Câmara de Borba apoia a participação na corrida “Sempre Mulher”

A Corrida “Sempre Mulher” vai decorrer no dia 21 de abril, na Praça dos Restauradores, em Lisboa.

O município de Borba apoia, uma vez mais esta iniciativa, pelo que os interessados podem inscrever-se até dia 29 de março, por contacto telefónico (268 891 630 – opção 6) ou presencialmente no Serviço de Ação Social do Município de Borba (Avenida 25 de Abril, 7150-249 Borba).

Existem duas formas de participação: Corrida de Competição, de cinco quilómetros e exclusiva a mulheres, e caminhada, de cinco quilómetros, aberta a homens e mulheres.

A inscrição em ambas as modalidades de participação tem um custo associado que reverte para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, valor que será pago parcialmente pelo Município de Borba.

As inscrições terão de ser feitas Todos os participantes terão o transporte assegurado pelo Município, assim como direito a um Kit de participação com t-shirt, nº frontal, saco mochila promocional e brindes, oferecido pela organização e entregue atempadamente a cada participante.

“O Elvas” vence o Juventude 2-1 em Évora

“O Elvas” conquistou uma importante vitória no terreno do Juventude de Évora, por 2-1, ganhando vantagem no confronto direto.

Na primeira parte, a equipa de Pedro Hipólito foi melhor, mas o marcador não mexeu.

Franco Almara marcou para “O Elvas” na sequência de um livre, em que o Juventude esperava um cruzamento para a baliza. Os locais fizeram três substituições e o jogo equilibrou. Pedro Vítor fez uma grande defesa, evitando o empate. Num livre direto a bola foi à barra e depois ao chão, tendo o Juventude reclamado golo. O árbitro não confirmou o empate e o treinador dos eborenses foi expulso.

Desmond ganha em corrida à defesa, remata para o 2-0, mas Petersson também faz grande defesa e evita o golo da equipa de Elvas. Perante o maior volume ofensivo do Juventude de Évora chegou-se ao empate.

Perto do final, Luís Gaspar, num canto de Luís Dias, marcou o golo da vitória elvense. Até final, o Juventude tentou o empate que “O Elvas” conseguiu negar, levando os três pontos do Sanches de Miranda, perante uma numerosa e ruidosa claque que continua a acompanhar a equipa.

“O Elvas” ocupa agora a sétima posição, com os mesmos 29 pontos do sexto na tabela, que é o Louletano.

No próximo domingo, os “azuis e ouro” recebem o Serpa, que também está a fazer uma grande recuperação e encontra-se acima da linha de água com 26 pontos.

Tradicional Matança do Porco em Degolados no dia 24

Foto: JF Degolados

A tradicional Matança do Porco vai ter lugar no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 13 horas, em Degolados.

Trata-se da 14ª edição da iniciativa que irá decorrer no Centro polivalente desta freguesia do concelho de Campo Maior e conta com animação musical a cargo de Bruno Pires.

As inscrições, com um custo de 12 euros, estão abertas até quarta-feira, dia 21 de fevereiro, e podem ser feitas através do contacto 268 685 153.

II Maratona Fotográfica dia 2 de março em Alandroal

A segunda Maratona Fotográfica tem lugar no dia 2 de março, em Alandroal. Uma iniciativa inserida no Festival do Peixe do Rio.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas AQUI. O objetivo desta iniciativa passa por registar e realçar toda a dinâmica que resulta do rio e do peixe do rio, nomeadamente a fauna, a flora, o património histórico e natural, as suas gentes, a arte da pesca e a gastronomia.

A iniciativa tem concentração marcada às 8 horas, do dia 2 de março, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, em Alandroal, sendo que o município oferece almoço para todos os participantes.

Câmara de Elvas promove workshop sobre recolha seletiva de biorresíduos

O Município de Elvas promove, nos dias 21 e 22 deste mês, um workshop sobre “recolha seletiva de biorresíduos”, no Auditório São Mateus.

Com a iniciativa, marcada para as 16 horas, pretende-se informar a população sobre este tema e esclarecer as suas dúvidas.

De recordar que a Diretiva da União Europeia estabeleceu a obrigatoriedade de recolha seletiva de biorresíduos, até 31 de dezembro de 2023, para todos os estados-membros da União Europeia. O Decreto- Lei n.o 102-D/2020 que aprova o regime geral da gestão de resíduos nacional, definiu serem os municípios a gerir os biorresíduos e assegurar a recolha seletiva na origem e implementação de soluções de reciclagem.

As políticas relativas à gestão de resíduos têm evoluído no sentido da gestão sustentável dos materiais, a fim de proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente, proteger a saúde humana, assegurar uma utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais, reduzir a pressão sobre a capacidade regenerativa dos ecossistemas, promover os princípios da economia circular, reforçar a utilização da energia renovável, aumentar a eficiência energética, reduzir a dependência de recursos importados, proporcionar novas oportunidades económicas e contribuir para a competitividade a longo prazo.

Quem não cumprir a legislação em vigor, aquando da fiscalização realizada, será sujeito ao pagamento de coima, que no caso dos “grandes produtores de biorresíduos” podem se situar entre os 30 mil e os 240 mil euros.

Câmara de Alvito apresenta candidatura “Tradição Islâmica no Alentejo”

A Câmara Municipal de Alvito, através de um consórcio por si liderado apresentou a candidatura “Tradição Islâmica no Alentejo” ao Alentejo 2030, através do aviso de concurso aberto para as Estratégias de Eficiência Coletiva, no âmbito do PROVERE.

O objetivo desta candidatura é “mostrar a tradição islâmica, deixada neste território, e que estava pouco explorada” refere José Efigénio, presidente da Câmara Municipal de Alvito, adiantando que esta candidatura conta com outras autarquias parceiras como “Mértola, Moura e Beja”.

Nesse sentido, o PROVERE tem como objetivos a “valorização do património cultural e arqueológico, no Baixo Alentejo, estendendo-se a toda a região, bem como a promoção turística, cultural e histórica da tradição islâmica, desenvolvimento do conhecimento relacionado com esta tradição”, acrescenta o autarca.

José Efigénio diz ainda que se pretende também criar parcerias financeiras com a comunidade islâmica, nomeadamente de Marrocos, Turquia e Países do Golfo”.

ACD Belhó e Raposeira promove formação sobre ética desportiva

Com a intenção de querer prestar “melhores experiências” às crianças e jovens que, em Elvas, praticam futsal, a Associação Cultural e Desportiva (ACD) da Belhó e Raposeira “encontra-se a desenvolver as necessárias diligências para obter a certificação como entidade formadora, atribuída pela Federação Portuguesa de Futebol”.

No âmbito do processo de certificação, a associação irá promover, no próximo dia 23 de fevereiro, pelas 19 horas, no Pavilhão Municipal de Elvas, uma formação sobre ética desportiva, direcionada aos “atletas, pais, encarregados de educação e a todos os interessados e amantes do futsal”.

“O Elvas” defronta este domingo o Juventude de Évora

Foto arquivo

“O Elvas” desloca-se este domingo, 18 de fevereiro, ao campo do Juventude de Évora para o jogo da 20ª jornada do Campeonato de Portugal, Serie D.

O jogo, que conta com transmissão em direto na Rádio ELVAS, tem início marcado para as 15 horas.

À mesma hora, na Série D, jogam-se também os seguintes jogos: Barreirense – Oriental; Vasco da Gama da Vidigueira – Vitória de Setúbal; Imortal – Real; Lusitano de Évora – Louletano; Serpa – Moncarapachense.

Fabril do Barreiro e Sintrense defrontaram-se ontem, em jogo antecipado desta 20ª jornada.

Águas do Alto Alentejo lança campanha “O esgoto não é caixote do lixo”

De forma errada e inconsciente depositamos muitas vezes nos lavatórios, lava-louças ou sanitas, restos de comida, óleos, cabelos, toalhitas, medicamentos, beatas de cigarros e tantos outros resíduos que acabam por ter um forte impacto no sistema de saneamento.

Para promover a alteração de comportamentos e uma maior consciencialização, a Águas do Alto Alentejo lança a campanha “O esgoto não é caixote do lixo”, que alerta para as consequências destas más práticas e dá a conhecer alguns dos objetos que são encontrados diariamente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) geridas pela empresa intermunicipal, que dificultam os importantes processos de tratamento da água.

Esta campanha, que será difundida através das plataformas digitais da empresa e de um flyer distribuído pelas habitações dos consumidores, alerta para o facto de que, devido às suas características e dimensões, a deposição de resíduos através da canalização provoca entupimentos domésticos e nas infraestruturas da rede de saneamento, em especial nas estações elevatórias e de tratamento de águas residuais, provocando a sua deterioração e comprometendo o processo de tratamento das águas, que visa evitar que a água contaminada seja lançada ao meio natural.

A Águas do Alto Alentejo é a entidade gestora do sistema intermunicipal de abastecimento de água e saneamento dos concelhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel. Faz parte dos compromissos da empresa promover hábitos conscientes, com o propósito de garantir a qualidade dos serviços de saneamento e tratamento de águas residuais, objeto central desta campanha, assente na colocação dos resíduos sólidos nos locais adequados, a fim de preservar a água e garantir a otimização na sua utilização.

Música sacra do Barroco Italiano no Vila Galé de Elvas

O Ciclo de Concertos “A Música Encanta o Património” está de regresso, para um conjunto de concertos nos próximos meses, em vários espaços emblemáticos de Elvas.

O primeiro acontece já este domingo, 18 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Igreja do antigo Convento de São Paulo, atual Hotel Vila Galé Colletion Elvas, sob o mote “Música Sacra do Barroco Italiano”.

Com a participação de um ensemble vocal “constituído por 20 cantores”, em que o cravo é o instrumento em destaque, Luís Zagalo, diretor da Academia de Música de Elvas e um dos responsáveis por este conjunto de espetáculos, explica que neste primeiro concerto apresenta-se “uma proposta diferente”, com repertório “pouco habitual”.

Neste espetáculo da Classe Pacense da Música Vocal dos Séc. XVII e XVIII, sob direção do maestro Santiago Pereira, serão apresentadas peças de compositores e músicos italianos “importantes”, como Verdi e Vivaldi.

A programação de “A Música Encanta o Património”, que agrega o património cultural e a música clássica, permitindo ao espectador conhecer o monumento e ao mesmo tempo assistir a um concerto, estende-se até agosto.

Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Academia de Música de Elvas, com acesso livre do público.

Entretanto, são já conhecidos os dois próximos espetáculos: a 15 de março, a Orquestra de Câmara Pianista Internacional apresenta “As Baladas de Chopin”, no auditório da Academia de Música de Elvas; seguindo-se, no dia 23 do mesmo mês, um espetáculo do Ensemble São Tomás de Aquino, na Igreja do Salvador. Todos os espetáculos têm início às 18 horas.

Câmara de Monforte atribui 37 bolsas de estudo de mil euros

O Município de Monforte entendeu, de modo a adequar as suas políticas sociais na área da educação à realidade socioeconómica concelhia, ser necessário regulamentar a Concessão de Bolsas de Estudo de modo a contribuir para o desenvolvimento educacional do concelho bem como proporcionar condições que promovam uma mais justa igualdade no acesso e frequência do ensino superior.

Desta forma, o Regulamento define os critérios de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior bem como todo o procedimento tendente à concessão das mesmas, pelo que o número de bolsas a atribuir e o montante das mesmas são estabelecidos, anualmente, em função do orçamento do município e, este ano letivo, foram concedidas Bolsas de mil euros a cada um dos 37 jovens residentes no concelho candidatos a este apoio financeiro.

A Câmara Municipal considera que “o progresso de um concelho está intimamente ligado ao desenvolvimento cultural e à formação da sua população e que no domínio da educação se tem assistido a um constante apelo à participação dos municípios na tarefa nacional de proporcionar melhores e maiores níveis de bem-estar às populações”, pelo que participa assim “ativamente no crescimento académico destes estudantes do Concelho, contribuindo de forma significativa para o sucesso de futuros profissionais mais qualificados”.

Kids EuroBEC Granfondo em Elvas com inscrições abertas

No próximo dia 16 de março, e no âmbito da segunda edição do EuroBEC Granfondo, que se corre entre Elvas, Campo Maior e Badajoz, no dia seguinte, a organização da prova promete uma tarde inesquecível para os mais novos, com a realização do Kids EuroBEC.

Com início às 17 horas, a iniciativa, destinada a crianças dos cinco aos 12 anos, em torno do ciclismo, conta com oferta de um bidon, uma medalha e uma tshirt, para além de lanche.

“Queremos promover o movimento para o ciclismo infantil, que é muito importante para a cidade e para os meninos”, começa por dizer Manuel Zeferino, diretor da Bike Services, entidade responsável pela organização do evento desportivo, em parceria com os três municípios da Eurocidade, dando conta que, no próprio dia do Granfondo, haverá caminhada aberta à participação de toda a população. “A caminhada parte, exatamente, depois de partir o Granfondo, e é destinada à população local e aos acompanhantes dos ciclistas”, acrescenta.

Quanto à segunda edição do EuroBEC Granfondo, Manuel Zeferino, que considera que a prova tem um “futuro grande” pela frente, revela que já estão inscritos “mais de mil” ciclistas.

As inscrições para o Kids EuroBEC Granfondo, que são gratuitas, podem ser feitas aqui.