“Madame Web” em exibição esta sexta-feira à noite em Elvas

“Madame Web” é o filme em exibição, na noite desta sexta-feira, 1 de março, no Auditório São Mateus, em Elvas, pelas 21h30.

O filme conta a história da origem de uma das heroínas mais enigmáticas da Marvel. “Forçada a enfrentar revelações sobre seu passado, cria laços com três jovens destinadas a futuros poderosos… se todas conseguirem sobreviver ao mortífero presente”.

Os bilhetes encontram-se à venda em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus.

Feira do Queijo de Rio de Moinhos de 29 a 31 de março

A Feira do Queijo de Rio de Moinhos vai decorrer, nesta freguesia do concelho de Borba, entre os dias 29 e 31 de março.

O primeiro dia do evento, 29 de março, começa, às 10.30 horas, com o desfile por parte da Oficina da Criança e arruada com o Grupo de Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, seguindo-se a inauguração oficial com a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, pelas 11 horas.

Ao meio-dia há degustação de produtos regionais.

Durante a tarde decorrem várias atuações musicais: “Flash Dance” (15.30 horas); artistas de Rio de Moinhos (16.30 horas) e Grupo de Cante Alentejano “Os Garridos” (18 horas).

Pelas 21 horas decorre a procissão do Enterro do Senhor, pelas ruas da freguesia.

Já os “Al Canti” atuam às 22.30 horas, seguindo a animação noite dentro com a Noite Jovem, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de S. Tiago de Rio de Moinhos.

No dia seguinte, 30 de março, o certame abre às 11 horas, com a iniciativa “Vamos Fazer as Onze”, que conta com os grupos de Cante Alentejano “Fora D’ Horas e “Os Garridos”. A tarde será dedicada ao folclore com a atuação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo.

Pelas 21.30 horas atuam os Sangre Ibérico e a animação prossegue com a Noite Jovem.

O último dia do evento, 31 de março, conta com uma harmonização de vinhos com queijos, às 10.30 horas, altura em que haverá animação de ruas. Sendo que o certame encerra com a atuação do Grupo “Los Chupitos”, marcada para as 15.30 horas.

BTL mostra “Arronches – Um Território a Descobrir”

Aglomerando, ao longo dos dias do evento, muitos milhares de pessoas oriundas de todo o mundo nos quatro pavilhões da Feira Internacional de Lisboa, a Bolsa de Turismo de Lisboa é, sem dúvida, o maior e mais importante certame da área realizado no nosso país e, como tal, o Município de Arronches não podia deixar de marcar presença numa ação de promoção desta magnitude, que, neste ano, decorre entre os dias 28 de fevereiro e 3 de  março.

O concelho e tudo o que de melhor as suas três freguesias têm para oferecer, da arte rupestre ao património arquitetónico, das igrejas seculares aos núcleos museológicos, do artesanato à gastronomia, não esquecendo a paisagem natural, encontra-se a ser dado a conhecer a quem se deslocar ao stand do Município, devidamente decorado com todo o grafismo da marca ‘Arronches – Um Território a Descobrir’.

Nesta quarta-feira, dia em que a BTL abriu portas, o executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo e pela vereadora Maria João Fernandes, juntou-se aos técnicos do Município, no primeiro contacto com os visitantes, mas também com outros autarcas do país, com dirigentes de entidades regionais de turismo e de comissões de coordenação e desenvolvimento regional e com empresários de várias áreas, no que se pode traduzir a breve prazo no estabelecimento de parcerias e projetos conjuntos.

À semelhança do ano transato, a Câmara Municipal volta a participar com os restantes três concelhos que integram a Associação de Municípios da Serra de São Mamede, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, num trabalho de cooperação que, além da divulgação local, têm como objetivo a promoção do referido território.

Para guardar na agenda, está a apresentação que a referida associação vai dinamizar nesta sexta-feira, dia 1 de março, pelas 14H00, na zona para o efeito da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, localizada no pavilhão n.º 1 da Feira Internacional de Lisboa e durante a qual, entre várias novidades, vão dar a conhecer produtos típicos dos quatro concelhos.

“O Elvas” defronta o Oriental no domingo

Foto arquivo

“O Elvas” desloca-se no domingo, 3 de março, ao campo do Oriental, em jogo da 22ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal. O início da partida está marcado para as 15 horas.

O Clube Alentejano de Desportos encontra-se na sétima posição da tabela classificativa, com 32 pontos; já o Oriental está na zona de despromoção, em 11º lugar, com 21 pontos.

À mesma hora, jogam-se também os seguintes jogos: Vasco da Gama da Vidigueira – Real; Barreirense – Vitória de Setúbal; Imortal – Serpa; Juventude de Évora – Fabril do Barreiro; Lusitano de Évora – Moncarapachense e Sintrense – Louletano.

O jogo entre “O Elvas” e o Oriental conta com relato na Rádio ELVAS, no domingo, a partir das 15 horas.

Desporto e saúde na base de palestra na Secundária de Campo Maior

A palestra “Desporto e Saúde: A importância da atividade física na qualidade de vida dos estudantes”, inserida no V Encontro Regional do Ensino Profissional, decorreu esta manhã de quinta-feira, 29 de fevereiro, na Escola Secundária de Campo Maior.

A sessão, onde marcou presença a vereadora São Silveirinha, teve como oradores Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Luís Rodrigues, presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, Carlos Pepê, atleta dos Campo Maior Trail Runners e membro da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, e Cláudia Batuca, atleta do Barbaris Team, em que o tema central foi a importância da prática desportiva para a saúde e bem-estar dos jovens.

Foi uma palestra dirigida aos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Desporto e de Ação Educativa, do ensino regular dos Cursos de Ciências e Tecnologia e de Humanidades da Escola Secundária de Campo Maior, do Curso Profissional de Técnico de Desporto da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e do Curso Superior Técnico de Atividade Física e Desporto do Instituto Politécnico de Portalegre.

Este dia teve como mote principal o tema “a atividade física e a saúde”.

O Município de Campo Maior participou na Feira da Saúde, onde levou até aos jovens informações sobre o que podem conseguir a nível do seu bem-estar nos projetos de formação que o Município tem disponíveis, bem como nas atividades que decorrem nas Piscinas Cobertas da Fonte Nova.

Ao mesmo tempo decorreu ainda a Feira Formativa com outro tipo de atividades para os jovens, visto que o evento também teve como finalidade proporcionar aos alunos e à restante comunidade informações sobre opções de futuro, tanto em termos laborais como académicos.

Janelas de vidro colocadas nos ecopontos de Campo Maior danificam equipamentos

Foram recentemente encontradas janelas inteiras e vidros de janelas no interior de alguns Ecopontos do concelho de Campo Maior.

Esta situação, informa o município, resultou na “danificação destes equipamentos, bem como num custo acrescido, uma vez que deixou de ser possível reciclar toda esta carga de material”.

O município alerta ainda para o facto de que “este tipo de vidros não pode ser colocado no Ecoponto do vidro (vidrão), uma vez que os Ecopontos existentes na via pública servem para recolher os resíduos de embalagens provenientes das habitações e consumos domésticos, tais como garrafas, frascos e boiões. Outro tipo de vidro, como janelas, espelhos lâmpadas e loiças não são reciclados da mesma forma e por isso não devem ser colocados neste Ecoponto”.

Acresce informar que “a atividade industrial que tenha vidros como resíduo, os deve encaminhar através de Operadores Licenciados para este efeito, isto é, empresas da especialidade que recolhem e tratam este tipo de resíduos”.

Todos os Ecopontos têm informação sobre os materiais que devem ou não ser colocados nos mesmos de acordo com a imagem em anexo.

Em caso de dúvida poderá sempre contactar os serviços de Higiene e Limpeza do Município ou a VALNOR, através da Linha da Reciclagem (800 911 400 – chamada gratuita).

Município de Elvas instala novas papeleiras com sacos para dejetos de animais

A higiene do centro histórico de Elvas e as questões ambientais têm estado na origem de uma das “grandes preocupações” da Câmara Municipal, pelo que estão a ser instaladas novas papeleiras em algumas das ruas, que incluem a disponibilização de sacos de plástico para que sejam apanhados do chão os dejetos dos animais.

“Pode ver-se, na própria papeleira, um porta-sacos, que permite que qualquer pessoa retire um saquinho e apanhe o dejeto que o seu animal faz na rua”, revela o presidente Rondão Almeida. A par disso, lembra o autarca, tem sido feito “um grande investimento”, ao longo dos últimos meses, em vários equipamentos, como em “novas viaturas e contentores para os biorresíduos”.

Todos estes novos equipamentos, “adquiridos e já pagos”, resultantes de um investimento “superior a meio milhão de euros”, adianta ainda Rondão Almeida, serão dados a conhecer, muito em breve, à população, através de uma conferência de imprensa, sendo que, entretanto, começarão “a estar à vista de todos”.

“Iremos instalar 300 e tal contentores para os biorresíduos e iremos também ter os baldes pessoais, para que esses biorresíduos sejam devidamente colocados. Queremos ser pioneiros no tratamento do nosso ambiente e, simultaneamente, com tudo aquilo que tem a ver com os resíduos sólidos”, remata o autarca.

Monforte apresenta aplicação de realidade aumentada na BTL

Monforte é um dos municípios representados na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), através do stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, no pavilhão 1 da FIL, até domingo, 3 de março.

No evento, amanhã, pelas 11 horas, a autarquia irá apresentar “Monforte Sacro, uma Revelação”, bem como uma aplicação digital de realidade aumentada.

De seguida, “O revestimento azulejar Barroco da antiga Igreja do Bom Jesus de Monforte e o seu programa iconográfico sobre a vida e milagres da Rainha Santa Isabel” serão mote para uma conferência, com a investigadora Maria de Lourdes Cidraes, da Universidade de Lisboa, e o historiador de arte, José Meco, da Academia Nacional de Belas Artes.

Câmara de Elvas aprova proposta de concessão do Patalino

O executivo municipal aprovou ontem, quarta-feira, dia 28 de fevereiro, a proposta para a concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino”, por maioria, com a abstenção da vereadora Tânia Rico, pelo período da duração da concessão do equipamento, que será de 30 anos.

Os eleitos aprovaram a proposta, assim como o programa de concurso a ser lançado, que inclui para além do valor a ser pago ao Município, um conjunto de investimentos que ficarão a cargo do concessionário, segundo projeto que os concorrentes terão que apresentar. A proposta segue agora para aprovação na Assembleia Municipal.O presidente da Câmara fez uma breve apresentação da proposta, que adiantou ser “muito importante para a cidade e para o desporto”, adiantando que se trata de uma “prática de boa gestão financeira”.

A programação da edição 2024 do Festival Sete Sois Sete Luas foi aprovada, e irá decorrer de 10 a 20 de julho, nos moldes de anos anteriores, contemplando os laboratórios de gastronomia e concertos de “músicas da revolução” e de tradição galega.

Aprovado a proposta de Transferência de Património ao abrigo do n.º 10 do art.º 6º da Lei 82/2023 de 29 de dezembro, do imóvel da Segurança Social, onde se encontra instalado o Campo de Futebol Picão Caldeira, um polidesportivo e espaço adjacente, para o património municipal.

Aprovadas a proposta de apoio económico e a proposta de parceria no âmbito do programa Ubuntu, que será desenvolvido nos Agrupamentos Nº 2 e 3 de Elvas.

O executivo aprovou a assinatura de minuta de acordo de parceria entre o Município e o Plano Nacional de Leitura 2027, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Aprovada a abertura de candidaturas ao Programa de Hortas Comunitárias no Município de Elvas, uma vez que se encontram disponíveis seis talhões para o efeito.

Os eleitos aprovaram quatro propostas na área do trânsito.

Deliberado aprovar as cedências seguintes:
– de material logístico ao Município de Borba,
– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço aos Bombeiros Voluntários de Elvas (ratificada),
– do comboio turístico ao Rugby Clube de Elvas,
– do Auditório São Mateus para a palestra, “Desporto no Feminino: Passado, Presente e Futuro”, a realizar pela ESAE
– da sala de exposições temporárias do MAEE para realização da 3ª reunião de Governadoria do Lions Clube Elvas Baluarte (ratificada),
– de transporte para “O Elvas” CAD (ratificada).

Atribuídos apoios à SIR, Associação da Juventude Adventista – Núcleo 75 de Elvas, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas e Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes (logístico).

Aniversário da classificação do Cante é mote para “cartaz de visitação” ao Alentejo

Celebra-se este ano o décimo aniversário da classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade.

Para se promover um conjunto de eventos a realizar em toda a região, por ocasião destas comemorações, foi já criada uma comissão organizadora, em Beja, da qual faz parte a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo. Mas muitos dos municípios alentejanos estão já a preparar iniciativas neste âmbito, sendo esta, segundo o presidente da ERT, José Manuel Santos, uma oportunidade para atrair mais visitantes ao Alentejo. “Estamos numa fase inicial, mas aquilo que identificamos é que, de facto, os municípios estão a preparar iniciativas e temos que olhar para as comemorações do Cante como uma oportunidade de criar um cartaz de visitação ao território”, assegura.

“Vamos sistematizar aquilo que vai ser a programação que cada um dos municípios vai definir”, adianta o responsável, que assegura que determinadas iniciativas “vão ser mais impactantes do ponto de vista de promoção turística” do que outras. A expectativa é de que, a partir de abril, comecem a ser apresentados todos os eventos, “em termos de comunicação, no mercado nacional”.

Para se conseguir atrair mais turistas à região, José Manuel Santos diz ser necessário explorar o “interesse especial”, que existe hoje em dia, por parte dos portugueses, no Cante Alentejano e no Alentejo.  “As comemorações do Cante têm depois uma relevância e uma dimensão cultural e identitária que certamente outras entidades tratarão dela, mas nós temos presente que a candidatura do Cante foi uma iniciativa em que a ERT teve um papel absolutamente pioneiro, em 2012/2013, e temos uma responsabilidade para com essa classificação, que tanto tem ajudado o Alentejo”, remata.

De recordar que a distinção do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), foi aprovada a 27 de novembro de 2014, em França.

Vila Viçosa promove-se enquanto destino de turismo religioso na BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o mais importante evento na área do turismo em Portugal, que teve início ontem, na FIL, no Parque das Nações, estende-se até domingo, 3 de março.

À semelhança do que acontece com os municípios do Alto Alentejo, também os do Alentejo Central estão representados no evento, através do stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O Município de Vila Viçosa, contudo, tem dupla representação no certame, uma vez que, como explica o presidente Inácio Esperança, está também, juntamente com outros municípios do país, num stand dedicado ao turismo religioso.

“Foi-nos lançado o desafio pelo Município de Ourém, de estarmos, com mais de 17 municípios do país num stand de turismo religioso, no pavilhão 2. Obviamente que Vila Viçosa não podia deixar de estar presente, porque é um dos maiores e melhores destinos de turismo religioso, pois é lá que está a padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição”, assegura o autarca.

Ao longo do evento, nos dois stands em que Vila Viçosa está representada, “haverá uma grande dinamização, através da participação de empresas locais, degustação de vinhos e produtos tradicionais, bem como apresentação de livros e o anúncio oficial da III Feira de Inspiração Renascentista”.

Borba dá a conhecer todos os seus eventos na BTL

Integrado no stand da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Município de Borba aproveita a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), até domingo, 3 de março, para, entre outras coisas, dar a conhecer todos os eventos que se realizam, ao longo do ano, no concelho.

“Vamos apresentar todas as datas e um resumo de todos os nossos eventos. Cada manhã, cada tarde, cada período destes dias, na BTL, vai ter uma animação diferente”, começa por explicar a vereadora Sofia Dias.

Com o intuito de promover tudo o que de melhor se faz em Borba, revela ainda a vereadora, estarão presentes algumas das adegas, para provas de vinho, e alguns alojamentos locais, “para que se promovam e captem visitantes para o concelho”.

A já famosa “Roda da Sorte” estará também presente no stand do Município de Borba. “O único objetivo é que as pessoas possam levar experiências de Borba, porque temos mais de 150 vouchers para utilizarem no nosso concelho, nas mais diversas áreas, desde restauração, a cafetaria e a alojamentos locais”, diz ainda Sofia Dias.

Estágios para a Comissão Europeia com mil vagas disponíveis

Estão abertas as candidaturas para estágios remunerados, na Comissão Europeia, até dia 15 de março, podem ser feitas AQUI.

Estes estágios, com mil vagas, têm a duração de cinco meses e está previsto iniciarem-se em outubro.

Existem dois tipos: estágios administrativos e de tradução. Os primeiros exigem um bom conhecimento de duas línguas oficiais da União Europeia, uma licenciatura nas mais diversas áreas e serão realizados em Bruxelas ou nas representações da Comissão Europeia; já os estágios em tradução realizam-se na Direção-Geral de Tradução, sediada no Luxemburgo, e exigem licenciatura nesta área.

Os Estágios na comissão europeia são o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Campo Maior promove oferta turística do concelho na BTL

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e a vereadora São Silveirinha estiveram, ontem, quarta-feira, dia 28 de fevereiro, na abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre na Feira Internacional de Lisboa (FIL) até ao próximo dia 3 de março, onde visitaram o stand de Campo Maior, que promove a numerosa oferta turística do nosso concelho e que já recebeu a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nos próximos dias, pelo espaço de Campo Maior vão passar diversos produtores locais que vão assim promover os seus produtos junto de um público mais amplo.

Durante o dia, os autarcas participaram ainda numa sessão de promoção da vizinha cidade de Badajoz no stand da Extremadura, a convite do Alcaide Ignacio Gragera.

A 34.ª edição daquela que é a maior feira de turismo do país acolhe, anualmente, centenas de expositores e milhares de visitantes, e é um palco privilegiado para divulgar o concelho.

Terminadas as descargas, Barragem do Caia está a 97% da sua capacidade

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, ao dia de hoje, sexta-feira, 29 de fevereiro, de 184 milhões e 529 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 232,49 metros.

Este volume corresponde a 97,12 por cento da capacidade máxima da barragem.

Entretanto, as descargas de superfície, que se iniciaram a 9 de fevereiro, terminaram na manhã da passada segunda-feira, dia 26, confirmou à Rádio ELVAS o gestor da Associação de Beneficiários do Caia, Luís Rodrigues. Desde dessa data, o volume de água armazenada já aumento em um milhão e 332 mil metros cúbicos, estando, nesse mesmo dia, a barragem a 96,42 por cento da sua capacidade.

Sem previsão de chuva intensa para os próximos dias, e com a intenção de armazenar a maior quantidade possível de água, não está previsto, segundo Luís Rodrigues, que se voltem a realizar descargas tão cedo.

Município de Estremoz duplamente representado na BTL

O Município de Estremoz está, desde ontem, 28 de fevereiro, e até domingo, 3 de março, representado no maior certame de promoção turística, a nível nacional: a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

A autarquia decidiu voltar a apostar numa presença dupla, tendo um stand no Pavilhão 1 da FIL, integrado na área da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, e outro individual, no Pavilhão 2, de forma “a melhor dar a conhecer todas as valências” do concelho.

A programação completa do Município de Estremoz no certame para conhecer abaixo:

Saiba o que foi aprovado na Assembleia Municipal de Borba

A Assembleia Municipal de Borba teve lugar na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, no Celeiro da Cultura.

A referida sessão contou, no período de intervenção do público, com quatro intervenções, sobre assuntos relacionados com a escola, investimentos e petição do campo desportivo municipal.

Foi aprovada, por unanimidade, a análise conducente à aprovação da Ata nº 8 da sessão Ordinária de 15 de dezembro de 2023. Foram ainda apreciadas as atividades da Câmara Municipal e da sua situação financeira.

Relativamente à informação sobre a Sessão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril e ações da iniciativa da Mesa da Assembleia Municipal foi decidido que será celebrada, previsivelmente, no Pátio Interior da Câmara Municipal.

Por decisão da mesa da Assembleia a calendarização das próximas sessões terá lugar nas seguintes datas: 25 de abril, 26 de abril, 21 de junho, 20 de setembro e 20 de dezembro.

Alandroal leva o Festival do Peixe do Rio até à BTL em Lisboa

Numa altura em que em Alandroal se realiza o festival do Peixe do Rio, o chef José Júlio Vintém, e num “momento especial de promoção da gastronomia do concelho”, vai promover um shoowcocking na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até domingo, 3 de março.

À semelhança de outros municípios de todo o Alentejo, também o de Alandroal está representado neste que é o mais importante evento na área do turismo em Portugal, através do stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“Vamos mostrar o que fazemos sempre, articulando o que é feito no concelho, com os nossos convidados, a tradição, com a inovação, porque só assim é que se consegue evoluir”, diz o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo.

Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre já foi inaugurada

A Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre foi inaugurada na passada segunda-feira, 26 de fevereiro, com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Aníbal Reis Costa, e da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho.

Esta intervenção, segundo o Município de Portalegre, “representa a concretização de um passo significativo na estratégia de promoção do desenvolvimento económico do concelho, permitindo aumentar o potencial de atração de investimento para a região e contribuindo para fortalecer o tecido empresarial e alavancar a criação de emprego”.

A cerimónia de inauguração traduziu-se “no culminar de um processo que teve início a 12 de dezembro de 2005, com a compra de terreno na freguesia de Urra, para a ampliação da Zona de Acolhimento Empresarial, tendo a construção do Centro de Formação de Portalegre da GNR sido assumida publicamente, em 2007, pelo então ministro da Administração Interna”.

Depois de várias tentativas, “o projeto saiu do papel após a assinatura do protocolo com o Ministério da Administração Interna, em 22 de junho de 2022, tendo sido desenvolvidos todos os procedimentos que permitiram iniciar a obra a 10 de novembro de 2022 e conclui-la em dezembro de 2023, em apenas 18 meses”.

Com um investimento na ordem dos 3.500.000,00 euros, cofinanciados em 85% pelo Alentejo 2020/PORA, a obra de expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre veio acrescentar 28 hectares ao atual Parque Industrial, num total de 49 novos lotes, 14 de uso industrial e os restantes 35 unificados e destinados à construção de raiz das instalações do Comando Territorial da GNR e do Centro de Formação de Portalegre da Guarda Nacional Republicana.

Mês do Teatro em Campo Maior com leque variado de espetáculos

Março é o mês do teatro. Em Campo Maior serão apresentadas diversas peças, ao longo do mês.

A vereadora, no município campomaiorense, São Silveirinha, revela que foi preparado um “leque variado de espetáculos”, sendo quatro delas destinadas ao público escolar: “Seraphim”, do Coletivo Cultura Alentejo; “Vento Leste”, do Palco de Chocolate, “Da Floresta Vamos Cuidar”, da Anima Teatro, uma vez que este mês também se celebra o dia da floresta; e ainda “Ovos Misteriosos”, do Grupo de Teatro Alma de Botão.

O Centro Cultural de Campo Maior será ainda palco da apresentação de algumas peças destinadas ao público em geral, não só de companhias nacionais, mas também de grupos de teatro da vila. A vereadora destaca algumas peças, que acredita que “terão muitas pessoas a assistir”, são elas: “Requiem por Isabel”, da Inatel, no dia 15 de março, com Lídia Franco e Rita Ribeiro; no dia “O Último Fecha Porta”, com Carlos Cunha e Nuno Pires; “Harmonia Emocional”, do Grupo de Teatro do Centro Educativo Alice Nabeiro, e “Chorão Chorão”, do Grupo de Teatro “EntrePalcos, um projeto de formação do município, baseado na obra da campomaiorense Aida Orelhas.

Esperados cerca de 200 atletas no XI Corta-Mato Cidade de Elvas

São cerca de 200 os atletas, desde benjamins a veteranos, que participam, na manhã de domingo, 3 de março, na 11ª edição do Corta-Mato Cidade de Elvas “Memorial a António Leitão”, junto ao Estádio Municipal de Atletismo.

Promovida pelo Clube Elvense de Natação (CEN), a prova, explica o presidente do clube, José Caldes, que integra o circuito de corta-mato da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, já vai tendo “alguma importância”. “Aquilo que esperamos é que corra dentro do expectável”, assegura, dando conta que esta é “mais uma oportunidade que os atletas têm de se mostrarem” nesta modalidade.

O início das provas, no domingo, está marcado para as 10 horas, sendo que o secretariado abre às 9 horas. “São vários percursos, porque à medida que for aumentando a idade, vai também aumentando o grau de exigência e o circuito será maior. Começamos sempre pelos mais novos, com os benjamins, e terminamos com os mais velhos”, adianta José Caldes.

No decorrer dos vários trajetos deste corta-mato, lembra ainda o responsável, os atletas têm oportunidade contemplar o património da cidade e toda a paisagem. “No arranque, vemos ali a zona da Boa-Fé. Depois na parte mais alta já se consegue ver a cidade de Elvas e Badajoz. Acabamos por ter aqui uma paisagem muito bonita e acho que, no local, existem as condições ideias para este evento”, garante.

“Estamos sempre dependentes de um proprietário, a quem nós agradecemos a cedência daquele terreno”, acrescenta presidente do CEN, lembrando ainda o “apoio importante” do Município de Elvas, pela cedência do próprio estádio, onde os atletas podem usar os balneários, e a zona do parque de estacionamento onde, a par do secretariado da prova, haverá ainda espaço para comes e bebes e alguma animação.

Revelando que há intenção de realizar, em Elvas, uma prova nacional de corta-mato, José Caldes garante que estão a ser estabelecidos contactos com a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre nesse sentido.

MCPE: concessão do campo “Patalino” é de “grande relevância” para Elvas

Depois da reunião do executivo da Câmara Municipal de Elvas de ontem, 28 de fevereiro, o Movimento Cívico por Elvas (MCPE), em comunicado, destaca a abstenção da vereadora do PSD, Tânia Morais Rico, no que diz respeito à candidatura da construção de 48 fogos no Bairro das Pias ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como no que toca ao concurso de concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino”.

Por outro lado, o MCPE congratula-se pela “grande dinâmica do atual executivo no seu empenho e trabalho” em prol do concelho.

O comunicado para ler na íntegra:

“Como agendado, o Executivo Municipal, reuniu hoje nos paços do Concelho em sessão ordinária aberta ao público.

No período antes da ordem do dia, foi-nos muito grato saber da quantidade de representações realizadas por todos os vereadores com delegação de competências, que uma vez mais refletem a grande dinâmica do atual executivo no seu empenho e trabalho em prol do nosso concelho.

Já no expediente geral, de salientar a abstenção da Vereadora do PSD com relação a apresentação da candidatura ao PRR da “Construção de 48 Fogos no Bairro das Pias”.

Especial atenção ao concurso de concessão do Estádio de Futebol “Domingos Patalino”, o qual foi detalhadamente apresentado e definido como ato de boa gestão, de grande relevância para a modalidade desportiva e para a nossa cidade em geral, o qual foi aprovado pela quase totalidade do executivo Municipal, com a exceção da Vereadora do PSD, a qual se absteve ao considerar o prazo da concessão muito longo.

De salientar e agradecer o apoio transversal do atual executivo a associações, coletividades e IPSS do nosso concelho, com a aprovação de varias cedências de espaços, equipamentos e/ou meios de transporte.

Momento de enorme motivação, constatar em primeira mão da aprovação da realização de vários eventos culturais no nosso concelho.

O MCPE vem deste modo manifestar o seu apoio incondicional ao atual executivo camarário que dia a dia trabalha em prol do futuro de Elvas.

Elvas sempre”