ERT do Alentejo e Ribatejo faz balanço positivo da presença na BTL

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo faz um balanço positivo da presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realizou de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL, em Lisboa.

Durante cinco dias, os municípios, empresas e comunidades intermunicipais estiveram presentes naquela que é a maior feira de turismo nacional, tendo a oportunidade de contactarem tanto com o público profissional como com o público final.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, comenta: “Os mais de 100 expositores presentes tiveram a possibilidade de apresentarem as suas mais-valias e a diferenciação da sua oferta aos visitantes nacionais e internacionais.  Foi a oportunidade de apresentar toda a diversidade da oferta turística do Alentejo e do Ribatejo, desde a Enogastronomia – com a Capital do Vinho no Ribatejo em destaque – a Cultura, a Natureza, sobressaindo aqui a Serra de São Mamede, ou os Cruzeiros no Alqueva e no Tejo. Tenho ainda de enfatizar a criação de uma área de atendimento e de exposição própria para o Ribatejo, o que acreditamos terá favorecido a visibilidade desta Região na BTL”, acrescentou aquele responsável.

Nos dias destinados aos profissionais, as empresas do Ribatejo e Alentejo tiveram acesso a um espaço reservado a reuniões, sendo que para José Santos “esta vertente foi da maior relevância para os operadores locais, que apostaram na realização de reuniões one to one, com vista à concretização de potenciais parcerias de negócio. Colocámos ainda a funcionar áreas temáticas de negócio ligadas ao Enoturismo e à Náutica”.

O stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com mais de 1290 m2, foi também o palco de diversas apresentações de produtos e serviços, entre as quais o lançamento do portal Alentejo & Ribatejo Outdoor, plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos, e os Calendários de Eventos para este ano. Entre as diversas iniciativas, destacam-se ainda, a título de exemplo, a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho e a apresentação dos caminhos de Santiago em parceria com os hotéis Vila Galé e o operador Try Portugal.

Nos dias dedicados ao público em geral, o stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo contou ainda com muita animação, entre as tradicionais atuações do Cante Alentejano e do Fandango, até à plataforma de vídeobooth 360º, que transportava os visitantes para as paisagens dos dois destinos.

Os visitantes tiveram ainda a possibilidade de concorrer ao passatempo ‘Desperte os sentidos no Alentejo’ e ‘Desperte os sentidos no Ribatejo’, habilitando-se a ganharem estadias e experiências nos dois destinos.

Este ano, inovámos na forma como nos apresentámos aos visitantes durante o fim-de-semana, trazendo para o nosso stand uma plataforma animada e um passatempo, que permitiu a interação com quem nos visitou. Foi mesmo um Alentejo Caiado de Fresco e um Ribatejo em Festa”, conclui José Santos.

De salientar ainda a presença da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo em outras áreas da BTL, como o grande Auditório, no qual decorreram várias conferências com a presença de agentes e entidades do setor, com uma ação de patrocínio na qual a marca “Alentejo Caiado de Fresco” esteve em destaque.

CEN alcança 39 pódios no Campeonato Regional de Natação

O Clube Elvense de Natação (CEN), através dos resultados obtidos pelos seus 12 atletas em prova, alcançou 39 pódios, no Campeonato Regional de Infantis, Juvenis e Absolutos em piscina curta (25 metros), que decorreu em Ponte de Sor, no passado fim de semana.

O CEN fez-se representar na prova com seis atletas femininos e outros seis masculinos: Ana Sofia Caldes, Gabriela Pinto, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Inês Trindade, Filipa Gervásio, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Sanguinho, Manuel Sanguinho, João Piçarra e Duarte Carreiras.

Os resultados, de acordo com o CEN, “não poderiam ser melhores, pois foram vários os atletas que se sagraram campeões regionais e vice-campeões de categorias, com 39 pódios alcançados”.

Ana Sofia Caldes e Inês Escarduça arrecadaram dez medalhas cada, sendo que ambas se sagraram, por sete vezes, campeãs regionais. Na prova, em femininos, Gabriela Pinto conquistou seis medalhas, Inês Trindade cinco e Stefania Chitic duas.

Já entre os atletas masculinos, destaque para as quatro medalhas de Diogo Munhão, João Sanguinho e Manuel Sanguinho.

“Destaque ainda para Ana Caldes e Inês Escarduça que obtiveram o segundo melhor resultado no medalheiro da Anicentro. Vários recordes de clube e pessoais foram batidos pelos nossos atletas. Um fim de semana em grande para o CEN na sua modalidade rainha”, lê-se ainda na nota de imprensa do CEN.

As classificações completas:

– Ana Sofia Caldes com 10 medalhas – 7 vezes campeã regional, 2 vezes Vice-Campeã regional e ainda um 3º lugar em absoluto

– Inês Escarduça com 10 medalhas- 7 vezes campeã regional, 2 vezes Vice-Campeã regional e ainda um 3º lugar em absoluto

– Gabriela Conceição Pinto com 6 medalhas – 2 vezes campeã regional, 1 vez vice-campeã regional e ainda 3 vezes em 3º lugar em absoluto

– Inês Trindade com 5 medalhas- 2 vezes campeão regional e ainda 3 vezes 3º lugar em absoluto

– Stefania Chitic com 2 medalhas – 2 vezes vice-campeã em absoluto

– Diogo Munhão com 4 medalhas – 3 vezes campeão regional e ainda um 3º lugar no escalão Juvenil

– João Sanguinho com 4 medalhas – 1 vez campeão regional, 2 vezes vice-campeão regional e ainda um 3º lugar em juvenis

– Manuel Sanguinho com 4 medalhas – 1 vez campeão regional e mais 3 vezes 3º lugar em Juvenil

“Anatomia de Uma Queda” em exibição no Auditório São Mateus esta sexta-feira

“Anatomia de Uma Queda” é o filme em exibição, na noite desta sexta-feira, 8 de março, no Auditório São Mateus, em Elvas, pelas 21h30.

Sandra, uma escritora alemã, o seu marido francês Samuel e o filho Daniel, de onze anos, vivem um ano de forma isolada numa cidade remota dos Alpes franceses.

Quando Samuel é encontrado morto na neve, caído do chalé, a polícia questiona se terá cometido suicídio ou se foi assassinado.

Os bilhetes encontram-se à venda em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus.

Concerto dos Monda a 27 de abril em Elvas

Os Monda sobem ao palco do Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, a 27 de abril, num espetáculo inserido no programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Para este concerto, os Monda convidam Rui Veloso e Vitorino Salomé, dois ícones da música portuguesa, que dispensam apresentações, além do Grupo Cantares de Portel, que traz a pureza do cante alentejano ao espetáculo.

Este concerto, no dia 27 de abril, tem início marcado para as 22 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou no coliseu, no dia do concerto, a partir das 18 horas.

No “bom caminho”, Torneio da Malha de Elvas “vai tendo adesão significativa”

A terceira jornada do 28º Torneio da Malha do concelho de Elvas “João Brioso” está marcada para este sábado, 9 de março, às 14h30, em Barbacena, junto ao Castelo.

No “bom caminho, sempre com mais gente a participar”, diz o vereador na Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, o torneio tem contado com uma “adesão significativa”. “Já vamos com 70 e muitos atletas inscritos e a praticar”, assegura.

“Podem-se inscrever até à sétima jornada, no local, e participar até ao final, que é no dia 25 de Abril, na Praça da República, como tem vindo a ser hábito”, lembra o vereador.

O torneio é organizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação Desportiva, Cultural e Recreativa da Juventude de São Vicente e Ventosa e a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho. Estas parcerias, garante o vereador, são sempre uma mais-valia. “Estamos disponíveis para fazer parcerias com todos aqueles que querem trabalhar em prol das modalidades, vamos de mãos dadas, caminhando de lado a lado, para que, cada vez mais, o desporto tenha este incremento em termos de prática e de envolvência que a cidade procura”, remata Hermenegildo Rodrigues.

Após as duas primeiras jornadas, José Branca, de São Brás e São Lourenço, lidera a prova em Seniores; José Domingos, de Caia, São Pedro e Alcáçova, em Veteranos; Joana Lopes, de Borba, em Senhoras; e Marco Matos, de Barbacena, em Sub-13.

“O Elvas” recebe o Imortal no sábado à tarde

“O Elvas” recebe este sábado, 9 de março, no campo “Patalino” do Estádio Municipal, o Imortal, em jogo da 23ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

À mesma hora, jogam-se mais os seguintes jogos: Fabril do Barreiro – Oriental; Vitória de Setúbal – Juventude de Évora; Louletano – Barreirense; Serpa – Lusitano de Évora; e Moncarapachense – Vasco da Gama da Vidigueira.

“O Elvas” ocupa, neste momento, o sétimo lugar da tabela classificativa, com 32 pontos. Já o Imortal, em último lugar nesta Série D, tem, atualmente, 12 pontos.

O jogo entre os “azuis e ouro” e o Imortal conta com relato na Rádio ELVAS.

“Pinceladas de Vinho” este sábado na Casa-Museu Interativa de Borba

A Casa-Museu Interativa de Borba recebe este sábado, 9 de março, a 3.ª edição das “Pinceladas de Vinho”, um evento de Urban Sketching com vinho.

O evento é promovido pelos membros da USkRaia – Elvas, em com parceria com a Adega Marcolino Sebo, o Agrupamento de Escolas de Borba, os Urbansketchers de Portugal, USkCáceres e UrbansketchersMérida.

O programa inclui sketching pela Casa-Museu de Vinho de Talha e cidade, seguido de almoço na adega, com gastronomia típica e Cante Alentejano. Aos participantes é oferecida uma mini talha de barro de vinho para pintar.

A iniciativa promete envolver os participantes “na incomparável atmosfera vinícola que Borba preserva”.

Dia da Mulher na CURPI de Campo Maior assinalado com almoço e oferta de lembranças

A CURPI de Campo Maior celebra amanhã, 8 de março, o Dia da Mulher, com um almoço convívio.

Anselmina Caldeirão, chefe de serviço na instituição, revela que este é almoço “é restrito às alunas da Academia Sénior”, garantindo que “não faltará animação musical e muita diversão entre todas”.

Para este dia, na aula de artes decorativas, as “alunas pintaram e decoraram colheres para oferecer umas às outras e também a todas as mulheres que, neste dia, passem pela instituição”, adianta ainda Anselmina Caldeirão.

Afonso Cruz vence 11º Concurso de Flauta de Bisel – Delta Cafés

Afonso Cruz é o vencedor do 11º Concurso de Flauta de Bisel – Delta Cafés. A final do concurso decorreu ontem, quarta-feira, 6 de março, na Escola Básica nº 1 de Elvas, promovido pelo grupo de Educação Musical.

Os restantes alunos que chegaram a esta fase – Francisco Capelas, Gonçalo Costa, Tomás Almeida, Mathilde Metteau e Rawad Mazeh – também receberam prémios. Foram ainda distribuídos certificados de presença a todos os alunos participantes.

Este concurso contou com a adesão de 25 alunos do 2º ciclo, que prestaram provas, numa fase de pré-eliminatória. Para a fase final foram apurados seis finalistas, que foram avaliados com uma obra obrigatória e uma obra facultativa.

O júri do concurso foi composto por Sancho Moura, representante da Delta Cafés; o professor Carlos Velasquez; a professora Maria José Trindade, representante da Direção do Agrupamento; a professora Vânia Silva, representante do Departamento de Expressões; e o aluno David Vinagre, vencedor da edição anterior.

Esta é mais uma iniciativa, do docente António Raimundo, professor de Educação Musical da Escola Básica nº 1, que realçou “a elevada competência ao nível da interpretação instrumental, ficando bem patente que os pequenos músicos demonstraram uma grande responsabilidade, dedicação e gosto pela música”.

CIMAA faz “balanço positivo” dos cinco dias de promoção do território na BTL

A edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), terminou no passado dia 3 de março, sendo este um dos eventos mais importantes no panorama turístico do nosso país no qual participaram cerca de 450 expositores e 85 destinos internacionais.

Também a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e os 15 municípios do Alto Alentejo, inseridos na dinâmica da Turismo do Alentejo – ERT, marcaram presença neste evento.

Hugo Hilário, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, faz um “balanço positivo” e destacou a importância da coesão territorial para a promoção do setor do turismo, tão relevante na estratégia de desenvolvimento socioeconómico do Alto Alentejo. “Estamos conscientes da relevância que a Bolsa de Turismo de Lisboa tem, não só para a divulgação dos projetos da CIMAA, mas também para a valorização do setor turístico em todos os municípios desta região. Esta é uma plataforma privilegiada para estabelecer contactos, formar parcerias e, sobretudo, para dar a conhecer a história, a gastronomia, a natureza e a forte herança cultural do território Alto Alentejo.”

PSP participa em ação Europeia de Fiscalização de Mercado de Artigos de Pirotecnia

A Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito das suas competências exclusivas de licenciamento, controlo e fiscalização do fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos, é a Autoridade de Fiscalização do Mercado, no que diz respeito à disponibilização no mercado de artigos de pirotecnia e explosivos de utilização civil.

A fiscalização de mercado visa garantir que os produtos colocados e disponibilizados para comercialização cumprem com todos os requisitos legais, assegurando a livre circulação de produtos no mercado comunitário, de forma a garantir o interesse público, nomeadamente a saúde e segurança das pessoas e do ambiente. A atividade em causa enquadra-se o âmbito de aplicação da Diretiva 2013/29/UE relativa aos artigos de pirotecnia, abrangidos pelo Regulamento da UE 2019/1020.

Através do Departamento de Armas e Explosivos, a PSP participou numa ação conjunta de fiscalização, coordenada e cofinanciada pela União Europeia, referente à disponibilização no mercado de artigos de pirotecnia. Esta ação insere-se na operação JAHARP OMNIBUS 2021 – Joint Market Surveillance Action on Harmonised Products – da qual fizeram parte 5 estados-membros, como a Bélgica, os País Baixos, Portugal, Eslovénia e Suécia.

Esta ação tem como principal objetivo identificar artigos de pirotecnia comercializados no Mercado Único da UE que não se encontrem conformidade com os requisitos legais, colocando em risco a saúde e segurança dos consumidores.

Assim, foi efetuada uma análise do risco dos produtos, selecionando-se aqueles que apresentam maior risco para os consumidores. Da lista de artigos de pirotecnia referenciados foram selecionados sete produtos das diversas categorias.

Posteriormente, junto dos operadores económicos, foi efetuada a colheita de amostra dos artigos de pirotecnia selecionados – 13 por cada artigo – totalizando 91 amostras de artigos de pirotecnia.

Após a colheita das amostras os artigos foram enviados para um Organismo Notificado certificado, na Roménia, que irá testar os produtos tendo em vista a verificação de não conformidades, com recurso a controlos físicos e laboratoriais.

A Polícia de Segurança Pública considera que este tipo de ação “se reveste de extrema importância, de forma a garantir que os artigos de pirotecnia disponibilizados no mercado cumprem com os requisitos legais estabelecidos, garantindo a proteção da segurança e saúde dos consumidores”.

Sessão sobre separação de Biorresíduos em São Vicente e Santa Eulália

As sessões de esclarecimento da população sobre separação de biorresíduos prosseguem esta quinta-feira, 7 de março, desta feita em São Vicente e Santa Eulália.

A primeira sessão está marcada para as 17 horas, no salão da junta de freguesia de São Vicente, seguindo-se às 18.30 horas, no salão da junta de freguesia de Santa Eulália.

Candidaturas ao Prémio Jacques Delors abertas até 15 de abril

Com vista a incentivar o aparecimento de obras sobre a temática europeia em língua portuguesa, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors está a promover mais uma edição do seu prémio anual.

O Prémio Jacques Delors, instituído em 1996, garante a edição da obra vencedora e atribui ao premiado uma compensação monetária de quatro mil euros, patrocinada pelo Banco de Portugal.

As candidaturas, que se destinam a trabalhos de investigação, incluindo dissertações de mestrado e teses de doutoramento que não tenham sido objeto de publicação e que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade europeia, estão abertas até 15 de abril.

Toda a informação sobre este prémio está disponível aqui. O Prémio Jacques Delors é o tema da edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Barragem do Caia volta a fazer descargas esta sexta-feira

A Associação de Beneficiários do Caia informa as populações dos concelhos de Elvas e de Campo Maior que amanhã, sexta-feira, 8 de março, irá proceder a descargas de superfície na Barragem do Caia, com início no período da manhã.

A Barragem do Caia encontra-se ao dia de hoje, quinta-feira, 7 de março, com o volume de água armazenada de 186 milhões e 243 mil metros cúbicos e o nível da água à cota de 232,58 metros, o que corresponde a 98,02%, da sua capacidade.

De recordar que foi a 9 de fevereiro que a Barragem iniciou este tipo de descargas tendo terminado este processo no passado dia 26.

Passes gratuitos “facilitam acesso” a transportes, mas “é preciso melhorar as acessibilidades”

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo está a implementar a medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes”, no Alto Alentejo, o que permite que a utilização dos transportes públicos, para passageiros entre os quatro e os 23 anos, passe a ser gratuita.

Esta medida resulta da transferência de Competências do Estado, para esta Comunidade Intermunicipal, para que possa regular os transportes no Alto Alentejo. Hugo Hilário, presidente da CIMAA, revela que esta é “uma estratégia própria, para tornar a resposta mais eficaz e eficiente”. Tendo presente as debilidades e os constrangimentos de acessibilidades que existem no distrito, o presidente da CIMAA revela que “esta é uma matéria em que temos sido desprotegidos e temos de ter novas e melhores condições, que é o que nos pode tornar mais ou menos competitivos”.

As pessoas que têm a responsabilidade de gerir territórios e representar a população “têm de ter essa coragem, porque é preciso melhores acessibilidades para o Alto Alentejo e, não só entre distritos, é a mobilidade dentro do próprio território e, por vezes, é difícil justificar como é que não temos transporte de um concelho qualquer para o Politécnico de Portalegre, e isto não possível continuar desta forma, por isso, temos que o fazer com uma estratégia devidamente definida, porque todos queremos o melhor, e desse ponto de vista temos muito a melhorar”, garante ainda Hugo Hilário.

Neste momento, a CIMAA está a tentar facilitar o acesso aos transportes públicos, “tornando os custos do utente o melhor possível”, através destes passes gratuitos.

Mesas de voto em Portalegre alteradas para pavilhão da Escola Cristóvão Falcão

Devido às obras em curso na Escola Básica 2, 3 Cristóvão Falcão, em Portalegre, as mesas de voto, nas eleições legislativas do próximo domingo, 10 de março, estarão a funcionar no pavilhão daquele estabelecimento de ensino, informa a Câmara Municipal.

As mesas vão abrir às 8 horas e encerrar às 19 horas, lembra ainda a autarquia em nota de imprensa.

Com maternidade fechada há 18 anos, voltou a nascer um bebé em Elvas

Nicolas é o nome do bebé que nasceu na tarde de ontem, 6 de março, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

A mãe da criança deu entrada nas urgências desta unidade hospitalar, entre as 15 e as 16 horas, e tendo em conta que as águas rebentaram, não era seguro transportar esta mulher para outro hospital.

Desta forma os profissionais de saúde prestaram assistência e acabaram mesmo por realizar o parto nas urgências do hospital de Elvas.

Entretanto, a Rádio ELVAS sabe que tanto a mãe como o bebé já foram transferidos para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

De recordar que foi a 12 de junho de 2006 que a maternidade do Hospital de Santa Luzia foi encerrada.

Terceira edição do Fórum Mulher esta sexta-feira em Campo Maior

Foto arquivo

Celebra-se esta sexta-feira, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Para assinalar a data o município de Campo Maior promove a terceira edição do “Fórum Mulher”.

A iniciativa, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, “é muito importante e assume-se como um encontro de mulheres que se destacam em várias áreas como as artes, desporto, social, educação, entre outros, sendo uma forma de assinalar este dia e debater o papel da mulher, nas várias vertentes da sociedade”.

Terceira edição do Fórum mulher que decorre sexta-feira, no Centro Cultural de Campo Maior, com início às 10.30 horas.

Veículo incendeia-se em Vila Boim

Um veículo ligeiro de passageiros incendiou-se esta manhã de quinta-feira, 7 de março, em Vila Boim, no concelho de Elvas.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o alerta para a ocorrência foi dado às 08.08 horas e, desta ocorrência, não resultaram feridos, apenas danos na viatura.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e a GNR, num total de quatro elementos, apoiados por duas viaturas.

Festival das Sopas dos Escuteiros de Elvas no sábado na Casa das Barcas

O Mercado Municipal da Casa das Barcas, em Elvas, é palco, na noite do próximo sábado, 9 de março, de mais um Festival das Sopas, evento promovido pelo Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas.

Com a colaboração de vários restaurantes de Elvas, mas também dos pais dos jovens escuteiros, explica o chefe do agrupamento, João Favita, este evento, que vai já para a sua sexta edição, tem como finalidade a angariação de fundos para a realização das atividades do grupo dos pioneiros (escuteiros dos 14 aos 18 anos).

“A população já vai perguntando quando é que é o festival, porque nunca coincide com a mesma data. Tentamos sempre adaptar às nossas atividades, mas, mais ou menos, acaba por ser sempre no mês de março”, adianta o responsável. A ajuda dos pais na dinamização do festival “é essencial”, garante João Favita, até porque só com “todos juntos” é que se consegue fazer um evento “desta dimensão”.

A entrada no evento, que conta com animação a cargo da Onda Flamenco, tem um custo de 4,50 euros. “Têm direito a seis senhas para provarem as sopas que estão disponíveis e uma taça de barro. Depois temos também um bar, à parte, com bifanas, bebidas e doces feitos pelos nossos pais”, esclarece João Favita.

Este Festival das Sopas decorre a partir das 18 horas, prolongando-se até às 22 horas.

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Elvas

Uma mulher de 58 anos e um homem de 32 anos ficaram feridos, na sequência de um incêndio, que deflagrou na tarde de ontem, quarta-feira, 6 de março, numa habitação, localizada no Bairro de Santo Onofre, na Praceta Picão Tello, em Elvas.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, as duas pessoas, consideradas feridos leves, foram transportadas para o Hospital de Santa Luzia de Elvas, a mulher devido a queimaduras e o homem por inalação de fumos.

Na habitação, segundo a mesma fonte, há a registar danos na cozinha, nomeadamente no extrator de fumos e fogão e também as paredes da casa ficaram danificadas devido ao fumo.

O alerta para a ocorrência foi dado às 19.32 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e a PSP, num total de 12 elementos apoiados por cinco viaturas.