Segunda etapa da Volta ao Alentejo une Vidigueira a Grândola

A segunda etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola une esta quinta-feira, 21 de março, a Vidigueira a Grândola, numa distância de 180,9 quilómetros.

Esta etapa inclui três metas volantes – em Viana do Alentejo, Torrão e Melides, e um prémio de montanha, a ser disputado na Serra de Grândola. Com partida marcada para as 11h30, a chegada do pelotão está prevista para as 15h46.

De recordar que a primeira etapa da prova foi vencida desta quarta-feira por Thomas Silva, da Caja Rural – Seguros RGA.

Tradicional Procissão dos Passos este domingo em Vila Boim

A Tradicional procissão dos Passos de Vila Boim tem lugar no domingo de Ramos, dia 24 de março, pelas 17 horas, informa a Unidade Pastoral de Vila Boim.

Para além desta celebração religiosa, no domingo haverá também em Vila Boim, a bênção dos ramos, na Igreja de São Francisco, seguida de procissão até à Igreja Matriz, onde será celebrada a missa às 12 horas. Na Terrugem há também bênção dos Ramos, às 10 horas, no adro da igreja seguida de procissão e Missa. Já em Vila Fernando, neste domingo de ramos

No dia anterior, sábado, dia 23, em Vila Fernando, pelas 16 horas são benzidos os ramos junto ao Cruzeiro, segue-se a procissão à volta da igreja e missa de Ramos. Pelas 18 horas, há missa vespertina de ramos, em Vila Boim, na Igreja Matriz, pelas 21 horas decorre a Procissão da Passagem do Senhor Jesus dos Passos da Igreja de São Francisco para a Igreja Matriz.

Na semana seguinte prosseguem as cerimónias religiosas alusivas à Semana Santa. Na quinta-feira, dia 28, pelas 21 horas, há missa vespertina da Ceia do Senhor, na Igreja Matriz de Vila Boim.

Na sexta-feira Santa, dia 29, pelas 15 horas, decorre em Vila Fernando a adoração da Cruz. Pelas 21 horas, em Vila Boim, tem lugar a Procissão do Enterro do Senhor, seguida de uma mini-procissão em honra de Nossa Senhora das Dores e São João, para a Igreja de São Francisco.

No sábado, dia 30 de março, em Vila Boim, há canto de laudes na Igreja Matriz, pelas 10.30 horas. Já na Terrugem, pelas 21.30 horas, decorre a solene vigília Pascal e à meia-noite as Aleluias.

No domingo de Páscoa, dia 31, há missa na Terrugem (10.15 horas), em Vila Boim (12 horas) e em Vila Fernando (16 horas).

“Caminhada da Primavera” da Casa do Benfica de Elvas no sábado

A Casa do Benfica de Elvas promove no sábado, 23 de março, mais uma edição da “Caminhada da Primavera”.

Com concentração às 9 horas, na Casa do Benfica, a caminhada, com grau de dificuldade médio, conta com um percurso de cerca de dez quilómetros.

As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas ou na Casa do Benfica, ou através de email (casabenficaelvas@gmail.com) ou de telefone (931 860 676).

Os participantes devem levar consigo, no dia da caminhada, águra, roupa e calçado apropriado para o campo.

Classificação Geral do Torneio da Malha “João Brioso” até à quarta jornada

O torneio da malha do concelho de Elvas “João Brioso” decorre até dia 25 de abril. Depois de quatro jornadas, e com 88 participantes, a classificação geral está ordenada por escalão, da seguinte forma:

Seniores:

1º lugar – José Branca (São Brás e São Lourenço) 22 derrubes

2º lugar – Nuno Conceição (Caia, São Pedro e Alcáçova) 19 derrubes

3º lugar – José Bailão (Redondo) 17 derrubes

Veteranos:

1º lugar – José Domingos (Caia, São Pedro e Alcáçova) 12 derrubes

2º lugar – Manuel Arraia (Barbacena) 9 derrubes

3º lugar – José Carlos Machado (Vila Viçosa) 8 derrubes

Feminino:

1º lugar – Joana Lopes (Borba) 11 derrubes

2º lugar – Mónica Xavier (Vila Boim) 10 derrubes

3º lugar – Célia Carvalho (Caia,São Pedro e Alcaçova) 5 derrubes

 Sub – 13:

1º lugar – Marco Matos (Barbacena) 8 derrubes

2º lugar – Carolina Marino (Orada) 4 derrubes

3º lugar – Vitória Conceição (Caia, São Pedro e Alcáçova) 1 derrube

Thomas Silva vence primeira etapa da Volta ao Alentejo

O uruguaio Thomas Silva, da Caja Rural – Seguros RGA, é o vencedor da primeira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que terminou, na tarde desta quarta-feira, 20 de março, em Beja.

Percorrendo o trajeto entre Castro Verde e Beja com um tempo de 3:56:27, Thomas Silva, é o primeiro camisola amarela desta edição da “Alentejana”.

Em segundo lugar ficou Iuri Leitão, também da Caja Rural – Seguros RGA e em terceiro  Rafael Reis da Sabgal/Anicolor.

Dia da Poesia celebrado esta quinta-feira em Vila Viçosa

O Dia da Poesia é assinalado esta quinta-feira, dia 21 de março, pelo município de Vila Viçosa.

As comemorações têm início às 10.30 horas, com a declamação de poemas, por parte dos alunos da Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, junto ao busto de Florbela Espanca.

Segue-se a inauguração de uma mostra de Arte Tricot, do Clube das Avós, na Avenida Bento de Jesus Caraça.

Iniciativa “Percursos pelo Património” de regresso este sábado a Elvas

A iniciativa “Percursos pelo Património”, promovida pela Câmara de Elvas está de regresso já este sábado, 23 de março e decorre até outubro, num total de seis percursos.

O primeiro, marcado para as 10 horas, deste sábado, tem como mote “A Cor das Fachadas de Elvas”. Trata-se de um percurso para conhecer as diferentes cores da cidade de Elvas, com explicação histórica a cargo do professor José Aguiar.

Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca celebra 185º aniversário do seu patrono

A Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca, comemorou o 185º aniversário do nascimento do Padre Joaquim Espanca, uma das personalidades mais ilustres de Vila Viçosa, e patrono da Universidade Sénior, na terça-feira, 19 de março.

O programa contou com a realização de um leque de atividades com o propósito de reforçar a ligação dos alunos com a comunidade. Durante o período da manhã realizou-se um percurso pedestre intitulado “Passo a Passo, no caminho dos Espancas”, no Concelho.

A vereadora Mónica Lobo e a Coordenadora da Universidade Sénior, Beatriz Borrões, deram inicio às atividades ocorridas durante a tarde, começando por fazer um balanço sobre o presente ano letivo da Universidade Sénior, e quais as perspetivas futuras para a instituição.

O evento contou com a presença do Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca, da Universidade de Évora, Professor Doutor Bravo Nico, com a Coordenadora da Universidade Sénior de Redondo, Dora Jeremias e com o Professor Licínio Lampreia, na qual abordaram com os alunos a questão “Podemos viver sem o outro? Sociabilidade para uma vida melhor”.

De seguida, o Coro da Universidade Sénior presentou os alunos e convidados com uma breve atuação, proporcionando um momento de convívio.

Nas palavras da vereadora Mónica Lobo e da Coordenadora Beatriz Borrões, a Universidade Sénior Padre Joaquim Espanca de Vila Viçosa prima por se manter de acordo com os princípios e aprendizagens e, formação ao longo da vida, através das diversas atividades calendarizadas. Por outro lado, é também através das parcerias estabelecidas com Entidades do Concelho que estas ações se consideram enriquecedoras e promotoras de uma participação ativa dos alunos na comunidade.

Coruche recebe 7º Festival Internacional de Balonismo na quinta-feira

Coruche recebe entre amanhã e domingo, de 21 a 24 de março, a 7ª edição do Festival Internacional de Balonismo.

Este é um evento, que consiste essencialmente em voos de balão, traz a Portugal diversas equipas internacionais de balonismo num programa que prevê sete voos matinais e vespertinos, proporcionando perspetivas únicas das paisagens deslumbrantes da região;

Contudo, “é sempre uma atividade que está muito dependente das condições climatéricas, portanto pode acontecer não termos a realização de voos”, adianta a vereadora da Câmara Municipal de Coruche, Susana Cruz.

Para além do festival em si todos podem contar com um “mercadinho de artesanato e produtos locais, street food onde é possível também degustar boa gastronomia, neste caso de rua, e para além disso também há um conjunto de concertos e de animação infantil que visam também complementar o que é a atividade do balonismo”, referiu a vereadora.

Susana Cruz, salienta ainda o “forte impacto” que o Festival Internacional de Balonismo tem sempre na economia local “pelo número de visitantes que atrai”.

13º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra da Ovibeja recebe amostras até final do mês

O 13º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja está a receber amostras de azeite dos quatro cantos do mundo. Os interessados em concorrer ainda o podem fazer até ao final do mês de março.

O Concurso Ovibeja distingue-se pelos elevados parâmetros de qualidade, sendo esta uma das suas características mais distintivas, destacando-se ainda o facto de ser o único português com matriz internacional. Podem participar neste concurso produtores individuais, associações de produtores, cooperativas, empresas embaladoras devidamente registadas nacionais e internacionais.

Cada concorrente poderá apresentar um azeite virgem extra por cada uma das categorias a concurso: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Maduro e azeites do Hemisfério Sul. Os azeites terão obrigatoriamente de ser da campanha de 2023/2024, exceto os provenientes do Hemisfério Sul, que devem ser da campanha de 2022/2023. As amostras deverão ser apresentadas em recipiente de vidro escuro e com sistema de abertura inviolável, acompanhadas de uma etiqueta com código de identificação do concorrente.

O Júri do concurso, presidido por José Gouveia, professor jubilado especialista em azeites, é constituído por um painel de provadores de mais de uma dezena de países. Este ano a divulgação dos resultados vai ocorrer durante a 40ª Ovibeja, numa cerimónia realizada para o efeito, agendada para o dia 4 de maio, sábado.

Criado em 2011, o Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja tem estado há vários anos no 1º grupo do ranking World’s Best Olive Oils, com a pontuação máxima.

O regulamento do concurso, com todas as informações necessárias e respetiva ficha de participação, redigido em quatro línguas, pode ser consultado no site do concurso em: https://www.azeite-ovibeja.pt/

Já está na estrada a 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola arrancou, na manhã desta quarta-feira, 20 de março, de Castro Verde, numa primeira etapa de 168 quilómetros, que só termina em Beja.

Para o diretor da prova, Joaquim Gomes, este é sempre um dia de “grande satisfação”, até porque, quando a competição se inicia, a responsabilidade pelo sucesso da “Alentejana” deixa de estar nas suas mãos, passando para “os ombros dos ciclistas e dos seus diretores desportivos”. “A minha principal intenção é que todas as premissas que fizeram da Volta ao Alentejo o evento com a popularidade e notoriedade que tem hoje, se mantenham perfeitamente intactas”, garante.

Desde Castro Verde e até à Praça do Giraldo, em Évora, onde termina a prova, os grandes protagonistas da prova, garante o responsável, são os “ciclistas e as opções táticas dos seus diretores desportivos”.

Destacando as últimas etapas da prova, no fim de semana, que diz que irão, certamente, “marcar a classificação final” da “Alentejana”, Joaquim Gomes realça a paisagem “impressionante” desta que, nas suas palavras, é “uma região fantástica”.

De recordar que até domingo, 24 de março, serão percorridos 852,7 quilómetros, sendo que a prova passará por um total de 32 municípios. No Alto Alentejo, destaque para a quarta etapa, que começa, no sábado, em Monforte e que termina em Castelo de Vide.

Tudo o que acontece na Volta para acompanhar, até domingo, na Rádio ELVAS.

Polícia alerta estudantes da Secundária de Elvas para riscos na viagem de finalistas

Os finalistas da Secundária D. Sancho II, em Elvas, que vão de viagem até Punta Umbria, no sul de Espanha, foram, na manhã desta quarta-feira, 20 de março, alertados por PSP e Corpo Nacional de Polícia Espanhola, para todos os perigos que podem correr durante a sua estadia, nestas férias da Páscoa, do outro lado da fronteira.

Apelando à responsabilidade dos jovens, assegurando que se “podem divertir, sem excessos”, o subcomissário Mário Viriato, da PSP de Elvas, explica que esta ação de sensibilização visa alertar os estudantes, para os riscos, munindo-os, ao mesmo tempo, de “algumas informações úteis e alguns conselhos, como andarem sempre em grupo, manter um contacto regular com os seus familiares e serem portadores de Cartão de Cidadão e de Cartão Europeu de Saúde”.

A presença da Polícia Nacional Espanhola, nesta ação de sensibilização, garante Mário Viriato, é de “grande importância”, uma vez, que, assim, os estudantes conseguem perceber “as regras locais”. Por outro lado, a intenção é que também os pais dos alunos possam ficar mais descansados com a estadia dos filhos em Espanha, depois desta ação.

Já a diretora do Agrupamento nº3 de Elvas, Fátima Pinto, começa por lembrar que estas viagens não são organizadas pela escola. Ainda assim, a escola nunca se quer “afastar deste esclarecimento para esta viagem”. “Sempre que os alunos necessitarem de algum apoio ou de alguma relação com as empresas, também o fazemos”, acrescenta.

Levar a polícia à escola, por esta altura, diz ainda Fátima Pinto, é de “extrema importância”, para “alertar os alunos para os principais perigos”, que “podem ser evitáveis”, se foram “bem esclarecidos”.

Conselho Intermunicipal da CIMAA aprova Relatório de Atividades e de Gestão de 2023

A terceira reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) de 2024, decorreu na Biblioteca Municipal de Nisa, no passado dia 14 de março.

Nesta reunião foram aprovados, por unanimidade, o relatório de Contas de Gerência relativas a 2023 e o Relatório de Atividades e de Gestão de 2023, que evidenciam o caminho trilhado e a estratégia planeada para o nosso território, representando um contributo importante para o desenvolvimento económico e social do Alto Alentejo.

Deste relatório, que poderá ser consultado no website da CIMAA, constam todos os projetos promovidos por esta comunidade intermunicipal. O Projeto de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, os Planos Municipais de Ação Climática, a implementação do programa RECOLHABIO, o apoio à implementação de Projetos de Recolha Seletiva de Biorresíduos, a Estratégia de Eficiência Coletiva do Provere Inmotion; as Brigadas de Sapadores Florestais; a participação na Rede de Oferta Formativa no Ensino Secundário e Profissional; o trabalho efetuado no âmbito da Mobilidade e os Transportes, entre outros projetos determinantes para a execução da estratégia aprovada para o território.

A próxima reunião do Conselho Intermunicipal da CIMAA terá lugar no dia 11 de abril, em Ponte de Sor.

GNR de Portalegre promove “Caminhada pela Floresta” esta quinta-feira

Uma “Caminhada pela Floresta”, organizada pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR tem lugar esta quinta-feira, dia 21 de março, pelas 9.30 horas.

Esta iniciativa, com concentração junto à entrada principal do quartel do Comando Territorial de Portalegre, no Largo de Santo Agostinho, local onde será a partida e chegada, tem um percurso de aproximadamente 10 quilómetros.

Durante a caminhada irá ser feita uma paragem para reabastecimento (a cargo de cada participante), e para ser plantada uma árvore, como ato simbólico do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

Município de Arronches ocupa crianças nas férias da Páscoa com “Educ’Arte”

Tal como acontece habitualmente durante cada interrupção do ano letivo, a Câmara Municipal de Arronches vai, durante as duas semanas de férias de Páscoa, manter em funcionamento o Programa de Apoio ao Estudo e Ocupação de Tempos Livres, denominado ‘Educ’arte’.

Este é um apoio não só destinado às crianças, mas também aos encarregados de educação dos alunos desde o pré-escolar ao segundo ciclo, residentes no concelho ou matriculados nos estabelecimentos de ensino de Arronches, que não disponham de solução para supervisionar os seus educandos durante o período laboral.

À semelhança do que aconteceu noutros períodos não letivos, de 25 de março a 5 de abril, o serviço vai estar a funcionar entre as 9h e as 17h30, devendo os interessados proceder à inscrição até esta quinta-feira, dia 21 de março, através do preenchimento formulário de registo, não dispensando a consulta das normas de funcionamento do programa. Quem já procedeu à inscrição para este período no início do ano letivo, não necessita de o fazer novamente.

Trânsito cortado em troço da EN4 no concelho de Elvas para construção de viaduto

A partir desta quarta-feira, dia 20 de março, o tráfego automóvel vai estar cortado num troço da Estrada Nacional 4 (EN4), no concelho de Elvas, no âmbito da empreitada da linha ferroviária e para construção de um novo viaduto sobre a A6, de acordo com a Infraestruturas de Portugal.

Neste período, que se estende até dia 27, o trânsito será desviado para via alternativa, sendo que o corte acontece entre os quilómetros 191,525 e 192,360.

A intervenção surge na sequência da empreitada ferroviária de construção do “Subtroço Alandroal – Linha do Leste”. A IP informa ainda que nestes dias “o trânsito será desviado para o caminho paralelo a norte da A6 e será assegurado o acesso dos moradores e das explorações agrícolas localizadas naquele troço da EN4”.

CURPI de Campo Maior apresenta peça de teatro sobre 25 de Abril e celebra dia da Poesia

As alunas da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior participam na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de março, em atividades dedicadas à poesia e teatro.

Amanhã, quinta-feira, como revela Anselmina Caldeirão, chefe de Serviço na instituição, na Biblioteca Municipal João Dubraz e no âmbito do Dia da Poesia, “o coro da Academia Sénior fará uma atuação, seguida da declamação de poemas, no âmbito da aula de poesia”.

Já para sexta-feira, as alunas prepararam uma peça de teatro alusiva ao 25 de Abril, para apresentar às crianças até aos quatro anos. Esta iniciativa decorre do Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, para “falar do 25 de Abril, de forma simbólica, mas original, onde serão ainda entoadas as músicas alusivas à Revolução dos Cravos”.

Museus de Elvas com atividades para os mais novos nas férias da Páscoa

Na pausa letiva da Páscoa, entre 25 de março e 5 de abril, o Museu de Arte Contemporânea (MACE) e o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires (MAEE), em Elvas, vão, através dos respetivos serviços educativos, contar com diversas atividades para ocupar os mais novos, num total de oito sessões distintas, nos dias 27 e 28 de março e 3 e 4 de abril.

Estas várias oficinas disponíveis para as crianças, a partir dos seis anos, revela a vereadora Vitória Branco, acabam por se traduzir “em momentos importantes de contacto dos mais novos com estes dois museus” da cidade, que continuam a recebê-los, nas férias escolares.

No MACE, as propostas são as seguintes: “The Flower Power e a Celeste dos Cravos”, no dia 27; “Laço de Amor Sagrado”, no dia 28; “I Have a Dream”, a 3 de abril; e “Vírus, Manchas ou Camuflagem!?”, no dia 4. Já no MAEE, “A Paisagem Alentejana”, “Doce ou Salgado: o que é um Folar?”, “Pintadeiras ou Chavões” e “Mensagem Pré-Histórica” são mote para as atividades previstas.

A funcionarem nos mesmos dias, estas oficinas decorrem de manhã (entre as 10h30 e o meio-dia) no MACE e à tarde (das 15 às 16h30) no MAEE, pelo que as crianças podem estar ocupadas durante todo o dia. Para os interessados, lembra a vereadora, há necessidade de realizar uma inscrição prévia.

Para as atividades no MACE, as inscrições podem ser feitas através do telefone 268 626 218, pelo email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt ou na receção do museu. No caso do MAEE, as inscrições são feitas pelo número 268 624 601 ou pelo email mae@cm-elvas.pt.

Rádio ELVAS acompanha 41ª Volta ao Alentejo em Bicicleta

A 41ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta arranca esta quarta-feira, 20 de março, e decorre até domingo, dia 24.

A Rádio ELVAS vai acompanhar, diariamente, as etapas desta edição da “Alentejana”.

Hoje, arranca a primeira etapa, pelas 11.15 horas, em que os ciclistas partem de Castro Verde, rumo a Beja, num total de 168 quilómetros. As metas Volantes têm lugar em Almodôvar, Mértola e Serpa.

Acompanhe toda a informação da Volta ao Alentejo em Bicicleta, aqui na Rádio ELVAS.

Terceiro prémio do Euromilhões sai em Portugal

Um terceiro prémio do sorteio de ontem, 19 de março, do Euromilhões, no valor de 18.285,43 euros, saiu em Portugal, sendo que outros cinco apostadores venceram o mesmo prémio no estrangeiro.

O primeiro prémio não foi atribuído, pelo que,  na próxima sexta-feira, dia 22, vai estar em jogo um “jackpot” de 29 milhões.

O segundo prémio, de 156.244,27 euros, saiu a três jogadores no estrangeiro. Um total de 23 jogadores, três com aposta registada em território nacional, amealharam os 1.483,57 euros do quarto prémio.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 7, 16, 18, 20 e 32 e as estrelas 1 e 3.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.