ASAE encerra atividade de dois talhos no concelho de Estremoz

Uma ação de fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou à suspensão da atividade de dois talhos, no concelho de Estremoz.

Foram “instaurados dois processos de contraordenação em talhos, por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de implementação de HACCP e existência de processo HACCP que não cumpre os requisitos do art. 5.° bem como, por ausência de registos de informação relativa aos sistemas e procedimentos da rastreabilidade dos géneros alimentícios nas fases de produção, transformação e distribuição. Foi ainda determinada a suspensão total de atividade”, revela a ASAE.

Universidade de Évora lança novo prémio dedicado ao 25 de Abril

A Universidade de Évora (UÉ) lança a todas as escolas secundárias do país o desafio de participar no seu mais recente Prémio “UÉ Liberdade – Nos 50 anos do 25 de Abril”, que tem como objetivo estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa, nos domínios da prosa narrativa e da poesia lírica, da composição musical e da pintura, tendo como base e inspiração a Revolução de 25 de Abril de 1974, no âmbito das comemorações do seu quinquagésimo aniversário. Visa, em paralelo, apelar à participação dos grupos jovens nestas comemorações e incentivar a articulação entre diferentes níveis de ensino.

Esta iniciativa da Universidade de Évora surge centrada na temática daquele acontecimento histórico, e destinada a valorizar os talentos literários e artísticos dos estudantes do ensino secundário, tomando como base a comemoração de uma data marcante da história recente de Portugal.

São admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 15 anos e inscritos no ensino secundário (incluindo escolas do Ensino Artístico Especializado).

A entrega do Prémio, no valor de 1.500 euros, por categoria, será efetuada em cerimónia pública a realizar na celebração do Dia da Universidade de Évora, data comemorada anualmente no dia 1 de novembro, durante a qual a obra escolhida na categoria de composição será apresentada, enquanto que a obra escolhida na categoria pintura e ilustração será igualmente exposta.

Para avaliar as obras em prosa o júri é composto pelos professores universitários: Ana Luísa Vilela (Universidade de Évora), Cláudia Sousa Pereira (Universidade de Évora) e Carlos Reis (Universidade de Coimbra). Para as obras em verso, o júri é composto pelos professores universitários: Elisa Nunes Esteves (Universidade de Évora), Carla Ferreira de Castro (Universidade de Évora) e Maria Lúcia Dal Farra (Universidade Federal de Sergipe).

No que respeita à composição musical, o júri é composto pelos professores universitários: Ana Telles (Universidade de Évora), Christopher Bochmann (Universidade de Évora), Pedro Amaral (Universidade de Évora) e por Sara Carvalho (Universidade de Aveiro). Já no que respeita à categoria pintura e ilustração integram o júri os professores da Universidade de Évora Filipe Rocha da Silva, Pedro Portugal e a Artista Plástica Margarida Lagarto.

As candidaturas decorrem até às 24 horas do dia 19 de junho do presente ano, por correio eletrónico, para o endereço premio.liberdade@uevora.pt

Noite de fados na sexta-feira em Alandroal

Inserido na programação do Festival do Peixe do Rio, o Fórum Cultural de Alandroal recebe esta sexta-feira, 23 de fevereiro, uma Noite de Fados.

Com inicio às 21h30, e entrada livre, mediante aquisição de bilhete gratuito, o espetáculo contará com as participações dos fadistas Dino Roma, Francisco Valentim e Lúcia Roma, acompanhados por Jorge Silva, na guitarra portuguesa, e José Geadas, na viola.

Câmara de Elvas esclarece empresários sobre recolha seletiva de biorresíduos

Com vista a esclarecer dúvidas e a dar a conhecer os novos regulamentos para o setor HORECA – que abrange Hotelaria, Restauração, Cafetaria e Catering – no que toca à separação de biorresíduos e à prevenção do desperdício alimentar, a Câmara Municipal de Elvas promoveu esta quarta-feira, 21 de fevereiro, o primeiro de dois workshops no Auditório São Mateus.

Desde o início do ano que os municípios estão obrigados a efetuar uma recolha seletiva de biorresíduos e os estabelecimentos de restauração proibidos de descartar alimentos que ainda possam ser consumidos, sempre que existam formas seguras de escoamento.

Em todo o país, começam a “proliferar projetos de compostagem e de recolha seletiva de biorresíduos”, de acordo com a bióloga especialista em riscos ambientais e responsável por estes workshops, Carolina Bianchi, que lembra que a nova legislação segue as normas já implementadas “em muitos outros países da União Europeia”.

A recolha pode ser feita “de porta a porta, nos grandes produtores e também nas residências”, sendo necessário, posteriormente, proceder a uma compostagem doméstica ou comunitária.

“Entre 30 a 50 por cento”, revela Carolina Bianchi, de todo o lixo produzido em casa, pode ser compostado. “Isto vai depender, obviamente, dos agregados familiares e da quantidade de produtos embalados que consomem, mas quase metade dos nossos resíduos são resíduos compostáveis. Quando falamos de compostagem industrial, como aquela que vai ser feita, por exemplo, pela hotelaria, podemos pensar que 50 por cento de todo o lixo que é produzido é biodegradável”, acrescenta.

Para que um composto seja feito da forma correta, de acordo com a legislação, adianta a bióloga, “o resíduo tem, desde a fonte, isto é, desde a cozinha, de estar separado do outro tipo de resíduos e este é o maior desafio”.

Em Elvas, diz ainda a responsável, está a ser preparado um “projeto forte”, até porque, depois destes workshops com a restauração e hotelaria, seguem-se sessões destinadas à população das freguesias e até às crianças das escolas.

No que toca à recolha dos biorresíduos, no concelho, Carolina Bianchi explica que pode ser feita de duas formas diferentes: “os responsáveis pela recolha de biorresíduos podem colocar contentores castanhos na rua ou pode mesmo ser feita uma recolha porta a porta, em que as pessoas colocam um balde castanho à porta de casa”. Em todo o país, em freguesias do mesmo município, têm sido implementadas diferentes estratégias, devido “à densidade populacional, à faixa etária das pessoas que ali residem, o tipo de habitação”. “O que deve ser assegurado é a maior eficácia”, remata Carolina Bianchi.

O novo Regime Geral de Gestão de Resíduos tem como prioridades a prevenção do desperdício alimentar, a separação na fonte geradora (as cozinhas, no caso do setor da restauração e hotelaria) e proibição de contacto de biorresíduos separados na origem com sacos plásticos ou outros contentores potencialmente contaminantes.

Biorresíduos são os resíduos biodegradáveis de jardins e parques, resíduos alimentares das cozinhas de habitações, escritórios, restaurantes, grossistas, cantinas, unidades de catering e retalho, e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos.

O segundo workshop, dedicado aos empresários da hotelaria e restauração de Elvas, está marcado para amanhã, às 16 horas, no Auditório São Mateus.

CIMAA volta a marcar presença na BTL

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) volta a marcar presença na da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos eventos mais importantes do contexto turístico e económico do nosso país, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Tal como em edições anteriores, a CIMAA estará representada com stand próprio e com um objetivo na bagagem: a promoção do território do Alto Alentejo e a sua diversidade de patrimónios, ideal para turistas nacionais e internacionais.

“O Alto Alentejo é muito mais do que os olhos alcançam: é a diversidade dividida por 15 magníficos concelhos com características muito próprias. Autênticos destinos turísticos de excelência que se completam com ofertas para todos os públicos-alvo, desde os mais jovens aos mais experientes. A divulgação e promoção do nosso território na BTL será alicerçada em três projetos, intimamente ligados e da responsabilidade da CIMAA: “PROVERE InMOTION: Alentejo, Turismo e Sustentabilidade”, “Altamente Alentejo” e “Alentejo Feel Nature”.”

A 97% da sua capacidade, Barragem do Caia continua em descargas

A Barragem do Caia continua a fazer descargas de superfície, iniciadas a 9 de fevereiro.

Esta é uma situação que vai continuar, segundo avançou à Rádio ELVAS Luís Rodrigues, gestor da Associação de Beneficiários do Caia, até que haja uma maior estabilidade nas condições climatéricas, ou seja, caso o tempo seco se mantenha e a previsão de chuva seja menor.

Luís Rodrigues adiantou ainda que há 13 dias que é feita a descarga de 40 metros cúbicos, por segundo, sendo que amanhã, e apesar da previsão de chuva, a associação baixa a descarga para 25 metros cúbicos.

O volume de água na Barragem do Caia já baixou perto de dois milhões de metros cúbicos (de 187.385 milhões para 185.481), ou seja, um ponto percentual (de 98,6% para 97.6%), comparando os valores do dia 9 de fevereiro, data em que começaram a ser efetuadas descargas de superfície e os do dia de hoje, quarta-feira, 21 de fevereiro.

Relativamente à cota da água encontra-se, nesta quarta-feira, a 232.54 metros, quando a 9 de fevereiro estava a 232.64 metros.

Município de Elvas volta a promover concelho na BTL de Lisboa

A Câmara Municipal de Elvas volta a estar presente, com um espaço integrado no stand institucional da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, no Pavilhão 1, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 28 de fevereiro a 3 de março.

O Município de Elvas está assim representado naquela que é a mais importante feira nacional deste setor, com o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas do concelho e, em simultâneo, dar a conhecer o destino Elvas a potenciais clientes do certame.

Cerca de um milhar e meio de expositores estão presentes nesta edição da BTL, que decorre nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, durante os cinco dias do maior certame de turismo nacional.

O certame espera mais de 70 mil visitantes, entre profissionais do setor e público em geral e que podem comprovar o destino de excelência que é o Alentejo e seus produtos estratégicos, nomeadamente o turismo activo, de Natureza, enogastronómico, cultural e actividades de sol e praia.

Neste espaço de promoção turística, encontram-se expositores de organismos nacionais e estrangeiros de promoção turística, alojamento, operadores turísticos, agentes de viagens, animação turística e cultural, transportes, BTL rural, equipamentos e serviços.

“A Vida a Cores” em exposição na Casa da Cultura de Elvas

“A Vida a Cores” é o nome da nova exposição temporária que vai ficar patente ao público, a partir da próxima sexta-feira, dia 23, na Casa da Cultura, em Elvas.

A mostra, da autoria de PACO, pseudónimo de Patrice Cousin, apresenta um conjunto de trabalhos de pintura, deste artista francês que se apaixonou pelo Alentejo. A inauguração está marcada para esta sexta-feira, às 16 horas, na Casa da Cultura.

Esta exposição pode ser visitada, a partir de 23 de março, de segunda a sexta-feira das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e aos sábados das 10 às 13 horas.

Mora é capital da pesca desportiva no fim de semana

Mora é capital da pesca desportiva este fim de semana, de 23 a 25 de fevereiro, com a 20ª edição da “MoraPesca”.

Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, refere que o objetivo desta feira passa por “mostrar tudo o que está ligado à água, porque este é um setor com muita atividade no concelho”, adiantando que este certame “é o único a nível nacional, que conta com dois concursos de pesca”.

“Ver os expositores e o que há de novo para esta modalidade é o que os visitantes procuram”. A presidente afirma ainda que “os momentos musicais serão com os grupos do concelho” e vão realizar-se “alguns workshops ligados a esta modalidade, com a entrega de cerca de 400 prémios no domingo”.

“A MoraPesca”, 20ª Feira de Artigos de Pesca Desportiva apresenta as principais empresas e agentes do setor, bem como as mais recentes tecnologias ligadas à área, de 23 a 25 de fevereiro.

Planos Municipais de Ação Climática discutidos em reunião da CIMAA

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) irá, em coordenação com os municípios que a constituem, elaborar Planos Municipais de Ação Climática (PMAC), de modo a torna-los mais resilientes às alterações climáticas.

Foi nesse sentido que se realizou ontem, dia 20 de fevereiro, a primeira reunião de trabalho no auditório da CIMAA, com uma equipa da Sociedade Portuguesa de Inovação e com a presença de técnicos dos Municípios do Alto Alentejo.

O processo de criação dos PMAC estará dividido em quatro fases, ao longo de seis meses, com etapas e tarefas específicas, mas interdependentes, tais como: criação de um grupo de trabalho multidisciplinar (Fase 0), caraterização do território e identificação das medidas de mitigação e adaptação (Fase 1), impactes, monitorização e gestão dos planos municipais de ação climática (Fase 2) e, por fim, a versão final dos PMAC (Fase 3).

Os objetivos dos Planos Municipais de Ação Climática passam por aumentar a resiliência climática e diminuir a vulnerabilidade do território a fenómenos extremos, alcançar a neutralidade carbónica até 2050, identificar as medidas e ações de mitigação e adaptação que serão concretizadas e ainda a partilha de informação, fator importante para a formação de uma comunidade consciente e focada na temática das alterações climáticas.

Arronches voltou a acolher projeto “Laboratório de Ensino”

O Agrupamento de Escolas de Arronches voltou a receber mais uma edição do projeto “Laboratório de Ensino”, promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Através deste projeto, alunos em final de curso, “futuros professores”, como explica o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, têm contacto com a “prática do ensino, em contexto de sala de aula”, e aos quais a autarquia disponibiliza alojamento. O projeto, adianta ainda o autarca, é desenvolvido, “todos os anos”, por uma professora na Universidade de Coimbra, natural de Arronches.

Ao longo das várias edições do projeto, a professora Fátima Velez de Castro tem sido a orientadora dos futuros professores no decorrer das atividades junto da comunidade escolar de Arronches.

“Tendo-se iniciado em Arronches, este projeto já está difundido por mais concelhos do país – salvo erro, este ano, já são cinco concelhos do país que acolhem alunos da Universidade de Coimbra, futuros professores –, o que nos deixa muito contentes”, diz ainda João Crespo.

RCE promove “Torneio Internacional Cidade de Elvas” a 9 de março

Foto: Rugby Clube de Elvas (Facebook)

O Rugby Clube de Elvas (RCE) promove no próximo dia 9 de março, a partir das 11 horas, a sexta edição do “Torneio Internacional Cidade de Elvas”, dedicado a escalões de formação.

“Muito aguardado”, este evento, segundo o RCE, “reunirá pais, atletas, adeptos, famílias e entusiastas do rugby para um dia repleto de emoções e camaradagem. Com mais de 800 jovens atletas das melhores equipas de rugby de Portugal e Espanha esperados para participar, o torneio promete jogos emocionantes e experiências memoráveis para todos os envolvidos”.

O torneio será realizado em vários estádios e complexos desportivos por toda a cidade de Elvas, tendo o Estádio de Atletismo e Rugby como local central.

“Esta sexta edição do Torneio Internacional Cidade de Elvas marca mais um marco para o nosso clube”, disse Luís Carvalho, atual presidente do RCE. “A cada ano, temos visto um aumento no número de equipas participantes, o que teve um impacto profundamente positivo no turismo em Elvas e nas áreas circundantes. Estamos entusiasmados por receber equipas de toda Portugal e Espanha e por mostrar o espírito do rugby na nossa comunidade”, acrescentou.

O Rugby Clube de Elvas está a celebrar o seu 42º aniversário em 2024, com o desporto em si a comemorar 52 anos. “Este marco histórico sublinha as significativas contribuições do clube para a reputação da cidade, através da participação em eventos como o CN1 e a representação de atletas em seleções regionais ao longo dos anos”, lê-se ainda na nota de imprensa do RCE.

Nógado do Vimeiro com Registo de Marca Nacional

Este ano o Nógado, doce tradicional de Vimieiro, teve um sabor diferente, devido à concessão da Marca Nacional. 160 metros percorreram a avenida da vila de Vimieiro, concelho de Arraiolos e fizeram as delícias de quem o degustou, no passado dia 17 de fevereiro.

Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, anunciou o Registo de Marca Nacional e realçou a importância de preservar os saberes e os sabores ligados à gastronomia e doçaria do concelho.  E também, promover um doce tradicional, que perdura na memória viva dos Vimieirenses, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente, potencializando um produto gastronómico da terra que pode constituir um incentivo à economia local.

Entre 128 kg de farinha, 28 kg de açúcar, 1152 ovos, 11 litros de aguardente, 85 kg de mel, 16 litros de azeite, 86 litros de óleo, 15 kg de banha, 1 kg canela, 1kg de fermento, 1kg de sal preparou-se 160 metros de Nógado, sendo confecionado pelas entidades:

Associação de Reformados e Pensionistas de Vimieiro, a Padaria Arimatea, a Padaria Marianita, Padaria Barrocas, a Confeitaria Galhardo, o Restaurante Novo Dia e Os Amigos do Nógado.

Município de Elvas leva crianças de 1º Ciclo ao circo

Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, incluindo do Colégio Luso-Britânico, tiveram ontem, terça-feira, 20 de fevereiro, um dia diferente, com uma ida ao Circo Mirene Cardinalli, numa iniciativa proporcionada pelo município de Elvas.

As crianças puderam assistir a uma sessão de circo, com palhaços, malabaristas, espetáculo de fogo e a Patrulha Pata, tendo ficado encantadas com o espetáculo.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, esteve presente numa das sessões, que decorreram ao longo da manhã e da tarde.

Obra do maestro Vasco Pereira interpretada em Berlim

A obra “O Jardim Extravagante”, para flauta transversal, violino, violoncelo e piano, da autoria do maestro campomaiorense, Vasco Pereira vai ser interpretada em Berlim, no dia 9 de março.

Esta obra estreou no mês passado, em Atenas. O maestro revela que esta obra, com cerca de sete minutos, foi escrita, “propositadamente para a flautista italiana Rita D’Arcangelo e o trio grego Galan Trio”, garantindo que teve “uma boa aceitação, por parte do público”.

Quanto ao nome desta sua composição, Vasco Pereira revela que é “inspirada no campo, nomeadamente nas plantas silvestres”.

O maestro campomaiorense demonstra-se satisfeito por esta sua obra ser apresentada em Berlim, explicando que “é um público muito exigente e diferente”. Vasco Pereira considera que esta “é mais uma oportunidade de levar a música de câmara e contemporânea lá fora, dando nome ao país e ao Alentejo”.

A interpretação estará a cargo da flautista italiana, Rita D’Arcangelo e do trio grego, Galan Trio – Marina Kolovou violoncelo), Babis Kar (violino), Petros Bouras (piano). Para além da minha obra, serão estradas obras de Véronique Bracco (França), Thomas Bramel (USA), Garry DW Judd (Inglaterra), Vincent Kennedy (Irlanda), Ilan Chouraki (Israel), Igor Vorobyov (Russia), David Martyniouk (USA). O concerto é uma organização de Three Essential Elements.

Gonçalo Piçarra deixa vice-presidência de “O Elvas” e passa a diretor-geral da SAD

Gonçalo Piçarra passa a integrar, “de forma imediata”, a Sociedade Anónima Desportiva de “O Elvas” como novo COO (Diretor-Geral da SAD), deixando desta forma o cargo de vice-presidente da direção do clube, informa “O Elvas” em comunicado.

No comunicado pode também ler-se que, neste novo cargo, Gonçalo Piçarra irá “unir ainda mais o clube, a SAD e os elvenses a este projeto, que fica definitivamente mais coeso com a sua entrada”.

A direção do clube agradece a Gonçalo Piçarra “todo o trabalho até este momento e deseja-lhe a maior das sortes nesta nova etapa de elevar o nosso azul e ouro ao lugar que deve estar”.

Sessão sobre apicultura esta quarta-feira na Escola de Santa Luzia

Uma sessão sobre apicultura tem lugar esta quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório da Escola Básica 2,3 de Santa Luzia.

Com início marcado para as 10.05 horas, esta sessão tem como palestrante João Neto, técnico da Associação de Apicultores do Nordeste Alentejano (APILEGRE), e envolve os alunos do 1º, 2º e 8º anos de escolaridade.

Depois desta palestra e no âmbito da apicultura seguem-se atividades laboratoriais e ainda uma exposição relacionada com o tema.

Município de Elvas investe mais dez milhões em habitação

A falta de habitação no concelho de Elvas continua a ser uma das principais preocupações da Câmara Municipal.

Nesse sentido, e depois da aquisição de casas, para serem reabilitadas, a par do prédio que está a ser construído na Quinta dos Arcos, o município vai agora, e depois de aprovada uma candidatura para mais um investimento em torno dos dez milhões de euros, proceder à recuperação de mais cerca de 80 habitações, de acordo com o presidente Rondão Almeida.

“A Câmara Municipal de Elvas apresentou mais uma candidatura, na ordem dos dez milhões de euros, para recuperar e colocar ao dispor da população, daqui por uns meses ou um ano, mais cerca de 80 casas”, explica o autarca. Destas cerca de 80 casas, mais de 50 serão reabilitadas no centro histórico da cidade e as restantes nas freguesias rurais.

“Se temos, neste momento, já quase uma centena de casas – umas a serem feitas de raiz, como é o caso dos 60 fogos, outras a serem reconstruídas dentro do centro histórico e nas aldeias – foram agora aprovados mais dez milhões, para dar resposta a mais cerca de 70 agregados familiares”, revela ainda Rondão Almeida.

De recordar que, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do Município de Elvas, e até 2026, está previsto um investimento superior a 62 milhões de euros.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 73 milhões de euros saiu ontem, terça-feira, 20 de fevereiro, a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de 143 mil euros, saiu a quatro apostadores no estrangeiro. Também o terceiro prémio, no valor de 44 mil euros, contemplou três apostadores fora de Portugal.

O quarto prémio, de 995 euros, saiu a 42 apostadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 23 – 31 – 37 – 42 – 48 e pelas estrelas 03 e 07.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.