judo que decorreu esta manhã de sábado, 23 de março, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, contou com cerca de 80 atletas, dos 5 aos 12 anos.

Organizado pela Associação Distrital de Judo, foram seis, os clube do distrito, a marcar presença nesta iniciativa, que “estava previsto realizar-se na passada semana, mas teve de ser alterada devido a uma formação de treinadores que decorria no mesmo dia”, revela Chavigas Drogas, presidente da Associação de Judo de Portalegre e responsável pela modalidade, na Casa do Povo de Campo Maior.

Da Casa do Povo de Campo Maior participaram 23 atletas. Chavigas Drogas diz ainda que esta iniciativa tem, como principal objetivo “que os jovens judocas tenham contacto com a modalidade em termos competitivos mas, acima de tudo, de conviverem com outras crianças”.

Já Rosa Costa, treinadora de judo no CRP da Boa-Fé, levou 15 atletas, considerando estas iniciativas de extrema importância para que os atletas “contactem com crianças de outros clubes, e com a competição e, ao mesmo tempo, que se elimine o mito de que a competição é agressiva ou perigosa, o que não é verdade, porque há um sistema muito bom de ensino, e eles estão felizes, fazem amigos e isso é o mais importante”.

Rosa Costa enaltece ainda a importância da presença dos pais, nestes encontros, considerando que são “determinante nestas idades, para que os mais novos consolidem a aprendizagem, nas modalidades”.

Natalino Borrega, do Sporting Clube Campomaiorense, que levou 12 atletas, garante que é este tipo de encontros que “dá vida ao judo”, pelo facto de as “crianças se divertirem e terem contacto com aquilo que é a competição”.

Para além destes três clubes, participaram na iniciativa o Clube Desportivo de Portalegre, o Eléctrico Futebol Clube e o Montargilense.

Presente na entrega de medalhas esteve o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que se demonstrou satisfeito com a quantidade crianças que participaram neste encontro, acima de tudo, a “praticar desporto e a fazer bem à sua saúde”. O autarca diz ainda que este tipo de encontro revela que “ o judo continua a ter muita vida e, em Campo Maior há garante de continuidade da modalidade, através do Sporting Clube Campomaiorense e da Casa do Povo”.