A Tunapapasmisto, Tuna Mista do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a celebrar os seus 30 anos de existência, promove, nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, a 20ª edição do evento “Capotes Negros”.
Este encontro de tunas, de acordo com a presidente da Tunapapasmisto, Margarida Frade, ainda antes da celebração do aniversário em março, divide-se entre uma Noite de Serenatas, no dia 22, e uma Noite de Tunas, seguida de animação com DJ, no dia 23.
Recordar as memórias de todos os tunantes, que passaram por esta tuna, bem como dos estudantes do IPP está na base do tema das celebrações destes 30 anos de Tunapapasmisto: “30 anos de tuna, 20 edições de memórias”.
A Noite de Serenatas, a ter lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, com início às 21 horas, no dia 22, contará com a participação do Grupo Académico Serenatas de Portalegre. Já na noite de Tunas, com encontro marcado no Mercado Municipal de Portalegre, às 22 horas, no dia seguinte, participam, para além da tuna anfitriã, as Tuninfas (Tuna Feminina do IPP), a Enftuna (Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Portalegre), da TunaBebes (Tuna Mista da Universidade do Algarve), a VivanTuna (Tuna Mista de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação de Lisboa), a Quantunna (Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e a K&Batuna (Tuna Académica Mista de Coimbra).
Com este evento, garante a responsável, pretende-se promover “algo de diferente”, não só para os estudantes, mas também para a própria comunidade de Portalegre. Lembrando que foram muitos os estudantes que permitiram manter “viva” a tuna, Margarida Frade garante que estes foram, sobretudo, 30 anos de “resiliência”.
“Em relação ao aniversário, vai ser no dia 23 de março, em que vamos ter um almoço para os membros da tuna e alguns convidados, mas estamos também em pensar fazer algo mais virado para a comunidade”, revela a responsável.