Programa Alentejo 2020 atinge 100% de taxa de execução

O Programa Operacional Regional Alentejo 2020 atingiu um marco significativo ao alcançar uma taxa de execução de 100%. Este sucesso é o resultado do compromisso e da colaboração entre os diversos parceiros envolvidos no processo de implementação de projetos estratégicos na região, com especial enfoque para as abordagens territoriais no âmbito das Câmaras Municipais e das Comunidades Intermunicipais.

Desde o seu lançamento, o Alentejo 2020 tem sido um instrumento fundamental para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região, através do financiamento de projetos que visam promover a inovação, a competitividade, a coesão territorial e a criação de emprego.

Ao atingir os 100% de taxa de execução, o Programa demonstra a eficácia e a eficiência do Alentejo na gestão dos fundos europeus, garantindo que estes sejam aplicados de forma adequada e transparente, contribuindo assim para o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no território.

Os 100% de taxa de execução do POR Alentejo 2020 significa que o total de despesa analisada e considerada elegível neste período de financiamento, perfaz já o valor total da dotação inicial do Alentejo 2020, de 1.082 M€ de investimento no território do Alentejo.

Este resultado reflete o empenho das autoridades regionais, das entidades responsáveis pela implementação e gestão dos projetos, bem como o apoio e a participação ativa das empresas e organizações locais.

O POR Alentejo 2020 continuará a trabalhar em estreita colaboração com todos os intervenientes, com vista a maximizar o impacto dos investimentos realizados e a promover um desenvolvimento harmonioso e equilibrado em toda a região, de maneira a garantir assim a total absorção do valor previsto por esse Quadro Financeiro Plurianual.

Fonte: CCDR Alentejo

Peça de teatro “O Meu Cristo Partido” apresentada em Vila Viçosa a 3 de março

A peça de teatro “O Meu Cristo Partido” é apresentada na Igreja de São Bartolomeu, em Vila Viçosa, no dia 3 de março, pelas 16 horas.

Esta peça, inspirada no livro do Padre Rámon Cué, conta a história de um padre, colecionador de crucifixos, que um dia compra uma imagem de Cristo, a quem faltam alguns membros. Numa tentativa de restaurar essa imagem, o pároco confronta-se em diálogo com o próprio Cristo, explorando de forma exemplar, cada uma das suas mutilações.

A iniciativa é promovida pela Confraria da Santíssima Trindade de Vila Viçosa.

Veja as imagens da inauguração da Feira do Queijo do Alentejo em Serpa

A 23ª edição da Feira do Queijo do Alentejo foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, onde decorre até domingo, dia 25.

São cerca de 160 os expositores presentes que promovem os seus produtos, como queijo, enchidos, vinho, mel, azeite, bem como artesanato. Há também um pavilhão dedicado à agropecuária e um outro de tasquinhas.

As imagens do certame que pode ver abaixo:

Delta: Café dos Açores é o protagonista da nova edição da DDD

A nova edição da revista DDD – D De Delta -, o projeto editorial do Grupo Nabeiro – Delta Cafés destinado a clientes e parceiros que mostra a diversidade das várias marcas e disposto a promover as maiores riquezas do país já está disponível em formato papel e digital aqui.

O café dos Açores é o protagonista da edição 14, proporcionando uma viagem desde a origem até chegar às lojas Delta The Coffee House Experience, em 2023.The Impossible Coffee, é um projeto apaixonante e muito especial de Rui Miguel Nabeiro que consiste em criar as bases para a construção de um futuro nas ilhas ligado à produção de café. Parecia impossível, mas deixou de o ser com o lançamento do primeiro lote de café 100% português da Delta Cafés produzido neste Arquipélago.

Nesta nova edição, é ainda destaque o Amálias 100 uma iniciativa que resulta do repto lançado pela Fundação Amália Rodrigues à Adega Mayor para a criação de um vinho para celebrar o centenário da fadista. Desafio aceite por Rita Nabeiro e por outras seis produtoras de vinho nacionais, que cederam cada uma um lote do que de melhor havia em cada adega para, juntas, lançarem um vinho único com cariz solidário, revertendo todas as receitas para a Fundação Amália Rodrigues.

Luís de Matos, o mais premiado mágico português, distinguido três vezes pela Academia de artes mágicas de Hollywood, com mais de 30 anos de carreira é o entrevistado de Rita Nabeiro neste novo número para uma conversa sobre magia, tecnologia e relações humanas.

Ao longo desta edição, há ainda outros conteúdos, como os novos campeões da Liga Pro Skate by Go Chill. São mapeados os restaurantes portugueses com estrelas Michelin onde o café é Delta, para além de ser traçado um roteiro de fim de semana pela região de Foz Côa.

Povoada por ilustrações e um grafismo minimalista onde a fotografia é protagonista, a DDD reflete os valores fundamentais do fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés na construção de uma marca que vê em cada cliente um amigo e em cada leitor um aliado para a construção de uma sociedade melhor.

Uma revista para colecionar, que desafia e promove a inovação, que acredita na excelência, que vive da criatividade, que admira e promove o espírito empreendedor e que pode ser lida, em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, através de um simples clique em www.dddelta.com.

Paulo Raimundo em almoço-comício da CDU em Benavila

No âmbito das próximas eleições, a CDU realiza este sábado, dia 24 de fevereiro, um almoço-comício, no Pavilhão Multiusos de Benavila, em Avis.

O evento conta com a participação de Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP e dos candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre.

Exposição de Paco dá cor e “vida” à Casa da Cultura de Elvas

A exposição “A Vida a Cores”, do pintor francês Paco, foi inaugurada, na tarde desta sexta-feira, 23 de fevereiro, na Casa da Cultura de Elvas.

Esta exposição, nas palavras do autor, é “um convite a uma viagem pelo mundo da vida quotidiana”, um “mundo que todos conhecemos”. Paco considera que este “mundo”, que inclui o simples terraço de uma casa, a esplanada de um café ou um mercado, possa até ser “banal”, ainda que, segundo diz, se cada um for buscar o “olhar de criança que guarda”, será possível vê-lo de uma “forma mais cativante”. As obras em exposição incluem, sobretudo, paisagens “serenas” e retratos “vibrantes”.

Esta, que é a segunda exposição do ano, na Casa da Cultura de Elvas, feita de “muita cor”, e que surge logo após a folia do Carnaval, revela o vereador Cláudio Monteiro, pode ser visitada até 23 de março. “Até foi o Paco que manifestou interesse em vir aqui expor – ele vive aqui num concelho vizinho, por mais que seja francês – esta obra lindíssima”, revela, não tendo dúvidas de que o artista quis expor os seus trabalhos em Elvas por se tratar de uma cidade Património Mundial.

Convidando todos a visitar a mostra, o vereador garante ainda que, e ao contrário de outras obras de arte mais abstratas, estas são “bastante objetivas”, sendo que qualquer elvense ou turista se vai identificar com os trabalhos em exposição. A mostra, diz ainda, e entre outros aspetos, “tem qualquer canto e recanto das ruas e da arquitetura” de Elvas.

“A Vida a Cores”, de Paco, o pseudónimo do pintor francês Patrice Cousin, que se apaixonou pelo Alentejo, disponível para visita, durante um mês, na Casa da Cultura de Elvas. Esta exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e aos sábados das 10 às 13 horas.

Feira mensal este sábado em Arronches

A feira mensal de fevereiro, em Arronches, realiza-se este sábado, dia 24.

A feira decorre, como habitualmente, no Espaço Multiusos do Rossio.

O próximo mercado está agendado, no mesmo local, para dia 16 de março.

Artista Ângela Dias puxa pela criatividade de grupo de alunos de Campo Maior

A exposição “Pontos de Luz”, patente no espaço.arte, em Campo Maior, foi mote, na tarde desta sexta-feira, 23 de fevereiro, para mais uma edição da iniciativa “Conversa de artista”: uma atividade que, desta vez, mais que um mero diálogo entre a autora dos trabalhos e o público, procurou levar os visitantes a colocarem mãos à obra e a dar asas à imaginação, através de um workshop.

Nesta iniciativa, participou uma turma de 9º ano do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, sendo que, explica a vereadora São Silveirinha, para além os alunos conhecerem a obra dos artistas que vão passado pela galeria municipal da vila, aposta-se agora numa vertente “mais prática”, no sentido de “cativar” os mais novos para as questões culturais.

“Decidimos dinamizar as nossas ‘Conversas de Artista’, porque nós sabemos que os nossos jovens são ávidos de coisas mais espontâneas”, assegura a vereadora, lembrando a intenção do município em “apostar sempre na educação pela parte”, tendo em conta o protocolo com o Plano Nacional das Artes.

Composta por 30 trabalhos de desenho e pintura, esta exposição de Ângela Dias tem por base o cruzamento de perspectivas da História da Arte Universal. A autora explica que, depois de uma visita guiada, procurou puxar pela imaginação dos mais novos, através de diferentes atividades e com recurso a diferentes materiais, como lápis de cor e de carvão. Por mais que esta exposição retrate momentos da História, e num workshop “acessível a todos”, Ângela Dias quis ainda passar uma mensagem “leve”, através das suas “composições alegres”, aos jovens.

Para o professor de Educação Visual desta turma de 9º ano, João Sobreiro, iniciativas como esta servem para colocar os alunos “em contacto com o mundo real e ativo da arte”. “É uma forma de eles ouvirem os próprios artistas falarem sobre as suas técnicas e os seus trabalhos e têm ainda oportunidade de fazer, eles próprios, e aplicar técnicas específicas desta artista”, diz ainda.

“Pontos de Luz”, de Ângela Dias, está disponível para visita, no espaço.arte, a antiga Escola da Avenida, em Campo Maior, até dia 7 de abril.

 

IPDJ apresenta campanha “Tu Também Podes Ser A Presidente do Teu Clube” em Sousel

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresenta, na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro, a campanha “Tu Também Podes Ser A Presidente do Teu Clube”, na Escola Secundária de Sousel, a partir das 9h30.

A campanha, lançado em  outubro de 2023, tem em vista a promoção e incentivo a uma maior participação das mulheres na área da liderança no desporto, tornando o meio mais equitativo em termos de género.

Esta campanha foi concebida para ser direcionada às alunas do ensino secundário, valorizando a liderança e o dirigismo desportivo no feminino, sob o mote “Tu também podes ser A Presidente do teu clube. Entra em campo”.

Desta forma, o IPDJ pretende demonstrar ao segmento de jovens raparigas do ensino secundário que ser mulher e ser presidente de um clube é possível, bem como contribuir para acabar com os estereótipos que mantêm as mulheres fora de jogo, em matéria de liderança no desporto.

Esta iniciativa está de acordo com as recomendações do Grupo de Trabalho Para a Igualdade de Género no Desporto, que no seu relatório final referiu esta como uma das áreas prioritárias de intervenção, apontando para a criação de oportunidades de desenvolvimento de competências na área da gestão e liderança desportiva.

A campanha foi produzida em parceria com a Direção-Geral de Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a Direção Regional do Desporto dos Açores, a Direção Regional de Educação e Administração Educativa dos Açores e a Direção Regional do Desporto da Madeira.

O programa, em Sousel, será o seguinte:

09h15 | Boas-Vindas

Direção do Agrupamento de Escolas de Sousel

09h20 | Sessão de Abertura

Câmara Municipal de Sousel

09h25 | Apresentação da campanha «Tu também podes ser a presidente do teu clube. Entra em campo»

Direção Regional do Alentejo do IPDJ, IP

09h35 | Painel «Liderança e o dirigismo desportivo no feminino»

Moderador: Joaquim Serafim – Voluntário IPDJ

Carla Alcaravela – Dirigente Grupo Experimental de Ponte Sor

Alexandra Sima – Diretora do Clube de Vela e Canoagem de Montargil

Vitorina Mourato – Atleta e Dirigente do Atletismo Clube de Portalegre

10h25 | Sessão de Encerramento

Miguel Rasquinho – Diretor Regional do Alentejo do IPDJ, IP

Tradicional Matança do Porco este sábado em Degolados

A tradicional Matança do Porco vai ter lugar no este sábado, 24 de fevereiro, em Degolados, pelas 13 horas.

Trata-se da 14ª edição da iniciativa que irá decorrer no Centro polivalente desta freguesia do concelho de Campo Maior e conta com animação musical a cargo de Bruno Pires. O presidente da Junta de freguesia, João Cirilo, refere que o objetivo passa por “reviver e recordar esta tradição”, num momento de “convívio entre a população, uma vez que para além do almoço há animação musical”.

Exposição “A Vida a Cores” inaugurada esta sexta-feira na Casa da Cultura

“A Vida a Cores” é o nome da nova exposição temporária que vai ficar patente ao público, na Casa da Cultura, em Elvas.

A mostra, da autoria de PACO, pseudónimo de Patrice Cousin, apresenta um conjunto de trabalhos de pintura, deste artista francês que se apaixonou pelo Alentejo. A inauguração está marcada para esta sexta-feira, dia 23, às 16 horas, na Casa da Cultura.

Esta exposição pode ser visitada, a partir de 23 de março, de segunda a sexta-feira das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e aos sábados das 10 às 13 horas.

Ao som do Cante Alentejano, Serpa volta a ser a capital do queijo

João Efigénio Palma

Serpa é, por estes dias, a capital do queijo, com a realização da 23ª edição da feira dedicada a este produto, e na qual participam mais de 160 expositores de todo o país e até da vizinha Espanha.

O evento, que conta com entrada livre, arrancou na manhã desta sexta-feira, 23 de fevereiro, na Pavilhão de Feiras e Exposições daquela cidade do distrito de Beja, onde decorre até domingo, dia 25.

Esta feira, na qual o Cante Alentejano, a celebrar dez anos da sua classificação enquanto Património Mundial, também não fica esquecido, diz o presidente da Câmara de Serpa, João Efigénio Palma, serve para promover, a par do queijo, “tudo o que de muito bom se faz” no concelho, como o vinho, o azeite, os enchidos, o mel e a doçaria. “A feira é a forma de promover todos estes produtos, dar a conhecer, a dar dinâmica aos nossos produtores, de maneira a desenvolver a atividade do concelho”, assegura.

Entre os produtores e comerciantes de queijos, há stands dedicados aos de Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego, que apresentam queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca ou mistura. Amanteigados, frescos, curados, com ervas aromáticas, cebola caramelizada, requeijão, almece e ainda vários queijos premiados em concursos internacionais são alguns dos produtos à venda.

Até domingo, são muitos os atrativos do certame, sendo que o programa inclui atividade relacionadas com a agropecuária e pastorícia, como oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, exposição de ovelhas e demonstrações de tosquia, concursos, workshops e demonstração de cães de pastoreio.

Um dos momentos altos do evento é o tradicional concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”. Os vencedores serão conhecidos no domingo à tarde.

Já no Pavilhão das Tasquinhas, onde haverá animação musical, vão estar disponíveis os mais variados petiscos, enquanto o Pavilhão do Queijo contará com atuações de grupos corais do concelho, em representação do Cante Alentejano. Ao longo destes três dias feira haverá ainda demonstrações de artesanato ao vivo.

Da programação destacam-se ainda a apresentação do livro “Sistemas Extensivos do Sul – Escritos em Homenagem a Inocêncio Seita Coelho”, e uma jornada técnica subordinada aos desafios dos queijos tradicionais portugueses, na qual participarão um conjunto de especialistas, ambas no sábado. Uma iniciativa sobre a valorização e transformação da lã, que inclui uma oficina prática, encontra-se programada para domingo.

A organização da Feira do Queijo do Alentejo é da responsabilidade do Município de Serpa e de uma comissão promotora, composta, entre outras entidades, pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e a Associação de Agricultores do Sul.

DECO questiona fixação de valores de rendas para novos contratos

A DECO tem recebido vários pedidos de esclarecimento relativos à fixação de valores de renda para novos contratos, bem como às atualizações.

É do conhecimento público que se, por um lado, o legislador optou por não limitar o valor de atualização anual das rendas, por outro decidiu limitar o valor aplicado a novos contratos de arrendamento, submetendo-os a um limite de 2% face aos celebrados nos cinco anos anteriores. De fora desta equação ficam os senhorios que tenham praticado rendas iguais ou inferiores às que se encontram previstas em diploma de 2019 e que são fixadas de acordo com a tipologia e com a respetiva localização.

Estas matérias levantam várias dúvidas para as quais a DECO ainda não encontra solução. Desde logo, como poderão os novos arrendatários ter conhecimento dos valores praticados nos anteriores contratos, uma vez que o senhorio não é obrigado a declarar, nem tão pouco a prestar essa informação ao novo arrendatário?

E caso os senhorios pratiquem preços mais altos do que os verificados nos últimos cinco anos – e esse facto seja do conhecimento do arrendatário – qual será a consequência para essa prática irregular?

No que respeita à atualização de rendas, a lei prevê que, ao ser celebrado um novo contrato e no caso do anterior não ter sido sujeito a nenhuma atualização, ao preço anteriormente praticado poderão ser aplicadas as atualizações de renda dos últimos três anos, acrescido dos 2%. Nestes casos, o novo diploma prevê que o coeficiente a ser considerado em 2023, será de 1,05 (5%), contrariando a fixação introduzida pelo Governo para esse ano de 1,02 (2%), o que não se compreende.

Todo este contexto motivou a DECO a enviar uma carta ao Ministério de Habitação, no sentido de serem adotadas medidas que visem o esclarecimento destas dúvidas, a regulação específica destas matérias, bem como um reforço e clarificação dos poderes de fiscalização do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) relativamente a estas matérias.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Festival do Peixe do Rio arranca esta sexta-feira no concelho de Alandroal

O Festival do Peixe do Rio tem início esta sexta-feira, 23 de feveiro, em Alandroal: um evento que, para além de uma vasta oferta da iguaria, confeccionada das mais diversas formas, em 15 restaurantes do concelho, contempla ainda um grande leque de atividades desportivas, culturais e recreativas, até dia 3 de março.

As atividades começam hoje, às 12h30, com degustação de peixe do rio, com o chef José Júlio Vintém, na Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira.

À noite, o Fórum Cultural de Alandroal recebe uma Noite de Fados. Com inicio às 21h30, e entrada livre, mediante aquisição de bilhete gratuito, o espetáculo contará com as participações dos fadistas Dino Roma, Francisco Valentim e Lúcia Roma, acompanhados por Jorge Silva, na guitarra portuguesa, e José Geadas, na viola.

A sessão de abertura do festival, com inauguração das exposições “Maratona Fotográfica’23” e “Gentes de Cá”, de Victor Rosa, está marcada para amanhã, sábado, dia 24, às 10 horas, no Fórum Cultural de Alandroal.

Moto Clube Alentejano de Elvas celebra 32º aniversário

O Moto Clube Alentejano de Elvas celebra amanhã, sábado, 24 de fevereiro, o seu 32º aniversário.

A festa inicia-se pelas 16 horas, estando o jantar convívio marcado para as 20 horas. Segue-se a habitual entrega de lembranças aos convidados, com o bolo de aniversário a ser partido às 22h30.

As celebrações deste aniversário prosseguem até às 4 horas da madrugada, sendo que haverá animação com DJ, a partir das 23 horas.

Trabalhadores ibéricos da Administração Local partilham conhecimentos em Elvas

Mais de uma centena e meia de trabalhadores e dirigentes da Administração Local partilharam conhecimentos no âmbito do 1º Encontro Ibérico organizado pela ATAM e COSITAL.

O encontro de trabalho, que se realizou ao longo de dois dias (21 e 22 de fevereiro), em Badajoz e Elvas, contou com o apoio do Município de Elvas e o Ayuntamiento de Badajoz, entre outras entidades.

Os temas abordados foram transversais aos dois países, como é o caso da organização territorial e a novas competências locais: saúde, educação e cultura – problemas atuais e desafios futuros; a responsabilidade profissional dos dirigentes em Portugal e em Espanha; o futuro dos modelos de gestão sustentável na administração local e o papel dos dirigentes locais na gestão – exemplos em Portugal e Espanha, terminando com um painel dedicado à cibersegurança – problemática atual. Análise comparada entre Portugal e Espanha.

O objetivo foi estimular a reflexão e o debate sobre a função e o papel dos funcionários e trabalhadores com funções diretivas locais, bem como gerar uma base comum de conhecimento, no contexto da Eurocidade, como exemplo de cooperação internacional.

Na sessão de encerramento deste encontro, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, salientou a importância destas iniciativas para a partilha de conhecimentos, tendo em atenção que as realidades entre Portugal e Espanha, e entre as próprias administrações locais são diferentes.

Quinzena gastronómica do Porco começa esta sexta-feira em Arronches

Foto arquivo

Pratos confecionados à base de carne de porco estão em destaque nos dez restaurantes aderentes à Quinzena gastronómica do Porco, que decorre a partir desta sexta-feira, 23 de fevereiro, no concelho de Arronches.

Esta é a sétima edição desta iniciativa, que pretende “levar mais pessoas a Arronches, aproveitando o produto endógeno que é o porco alentejano aliado ao ex-líbris do concelho que é a gastronomia”, revela o presidente da Câmara, João Crespo. O autarca adianta ainda que outro objetivo passa por “estimular os estabelecimento de restauração para confecionarem novos pratos e inovar, nesta iniciativa, em que o porco é o elemento essencial”.

Para além de os visitantes poderem degustar os pratos em destaque nestes restaurantes, pretende-se que aproveitem também para visitar os vários atrativos do concelho, como “os museus, monumentos, a paisagem tipicamente alentejana e possam passar uns dias agradáveis”.

João Crespo garante que todos os pratos, apresentados pelos dez restaurantes, distribuídos pelas três freguesias, “serão de grande qualidade”.

Quinzena Gastronómica do Porco que decorre em dez restaurantes do concelho de Arronches entre hoje e o dia 3 de março.

Jovem de 17 anos morre em colisão entre carro e mota em Estremoz

Um jovem de 17 anos morreu ontem, quinta-feira, 22 de fevereiro, na sequência de uma colisão entre um automóvel e um motociclo, na Estrada Municipal 508, na Glória, freguesia do concelho de Estremoz.

Única vítima do acidente, o jovem, que conduzia a mota, foi transportado em estado grave para o Serviço de Urgência Básica de Estremoz, onde veio a ser declarado o óbito.

O alerta para o acidente foi dado às 17h44, sendo que, para o local, foram mobilizados 13 operacionais, entre Bombeiros de Estremoz, INEM e GNR, apoiados por cinco viaturas.

Feira do Queijo em Serpa com vasto programa no primeiro dia

Tem início esta sexta-feira, 23 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições e Eventos de Serpa, a 23ª edição da Feira do Queijo do Alentejo.

Até domingo, dia 25, não vão faltar motivos de atração ao certame que, embora tenha o seu foco no queijo, abranja muitos outros produtos típicos e onde o artesanato e a animação também não vão faltar.

A cerimónia de abertura está marcada hoje para as 11 horas, momento que contará com uma atuação do Grupo Coral e Etnográfico Infantil da Creche/Jardim de Infância N.ª Sr.ª da Conceição de Serpa

A programação completa deste primeiro dia:

11h00 Cerimónia de abertura com o Grupo Coral e Etnográfico Infantil da Creche/Jardim de Infância N.ª Sr.ª da Conceição de Serpa

11h00 Tosquia de ovinos das raças Campaniça e Merina – Pavilhão do Gado

A Queijaria vai à Feira – Oficina de fabrico de queijo de ovelha e queijo de cabra – EPDRS – Stand da EPDRS – Pavilhão do Queijo

11h30 7.º Concurso de ovinos de raça Ile de France – Associação Portuguesa dos Criadores de Raça Ile-de-France – Pavilhão do Gado

14h00 Programa de rádio em direto – Ilha dos sons

14h00 8.º Concurso de Queijo – “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo” – ALS Life Sciencs Portugal SA e Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P – Academia do Queijo

14h30 Tosquia de ovinos das raças Campaniça e Merina – ACOS – Pavilhão do Gado

“A Queijaria vai à Feira” – Oficina de fabrico de queijo de ovelha e queijo de cabra – EPDRS Pavilhão do Queijo

15h00 Rancho Folclórico da CERCIBEJA – Pavilhão do Queijo – Palco Alentejo

16h00 “A Queijaria vai à Feira” – Oficina de fabrico de queijo de ovelha e queijo de cabra – EPDRS – Stand da EPDRS – Pavilhão do Queijo

17h00 Tosquia de ovinos das raças Campaniça e Merina – ACOS – Pavilhão do Gado

17h30 AT – Romantic Sax e Jazz – Pavilhão do Queijo – Palco Alentejo

21h30 Espetáculo com a Banda Jug – Pavilhão das Tasquinhas

22h00 Espetáculo pela banda Triskle

23h00 Encerramento dos stands

00h00 DJ Lex – Pavilhão das Tasquinhas

03h00 Encerramento do Pavilhão das Tasquinhas

Livro “Do Poema Fiz Canção” com poemas de Lurdes Almeida apresentado este sábado

“Do Poema Fiz Canção” é o nome do livro que reúne poemas da campomaiorense Lurdes Almeida, falecida em 2022, e que vai ser apresentado, amanhã, sábado, 24 de fevereiro, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Este livro, segundo revela o filho de Lurdes, José Almeida, era um sonho da sua mãe, por isso a família reuniu e decidiu torná-lo realidade. “Este era um sonho da minha mãe e que ela estava a preparar há algum tempo e, por isso, decidimos, em família, concretizá-lo, até porque os poemas já estavam escolhidos por ela”, refere.

José Almeida explica que o título “Do Poema Fiz Canção”, surge do facto de a sua mãe ter descoberto a poesia “numa fase da vida em que a ajudou a ultrapassar os obstáculos da vida e, entre várias emoções decidiu transformar a poesia em algo agradável para ela, ou seja, música, para embelezar a poesia tão sofrida que ela escrevia”.

O livro conta com cerca de cem poemas, sendo que no sábado, na apresentação, “alguns responsáveis que alimentaram este sonho”, ou seja, antigos vereadores da Câmara de Campo Maior terão oportunidade de ler um dos poemas de Lurdes Almeida.

Este lançamento do livro é “uma simbólica homenagem” a Lurdes Almeida, que é feita no Centro Comunitário, “a segunda casa” da poetisa. José Almeida revela ainda que “o dinheiro angariado com a venda do livro reverte para uma instituição”, que ainda não está decidida e vai ser anunciada nesse dia.

José Almeida agradece ainda “a todos aqueles que contribuíram para a realização deste sonho da sua mãe”.

“Do Poema Fiz Canção” é o livro com poemas de Lurdes Almeida que vai ser apresentado amanhã, pelas 16 horas, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Hotel São João de Deus acolhe apresentação da RONCA este sábado

A apresentação oficial da RONCA, a Mostra de Cinema de Elvas, que decorre de 2 a 27 de março, está marcada para este sábado, dia 24 de fevereiro, às 15h30, no Hotel São João de Deus.

Convidando todos os interessados a assistir a esta apresentação, a organização do evento promete uma “tarde cheia de música, gastronomia e cinema português”.

Para além de um momento musical, a cargo de Miguel Rondão e Gabriel Zuna, no âmbito do projeto “O Cante vai à Escola”, a sessão contará também com uma “breve partilha de João Antero, Film Commissioner da Alentejo e Ribatejo Film Comission, sobre as mais-valias de gravar no Alentejo e o impacto cultural, económico e social que a produção cinematográfica pode trazer à região”.

“Relativamente à gastronomia, teremos o acompanhamento culinário da Fábrica das Ameixas d´Elvas, que nos vão oferecer a oportunidade de explorar a harmonia dos seus produtos alentejanos, com uma degustação bastante especial e íntima”, revela a organização da RONCA em nota de imprensa.

Ainda amanhã, pelas 21 horas, no auditório São Mateus, haverá exibição especial do filme “As Ilhas Encantadas”, de Carlo Villardebó, com produção de António da Cunha Teles e protagonizado por Amália Rodrigues. A entrada é gratuita.

A Mostra de Cinema, a ter lugar no auditório São Mateus, de 2 a 27 de março, tem já a sua programação definida, iniciando-se com a Retrospetiva “Chapéus há muitos, Vasco Santana só há um”. Trata-se, segundo a organização, de “uma oportunidade imperdível para mergulhar na história do cinema português e de Vasco Santana, um ícone do cinema, teatro e música que será homenageado nesta revisitação pela sua vida, pelos seus filmes e numa conversa obrigatória de partilha a cargo de Frederico Corado”.

A 16 de março, David Bonneville, realizador de renome português, “oferecerá uma masterclass única, que explora o papel do realizador no processo cinematográfico, onde vai dar uma visão profunda sobre como transformar uma ideia criativa numa obra cinematográfica real, destacando desafios e conquistas. Já, Pedro Senna Nunes, figura respeitada no cenário português, partilhará a sua experiência e conhecimentos, ao abordar também os obstáculos enfrentados e as perspetivas futuras do cinema português, promovendo uma visão crucial sobre a evolução da indústria cinematográfica”.

Esta experiência fílmica continua com Pedro Zagalo, “numa sessão especial em parceria com o projeto FilMar da Cinemateca Portuguesa e apoio da EEA Grants Portugal, uma oportunidade única para o público apreciar a harmonia entre música e cinema e assistirem, em primeira mão, a sonorização de um conjunto de curtas-metragens ao vivo”.

Inaugurada nova sede da Caixa de Crédito Agrícola de Arraiolos (c/fotos)

Foi inaugurada, na tarde desta quinta-feira, 22 de fevereiro, a nova sede da agência da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Arraiolos.

Entre as várias entidades estiveram presentes Licínio Prata Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola, José Tirapicos Nunes, presidente do Conselho de Administração do Crédito Agrícola do Alentejo Central e Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos.

“É um momento forte para a Caixa Central e um momento essencialmente forte para a Caixa do Alentejo Central. As pessoas que vivem em Arraiolos terão, a partir de agora, novas instalações do Crédito Agrícola e com estas novas instalações serão, com certeza, melhor servidas, por quem aqui trabalha”, referiu Licínio Prata Pina.

José Tirapicos Nunes salientou a preocupação que têm com a inclusão social. “Este balcão vem no sentido de nos ajudar a servir melhor as pessoas, que têm tendência à sua independência. As pessoas com mobilidade reduzida têm de ter os mesmos acessos que têm os outros, portanto essa foi uma das grandes preocupações que nós tínhamos”.

Já Sílvia Pinto referiu que “o Município de Arraiolos congratula-se com este investimento da Caixa Agrícola em Arraiolos. Obviamente é muito bom ver que a Caixa investiu, recuperou o edifício que estava inutilizado. Foi bom ver esta intervenção no edifício que mantém toda a sua traça e sem dúvida que o dignifica. É bom ver que se investe no interior, que se investe no nosso concelho”.