“Pobres Criaturas”, do cineasta Yorgos Lanthimos e da produtora Emma Stone, é o filme em exibição na noite desta sexta-feira, 9 de fevereiro, a partir das 21h30, no Auditório São Mateus, em Elvas.
Retrata a história de Bella Baxter, “uma jovem trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista, Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Faminta pelo mundo que a rodeia, Bella foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e pervertido, numa aventura turbulenta pelos continentes. Livre dos preconceitos da sua época, Bella cresce firme no seu propósito de defender a igualdade e a libertação”.
Os bilhetes estão à venda na Ticketline e meia hora antes da sessão, na bilheteira do Auditório São Mateus.
“As Cores de Abril” são o mote para os desfiles de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Fronteira, a ter lugar amanhã, sexta-feira, 9 de fevereiro, quer em Fronteira, quer em Cabeço de Vide.
Em Cabeço de Vide, o desfile tem início às 10 horas e em Fronteira às 14h15.
No caso de não ser possível a realização dos desfiles de Carnaval pelas ruas, revela o Município de Fronteira, devido às previsões meteorológicas, em alternativa, o desfile de Carnaval em Cabeço de Vide será no Salão do Albergue e o desfile de Carnaval em Fronteira no Pavilhão Municipal Gimnodesportivo.
Um homem de 43 anos foi detido, na passada terça-feira, 6 de fevereiro, no concelho de Nisa, por violência doméstica.
“No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência psicológica e física contra a vítima, o seu pai de 67 anos. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR.
Detido por militares do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas da GNR, o homem foi ontem, dia 7, presente a tribunal, em Nisa, Nisa, onde lhe foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.
“A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva”, lembra ainda a GNR.
A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:
Os agricultores espanhóis continuam as suas ações de protesto, pelo terceiro dia consecutivo.
Na vizinha Estremadura, os cortes de estrada verificaram-se longe da fronteira, a norte na província de Cáceres, em dois locais perto de Moraleja e um em Plasensia; e na província de Badajoz, em Valverde de Leganés, Almendral e Santa Marta e na zona de Mérida, em La Nava de Santiago.
Nesta quinta-feira registaram-se os primeiros incidentes sérios com a Guarda Civíl que está a barrar a todo o custo o corte de autoestradas, tendo um dos agentes da Unidad de Seguridad Ciudadana (Corpo de Intervenção) sido atingido na cara por um pau lançado pelos manifestantes à saída de Zafra. O Guarda Civil foi transportado ao Hospital de Zafra.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, participou na sessão de Sharing Knowledge integrada no evento “Innovation Day” – Dia da Inovação, realizado a 25 de janeiro na Hub de Inovação da Capgemini Portugal, em Évora.
Um momento gratificante de partilha de informação e conhecimento, no qual também participaram os representantes das Câmaras Municipais de Cascais e Évora.
No foco da discussão estiveram os principais desafios destes territórios, as diferentes abordagens para resolução de problemas do território, a importância da criação de modelos de governança inovadores e da criatividade e inovação como motores para o desenvolvimento sustentável, transversal a todos os setores.
A Aquaelvas informa que, no dia 21 de fevereiro, se prevê um corte no abastecimento de água ao aglomerado populacional de Vila Boim.
Esta interrupção, que está previsto decorrer entre as 8 e as 13 horas, deve-se à empreitada de construção da adutora Elvas Monforte, onde está prevista a 2ª fase, que visa separar a conduta adutora Vila Boim – Terrugem, da conduta que alimenta a rede de distribuição de Vila Boim, por parte da EPAL.
O desfile de Carnaval de Vila Viçosa, marcado para o próximo domingo, 11 de fevereiro, devido à previsão de chuva, foi adiado para o sábado seguinte, ou seja, dia 17.
A informação foi avançada por Miguel Ventura, responsável de comunicação da Associação Calipofoliões, a entidade organizadora deste desfile.
De recordar que, segundo a organização, este desfile será “o maior de sempre”, com 22 grupos e cerca de 600 participantes e terá ainda como rei o cantor Sérgio Rossi.
Devido à previsão de chuva, a Câmara Municipal de Elvas viu-se obrigada a alterar a realização do corso infantil de amanhã, sexta-feira, 9 de fevereiro, das ruas do centro histórico da cidade para o coliseu.
“Tínhamos o plano A e o plano B, mas, infelizmente, temos de optar pelo plano B, que é aquele que menos gostamos, mas vai ter de ser, porque há um grande risco de haver muita chuva e as nossas crianças não merecem sair à rua, ficar todas molhadas e cheias de frio”, revela a vice-presidente do Município de Elvas, Anabela Cartas.
Garantindo que “está tudo organizado, com muita segurança, para que tudo corra bem”, Anabela Cartas adianta que todas as crianças serão transportadas pela autarquia até ao coliseu.
No coliseu, revela ainda a vice-presidente, as crianças, a partir das 10 horas, terão, igualmente, “oportunidade de desfilar”, bem como a assistir a um espetáculo.
Está dado o pontapé de saída nas comemorações carnavalescas em Elvas, depois de cumprido, na manhã desta quinta-feira, 8 de fevereiro, mais um desfile de “compadres e comadres”, entre a Escola Secundária D. Sancho II e a Praça da República.
Num desfile muito animado, em se destaca a troca de quadras entre compadres e comadres, participaram, para além dos alunos da secundária elvense, também alguns alunos da Universidade Sénior. Em conjunto, realizaram os habituais “confrontos” verbais no Largo da Misericórdia, junto à estátua de D. Manuel I.
“Este ano, de forma surpreendente, temos quase o dobro das pessoas: se no ano passado, tivemos 200 pessoas, este ano temos 400 ou mais, porque temos duas procissões muitos grandes, da parte dos compadres e das comadres”, revela o professor Carlos Beirão, presidente da direção da ARKUS, que destaca ainda a presença de cerca de 30 alunos da Universidade Sénior, que estão agora, e depois da pandemia, de regresso a esta festa.
Terminando o desfile, na Praça da República, onde as Roncas d’Elvas e o grupo de Desporto da escola secundária tiveram oportunidade de divertir os presentes, com as suas atuações, foi recuperada uma outra tradição: a de servir o cozido de grão, “com muita farinheira” a cerca de cem pessoas.
As celebrações de Carnaval prosseguem amanhã em Elvas, com o desfile das crianças das escolas de primeiro ciclo do concelho, pela manhã, e com a gala coreográfica de apresentação dos grupos, à noite. Ambas as iniciativas terão lugar no coliseu da cidade.
Centenas de crianças das escolas do concelho de Vila Viçosa saíram à rua na manhã desta quinta-feira, 8 de fevereiro, para o desfile de Carnaval, que se concentrou essencialmente, na Praça da República, espalhando a alegria e animação próprias desta época.
Para o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, “é sempre uma alegria ver as crianças de todos os níveis de ensino do concelho, festejar o Carnaval, desfilar e confraternizar com as suas famílias”. Tiago Salgueiro esparanda ainda que o tempo possa ajudar à realização do corso marcado para domingo, caso contrário, “será encontrada uma alternativa”.
Este desfile teve como mote a reciclagem e sustentabilidade, pelo que a maioria dos fatos foi elaborado a partir de materiais reciclados e evocava a necessidade do ato de reciclar, e de sermos mais sustentáveis, bem como da proteção dos oceanos e de algumas espécies.
As inscrições para o programa “Europa na Escola – formação para professores”, estão abertas até dia 15 deste mês. Este programa resulta de uma cooperação entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, a Direção-Geral de Educação e o Centro de Informação Jacques Delors.
Este programa, com ações de curta duração online, destina-se a professores desde o 1º ciclo ao ensino secundário e profissional, tendo como objetivo para ajudá-los a percorrer os guias informativos sobre propostas de aulas e atividades no que
à cidadania diz respeito.
Tudo para saber sobre este tema, no programa desta semana “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:
Arnaldo Moura, utente do Lar Júlio Alcântara Botelho, em Elvas, está desaparecido desde ontem, quarta-feira, 7 de fevereiro.
Segundo a instituição, o idoso “ausentou-se durante o período da manhã”, sendo que, até ao momento, ainda não regressou ao lar.
Ao dia de ontem, Arnaldo Moura, que é “alto e magro”, vestia “um casaco verde tropa, umas calças castanhas, uns ténis vermelhos e levava consigo um saco de plástico verde”.
“Pedimos a todos a vossa colaboração caso seja visto”, apela a instituição, localizada na Rua Martim Mendes, nº 8, no centro histórico de Elvas, devendo esta ser contactada pelo número 268 622 721.
“A escola dos nossos avós” em destaque no Carnaval de Arronches, “A escola dos nossos avós” é o tema escolhido para edição deste ano do desfile de Carnaval em Arronches, que decorre amanhã, sexta-feira, 9 de fevereiro.
O presidente da Câmara, João Crespo, lembra que a vila “não tem uma grande tradição de carnaval”, pelo que é realizado um corso, este ano com cerca de 150 participantes, que envolve não só “o agrupamento de escolas, mas também as instituições do concelho”. João Crespo acredita que será um corso “bastante animado e que a manhã se sexta-feira será bastante animada em Arronches”.
Este tema, escolhido pelo agrupamento, sendo que cabe ao município “assegurar toda a parte logística do evento, bem como na confeção dos fatos”.
Desfile de Carnaval em Arronches, marcado para sexta-feira, às 10.30 horas, no pavilhão desportivo municipal.
Na tarde de ontem, quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024, foi escrita uma página muito importante na história de “O Elvas” Clube Alentejano de Desporto, um clube já de si com uma génese ímpar no panorama associativo nacional, pois é resultante da fusão das filiais dos dois grandes de Lisboa, em 1947, o Sporting Elvense e o Sport Lisboa e Elvas.
No escritório do notário Dr. Luís Meruje, foi constituída a Sociedade Anónima Desportiva, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos (CAD) Futebol SAD, com um capital social inicial de 120 mil euros, tendo como acionistas:
– Loyzo Technology GmbH, uma empresa suíça, situada na cidade de Baar, no cantão de Zug, liderada por Vincenzo Caci, com 86% do capital social;
– “O Elvas” Clube Alentejano de Desporto, com 5% do capital, na SAD, valor proveniente de um donativo da Loyzo;
–Ricardo Sereno Fonseca, com 3%. Este elvense foi fundamental na criação da SAD, como elo de ligação entre os investidores e o clube;
–Mike Leigh, com 3%; e
–Joaquim Miguel Silva, também com 3%.
Todos os acionistas estão representados na Administração, sendo o presidente do clube, Hugo Mimoso, o administrador nomeado, já anteriormente, em Assembleia Geral.
Na constituição da SAD, “O Elvas “ teve a ajuda do advogado Caldeira Fernandes.
Quais foram os atrasos de última hora
Ontem, houve questões de última hora que se prenderam com a dívida à Federação Portuguesa de Futebol, relativos ao acordo do “totonegócio”, dado que ainda há cerca de 110 mil euros por pagar e a FPF retém todas as verbas, nomeadamente prémios de participação nos Campeonatos e Taça de Portugal. A partir de agora esses valores que passam a ser da SAD, transformam-se numa dívida do clube “O Elvas” à SAD.
Despesa da época até ao momento
Os valores da despesa da atual época desportiva, em que a equipa milita no Campeonato de Portugal Série D, e que ascende a cerca de 400 mil euros, são considerados a título de donativo por parte dos acionistas.
Projetos futuros
Os acionistas que agora criaram a SAD demonstraram interesse no desenvolvimento de um projeto que possa levar a equipa aos campeonatos profissionais, tendo num horizonte, a quatro anos, um valor de investimento significativo.
Também ao nível das infraestruturas, no campo Patalino poderão realizar-se duas melhorias significativas, uma na instalação de um novo relvado natural e uma outra numa academia/centro de treinos para os mais jovens, sendo necessária a colaboração da Câmara Municipal de Elvas, parceiro fundamental e dona do estádio.
A Piscina Municipal de Estremoz estará encerrada entre os dias 10 e 18 de fevereiro, informa o município, que adianta que aproveitará a interrupção letiva para a substituição de toda a iluminação deste espaço, que passa a ser feita com lâmpadas LED.
A maior durabilidade das lâmpadas LED, a redução do consumo de energia, o equilíbrio da cor e a intensidade da luz, revelam-se fatores determinantes para esta alteração e uma mais-valia para o ambiente.
Na segunda-feira, dia 19 de fevereiro este espaço reabrirá ao público.
Tendo por base a exposição “Pontos de Luz”, da autoria de Ângela Dias, o município de Campo Maior promove, no dia 16 deste mês, uma conversa de artista sobre esta mostra, no Espaço.arte.
Esta conversa, direcionada a todos os interessado e, em participar ao público escolar, aborda “a exposição, bem como a temática e técnicas utilizadas na pintura das obras, seguindo-se uma visita guiada,” explica a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha.
Depois desta conversa com a artista, acrescenta São Silveirinha, segue-se um workshop, “umas das novidades implementada este ano pelo município”, com todos os participantes, em que Ângela Dias irá explicar “todo o processo que levou à criação exposição, em que os participantes têm a possibilidade de desenvolver um trabalho, orientado pela artista”.
Conversa de artista e workshop com Ângela Dias, a autora da exposição “Pontos Luz”, no dia 16 deste mês, pelas 14.30 horas.
A empresa elvense Apeco – Agropecuária Coelheirinhas, produtora de Iogurtes DaVaca Laticínios do Monte, venceu a menção honrosa, na categoria de “Inovação Produto”, da 12ª edição do Prémio Nacional de Agricultura.
No total foram submetidas 1300 candidaturas, sendo que foi a empresa elvense a receber esta menção.
De recordar que o Prémio Nacional de Agricultura tem como objetivo premiar os agricultores e as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor da agricultura em Portugal, promovido pelo Banco BPI, em parceria com o Correio da Manhã e Jornal de Negócios, contando com o patrocínio do Ministério da Agricultura e o apoio da PwC Portugal: auditoria, consultoria e fiscalidade.
É já esta quinta-feira, 8 de fevereiro, que arrancam as comemorações do Carnaval em Elvas, com o tradicional desfile de compadres e comadres, entre a Escola D. Sancho II e a Praça da República, numa organização da associação juvenil Arkus, dos alunos da Secundária e da Universidade Sénior.
A festa prossegue amanhã, sexta-feira, dia 9, com o desfile das crianças das escolas de primeiro ciclo do concelho, durante a manhã, e com a gala coreográfica no coliseu da cidade, à noite. Sábado, domingo e terça-feira saem às ruas os corsos, sendo que, na segunda-feira à noite há baile de Carnaval no CRP da Boa-Fé.
Assegurando que estes serão dias de “muita animação”, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, lembra o “desfalque muito importante” nos corsos deste ano, devido à ausência da Gota d’Arte, na sequência da morte de Luís Pires. “Não vamos ter a oportunidade de contar com a Gota d’Arte, que é um grupo com mais de uma centena de elementos e que costuma dar um contributo bastante grande ao nosso Carnaval. Esta é a parte triste de tudo aquilo que poderá acontecer no nosso Carnaval”, começa por dizer o autarca.
“Vamos poder voltar aos tempos do passado e levar até ao bairro da Boa-Fé um excelente baile de Carnaval, assim como, com certeza, iremos encher o coliseu, na noite da apresentação de mais de mil intervenientes que se vão envolver”, acrescenta o autarca.
Considerando que o Carnaval Internacional de Elvas é um evento que marca já a agenda da região Alentejo, e lembrando que faz movimentar a economia local, Rondão Almeida apela aos comerciantes para que, durante as festividades, mantenham os seus negócios abertos ao público: “vamos encher as ruas, a restauração, com certeza, vai mexer e aquilo que eu peço, mais uma vez, a todos aqueles que têm estabelecimentos comerciais, é que tenham as portas abertas, nestes dias, para poderem serem visitados”.
O desfile de compadres e comadres tem início hoje, pelas 10 horas, na Escola Secundária de Elvas. Amanhã, o desfile escolar começa à mesma hora, seguindo-se, às 22 horas, a gala no coliseu que, no fim, contará com baile pela Orquestra d’Balho e animação pelo grupo Funk2You.
No sábado, domingo e terça-feira, os corsos arrancam, pelas 15 horas, do Viaduto. Na segunda-feira à noite, há baile de Carnaval no CRP da Boa-Fé, a partir das 21h30, animado pelo grupo Remix.
A terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, vai ser mais animada com o especial Feriadão, da SIC, a incorporar o Carnaval Internacional de Elvas.
Entre as 14 e as 20 horas, com muita música e animação, o programa dará a conhecer, para além do Carnaval de Elvas, único em todo o pais, pelo seu caráter transfronteiriço, o património, a cultura e tradição, e as suas gentes.
O camião do Feriadão vai percorrer o trajeto feito pelos 10 grupos, três comparsas e 10 carros alegóricos e centenas de foliões espontâneos, pelo Centro Histórico da cidade.