Elvas: “compadres” e “comadres” dão pontapé de saída nas comemorações de Carnaval

Está dado o pontapé de saída nas comemorações carnavalescas em Elvas, depois de cumprido, na manhã desta quinta-feira, 8 de fevereiro, mais um desfile de “compadres e comadres”, entre a Escola Secundária D. Sancho II e a Praça da República.

Num desfile muito animado, em se destaca a troca de quadras entre compadres e comadres, participaram, para além dos alunos da secundária elvense, também alguns alunos da Universidade Sénior. Em conjunto, realizaram os habituais “confrontos” verbais no Largo da Misericórdia, junto à estátua de D. Manuel I.

“Este ano, de forma surpreendente, temos quase o dobro das pessoas: se no ano passado, tivemos 200 pessoas, este ano temos 400 ou mais, porque temos duas procissões muitos grandes, da parte dos compadres e das comadres”, revela o professor Carlos Beirão, presidente da direção da ARKUS, que destaca ainda a presença de cerca de 30 alunos da Universidade Sénior, que estão agora, e depois da pandemia, de regresso a esta festa.

Terminando o desfile, na Praça da República, onde as Roncas d’Elvas e o grupo de Desporto da escola secundária tiveram oportunidade de divertir os presentes, com as suas atuações, foi recuperada uma outra tradição: a de servir o cozido de grão, “com muita farinheira” a cerca de cem pessoas.

As celebrações de Carnaval prosseguem amanhã em Elvas, com o desfile das crianças das escolas de primeiro ciclo do concelho, pela manhã, e com a gala coreográfica de apresentação dos grupos, à noite. Ambas as iniciativas terão lugar no coliseu da cidade.