Captura, sequestro e utilização de CO2 em seminário no dia 29

O  Strategics CCUS sobre captura, sequestro e utilização de CO2 na Bacia Lusitaniana, apresenta no próximo dia 29, sexta-feira, em seminário online, os resultados e conclusões deste ambicioso projeto que conta com a participação da Universidade de Évora.

Júlio Carneiro, professor do Departamento de Geociências e investigador no Instituto de Ciências da Terra, da Universidade de Évora, realça que “foram estudados cenários de implementação da tecnologia de captura, utilização e armazenamento de dióxido de carbono em oito regiões de sete países europeus, entre os quais a Bacia Lusitaniana em Portugal”, tendo a Universidade de Évora coordenado “os estudos de caraterização da capacidade de armazenamento geológico nas oito regiões-alvo e implementou os modelos para definição de redes de transporte de CO2”.

No caso específico de Portugal, a Universidade de Évora integrou, em conjunto com a CIMPOR, Universidade Nova e Direção-Geral de Energia e Geologia, a equipa que definiu os cenários de implementação da tecnologia CCUS no território nacional, debruçando-se essencialmente sobre as condições para transporte do CO2 e armazenamento geológico onshore vs. offshore na zona Oeste de Portugal.

Tal como anteriormente avançado, os roteiros resultantes do projeto vão incluir informação técnica, identificação das melhores práticas em questões como a aceitação social, e modelos de negócio para a captura, utilização e armazenamento de CO2. O principal objetivo é demonstrar que as tecnologias CCUS são viáveis e valiosas para cumprir os compromissos do Acordo de Paris sobre a ação climática, e designadamente o objetivo exigente já assumido por alguns países, entre os quais Portugal, de atingir a neutralidade carbónica em 2050.”

O Strategic CCUS é um ambicioso projeto de três anos financiado pela União Europeia, para apoiar o desenvolvimento da energia e da indústria de baixo carbono na Europa do Sul e do Leste, focado em oito regiões consideradas promissoras para a captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS). Pretendeu-se incentivar e apoiar iniciativas em cada região, produzindo planos de desenvolvimento local e modelos de negócio adaptados às necessidades da indústria.