Saiba quem são os acionistas da SAD de “O Elvas”

Na foto (da esquerda para a direita): Caldeira Fernandes, Lorenzo (Pai de Vicenzo), Miguel Silva, Ricardo Sereno e Mike Leigh; Mónica Freire e Ana Belmiro; na direita para a esquerda, pelo “O Elvas”, José Gonçalves, Gonçalo Piçarra e Hugo Mimoso.

Na tarde de ontem, quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024, foi escrita uma página muito importante na história de “O Elvas” Clube Alentejano de Desporto, um clube já de si com uma génese ímpar no panorama associativo nacional, pois é resultante da fusão das filiais dos dois grandes de Lisboa, em 1947, o Sporting Elvense e o Sport Lisboa e Elvas.

No escritório do notário Dr. Luís Meruje, foi constituída a Sociedade Anónima Desportiva, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos (CAD) Futebol SAD, com um capital social inicial de 120 mil euros, tendo como acionistas:

Loyzo Technology GmbH, uma empresa suíça, situada na cidade de Baar, no cantão de Zug, liderada por Vincenzo Caci, com 86% do capital social;

“O Elvas” Clube Alentejano de Desporto, com 5% do capital, na SAD, valor  proveniente de um donativo da Loyzo;

Ricardo Sereno Fonseca, com 3%. Este elvense foi fundamental na criação da SAD, como elo de ligação entre os investidores e o clube;

Mike Leigh, com 3%; e

Joaquim Miguel Silva, também com 3%.

Todos os acionistas estão representados na Administração, sendo o presidente do clube, Hugo Mimoso, o administrador nomeado, já anteriormente, em Assembleia Geral.

Na constituição da SAD, “O Elvas “ teve a ajuda do advogado Caldeira Fernandes.

Quais foram os atrasos de última hora

Ontem, houve questões de última hora que se prenderam com a dívida à Federação Portuguesa de Futebol, relativos ao acordo do “totonegócio”, dado que ainda há cerca de 110 mil euros por pagar e a FPF retém todas as verbas, nomeadamente prémios de participação nos Campeonatos e Taça de Portugal. A partir de agora esses valores que passam a ser da SAD, transformam-se numa dívida do clube “O Elvas” à SAD.

Despesa da época até ao momento

Os valores da despesa da atual época desportiva, em que a equipa milita no Campeonato de Portugal Série D, e que ascende a cerca de 400 mil euros, são considerados a título de donativo por parte dos acionistas.

Projetos futuros

Os acionistas que agora criaram a SAD demonstraram interesse no desenvolvimento de um projeto que possa levar a equipa aos campeonatos profissionais, tendo num horizonte, a quatro anos, um valor de investimento significativo.

Também ao nível das infraestruturas, no campo Patalino poderão realizar-se duas melhorias significativas, uma na instalação de um novo relvado natural e uma outra numa academia/centro de treinos para os mais jovens, sendo necessária a colaboração da Câmara Municipal de Elvas, parceiro fundamental e dona do estádio.