A nova unidade de produção da Fertiprado, nas Sochinhas, em Elvas, deverá entrar em funcionamento no próximo ano.
Num investimento “superior a cinco milhões de euros”, as obras do armazém, com seis mil metros quadrados, que servirá para “stocagem de matérias-primas e produtos acabados”, bem como para “a instalação de uma nova linha de inoculação e de produção de misturas de sementes”, segundo o gerente da empresa, Pedro Viterbo, devem começar “dentro em breve”, após os trabalhos de terraplanagem.
“Contamos que o armazém fique ainda pronto durante 2024 e que a unidade de produção vá sendo instalada, também ao longo deste ano, para começar a laboral em 2025”, adianta o responsável.
Quando questionado sobre a escolha de Elvas para a instalação desta nova unidade de produção, Pedro Viterbo, para além da dimensão do terreno, destaca a sua localização: “está muito perto da autoestrada e da linha do comboio, o que facilita, quer a chegada de matérias-primas, quer a saída dos produtos acabados para a exportação”. A exportação, garante ainda, é uma “componente importante” da atividade da Fertiprado: “exportamos mais de 40 por cento da nossa produção”, remata.
De recordar que a Fertiprado é sócia fundadora do InnovPlantProtect, laboratório colaborativo sediado em Elvas, que tem dedicado a sua atividade à proteção de plantas face a pragas e doenças.