Presente e futuro das demências junta profissionais em Campo Maior

“Pensar as Demências no presente e no futuro” foi o mote para encontro de profissionais da região, que teve como objetivo debater este tema e que decorreu esta tarde de quarta-feira, 27 de maio, em Campo Maior, onde foi também apresentado o Plano Regional para as demências da Região Alentejo.

Rosália Guerra, do Gabinete Alzheimer Maior da Santa Casa da Misericórdia, entidade organizadora, revela que “é com muita alegria” que voltam a realizar um encontro deste género, que, no fundo, “se dirige a profissionais da região que trabalham na área das demências e envelhecimento, e onde é feita uma reflexão sobre qual o caminho a seguir para continuar a cuidar bem e melhor das pessoas com demência”.

É preciso “estar à altura para cuidar de pessoas com demência, cada vez mais, dado que são doenças prolongadas, bastante desafiantes e queremos estar todos centrados naquilo que é o mais importante”, acrescenta.

Este encontro teve dois motes: por um lado a apresentação do plano regional para as demências e, por outro, discutir as boas práticas que já estão a ser levadas a cabo pelos profissionais. Tomar conhecimento das linhas orientadoras e as boas práticas, no que às demências diz respeito, é também outro dos objetivos, “mas cuidar de pessoas com demências é cuidar de pessoas; por isso, temos de estar centrados naquilo que é cuidar de uma pessoa”, remata Rosália Guerra.

Já o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, Luís Machado, revela que a instituição há muito tempo privilegia e trabalha o tema das demências, sendo um assunto “de toda a importância, está na ordem do dia, é transversal à sociedade e merece o interesse da sociedade em geral; por isso, estamos sempre que possível a chamar a atenção para ele”.

Na abertura da sessão, esteve presente a presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Maria Filomena Mendes, que destacou a importância deste encontro, não só pelo reencontro, depois da pandemia, mas também para fazer uma reflexão e criar uma rede, entre profissionais da área das demências. “Este encontro é extraordinariamente importante, porque podemos fazê-lo já com alguma normalidade e esse é um marco a celebrar, bem com realizar estes encontros que são fundamentais para refletir, avaliar as situações e criar redes, porque no Alentejo é importante que os profissionais se encontrem também para perceberem como partilhar as boas práticas”.

Relativamente ao Plano Regional, Maria Filomena Mendes afirma que “é de todo o interesse da ARS Alentejo ter uma estratégia integrada, em todas as áreas e que se torne num instrumento de visão para o futuro, nesta área, na região, porque temos uma população envelhecida e o facto de fazermos este encontro no Alto Alentejo é muito relevante e tentar perceber, com os efeitos da pandemia, como podemos revisitar o plano que já estava elaborado e precisa de ser reavaliado, algo que está em curso, bem como nos podemos adaptar e melhorar a nossa capacidade de resposta”.

A presidente do Conselho Diretivo da ARS do Alentejo recorda que existe um instrumento importante que é o PRR, assim como envolver todas as entidades, utentes e famílias, “melhorando a qualidade da resposta, em termos assistenciais, aos doentes com demência”.

A coordenadora, na ARS Alentejo, do Plano Regional para as demências, Graça Eliseu, adiantou que este plano se assume como “o reflexo do plano nacional, sendo necessário ajustar à realidade regional, quer do ponto de vista legislativo e das capacidades dos serviços e necessidades da população. Neste momento, estão a ser feitas as adaptações e reajustes necessário, após a pandemia e uma reestruturação e capacidades de resposta dos serviços e investimento”.

Para este plano, “é necessário envolver todas as ideias e a evidência científica, com as necessidades e saber até que ponto se adequa às respostas de cada serviço, o SNS ou respostas sociais e há uma competência acrescida das entidades, para que possam confluir num interesse comum, que é dar resposta às necessidades das pessoas”, remata Graça Eliseu.

“As demências são um assunto prioritário”, revela Catarina Alvarez, da Associação Alzheimer Portugal, adiantando que em Campo Maior estar a falar sobre este tema, no arranque dos planos regionais para as demências, é muito importante, mas neste momento “é preciso criar percursos de cuidados, articulados com os vários setores de saúde o setor social e capacitar os profissionais, para dar uma melhor resposta às pessoas com esta doença”

Já o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, destacou o importante papel da Santa Casa da Misericórdia, no concelho, no que diz respeito às demências, bem como “o grande acompanhamento e apoio prestado às famílias, um trabalho que deve ser feito com o utente, mas também com a família”, considerando “ser um enorme prazer receber esta iniciativa, em Campo Maior”.

A sessão decorreu no Centro Cultural, numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, através do gabinete Alzheimer Maior, e contou com mais de 80 profissionais na área das demências.