Mais de 1400 ciclistas percorrem este domingo o território da EuroBEC

Depois de Badajoz, em 2023, este domingo, 17 de março, a cidade de Elvas recebe a 2.ª edição do EuroBEC Granfondo. Com as inscrições esgotadas, serão mais de 1400 os participantes a lançarem-se nesta jornada de ciclismo que vai percorrer os territórios da Eurocidade – Badajoz, Elvas e Campo Maior – que dá nome a este granfonfo.

O EuroBEC marca o arranque da nova temporada de granfondos organizados pelo ex-ciclista Manuel Zeferino – vencedor da Volta a Portugal em 1981 – e traz novidades.

Elvas será também palco para a estreia da maior competição de ciclismo amador do país, já que os primeiros pontos do Superprestígio Bikeservice vão ser discutidos nesta tirada que vai para a estrada quando forem 9 horas. Este troféu é composto por sete provas, disputa-se entre março e outubro, e vestirá de amarelo os melhores atletas e equipas em cada distância a concurso. Os primeiros líderes serão, por isso, conhecidos na cidade-quartel de Elvas.

O enorme pelotão do EuroBEC receberá ordem de partida na Avenida de Badajoz, local onde também ficará instalada a meta. A passagem junto à ponte fronteiriça da Ajuda, sob o Guadiana – destruída durante a Guerra da Sucessão de Espanha –, e a incursão por Olivença, o “território português sob administração espanhola”, marcam os quilómetros iniciais da corrida, rumo a Badajoz. Será ali que o Guadiana voltará a ser transposto de modo a que os participantes alcancem Campo Maior.

A vila onde as Festas do Povo foram elevadas (2021) a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, marcará a divisão do mediofondo e do granfondo. Os primeiros seguem a direcção de Santa Eulália e Vila Fernando para regressarem a Elvas, cumprindo 113 km; já os segundos, cujo percurso tem 152 km, vão contornar a albufeira da barragem do Caia, a montante, passando o trajecto a ser comum da histórica Barbacena em diante. Os participantes no minifondo cumprem uma rota de 57 km, sem dificuldades, que os levará pela citadina Caia, São Pedro e Alcáçova.

De resto, nenhum outro granfondo oferece aos participantes uma síntese cultural, patrimonial e social da vivência no Alentejo raiano como a que o EuroBEC propõe através desta jornada dupla de lazer.

A cidade muralhada e o seu centro histórico, com destaque para a Praça da República; o imponente aqueduto da Amoreira, que, com os seus 843 arcos e 8,5 km de extensão, apresenta-se como o maior da Península Ibérica; os fortes da Graça e de Santa Luzia, entre muitos outros pontos de interesse, nos quais se incluem a riquíssima gastronomia, recomendam vivamente uma estadia prolongada em Elvas.