Agricultores cortam trânsito na rotunda da IFEBA

Imagem: Hoy

A manifestação dos agricultores espanhóis, que afetou esta terça-feira, 6 de fevereiro, a circulação automóvel em Badajoz, acabou por obrigar mesmo ao corte do trânsito na rotunda da IFEBA, junto ao centro comercial El Faro.

De recordar que, esta manhã, os agricultores em protesto, de Gévora, trouxeram os seus tratores até Badajoz, pela antiga via rápida até ao parque comercial da Ronda Norte.

Escoltados e organizados de três em três, pela Polícia Nacional, pela Polícia Local de Badajoz e pela Guarda Civil, os protestantes foram circulando numa “marcha lenta” pela cidade, na direção do centro comercial El Faro. Dessa forma, o acesso à A6, a auto-entrada de Portugal, esteve, ao longo do dia, muito condicionada.

Homem que destruiu café em Monforte em prisão preventiva

Depois de ter sido detido ontem, 5 de fevereiro, pela Polícia Judiciária, o homem que, na semana passada, entrou com um carro, alegadamente de forma intencional, num café em Monforte, atropelando cinco pessoas, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Indiciado de cinco crimes de tentativa de homicídio e presente ontem a primeiro interrogatório judicial no tribunal de Portalegre, o homem de 38 anos viu-lhe ser aplicada a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Elvas.

O caso remonta à noite de 29 de janeiro, quando um automóvel entrou num café, provocando seis feridos, um deles grave – o próprio condutor da viatura -, e a destruição parcial do estabelecimento. Foram assistidas no local quatro pessoas, sendo que um ferido leve e o condutor, considerado ferido grave, foram transportados para o hospital de Portalegre.

Depois de ter saído do hospital, este homem terá estado, até ao dia de ontem, refugiado em casa de familiares, no concelho de Avis.

Embaixadora de Angola visita Elvas esta quarta-feira

No âmbito das relações institucionais promovidas pelo Município de Elvas, a Embaixadora da República de Angola na República Portuguesa, Maria de Jesus Ferreira, realiza amanhã, quarta-feira, dia 7 de fevereiro, uma visita a Elvas.

A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer o concelho, contando com a apresentação de alguns dos projetos do Município, como a criação do Parque Empresarial, assim como dar a conhecer algumas empresas e empreendimentos locais, com visita ainda ao InnovPlantProtect.

Pelas 16 horas, será feito um balanço deste dia de visita, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Piscinas municipais de Elvas com horário reduzido no Carnaval

As piscinas municipais cobertas e aquecidas de Elvas vão ter horário reduzido durante os festejos de Carnaval, informa a Câmara Municipal.

As piscinas vão estar encerrada nas tardes de sábado, dia 10, e de domingo, dia 11, abrindo no período das 9 às 14 horas. Na terça-feira de Carnaval, dia 13, por motivos da tolerância de ponto concedida pela Câmara Municipal de Elvas, o espaço vai estar encerrado todo o dia.

Este equipamento de lazer reabre na quarta-feira, dia 14, no seu horário normal de funcionamento.

A Câmara Municipal de Elvas “apela à compreensão dos utentes para estas alterações”.

Cerca de 1500 crianças desfilam no Carnaval Escolar de Elvas

Cerca de 1500 crianças, do pré-escolar e primeiro ciclo do Ensino Básico, do ensino público e privado, participam no desfile infantil do Carnaval Internacional de Elvas, na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 10 horas.

Tal como em edições anteriores, as crianças reúnem-se no Viaduto, perto da Igreja da Senhora da Nazaré, e desfilam pelas artérias mais centrais do centro histórico da cidade, terminando na Praça da República, onde irão contar com um espetáculo infantil.

O Carnaval Escolar vai integrar 1420 alunos, que serão acompanhados por educadoras, professores e auxiliares, tendo o desfile a seguinte ordem:

– Associação de Assistência de Vila Boim, 30 crianças, tema “Pintor”;

– Obra de Santa Zita, 75 crianças, tema “Um tesouro a redescobrir”;

– Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação (Terceiros e Boa-Fé), 165 alunos, tema “Sinfonia do SINSE”;

– Colégio Luso-Britânico, 140 alunos, tema “Alice no País das Maravilhas”;

– Jardim-de-Infância e Escola Básica de Vila Boim, 117 crianças, tema “Cozinheiros”;

– Jardim-de-Infância e Escola Básica de São Vicente, 32 crianças, tema “Índios e Cowboys”;

– Jardim-de-Infância e Escola Básica da Terrugem, 31 crianças, tema “Os Artistas Pintores”;

– Jardim-de-Infância e Escola Básica de Santa Eulália, 50 crianças, tema “Circo”;

– Jardins-de-Infância das Fontainhas, Alcáçova, Raposeira e Boa-Fé, 75 crianças; Escola do 1º Ciclo da Raposeira, Escola do 1º Ciclo de Alcáçova; Escola do 1º Ciclo das Fontainhas e Escola do 1º Ciclo da Boa-Fé, 270 crianças, tema “Os Animais”;

– Jardim-de-Infância do Malvar (Varche), 14 crianças; Jardim-de-Infância do Revoltilho, 36 alunos; Jardim-de-Infância da Calçadinha, 13 crianças; Jardim-de-Infância de Santa Luzia, 45 crianças, tema “Bonecos de Neve”; Escola Básica da Calçadinha, 27 crianças e Escola Básica de Santa Luzia, 300 crianças, tema “Música dos Anos 70”.

Atendendo às condições meteorológicas previstas, poderá haver alteração do programa previsto.

Câmara de Campo Maior e APPACDM renovam protocolo de colaboração

Um protocolo de renovação da colaboração, para o ano de 2024, entre o município de Campo Maior e a APPACDM de Elvas foi assinado ontem, segunda-feira, 5 de fevereiro, entre o presidente da Câmara, Luís Rosinha, e o presidente da direção da APPACDM, Luís Mendes, no edifício dos Paços do Concelho.

O documento estabelece que a APPACDM de Elvas, através dos seus técnicos, continuará a proporcionar às crianças e respetivas famílias da Unidade Especializada de Inclusão com multideficiência do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, nos períodos de interrupção letiva, o desenvolvimento de atividades visando a promoção da sua autonomia e da participação ativa dos mesmos.

Campo Maior e Arronches acolhem ação sobre podas de sobreiro e azinheira

Campo Maior e Arronches acolhem amanhã, quarta-feira, 7 de fevereiro, uma ação de sensibilização e demonstração de podas de sobreiro e azinheira.

Os interessados podem fazer a sua inscrição através do email fernanda.rodrigues@icnf.pt. Para inscrição, devem ser remetidos para o respetivo endereço de e-mail, as seguintes informações: Nome completo; entidade; telefone e endereço de e-mail.

Esta ação de sensibilização está marcada para amanhã entre as 9.15 e as 13 horas.

Pode ainda consultar mais informação AQUI.

Corso de Carnaval em Bencatel no dia 12

A 31ª edição do corso de Carnaval de Bencatel, o mais antigo do concelho de Vila Viçosa sai às ruas na segunda-feira, 12 de fevereiro.

Este desfile, marcado para as 15 horas, é organizado pela Associação Amigos do Carnaval de Bencatel.

Museu do Mármore Raquel de Castro recebe visita de alunos de Alvaiázere

O Museu do Mármore Raquel de Castro, em Vila Viçosa, recebeu, no passado dia 1 de fevereiro, uma visita de cerca de 30 alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere (distrito de Leiria).

Segundo o Município de Vila Viçosa, cada vez mais o Museu do Mármore é um ponto de referência para diversos Agrupamentos de Escolas, Universidades e Politécnicos que pretendem conhecer mais sobre o ‘ouro branco’ da nossa região”.

Carnaval de Elvas vai contar com a “Brava Aficción” de São Vicente

São Vicente volta a integrar o corso do Carnaval Internacional de Elvas, mas com o dobro do número de participantes em comparação à edição do ano passado do evento.

A informação é avançada pelo responsável do grupo, Rúben Ameixa, que adianta que, desta feita, o tema escolhido está relacionado com as tradições e a cultura da tauromaquia. “O tema é Brava Aficción, mas não nos esperem ver vestidos de toureiros ou de forcados. Nós pegámos nessa temática, mas quisemos adaptá-la ao Carnaval”, explica, revelando ainda que as cores predominantes nos fatos de cada um dos elementos do grupo são o lilás e o amarelo, com apontamentos em branco, preto e dourado.

A ensaiar desde novembro, o grupo tinha o tema para esta edição do Carnaval já definido quando terminou o último corso de 2023. A ultimar os fatos dos cerca de 120 elementos, a costureira, Alda Ameixa, tem contado, como já vem sendo habitual, com a ajuda, no que diz respeito aos pormenores dos disfarces e aos adereços, de alguns voluntários: o próprio Rúben, Patrícia Milhinhos, Isabel Charréu e Andresa Garriapa.

No que toca ao carro alegórico do grupo, Rúben Ameixa explica que, à semelhança de outros anos, é em conversações com o artista Nuno Ezequiel que se chega ao resultado final. “O Nuno diz-nos se a nossa ideia é possível ou não, mas temos total confiança nele, para que dê asas à imaginação, porque é um trabalho que nos deixa, todos os anos, extremamente orgulhosos. É um trabalho espetacular”, garante.

Ao contrário do que tem acontecido, no que diz respeito à coreografia que vão apresentar no coliseu, também os homens irão mostrar os seus dotes de dança. Desta vez, as coreografias foram realizadas com a ajuda de Liliana Matos.

Para tornar tudo isto possível, o grupo conta com alguns apoios, para além da Câmara Municipal de Elvas. Os agradecimentos de Rúben Ameixa estendem-se, desta forma, e para além de todos os elementos do grupo, ao vereador Cláudio Monteiro e a Rita Jesus, no que toca ao município; ao presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, João Charruadas, pelo apoio financeiro e logístico; a Hélio Roldão, presidente da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, que este ano o grupo representa no evento; a Alda Ameixa, pela elaboração dos fatos; a Nuno Ezequiel e a Adelino, pela construção do carro alegórico; e a todas as entidades que direta ou indiretamente colaboram com o grupo.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Apresentação do livro “Mulheres Incomuns” dedicada a Rita Nabeiro em Évora

A apresentação do Livro “Mulheres Incomuns” está marcada para hoje, terça-feira dia 6 de fevereiro, pelas 18 horas, no Auditório do Centro de Inovação Social, da Fundação Eugénio de Almeida, na Rua Vasco da Gama, nº 13, em Évora.

O livro “Mulheres Incomuns” segundo Luísa Bernardes, promotora do projeto e coautora do livro é uma “partilha dos percursos de 12 mulheres que se destacam na sociedade portuguesa nas mais diversas áreas, e esses retratos são elaborados por outras 12 mulheres que no fundo querem aprender e querem se inspirar nesses exemplos”.

“Como nós não queremos ficar com essa inspiração só para nós, decidimos escrever um livro, partilhar com toda a gente momentos tão inspiradores que nós temos e que podemos seguir e que é importante para todas as mulheres também perceberem que esses caminhos são possíveis”.

Luísa Bernades, adiantou ainda que o” livro já está à venda em vários locais desde logo na Editora Visa Económica, mas também pode ser encontrado na Bertrand, na Almedina, na wook, na Fnac, e portanto em todas as livrarias de grande dimensão cá em Portugal”.

A sessão será dedicada a Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor e Administradora Executiva do Grupo Nabeiro, uma das mulheres de referência retratadas na obra.

Esta sessão conta com a abertura a cargo de Luísa Bernardes, Coautora do Livro “Mulheres Incomuns”, de João Luís de Sousa, Diretor Adjunto do Grupo Editorial Vida Económica e de Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida.

Seguir-se-á uma mesa-redonda moderada por Vera Margarida Cunha, Coautora do Livro “Mulheres Incomuns” na qual irão participar Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor e Administradora Executiva do Grupo Nabeiro, de Vanda Narciso, Coautora do Livro “Mulheres Incomuns”, de Paula Paulino, Diretora Executiva do Núcleo Empresarial da Região de Évora e de Maria do Céu Ramos, Vogal do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida.

Grémio promove baile nas suas instalações no dia 16

O Centro Artístico Elvense, o popular Grémio, promove no dia 16 deste mês (sexta-feira), um baile, nas suas instalações.

A animação musical está a cargo do Dj Pekas havendo ainda animação com pares a dançar salsa, bachata, kizomba, tango, entre outras vertentes da dança.

A entrada para esta iniciativa, marcada para as 21 horas, é gratuita.

Agricultores da Estremadura em marcha lenta por Badajoz

Foto Crónica de Badajoz

Os agricultores espanhóis da estremadura já começaram com ações de protesto. De Gévora, trouxeram os tratores até Badajoz, pela antiga via rápida (autovia) até ao parque comercial da Ronda Norte, com mais de cinquenta agricultores de  Talavera la Real, Balboa e Villafranco del Guadiana.

Escoltados e organizados de três em três, pela Polícia Nacional, pela Polícia Local de Badajoz e pela Guarda Civil, os protestantes vão em uma “marcha lenta” pela cidade, na direção do shopping center El Faro, dando depois a volta de regresso.

Protestam contra a situação “insustentável” no setor agrícola, sem organizações de agricultores ou partidos políticos, juntando-se através da convocatórias por Watshap e redes sociais.

Banda Sinfónica aproxima PSP das crianças através da música (c/fotos e vídeo)

“Concertos de Palmo e Meio” foi mote para duas sessões, dedicadas às crianças das escolas do concelho de Elvas, esta terça-feira, 6 de fevereiro, no pavilhão Municipal da Fonte Nova.

Esta iniciativa, promovida pela Banda Sinfónica da PSP, revela o sub-comissário Mário Viriato, da Divisão Policial Elvas, “insere-se no Modelo Integrado de Policiamento de proximidade, da PSP, e teve como objetivo aproximar a comunidade escolar polícia, num momento de partilha de música, que também ajuda a desenvolver várias capacidades nos mais novos”.

A primeira sessão decorreu esta manhã, sendo que a segunda está marcada para as 14 horas. No total são 800 as crianças, divididas por estas duas sessões, que assistem a estes concertos.

O sub-comissário Mário Viriato acrescenta que se pretende que as crianças “sintam que a polícia é um elo de ligação para as ajudar a desenvolver, mas também na área da segurança”.

Estas sessões contaram ainda com a presença o “Falco”, a mascote da PSP.

 

Barragem do Caia faz descargas de superfície na sexta-feira

A Associação de Beneficiários do Caia informa as populações dos concelhos de Elvas e de Campo Maior que na sexta-feira, 9 de fevereiro, irá proceder a descargas de superfície na Barragem do Caia, com início no período da manhã.

A Barragem do Caia encontra-se ao dia de hoje exatamente com os mesmos valores de ontem, ou seja, com o volume de água armazenada de 186 milhões e 624 mil metros cúbicos e o nível da água à cota de 232,60 metros, o que corresponde a 98,22%, da sua capacidade.

De recordar que também em janeiro, do ano, passado, a associação procedeu a este tipo de descarga.

CIMAA prepara 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo

A 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA) está mesmo aí à porta e, nesse sentido, realizou-se na passada sexta-feira, na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), uma reunião de preparação entre o técnico responsável pela organização da iniciativa, Duarte Claudino, e os técnicos dos municípios que integram esta iniciativa, que já é uma tradição do nosso distrito.

A ordem de trabalhos foi constituída pela definição da calendarização e de questões de logística, entre outros assuntos.

Os Jogos do Alto Alentejo continuarão a ser constituídos por modalidades para todos os públicos-alvo, dos mais jovens aos mais experientes, sempre com um marcado caráter inclusivo, com a vertente dos desportos adaptados a pessoas portadoras de algum grau de incapacidade física, motora ou psíquica.

“Vila Viçosa à Mesa”: Semana das Migas em 13 restaurantes

O Festival Gastronómica “Vila Viçosa à Mesa” está de regresso aos restaurantes do concelho, sendo que, até domingo, dia 11 de fevereiro, são as migas o principal destaque das ementas.

Ao todo, aderiram à iniciativa 13 restaurantes, revela o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, que explica que, no decorrer desta semana, para além de se “celebrar” este prato típico alentejano, consegue-se aliar, “de forma benéfica”, o património edificado ao gastronómico. Com isto, diz ainda, a autarquia procura dar alguma “dinâmica” à restauração local.

“Com a adesão destes restaurantes, que são os mais emblemáticos de Vila Viçosa, queremos oferecer uma ementa diversificada, que inclua aquilo que é, no fundo, a essência do Alentejo”, garante. O festival “Vila Viçosa à Mesa”, que tem sido uma aposta do município de há alguns a esta parte, conta sempre com uma grande adesão por parte dos restaurantes, assegura ainda Tiago Salgueiro.

A lista de restaurantes que participam nesta Semana das Migas para conhecer na imagem abaixo:

Desfile das Comadres e Compadres sai à rua na quinta-feira em Elvas

O tradicional desfile das Comadres e dos Compadres realiza-se na quinta-feira, 8 de fevereiro, inserido no programa do Carnaval Internacional de Elvas.

O desfile começa às 10 horas, tendo como ponto de partida a Escola Secundária D. Sancho II, seguindo pela Avenida da Piedade, Praça D. Sancho II, Viaduto, Praça 25 de Abril, Rua Alferes Coutinho (Ruinha), Largo da Misericórdia, onde haverá uma paragem para confronto verbal, Rua da Cadeia, Rua de Alcamim e termina na Praça da República, onde haverá a tradicional desgarrada entre comadres e compadres

Esta iniciativa resulta da parceria da ARKUS, da Escola Secundária D. Sancho II e da Câmara Municipal de Elvas.

IGEC faz avaliação de atividades do Agrupamento de Campo Maior

A Sessão de Apresentação do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, no âmbito da Avaliação Externa das Escolas, promovida pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), decorreu ontem, segunda-feira, 5 de fevereiro.

Na sessão o presidente do município, Luís Rosinha, destacou o trabalho de mediação assumido pelo Município, no sentido de promover “um ambiente saudável entre alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente, essencial para se atingirem os objetivos pedagógicos e assegurar que os nossos jovens estão preparados para enfrentar os desafios futuros”.

Luís Rosinha afirmou ainda que “este processo constitui-se como um instrumento para a implementação de processos de melhoria e uma oportunidade para toda a escola se conhecer a si própria, identificando fragilidades que, ao serem corrigidas, a possam fortalecer”.

Durante os próximos dias, um grupo de inspetores da IGEC fará uma avaliação de toda a atividade do Agrupamento de Escolas, através de uma presença de quatro dias no dia a dia das escolas, com a realização de entrevistas aos vários membros da comunidade escolar, elaborando posteriormente um relatório que ficará disponível para consulta.

Carnaval de Campo Maior com 600 participantes e 13 carros alegóricos

Foto arquivo

Campo Maior dá início aos festejos de Carnaval já na sexta-feira, 9 de fevereiro, com o desfile das escolas, sendo que é no sábado, dia 10, que saem à rua os grupos de Carnaval que integram o desfile, promovido pelo município.

Segundo a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, o desfile das escolas inclui “as crianças desde o pré-escolar ao 6º ano de escolaridade”, sendo que também alguns alunos do secundário vão, este ano, associar-se a este desfile que terá início no jardim municipal, passando pelas principais artérias da vila. Este desfile, garante a vereadora, “é muito importante para todos irá deliciar todos aqueles que possam assistir”.

Já no sábado, sai à rua do desfile de Carnaval que este ano conta com 13 grupos, dez carros alegóricos e cerca de 600 participantes. A vereadora acredita que esta edição do Carnaval “vai ser extraordinário e em grande, repleto de muita folia, alegria e animação”.

O desfile tem saída do Centro Comunitário, percorrendo algumas artérias da vila e regressando depois ao ponto de partida, onde haverá uma festa com animação musical, Dj e bares.

Campo Maior a celebrar o Carnaval, com o desfile das escolas na sexta-feira, pelas 10 horas, Já no sábado, pelas 15 horas sai à rua do desfile do município.

MACE tem três novos jovens embaixadores

Alexandre Marrafa, João Malhado e Leonor Beicinha

Alexandre Marrafa, João Malhado e Leonor Beicinha são os três novos jovens embaixadores do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Formado em turismo, João Malhado tem contacto com esta área há algum tempo, pelo que encara o facto de ter sido designado embaixador do MACE com “naturalidade”, mas também como um “desafio”. O objetivo é “desenvolver boas ideias, atrair os mais novos, através do contacto das escolas e apostar na sua formação, nesta área”.

Já Leonor Beicinha, a estudar Arquitetura, revela que o facto de ser embaixadora “é uma oportunidade de aprender mais e de ter outra visão sobre a arte e arquitetura”. Esta jovem quer também “dar a conhecer o quão grande é a cidade de Elvas e, sobretudo, este museu”. Questionada sobre quais os objetivos, nesta função, Leonor Beicinha adianta que pretende “dinamizar e dar a conhecer o espaço e as obras de arte ali expostas, bem como aproximar os mais jovens da arte contemporânea”.

“Levar mais pessoas até ao museu e expandi-lo, de certa forma, a outros locais” são os motivos que levaram Alexandre Marrafa a candidatar-se para ser um dos jovens embaixadores. Alexandre quer partilhar, através das redes sociais, algumas ideias para que todas as faixas etárias possam “ter curiosidade de conhecer o Museu e a arte contemporânea”.

Os três jovens foram apresentados como os novos embaixadores do MACE, no passado sábado, 3 de fevereiro, no âmbito da inauguração da exposição “Sempre e Nunca Mais”.