Artista Ângela Dias puxa pela criatividade de grupo de alunos de Campo Maior

A exposição “Pontos de Luz”, patente no espaço.arte, em Campo Maior, foi mote, na tarde desta sexta-feira, 23 de fevereiro, para mais uma edição da iniciativa “Conversa de artista”: uma atividade que, desta vez, mais que um mero diálogo entre a autora dos trabalhos e o público, procurou levar os visitantes a colocarem mãos à obra e a dar asas à imaginação, através de um workshop.

Nesta iniciativa, participou uma turma de 9º ano do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, sendo que, explica a vereadora São Silveirinha, para além os alunos conhecerem a obra dos artistas que vão passado pela galeria municipal da vila, aposta-se agora numa vertente “mais prática”, no sentido de “cativar” os mais novos para as questões culturais.

“Decidimos dinamizar as nossas ‘Conversas de Artista’, porque nós sabemos que os nossos jovens são ávidos de coisas mais espontâneas”, assegura a vereadora, lembrando a intenção do município em “apostar sempre na educação pela parte”, tendo em conta o protocolo com o Plano Nacional das Artes.

Composta por 30 trabalhos de desenho e pintura, esta exposição de Ângela Dias tem por base o cruzamento de perspectivas da História da Arte Universal. A autora explica que, depois de uma visita guiada, procurou puxar pela imaginação dos mais novos, através de diferentes atividades e com recurso a diferentes materiais, como lápis de cor e de carvão. Por mais que esta exposição retrate momentos da História, e num workshop “acessível a todos”, Ângela Dias quis ainda passar uma mensagem “leve”, através das suas “composições alegres”, aos jovens.

Para o professor de Educação Visual desta turma de 9º ano, João Sobreiro, iniciativas como esta servem para colocar os alunos “em contacto com o mundo real e ativo da arte”. “É uma forma de eles ouvirem os próprios artistas falarem sobre as suas técnicas e os seus trabalhos e têm ainda oportunidade de fazer, eles próprios, e aplicar técnicas específicas desta artista”, diz ainda.

“Pontos de Luz”, de Ângela Dias, está disponível para visita, no espaço.arte, a antiga Escola da Avenida, em Campo Maior, até dia 7 de abril.