Campo Maior volta a celebrar a Procissão dos Passos

A tradicional Procissão dos Passos realizou-se na tarde deste domingo, 17 de março, em Campo Maior.

Com saída da Igreja Matriz da vila, e percorrendo os cinco “passos”, que representam parte das estações da Via-Sacra, esta procissão foi acompanhada pelos músicos da Banda 1º de Dezembro, com as habituais marchas fúnebres.

Esta cerimónia religiosa, que simboliza o percurso de Jesus Cristo até à cruz, e que foi conduzida pelos padres Francisco Bento e Rodrigo de Sousa Oliveira, contou com uma afluência significativa por parte dos mais devotos de Campo Maior.

 

“A Fórmula do Assassino” na abertura do Festival de Teatro Escolar de Elvas

O 26o Improvis’Arte, o Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas, teve início ontem, sábado, dia 16 de março, com a peça “A Fórmula do Assassino” a ser apresentada no Cine-Teatro Municipal de Elvas.

Com “plateia cheia a assistir” à peça do grupo de teatro jovem da Arkus e da Escola Secundária D. Sancho II, esta foi uma “noite animada, onde gargalhadas não faltaram”.

O festival irá decorrer durante toda a semana, com peças representadas por companhias portuguesas e espanholas, tanto na Escola Secundária D. Sancho II, como em Badajoz, Vila Boim e no Cine-Teatro de Elvas.

Semana da Leitura em Fronteira sob o mote “Abril nas Tuas Mãos”

“Abril nas Tuas Mãos”: é este o mote para a Semana da Leitura em Fronteira.

A iniciativa, desenvolvida pelo Agrupamento de Escolas de Fronteira, decorre entre esta segunda-feira, 18 de março, e sexta-feira, dia 22.

Ao longo da semana, no Agrupamento de Escolas, estará patente a exposição “Abril nas Tuas Mãos”, e haverá, entre outras atividades, um encontro com o escritor Santana Maia Leonardo, sessões de histórias e workshops com Ana Rita Janeiro e Nita e o concurso “Ser Leitor é Cool”.

“O Elvas” perde por 2-1 frente ao Fabril do Barreiro

“O Elvas” foi, na tarde deste domingo, 17 de março, ao campo do Fabril do Barreiro, perder por 2-1, em jogo da 24ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

Em desvantagem ao intervalo, os “azuis e ouro” ainda chegam ao empate, na segunda parte, ao minuto 73, por intermédio de Djaló, mas perto do final do jogo, aos 86 minutos, de penalty, o Fabril acaba por garantir a vitória.

Com a manutenção no Campeonato de Portugal garantida desde a jornada passada, com esta derrota, “O Elvas” mantém-se com os mesmos 35 pontos.

No próximo domingo, “O Elvas” vai até Évora, defrontar o Lusitano. O jogo tem início marcado, não para as 15 horas, como até aqui, mas às 16 horas.

Arraiolos celebra os 50 anos do 25 de Abril ao longo de todo o ano

Durante todo o ano de 2024, o Município de Arraiolos vai celebrar os 50 anos da “Revolução dos Cravos”, assumindo a realização, entre outras, de iniciativas no dia 25 de cada mês.

A “Revolução de Abril” é um marco na nossa história recente, um momento inolvidável para a nossa democracia e para a liberdade, com consequências positivas na vida dos portugueses.

A constituição de partidos políticos, o direito ao voto, o fim da censura, a liberdade de associação, os direitos de manifestação e de greve; o aumento de salários, das reformas e pensões, o alargamento do direito a férias pagas, a instauração de um salário mínimo nacional (SMN); os direitos das mulheres e da juventude, a igualdade e o combate às discriminações; são conquistas resultantes da Revolução de Abril, bem como o acesso ao ensino, à saúde e à segurança social; à cultura; o fim da guerra colonial, a instituição do poder local democrático; foram determinantes na democratização e no desenvolvimento do país.

A comemoração do 50.º Aniversário do 25 de Abril, traduzir-se-á num conjunto de iniciativas tendentes a afirmar os valores de Abril, comemorando o 25 de Abril de 1974 e diferenciando o “antes”, opressivo da ditadura, e o “depois”, com liberdade e democracia.

A Câmara Municipal de Arraiolos após reuniões realizadas com o movimento associativo do concelho promove atividades culturais e desportivas, debates e conferências, conversas e mesas-redondas, onde o 25 de Abril é assinalado.

Campo Maior já assistiu a “Sr. Rui – Um Homem do Povo”

O Centro Cultural de Campo Maior foi ontem, 16 de março, palco para a antestreia da série “Sr. Rui – Um Homem do Povo”, que conta a história de vida do Comendador Rui Nabeiro.

Protagonizada por José Raposo e Afonso Lagarto, a minissérie produzida pela Coral Europa, irá para o ar na TVI nos próximos dias 19 e 20 de março, ficando também disponível na plataforma de streaming Amazon Prime.

Na cerimónia que antecedeu a projeção da obra, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, teve oportunidade de dar as boas-vindas e de agradecer a todos os envolvidos neste projeto, afirmando que “este será com toda a certeza um marco para Campo Maior que vê assim retratado, através da vida de Rui Nabeiro, um período importantíssimo da sua história recente”.

No momento participaram ainda João Manuel Nabeiro, presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, e Leonel Vieira, o realizador da série.

Pedro Cidoncha e Daniela Pereira vencem segundo EuroBEC Granfondo

Pedro Cidoncha e Daniela Pereira são os vencedores absolutos da segunda edição do EuroBEC Granfondo, que teve, este domingo, 17 de março, início e fim em Elvas.

Todos os vencedores das diferentes provas desta competição de ciclismo, que voltou a unir as três localidades da Eurocidade (Elvas, Campo Maior e Badajoz), receberam os seus prémios, numa cerimónia que teve lugar, ao início da tarde, na Praça D. Sancho II.

Em representação da Câmara Municipal de Campo Maior, nesta cerimónia de entrega de prémios, o vice-presidente Paulo Pinheiro, dizendo-se expectante para a edição do EuroBEC Grafondo do próximo ano, a ter início e fim na vila, assegurava que esta voltou a ser “uma grande prova”.

“Acho que a nível de organização e de percurso, foi extraordinário”, diz ainda Paulo Pinheiro, tendo a esperança que, para o próximo ano a prova cresça mais, com mais participantes.

Nesta cerimónia estiveram também presentes o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, a vice-presidente Anabela Cartas, o vereador Hermenegildo Rodrigues, a presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Graça Luna Pais, o presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, o vereador do Munípio de Badajoz, Juan Parejo Fernández, e ainda um representante da GNR, a par do diretor da Bike Services, Manuel Zeferino, e o padrinho da prova, Bruno Pais.

 

Campo Maior celebra Semana da Leitura de 18 a 22 de março

A Semana da Leitura vai decorrer, entre segunda e sexta-feira, de 18 a 22 de março, em Campo Maior, sob o lema “A Liberdade de Ler”.

De entre as iniciativas programadas, o maior destaque vai paraa celebração do Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, quinta-feira, com “Poesias de Abril”, às 15 horas, na Biblioteca Municipal João Dubraz, onde, no sábado, dia 23, à mesma hora, é apresentado o livro “Constrói a Tua Vida”, de Elsa Margarida Candeias.

A organização desta Semana da Leitura é da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Mayor, com o apoio, entre outros, do Município de Campo Maior.

Dia dos Centros Históricos assinalado em Elvas com conferência

No âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, a Casa da História Judaica, em Elvas, recebe a conferência “A Presença Judaica em Elvas”, no próximo sábado, dia 23 de março, pelas 16 horas.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, conta com duas comunicações: “Quotidianos e sociabilidades judaicas na Elvas medieval”, por Beatriz Felício (CHAIA-Universidade de Évora), e “Vigiar a Fé num território de fronteira: a presença da Inquisição em Elvas (séculos XVI-XIX)”, por Bruno Lopes (CIDEHUS-Universidade de Évora).

Nesta conferência podem participar todos os interessados, bastando para o efeito estar no local e hora indicado.

Festas de Nossa Senhora da Boa Nova de 5 a 9 de abril em Terena

As Festas dos Prazeres, em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal, têm lugar entre os dias 5 e 9 de baril.

Numa organização da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, estas festas assumem-se como “a mais antiga e enraizada tradição do concelho, constitui-se como um dos pilares culturais mais importantes da identidade deste território”.

Para além da importante componente religiosa que é o pilar mais importante das Festas, as mesmas permanecem nas gentes do concelho do Alandroal e terras limítrofes, como um traço identitário inegável.

Estas festas, segundo a organização, diferenciam-se das demais pela “ligação afetiva que une as pessoas ao Santuário e a esta multissecular e ininterrupta devoção. Todos somos agentes desta história com mais de 700 anos, que continua a manter viva a Fé e a Devoção a Santa Maria de Terena, a Senhora da Boa Nova”.

“O Elvas” defronta esta tarde o Fabril do Barreiro

O Elvas” desloca-se, na tarde deste domingo, 17 de março, até ao Barreiro, para defrontar o Fabril, em jogo da 24ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

Hoje, à mesma hora, jogam-se também os seguintes jogos: Oriental – Vitória de Setúbal; Juventude de Évora – Louletano; Barreirense – Real; Vasco da Gama da Vidigueira – Serpa; Sintrense – Moncarapachense e Lusitano de Évora – Imortal.

“O Elvas” ocupa, neste momento, o quinto lugar da tabela classificativa, com 35 pontos. Já o Fabril  está em nono lugar, nesta Série D, e tem 29 pontos.

O jogo entre os “azuis e ouro” e o Fabril conta com relato na Rádio ELVAS.

Caminhada do EuroBEC Granfondo junta cerca de cem pessoas em Elvas

Após a saída do pelotão, da Avenida de Badajoz, em Elvas, para o segundo EuroBEC Granfondo, na manhã deste domingo, 17 de março, cerca de uma centena de pessoas participaram numa caminhada pela cidade, conduzida pelo técnico superior de Turismo na Câmara Municipal de Elvas, Nelson Domingos.

Elvenses e acompanhantes dos ciclistas em prova quiseram aproveitar a oportunidade para caminhar, “numa volta pequena, à volta da cidade”, num percurso de cerca de seis quilómetros.

“Vamos pelo trilho entre o castelo e a Belhó, vamos sair às Portas de São Vicente, subimos pela Avenida da Boa-Fé, mas sempre por trilho, ao longo das muralhas, e vamos sair ao Estádio de Atletismo e depois, o resto do percurso, é feito pelo passeio”, explica Nelson Domingos.

O grande objetivo desta iniciativa foi dar a conhecer àqueles que estão em Elvas, pela primeira vez, o património da cidade para que, futuramente, possam regressar à cidade.

Vila Fernando acolheu quarta jornada do Torneio da Malha “João Brioso”

Vila Fernando recebeu na tarde de ontem, sábado, 16 de março, a quarta jornada do 28º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”.

A contagem foi ganha em seniores masculinos por José Bailão com oito derrubes, em femininos por Mónica Xavier com cinco, nos veteranos por José Carlos Malhado com sete e nos sub-13 por Marco Matos com um derrube.

O vereador Hermenegildo Rodrigues passou por esta jornada do Torneio da Malha em Vila Fernando, onde também estiveram Ana Paula Mália, da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, e João Charruadas, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

O 28º Torneio da Malha “João Brioso” é uma organização conjunta do Município de Elvas e da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

No próximo sábado, 23 de março, é em São Vicente e Ventosa que se disputa a quinta de dez jornadas do torneio.

Ciclistas de 15 países diferentes partem de Elvas no segundo EuroBEC Granfondo

Mais de 1.400 ciclistas arrancaram, na manhã deste domingo, 17 de março, de Elvas, para a segunda edição do EuroBEC Granfondo, que inclui passagens por Campo Maior e Badajoz.

Distribuída por três distâncias, o Minifondo de 57 quilómetros, o Mediofondo de 113 e o Granfondo de 152, a partida da prova foi dada às 9 horas, na Avenida de Badajoz, na presença do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, do alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera e da coordenadora da EuroBEC, Sol Giralt.

Lembrando que são “mais de dez mil pessoas” que, por estes dias, têm estado em Elvas, devido à prova, Rondão Almeida assegura que este é “mais um dos grandes eventos desportivos” que se realizam na cidade. “Elvas tem vindo a receber grandes eventos, como a Volta a Portugal, temos o Mundialiato de futebol e, no ano passado, apostámos, através da EuroBEC, neste Granfondo”, recorda.

“Até Elvas, acabam por vir pessoas de 15 países, num total de 1.500 adultos em cima de uma bicicleta. São essas famílias todas a consumir nos nossos alojamentos, hotéis e na restauração, com alguns a fazer compras para levarem daqui as suas lembranças”, diz o autarca, dando conta a importância da prova para a economia local.

Por outro lado, e tendo em conta os constrangimentos causados ao trânsito, sobretudo na Avenida de Badajoz, Rondão Almeida apela à “paciência” de todos, assegurando que, se assim não for, estas provas não se podem realizar na cidade. Pedindo para que os elvenses promovam “tudo o que de bom” acontece em Elvas, o presidente diz que já “chega de contestação”.

Garantindo ainda que Elvas é a cidade do interior do país com “maior oferta turística”, tendo mais de mil camas e 1.500 lugares nos seus restaurantes, o presidente da Câmara recorda ainda que o número de visitantes que Elvas recebia antes da sua classificação enquanto Património da Humanidade, nada tem a ver com os registados hoje em dia.

Para Ignacio Gragera, esta prova, “já consolidada”, volta a revelar-se “um grande êxito”, à semelhança do que aconteceu, no ano passado, em Badajoz. “No ano passado, em Badajoz, a prova esta cheia de portugueses, e hoje, em Elvas, está cheia de espanhóis”, assegura, dando conta de que é precisamente com o objetivo de envolver, sobretudo, as populações dos países que se realiza esta prova, no âmbito da EuroBEC.

Com organização da BikeService, este EuroBEC Granfondo tem como parceiros institucionais as autarquias de Elvas, Campo Maior e Badajoz. A cerimónia de entrega de troféus está marcada para as 14 horas, tendo lugar, junto ao pódio, instalado na Praça D. Sancho II.

Procissão dos Passos este domingo em Campo Maior

A Procissão dos Passos decorre, esta tarde de domingo, 27 de março, em Campo Maior, com saída da Igreja Matriz, às 16 horas.

O pároco de Campo Maior, Rodrigo de Sousa Oliveira, recorda o simbolismo desta época de Quaresma e da Páscoa, em específico, para todos os cristãos. “A Páscoa é o centro da vida cristã, onde celebramos a ressurreição de Jesus Cristo e comemoramos a sua vitória de Jesus sobre a morte e é de onde surge toda a vida da igreja”.

A procissão dos Passos, esta tarde, em Campo Maior, pretende “reviver o percurso de Jesus Cristo até ao Calvário, onde foi crucificado”.

“Papel do Realizador” foi tema de masterclass na Mostra de Cinema de Elvas

“O Papel do Realizador” foi o tema para a masterclass com David Bonneville realizada durante a manhã de ontem, sábado, 16 de março, no Auditório São Mateus, no âmbito da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas.

Também ontem, já à noite, foram exibidas seis curtas-metragens de realizadores nacionaisn o Auditório São Mateus: “Mapa”, “Nós Dois”, “An Avocado Pit”, “Céu Aberto”, “Mul Berry Hood” e “A Vida Dura Muito Pouco”.

A RONCA – Mostra de Cinema de Elvas tem direção de Luís Eduardo Graça e o apoio de diversas empresas e instituições – entre as quais o Município de Elvas -, com acesso livre do público a todos os eventos incluídos no programa.

Abertura oficial da Semana da Leitura esta segunda-feira em Elvas

Elvas foi a cidade escolhida, este ano, para acolher a abertura oficial da Semana da Leitura, a ter lugar já amanhã, segunda-feira, 18 de março.

Esta, que é uma das iniciativas mais icónicas do Plano Nacional de Leitura, e que inclui, também amanhã, em Elvas, a apresentação do projeto “Leitura no Museu” e uma mesa-redonda sobre “Literacia nos Museus”, segundo explica a vereadora Vitória Branco, arranca com a assinatura do protocolo do Plano Local de Leitura, pelas 9h30, na Biblioteca Municipal.

A programação prossegue com a apresentação do projeto Leitura no Museu (PNL), no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, pelas 11 horas, e uma mesa-redonda sobre “Literacia nos Museus”, com a curadora Ana Cristina Cachola e a autora e artista Gisela Casimiro, a que se seguirá uma visita guiada à exposição “Sempre e Nunca Mais”, com declamação de poesia.

Da parte da tarde, pelas 14h30, há visita à Biblioteca da Escola E.B. 2,3 de Santa Luzia e pelas 15h30 visita à Biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II. O programa encerra com uma visita guiada à Rota de Obra Literária “O Hissope”, de António Dinis da Cruz e Silva, no Centro Histórico de Elvas.

Para este ano, a iniciativa mantém na sua programação os principais objetivos: valorizar a leitura e a literacia nos territórios e com públicos distintos.

O Plano Nacional de Leitura continua a ampliar a Rede de Planos Locais de Leitura, com a assinatura prevista de cinco novos planos, um por cada cidade que vão ser visitadas pela equipa que o representa, onde se inclui Elvas.

Mais de 1400 ciclistas percorrem este domingo o território da EuroBEC

Depois de Badajoz, em 2023, este domingo, 17 de março, a cidade de Elvas recebe a 2.ª edição do EuroBEC Granfondo. Com as inscrições esgotadas, serão mais de 1400 os participantes a lançarem-se nesta jornada de ciclismo que vai percorrer os territórios da Eurocidade – Badajoz, Elvas e Campo Maior – que dá nome a este granfonfo.

O EuroBEC marca o arranque da nova temporada de granfondos organizados pelo ex-ciclista Manuel Zeferino – vencedor da Volta a Portugal em 1981 – e traz novidades.

Elvas será também palco para a estreia da maior competição de ciclismo amador do país, já que os primeiros pontos do Superprestígio Bikeservice vão ser discutidos nesta tirada que vai para a estrada quando forem 9 horas. Este troféu é composto por sete provas, disputa-se entre março e outubro, e vestirá de amarelo os melhores atletas e equipas em cada distância a concurso. Os primeiros líderes serão, por isso, conhecidos na cidade-quartel de Elvas.

O enorme pelotão do EuroBEC receberá ordem de partida na Avenida de Badajoz, local onde também ficará instalada a meta. A passagem junto à ponte fronteiriça da Ajuda, sob o Guadiana – destruída durante a Guerra da Sucessão de Espanha –, e a incursão por Olivença, o “território português sob administração espanhola”, marcam os quilómetros iniciais da corrida, rumo a Badajoz. Será ali que o Guadiana voltará a ser transposto de modo a que os participantes alcancem Campo Maior.

A vila onde as Festas do Povo foram elevadas (2021) a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, marcará a divisão do mediofondo e do granfondo. Os primeiros seguem a direcção de Santa Eulália e Vila Fernando para regressarem a Elvas, cumprindo 113 km; já os segundos, cujo percurso tem 152 km, vão contornar a albufeira da barragem do Caia, a montante, passando o trajecto a ser comum da histórica Barbacena em diante. Os participantes no minifondo cumprem uma rota de 57 km, sem dificuldades, que os levará pela citadina Caia, São Pedro e Alcáçova.

De resto, nenhum outro granfondo oferece aos participantes uma síntese cultural, patrimonial e social da vivência no Alentejo raiano como a que o EuroBEC propõe através desta jornada dupla de lazer.

A cidade muralhada e o seu centro histórico, com destaque para a Praça da República; o imponente aqueduto da Amoreira, que, com os seus 843 arcos e 8,5 km de extensão, apresenta-se como o maior da Península Ibérica; os fortes da Graça e de Santa Luzia, entre muitos outros pontos de interesse, nos quais se incluem a riquíssima gastronomia, recomendam vivamente uma estadia prolongada em Elvas.