Daniel Martinez vence 2ª etapa da Algarvia e é o novo camisola amarela

Foto: Volta ao Algarve

O colombiano Daniel Martinez (BORA-hansgrohe) venceu esta tarde de quinta-feira, 15 de fevereiro, a segunda etapa da Volta ao Algarve em Bicicleta, que ligou Lagoa ao Alto da Foia, na Serra de Monchique, e é o novo camisola amarela, da prova.

Daniel Martinez assumiu a Camisola Amarela Turismo do Algarve, com seis segundos de vantagem sobre Remco Evenpoel e 12 sobre Sepp Kuss, segundo e terceiro, respetivamente.

O colombiano passou a ser também dono da Camisola Água é Vida, da montanha. Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) perdeu a amarela, mas manteve Camisola Verde Crédito Agrícola, dos pontos, e o português António Morgado é o novo líder da juventude, tendo assumido a Camisola Branca IPDJ. Entre as equipas, lidera a BORA – hansgrohe.

Amanhã, 16 de fevereiro, a terceira etapa da Algarvia, com partida ao meio-dia, liga Vila Real de Santo António a Tavira, numa distância de 192,3 quilómetros.

Comédia “Um Casamento Maravilhoso” chega esta sexta-feira ao Auditório São Mateus

A comédia “Beautiful Wedding – Um Casamento Maravilhoso”, protagonizado por Dylan Sprouse, Virginia Gardner, Rob Estes, é o filme em exibição na noite desta sexta-feira, 16 de fevereiro, a partir das 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Numa continuação de “Beautiful Disaster – Um Desastre Maravilhoso”, Abby e Travis acordam após uma noite louca em Las Vegas e verificam que acabaram de se casar. Na companhia dos seus melhores amigos e com centenas de milhar de dólares ganhos ao póquer, o grupo viaja para o México, onde vão gozar de uma sumptuosa e louca lua de mel. Mas o caos persegue implacavelmente “Trabby” e eles terão de decidir se devem ficar juntos ou se o seu casamento é mais um desastre potencial.

Os bilhetes estão à venda na Ticketline e meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus.

“Compasso Sináptico” em exposição na Casa da Cultura até sábado

O artista elvense Luís Bastos tem em exposição, na Casa da Cultura de Elvas, várias de obras de pintura abstrata, que podem ser conhecidas, pelo público, até sábado, dia 17 de fevereiro.

Entre as várias peças de “Compasso Sináptico”, Luís Bastos destaca uma obra nova, com o mesmo nome da mostra, que integra, tal como as outras, a série “Sinapse”. “São algumas obras de uma série de 34 obras abstratas, num estilo muito dripping, mas com cores muito alegres e muito dinamismo, que fazem parte do meu espólio”, adianta, esperando que o seu trabalho possa ser apreciado pelo público e conduzir mais visitantes a Elvas.

As cerca de 15 obras encontram-se divididas entre a entrada da Casa da Cultura e a própria sala de exposições. “Temos ainda à entrada um conjunto de sete velas triangulares, que estão no teto, que são até de uma comissão de moradores de Sesimbra, que estão dentro do estilo e que se enquadraram muito bem no espaço”, revela.

Luís Bastos, que é natural de Elvas, mas que reside, desde a infância, em Sesimbra, garante ser um “grande orgulho” poder expor os seus trabalhos na Casa da Cultura. “É um momento muito especial e único, para mim e para a minha família”, diz ainda, agradecendo o convite que lhe foi endereçado pelo vereador Cláudio Monteiro.

Já Cláudio Monteiro, que destaca “a qualidade” das obras de Luís Bastos. É possível visitar a exposição das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas. No sábado, último dia, a mostra está disponível para visita entre as 10 e as 13 horas.

DRA do PCP apresenta manifesto eleitoral “O Alentejo tem futuro! Mais CDU, vida melhor”

A Direcção Regional do Alentejo do PCP realizou ontem, dia 14 de fevereiro, em todas as suas organizações regionais do Alentejo (Portalegre, Évora, Beja e Litoral Alentejano), conferências de imprensa para a apresentação do manifesto eleitoral “O Alentejo tem futuro! Mais CDU, vida melhor”, no âmbito das eleições legislativas de 10 de março.

Em Portalegre, o manifesto foi apresentado por Helena Neves, membro da DRA e do Comité Central do PCP, Diogo Serra, membro da DRA do PCP e mandatário do distrito de Portalegre da CDU e Fátima Dias, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre.

O manifesto para ler na íntegra:

“O Alentejo tem sido particularmente afectado pelas políticas de direita de desinvestimento público e na produção nacional, que têm fomentado a intensificação e financeirização da agricultura e o declínio populacional em consequência da degradação das condições de trabalho, de uma política de baixos salários e de precariedade e de encerramento de serviços públicos.

Apostando numa política alternativa, patriótica e de esquerda, que possibilite o desenvolvimento integrado e progresso social deste vasto território, o PCP e a CDU defendem que sim, o Alentejo tem futuro.

O Alentejo tem futuro com um projecto integrado de desenvolvimento, alicerçado em 12 elementos principais:

  1. Aumento geral dos salários e das pensões, fim da precariedade, condições centrais para o desenvolvimento do país e determinantes para a inversão do declínio populacional do Alentejo e para a fixação e captação de jovens.
  2. Avançar com a regionalização para uma verdadeira política de proximidade e descentralizada, com a reposição das freguesias extintas e o reforço dos municípios, e que disponibilize meios, competências e recursos para concretizar os projectos de que a região precisa.
  3. Criar um projecto integrado para o desenvolvimento do Alentejo, a partir de pelo menos 4 programas fundamentais que urge implementar: um plano de apoio à base económica, um programa de infraestruturas públicas, um plano estratégico para a zona de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e um programa estratégico de desenvolvimento territorial da área de Sines.
  4. Defender, valorizar e melhorar o Serviço Nacional de Saúde, melhorando as condições de trabalho e as carreiras dos seus profissionais e assegurando a construção e qualificação das estruturas de saúde e a ampliação da rede de cuidados continuados e a abertura de mais unidades de internamento.
  5. Apostar na educação pública e na cultura, promovendo o acesso de todos, valorizando e apoiando os seus agentes, realçando e potenciando Évora-27 Capital Europeia da Cultura e revertendo a extinção da Direcção Regional de Cultura.
  6. Colocar a ciência e a tecnologia ao serviço das populações o que passa pela promoção de uma política pública de investimento na investigação científica, combatendo a precariedade dos investigadores e a financeirização do sector.
  7. Qualificar o território com equipamentos públicos que promovam a qualidade de vida das populações e garantir o direito à habitação a custos acessíveis.
  8. Melhorar as vias de comunicação, garantindo que a mobilidade é efectivamente um direito das populações do Alentejo e uma realidade para o sector económico, concretizando investimentos concretos na rodovia, com o cumprimento do Plano Rodoviário Nacional 2000, e na ferrovia.
  9. Defender os recursos naturais e o ambiente, que passará por uma adequada gestão e defesa do solo, pela protecção do montado, por assegurar que a gestão da água permanece na esfera pública, por uma rede de infraestruturas hidráulicas com gestão pública, pela disponibilização de recursos para investimento no ciclo urbano da água e pelo desenvolvimento do sector energético.
  10. Colocar a agricultura ao serviço da região e do país, desenvolvendo-a de forma sustentável com objectivos centrais como a soberania alimentar, o desenvolvimento rural e o equilíbrio demográfico, através de uma política assente numa reforma agrária que altere profundamente a estrutura fundiária, na diversificação das culturas agrícolas, na valorização dos trabalhadores e das suas condições de trabalho e na criação de um programa de avaliação e controlo da utilização superintensiva do solo agrícola.
  11. Colocar os investimentos estruturantes, como o Alqueva, o Complexo de Sines, o Aeroporto de Beja e a Barragem do Crato/Pisão, ao serviço de todos, assegurando que os mesmos servem de âncora ao desenvolvimento da região.
  12. Diversificar a base económica da região, através dos recursos locais que têm de ser potenciados e também através do apoio ao comércio de proximidade, aos circuitos curtos de produção e comercialização.”

Academia Sénior de Estremoz apresenta “Almofadas com Amor”

A exposição “Almofadas com Amor”, foi inaugurada na tarde de ontem, em Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, no Posto de Turismo de Estremoz.

Disponível para visita até ao próximo dia 17 de março, a exposição conta com diversos trabalhos realizados pelos alunos da Academia Sénior de Estremoz.

Para além da inauguração, ontem foi ainda feito o sorteio de um “Cabaz de Amor”, com produtos cedidos pela pastelaria “O Fresquinho”, Dom Alentejo, Licores Caseiros de Josefa Calhordas, Rosamel e Maria Colaço.

Município de Vila Viçosa assina contrato de atribuição de habitação social

Na sequência do Concurso de Classificação para atribuição de habitação social, localizada na Estrada do Alandroal nº 24, em Bencatel foi, no dia 7 de fevereiro, assinado o contrato de arrendamento com Nádia da Conceição Rosado.

O presente contrato, em regime de renda apoiada, rege-se pela Lei nº81/2014, de 19 de dezembro, alterado e republicado pela Lei nº32/2016, de 24 de agosto, tendo este como objetivo apoiar as famílias que apresentam maior vulnerabilidade ao nível socioeconómico.

Alentejo regista crescimento turístico em 2023

Em 2023, o Alentejo viu um aumento homólogo de 20,9% nos hóspedes do estrangeiro, comparativamente ao ano anterior. As dormidas de estrangeiros também registaram uma subida impressionante de 18,5%, representando um terço (33%) do total de turistas que pernoitaram na região.

Comparando com o ano de 2019, considerado até então o melhor ano turístico, o número de hóspedes do estrangeiro em 2023 ultrapassou em 0,9% o de 2019, enquanto as respetivas dormidas cresceram 11,3%. Já os proveitos globais no Alentejo evidenciam uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento homólogo de 16,7% e um impressionante crescimento de 48,6% em relação a 2019, destacando a robustez e a recuperação do setor turístico na região.

No que diz respeito ao Top 5 de dormidas de estrangeiros, todos os mercados registaram um aumento em 2023. A Espanha mantém-se na liderança destacada, seguida dos Estados Unidos, da Alemanha, da França e do Brasil.

Comparando a performance turística do Alentejo com a atividade turística geral de Portugal, o país registou um crescimento homólogo de 19,1% no número de hóspedes estrangeiros e um aumento de 11,2% em relação a 2019. As dormidas de estrangeiros subiram 14,9%, e os proveitos globais de Portugal cresceram 20,1% face a 2023 e 40,2% quando comparado com o ano pré-pandemia.

Para Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, “estes resultados comprovam que o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico: crescemos em número de hóspedes, mas crescemos mais em dormidas e muito mais em proveitos. O crescimento sustentável verificado é fruto de um esforço coletivo entre o setor público e privado, que juntos trabalham para inovar e promover o Alentejo, garantindo experiências autênticas e memoráveis aos nossos visitantes”. Segundo o mesmo responsável, “estamos comprometidos em manter este caminho de crescimento, respeitando os valores da sustentabilidade e da preservação do nosso património único.”

Empresa de Roberto Cabral vence Wedding Awards na categoria de vídeo

A Hype Productions, de Roberto Cabral, venceu os Wedding Awards 2024 na categoria de vídeo, sendo o empresário elvense proclamado como um dos profissionais mais recomendados pelos casais no Casamentos.pt, plataforma líder em organização de casamentos e parte do grupo The Knot Worldwide.

Foram mais de 14.000 os fornecedores de casamentos registados no site, que concorreram para ganhar este aclamado título do setor, no decorrer da 11ª edição dos Wedding Awards, prémios promovidos pela Casamentos.pt.

Estes prémios baseiam-se nas opiniões deixadas pelos casais, ao longo do ano passado. A Hype Productions recebeu uma classificação de 4,9 de 5, determinada pelos casais que organizaram os seus casamentos e utilizaram os serviços ou produtos deste fornecedor.

A Hype Productions tem agora, na sua montra, o distintivo alusivo ao prémio, que servirá como um carimbo de qualidade para os milhares de casais que utilizam o Casamentos.pt para reservar e contratar os seus fornecedores de casamento.

Este ano, com o interesse contínuo por casamentos personalizados e exclusivos, estes prémios basearam-se em mais de 150 mil opiniões de casais do Casamentos.pt, um número que está a crescer de ano para ano.

Os prémios Wedding Awards estão divididos nas seguintes categorias: Espaços, Catering, Fotografia, Vídeo, Música, Carro dos noivos, Convites, Lembranças, Flores e Decoração, Animação, Bolos, Organizadores, Beleza e saúde, Ourivesaria, Lua de mel, Noiva e Acessórios, Noivo e Acessórios e Outros serviços.

A lista completa dos vencedores está disponível aqui.

Município de Elvas aprova tarifários da Aquaelvas

O Município de Elvas aprovou na tarde de ontem, quarta-feira, dia 14 de fevereiro, em sessão do executivo realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Tarifário para Resíduos Urbanos 2024, e o parecer e proposta de Tarifário da Aquaelvas.

Os documentos, aprovados com o voto contra da vereadora Tânia Rico, estabelecem os tarifários para o corrente ano.

Os eleitos aprovaram a atribuição de Diploma de Mérito Municipal Desportivo ao Clube de Futebol “Os Elvenses”, que assinalam este mês o seu centenário de fundação.

Aprovadas seis propostas de apoio económico, do Serviço de Apoio e Atendimento Social. A atribuição de subsídios aos Agrupamentos Escolares do concelho foi aprovada pelo executivo.

Aprovada a candidatura Radar Social, a informação social para pagamento de divida de renda de casa de forma faseada (3), com duas abstenções.

O executivo deliberou aprovar a substituição de camas adaptadas, solicitada pela Clepsidra.

Os eleitos aprovaram o Regulamento do Município de Elvas para atribuição de apoios económicos de caráter eventual a pessoas em situação de vulnerabilidade e de emergência social.

No âmbito da programação cultural foram aprovados o Ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, os Percursos pelo Património, o ciclo de workshops no MACE e no MAEE, as visitas guiadas especiais e teatralizadas ao Forte da Graça e ao Forte de Santa Luzia, a Comemoração do Dia Internacional da Poesia (21 de março), a abertura oficial da Semana da Leitura em Elvas a 18 de março, e a Comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos.

O Município de Elvas aprovou a participação na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024. Ratificada a adenda ao XXVI Carnaval Internacional de Elvas.

O executivo aprovou a parceria com a Rádio Elvas para emissão de passatempos do Cinema de Elvas, e a autorização para a filmagem de entrevista e captação de imagens de documentos do Fundo de Música Antiga na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo no âmbito da produção da série televisiva “Mestres e Sons Lusitanos”.

Os eleitos aprovaram a reafectação de subsídio à Associação Cultural Gota d’ Arte.

A proposta para manifestação de interesse para a criação da segunda Equipa de Intervenção Permanente a realizar em protocolo com a ANEPC e Associação B.V. de Elvas, foi aprovada.

Aprovadas as alterações ao Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Elvas e as alterações aos Regulamentos Municipais da Edificação e da Urbanização.

Aprovado o acordo coletivo de Empregador Público – Comissão Paritária.

O executivo aprovou, com uma abstenção, a Revisão Orçamental n.º 1.

Aprovadas as cedências seguintes:

– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço às Forças Armadas Portuguesas – A ratificar,

– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas N.º 2 de Elvas,

– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à ATAM (Associação de Trabalhadores da Administração Local) para a realização do 1.º Encontro Ibérico ATAM/COSITAL/2024 | Elvas/Badajoz,

– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço para a reunião da Assembleia Geral da FOP (Federação de Ornitologia Portuguesa),

– do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas para a realização do Torneio Dr. João Bugio,

– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para a realização do Badajoz Elvas Throwdown,

– do Forte de Santa Luzia ao Agrupamento de Escuteiros n.º 297 de Algés,

– da sala de exposições temporárias do MAEE à Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses,

– de transporte para “O Elvas” CAD,

– do Pavilhão desportivo Municipal de Elvas à PSP de Elvas,

– do pavilhão desportivo municipal para Estágio de Aikido,

– das piscinas municipais cobertas ao Corpo de Escuteiros 158,

– da pista de atletismo do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas à Associação de Atletismo de Portalegre,

– de balneários do Estádio Municipal de Atletismo, para o XI Corta-Mato Cidade de Elvas “Memorial a António Leitão”,

– do Campo Patalino do Estádio Municipal, para o V Torneio de Futebol 7, Dr. João Bugio.

Atribuídos apoios à Associação Empresarial de Elvas e Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira.

IL apresenta candidatos por Portalegre às legislativas de março

João Leal da Costa

A Iniciativa Liberal (IL) apresenta amanhã, sexta-feira, 16 de fevereiro, os candidatos pelo círculo eleitoral de Portalegre às Eleições Legislativas de 10 de março.

O cabeça de lista do partido, nestas eleições, por Portalegre, é João Leal da Costa.

A apresentação, que será seguida de uma conferência de imprensa, decorre na sede da
União de Freguesias de Sé e São Lourenço, em Portalegre, a partir das 17 horas.

CIMAA promove workshop do projeto “Alimenta Sã” na EHTP

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) é uma das entidades parceiras do projeto “Alimenta Sã”, e foi nessa condição que esteve representada no seu mais recente workshop: “Dicas e truques para uma alimentação saudável – Afinal… Somos o que comemos”, que decorreu na passada quinta-feira, 8 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Numa sessão bastante participativa, foram apresentados alguns números que fundamentam a necessidade da existência de uma iniciativa com estas características, de extrema importância para a promoção de hábitos de alimentação saudáveis para as crianças e jovens, tal como alguns truques e dicas com vista a alcançar esse objetivo.

Juntamente com os Grupos de Ação Local, a Associação para o Desenvolvimento Rural do Norte Alentejo e a Leadersor, a CIMAA integra este projeto que tem como objetivos principais: aumentar a literacia alimentar, capacitar para uma alimentação saborosa, saudável, económica e sustentável; aumentar a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, consciencialização pública sobre as vantagens e relevância das cadeias curtas de abastecimento nos processos de desenvolvimento local; adotar uma estratégia de comunicação que induza às mudanças de comportamentos e atitudes; promover uma articulação institucional funcional e operativa entre os parceiros com vista à prossecução dos objetivos do projeto.

Orquestras do Alto Alentejo em concerto sábado no CAEP

“Orquestras do Alto Alentejo em concerto” é o evento que tem lugar no sábado, 17 de fevereiro, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), pelas 21 horas.

Sob o mote “Uma Viagem pela Lusofonia”, estarão juntas em palco duas das três Orquestras da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre: a Orquestra Ligeira do Alto Alentejo e a Orquestra de Sopros do Alto Alentejo.

A entrada no evento é gratuita.

Carro assaltado na Avenida de São Domingos em Elvas

Um carro foi assaltado na madrugada desta quinta-feira, 15 de fevereiro, na Avenida de São Domingos, junto à Fundação António Gonçalves, em Elvas, onde se encontrava estacionado.

Depois de partirem o vidro do veículo, os assaltantes levaram “cerca de dois mil euros em material de trabalho, entre eles, um amplificador e uma viola”, refere o proprietário, Mário Gonçalves.

Mário Gonçalves, numa publicação nas redes sociais, lamenta que “isto continue a acontecer na nossa cidade. São roubos e assaltos frequentemente. Até quando vamos continuar a assistir a estes atos de puro vandalismo e maldade, onde estes bandidos continuam impunes”, questiona-se.

O proprietário do veículo apela a quem tenha visto ou ouvido alguma coisa, e “caso não queira dar a cara”, que o contacte por mensagem privada.

“Preciso mesmo da vossa ajuda. Além do prejuízo enorme na viatura, sem o meu material eu não consigo trabalhar”, refere ainda.

“O Elvas” defronta o Juventude de Évora no domingo

“O Elvas” desloca-se no domingo, 18 de fevereiro, ao campo do Juventude de Évora para o jogo da 20ª jornada do Campeonato de Portugal, Serie D.

O jogo, que conta com transmissão em direto na Rádio ELVAS, tem início marcado para as 15 horas.

À mesma hora, na Série D, jogam-se também os seguintes jogos: Barreirense – Oriental; Vasco da Gama da Vidigueira – Vitória de Setúbal; Imortal – Real; Lusitano de Évora – Louletano; Serpa – Moncarapachense.

Fabril do Barreiro e Sintrense defrontam-se no sábado, dia 17, em jogo antecipado desta 20ª jornada.

Câmara de Elvas atribui diploma de mérito ao CF “Os Elvenses”

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, descerrou, ao final da manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro, a placa comemorativa do centenário do Clube de Futebol “Os Elvenses” e entregou aos atuais dirigentes da coletividade um diploma de mérito.

Começando por lembrar aqueles que foram “capazes de levar por diante este grande projeto”, bem como os atletas que vestiram, ao longo deste tempo, a camisola do clube, Rondão Almeida não tem dúvidas de que estes cem anos “deram muito trabalho a todos aqueles que lutaram, para que ‘Os Elvenses’, ainda hoje, sejam uma referência no desporto na cidade”. Além da “excelente direção que tem”, o clube conta também com “um corpo técnico de qualidade e com mais de uma centena de jovens na área da formação”.

Nesta ocasião, a Câmara Municipal de Elvas, através do presidente, quis atribuir ao clube um diploma de mérito, “pelo trabalho desenvolvido ao longo destes cem anos”.

De recordar que este dia de celebração do aniversário de “Os Elvenses” começou cedo, com o içar da bandeira, na sede da coletividade, na Rua de Évora (ver aqui), seguido de missa, por alma de sócios e atletas falecidos, na Igreja do Salvador.

Comissão Europeia financia tradução literária e promoção de livros

Estão abertas as candidaturas, até dia 16 de abril, à linha de financiamento, da Comissão Europeia, para Circulação de Obras Literárias Europeias.

O objetivo passa por fornecer apoio financeiro para traduzir, publicar e distribuir obras de ficção como romances, contos, teatro, peças de rádio, poesia, banda desenhada, literatura para jovens adultos, entre outros, para as línguas oficiais dos países participantes no Europa Criativa.

As candidaturas podem ser feitas por uma entidade ou em consórcio de entidades activas como editoras, festivais de literatura, feiras do livro, bibliotecas, livrarias.

No mínimo devem ser candidatadas cinco obras literárias, que neste caso recebem um financiamento de até 100 mil euros. No caso de serem submetidas mais de dez obras, o valor é de até 200 mil e mais de 21 obras, de até 300 mil euros.

Tudo para saber sobre este tema, no programa “Espaço Europa”, desta semana, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo,. que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Município de Borba na apresentação de campanha contra a violência

O Município de Borba, representado pela vereadora Sofia Dias, marcou presença ontem, quarta-feira, 14 de fevereiro, no Centro de Congressos do Estoril para a apresentação de uma campanha contra a violência ao longo do ciclo de vida.

“Não se aceita, ponto!” trata-se de uma campanha nacional de prevenção, que representa um marco no trabalho efetuado em rede e estabelece a base para o envolvimento e participação ativa de todos na prevenção da violência, uma realidade que atinge e afeta a nossa sociedade transversalmente.

Universidade Sénior de Monforte festejou o Carnaval

A Universidade Sénior de Monforte festejou, na passada sexta-feira, 9 de fevereiro, o Carnaval.

Na iniciativa todos aqueles que frequentam a Universidade Sénior puderam participar no baile de máscaras, num momento de convívio entre todos.

Fotos: município Monforte

Dia de São Valentim celebrado nos restaurantes de Campo Maior

De forma a assinalar o Dia de São Valentim, o Município de Campo Maior associou-se a alguns restaurantes e snack-bar do concelho.

A vereadora São Silveirinha, durante a manhã de 14 de fevereiro, entregou algumas lembranças aos estabelecimentos que aderiram a este pequeno gesto de amor.

Os rstaurantes foram os seguintes: Azeitona Tapas Bar, Cafetaria J, Cozinha do Mercado, Pastelaria Ibérica, Restaurante O Faisão, Restaurante O Tarro, Restaurante Primavera, Restaurante Raízes do Alentejo, Restaurante Trindade, São Pedro Restaurante, Skala, Taberna O Ministro, Tallentus, Tasca da Nicole.

Serviço de Ação Social e Saúde de Vila Viçosa reforçado e com novas instalações

Foto: Município de Vila Viçosa

Vila Viçosa conta, desde o mês passado, com um novo espaço dedicado às áreas de Ação Social e Saúde.

Com a transferência de competências do Estado para a autarquia, revela o presidente da Câmara, Inácio Esperança, a equipa técnica do município nestas duas áreas cresceu, sendo que este espaço surgiu da necessidade de se conseguir “servir melhor as pessoas”.

“É um espaço que não existia. Quando chegámos à Câmara Municipal, tínhamos uma assistente social para todo o concelho, que não tinha nenhum gabinete específico para atendimento às pessoas”, começa por explicar o autarca, assegurando que, depois da transferência de competências e o crescimento da equipa técnica, foi necessário encontrar um espaço “para atender condignamente os munícipes”.

Com o objetivo de promover “o bom atendimento, a resolução de problemas das pessoas e uma melhor qualidade de vida”, a par da inauguração do espaço, a autarquia adquiriu ainda uma viatura, destinada à equipa de ação social, “para as suas deslocações pelo concelho e para as idas a formações e reuniões”.

A equipa é composta por oito profissionais: cinco técnicos da área social, duas técnicas da área da saúde e uma assistente técnica. Este novo espaço de Ação Social e Saúde do Município de Vila Viçosa encontra-se Rua Dr. Gomes Jardim, tendo sido inaugurado a 18 de janeiro.

Em festa, “Os Elvenses” celebram o seu centenário

O Clube de Futebol “Os Elvenses”, a primeira filial de “Os Belenenses”, celebra esta quinta-feira, 15 de fevereiro, e ao longo do fim de semana, os cem anos desde a sua fundação.

Ainda antes dos vários jogos de futebol programados para sábado e o almoço convívio de domingo, esta manhã, e a par de uma missa por alma de sócios e atletas falecidos, na Igreja do Salvador, realizou-se o tradicional hastear da bandeira, na sede do clube, na Rua de Évora, no centro histórico de Elvas. Na entrada da sede, está agora afixada uma placa comemorativa do centenário, descerrada por ocasião deste aniversário.

Manuel Martins, que diz ser “uma honra” ser o presidente da direção na “passagem dos cem anos do clube”, revela que, no sábado, vão entrar em campo as equipas de Benjamins Sub-11, que recebem o Atlético de Arronches, e de Iniciados, que defrontam o “Gavionenses”. “À tarde, temos um jogo de veteranos”, revela ainda, dando conta que os Infantis Sub-12 vão a Monforte.

No domingo, o almoço convívio destinado a direção, atletas, equipa técnica, sócios e convidados, no Solar dos Chorões, tem início às 13 horas.

O Clube de Futebol “Os Elvenses” foi fundado a 15 de fevereiro de 1924.

Renovada zona desportiva de Arronches já abriu ao público

A renovada zona desportiva de Arronches, com campos de padel, courts de ténis, ginásio ao ar livre e zona de lazer, já abriu ao público, depois de terminadas as obras de requalificação.

Esta, que era uma obra “muito desejada há bastante tempo”, revela o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, foi concluída antes do previsto. “Está disponível para o público, para as pessoas que são de Arronches e para aqueles que nos queiram visitar e fazer um bocadinho de exercício físico nesta zona”, assegura.

Lembrando que, depois desta obra, aqueles que querem caminhar ou correr têm agora um sítio indicado para o fazer “em segurança”, João Crespo dá conta que em causa está um investimento de cerca de 250 mil euros.

Toda a zona desportiva é de utilização livre, à exceção dos campos de padel e dos courts de ténis, sendo que os interessados devem proceder a inscrição prévia, na receção do Estádio Municipal Francisco Palmeiro. Entretanto, e para esse efeito, o Município de Arronches pretende criar uma plataforma própria.

Imagens: Município de Arronches

Ferido leve em despiste de automóvel em Campo Maior

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros resultou, na noite de ontem, 14 de fevereiro, na Estrada Nacional 371, à saída de Campo Maior, num ferido leve.

A vítima do acidente, um homem de 32 anos, de acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil, foi transportada ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O alerta para o acidente foi dado às 22h54. Para o local, foram mobilizados cinco operacionais, entre Bombeiros de Campo Maior e GNR, apoiados por duas viaturas.

Conversa de artista e workshop com Ângela Dias no espaço.arte esta sexta-feira

Tendo por base a exposição “Pontos de Luz”, da autoria de Ângela Dias, o município de Campo Maior promove, amanhã, sexta-feira, dia 16 de fevereiro, uma “Conversa de Artista” sobre esta mostra, no espaço.arte.

Esta conversa, direcionada a todos os interessados, e em particular ao público escolar, aborda “a exposição, bem como a temática e técnicas utilizadas na pintura das obras, seguindo-se uma visita guiada,” explica a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha.

Depois desta conversa com a artista, acrescenta São Silveirinha, segue-se um workshop, “uma das novidades implementada este ano pelo município”, com todos os participantes, em que Ângela Dias irá explicar “todo o processo que levou à criação exposição e em que os participantes têm a possibilidade de desenvolver um trabalho orientado pela artista”.

O início desta “Conversa de Artista” com Ângela Dias, está marcada, amanhã, para as 14.30 horas.

Construção de ramal em Borba obriga a corte de água

Devido a uma intervenção na rede de água em Borba, para execução de ramais na Rua Mateus Pais, informa a Câmara Municipal, há necessidade de interromper, esta quinta-feira, 15 de fevereiro, o abastecimento de água em duas ruas da cidade.

O abastecimento vai estar cortado na Rua Combatentes do Ultramar e na Rua Mateus Pais, desde o cruzamento com a Rua Marquês de Marialva e o cruzamento com a Rua São João de Deus.

Os trabalhos tinham hoje início previsto às 8 horas. “Pedimos desculpa pelo incómodo causado”, diz a autarquia.

Unidade de produção da Fertiprado em Elvas entra em funcionamento em 2025

Pedro Viterbo, gerente da Fertiprado

A nova unidade de produção da Fertiprado, nas Sochinhas, em Elvas, deverá entrar em funcionamento no próximo ano.

Num investimento “superior a cinco milhões de euros”, as obras do armazém, com seis mil metros quadrados, que servirá para “stocagem de matérias-primas e produtos acabados”, bem como para “a instalação de uma nova linha de inoculação e de produção de misturas de sementes”, segundo o gerente da empresa, Pedro Viterbo, devem começar “dentro em breve”, após os trabalhos de terraplanagem.

“Contamos que o armazém fique ainda pronto durante 2024 e que a unidade de produção vá sendo instalada, também ao longo deste ano, para começar a laboral em 2025”, adianta o responsável.

Quando questionado sobre a escolha de Elvas para a instalação desta nova unidade de produção, Pedro Viterbo, para além da dimensão do terreno, destaca a sua localização: “está muito perto da autoestrada e da linha do comboio, o que facilita, quer a chegada de matérias-primas, quer a saída dos produtos acabados para a exportação”. A exportação, garante ainda, é uma “componente importante” da atividade da Fertiprado: “exportamos mais de 40 por cento da nossa produção”, remata.

De recordar que a Fertiprado é sócia fundadora do InnovPlantProtect, laboratório colaborativo sediado em Elvas, que tem dedicado a sua atividade à proteção de plantas face a pragas e doenças.

Sessão sobre igualdade de género no pós-25 de Abril em Borba

O Município de Borba, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a Associação “Ser Mulher” e o Agrupamento de Escolas de Borba promovem esta quinta-feira, 15 de fevereiro, uma sessão informativa sobre o tema “O 25 de Abril e as suas conquistas para a igualdade”.

Com a atividade, destinada a alunos do 3º Ciclo e PIEF, pretende-se “clarificar os jovens sobre a conquista da mulher de um lugar digno na sociedade, bem como alertar para as desigualdades ainda existentes entre homens e mulheres”, revela o Município de Borba.

As sessões decorrem ao longo de todo o dia no auditório do Agrupamento de Escolas de Borba.

Gerben Thijssen vence primeira etapa da Volta ao Algarve

O belga Gerben Thijssen, da equipa da Intermarché-Wanty, venceu ontem, 14 de fevereiro, a primeira etapa da edição 50 da Volta ao Algarve.

O jovem ciclista de 25 anos percorreu a distância de 200,8 quilómetros, entre Portimão e Lagos, com um tempo de quatro horas, 52 minutos e quatro segundos.

Gerben Thijssen explodiu para a vitória com um sprint poderoso nos últimos metros, tendo superado Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost) e Jordi Meeus (BORA-hansgrohe), segundo e terceiro, respetivamente.

Rui Oliveira foi o corredor português melhor classificado nesta primeira etapa, na sexta posição, seguindo de Luís Mendonça, no nono lugar, ambos a um segundo do vencedor.

Hoje, a segunda etapa da Algarvia, com partida ao meio-dia, liga Lagoa e o Alto da Foia, na Serra de Monchique, numa distância de 171,9 quilómetros. A meta coincide com uma contagem de montanha de 1.ª categoria.

Classificação desta primeira etapa: 

1.º Gerben Thijssen, Bel (Intermarché-Wanty), 4:52.04 horas (média: 41,045 km/h).

2.º Marijn van den Berg, Hol (EF Education-EasyPost), m.t.

3.º Jordi Meeus, Bel (BORA-hansgrohe), m.t.

4.º Lars Boven, Hol (Alpecin-Deceuninck), m.t.

5.º Arnaud Démare, Fra (Arkéa-B&B Hotels), m.t.

6.º Rui Oliveira, Por (UAE Emirates), m.t.

7.º Jasper Stuyven, Bel (Lidl-Trek), m.t.

8.º Kim Heiduk, Ale (INEOS Grenadiers), m.t.

9.º Luís Mendonça, Por (Sabgal-Anicolor), m.t.

10.º Casper van Uden, Hol (dsm-firmenich), m.t.