Polícia alerta estudantes da Secundária de Elvas para riscos na viagem de finalistas

Os finalistas da Secundária D. Sancho II, em Elvas, que vão de viagem até Punta Umbria, no sul de Espanha, foram, na manhã desta quarta-feira, 20 de março, alertados por PSP e Corpo Nacional de Polícia Espanhola, para todos os perigos que podem correr durante a sua estadia, nestas férias da Páscoa, do outro lado da fronteira.

Apelando à responsabilidade dos jovens, assegurando que se “podem divertir, sem excessos”, o subcomissário Mário Viriato, da PSP de Elvas, explica que esta ação de sensibilização visa alertar os estudantes, para os riscos, munindo-os, ao mesmo tempo, de “algumas informações úteis e alguns conselhos, como andarem sempre em grupo, manter um contacto regular com os seus familiares e serem portadores de Cartão de Cidadão e de Cartão Europeu de Saúde”.

A presença da Polícia Nacional Espanhola, nesta ação de sensibilização, garante Mário Viriato, é de “grande importância”, uma vez, que, assim, os estudantes conseguem perceber “as regras locais”. Por outro lado, a intenção é que também os pais dos alunos possam ficar mais descansados com a estadia dos filhos em Espanha, depois desta ação.

Já a diretora do Agrupamento nº3 de Elvas, Fátima Pinto, começa por lembrar que estas viagens não são organizadas pela escola. Ainda assim, a escola nunca se quer “afastar deste esclarecimento para esta viagem”. “Sempre que os alunos necessitarem de algum apoio ou de alguma relação com as empresas, também o fazemos”, acrescenta.

Levar a polícia à escola, por esta altura, diz ainda Fátima Pinto, é de “extrema importância”, para “alertar os alunos para os principais perigos”, que “podem ser evitáveis”, se foram “bem esclarecidos”.