IPP acolhe conferência “Inovação Social: Um Desafio Emergente” nos dias 30 e 31

O Politécnico de Portalegre acolhe a conferência “Inovação Social: Um Desafio Emergente”, promovida pelo Laboratório de Inovação Social do Alentejo, nos dias 30 e 31 de janeiro.

Estes dois dias serão dedicados à discussão dos desafios sociais do território, bem como à partilha de boas práticas que já estão a ser implementadas para resolver, de forma eficaz, questões como o envelhecimento da população, a integração de imigrantes e refugiados, a promoção do sucesso escolar e a inclusão na sociedade de pessoas com múltiplos desafios.

O Laboratório de Inovação Social do Alentejo resulta de uma parceria entre o Politécnico de Portalegre, o Instituto Padre António Vieira (IPAV), a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A), ao qual se irá associar também a Câmara Municipal de Odemira.

A iniciativa reunirá profissionais da área social, da educação e da saúde, em sessões que terão lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e, no segundo dia, em workshops, na Cooperativa Operária Portalegrense, na C.BIP, na CERCI-Portalegre e na EB 2, 3 José Régio.

ESAE: José Rato Nunes presta provas para agregação

José Manuel Rato Nunes, docente da Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre, prestou provas para agregação no passado mês de novembro, atingindo assim o mais elevado patamar académico possível para um docente do ensino superior.

As provas decorreram durante dois dias (20 e 21 de novembro) na Universidade de Lisboa e teve um júri constituído por nove professores catedráticos de sete universidades portuguesas e espanholas diferentes (Universidade de Lisboa, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Universidade dos Açores, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidad da Extremadura, Universidad de Santiago de Compostela e Universidade de Almeria).

No primeiro dia das provas, o docente apresentou e discutiu o seu curriculum vitae e o relatório da unidade curricular “Nutrição Vegetal e Fertilidade dos Solos”. No segundo dia, apresentou o seminário “O Impacte do Regadio nas Características Químicas do Solo”. Ambas as provas foram seguidas de análise e discussão.

José Manuel Rato Nunes foi aprovado com unanimidade.

APPACDM de Elvas em festa: 35º aniversário celebrado ao longo de toda a semana

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas está a celebrar os 35 anos desde a sua fundação, ao longo de toda esta semana, sendo que, na tarde desta segunda-feira, 29 de janeiro, cantaram-se os parabéns, partiu-se o bolo de aniversário e distinguiram-se colaboradoras com 25 ou mais anos de serviço em prol desta instituição.

Com o objetivo de “dar continuidade ao trabalho” que tem vindo a ser desenvolvido, “numa perspetiva de inovação e crescimento”, o presidente da APPACDM, Luís Mendes, recorda que está na instituição desde 2001. “Vi crescer, com muito prazer, esta instituição. Alguns dos equipamentos hoje existentes não tinham ainda sido construídos”, recorda, assegurando que lhe foi deixado um “grande legado”.

Hoje, adianta Luís Mendes, é dia para felicitar todos aqueles que, de alguma forma, têm contribuído para que a APPACDM de Elvas chegasse aos 35 anos, sem esquecer utentes, colaboradores, ex-dirigentes, sócios, os parceiros sociais, patrocinadores, bem como os “ausentes, aqueles que já não estão entre nós, e que contribuíram, de uma forma desinteressada, no caminho desta instituição”.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, presente na festa de aniversário, que assegura que a APPACDM é “uma grande empresa na área social”, recorda que a instituição dá resposta a mais de 200 utentes, contando com cerca de 80 colaboradores. Da sua parte e do Município de Elvas, garante ainda, a instituição pode sempre contar com sempre com o seu apoio.

Durante a manhã de hoje, as crianças da creche do Sítio dos Pequenotes formaram um 35 humano, representativo deste aniversário da APPACDM. Durante a tarde, e no decorrer da festa, onde foram recordados os momentos mais marcantes da história da instituição, um grupo de colaboradoras apresentou uma coreografia a todos os presentes. As funcionários distinguidas foram Arminda Pires, ao serviço da instituição há 27 anos, e Sónia Mourato e Hermínia Almeida, ambas a trabalhar na APPACDM há 25.

As comemorações estendem-se ao longo de toda a semana com missa na instituição, aberta a toda a comunidade, amanhã, pelas 14h30; com um almoço convívio, na quarta-feira; com um workshop para pais e cuidadores, na quinta-feira; terminando, na sexta-feira, com uma mostra dos produtos confecionados na APPACDM na Praça da República de Elvas.

Vila Viçosa: este ano o Carnaval será “o maior de sempre”

O corso de Carnaval em Vila Viçosa sai à rua no dia 11 de fevereiro, pelas 15 horas, numa organização da Associação Calipofoliões.

O responsável de comunicação da associação, Miguel Ventura, garante que esta edição será a maior de sempre, não só pelo número de participantes, mas também pelo facto de o Rei do Carnaval de Vila Viçosa ser o cantor Sérgio Rossi. “Preparámos para este ano uma grande edição de Carnaval, com muita animação, temos uma novidade, porque pela primeira vez temos um rei que é o cantor Sérgio Rossi, iremos ter um Dj, que anima o corso carnavalesco e depois o baile do desfile na Praça da República”

Esta “poderá ser uma das maiores edições de sempre do carnaval de Vila Viçosa”, garante Miguel Ventura, com cerca de 600 participantes. São 22 os grupos que fazem parte do corso, entre “associações do concelho, incluindo das freguesias, grupos de Vila Viçosa e de outros concelhos”. Quem quiser ainda se pode juntar ao corso fazendo a sua inscrição até dia 2 de fevereiro.

O corso de Carnaval em Vila Viçosa, no dia 11 de fevereiro, que tem como rei o cantor Sérgio Rossi e conta com animação a cargo do Dj S- Silva e David Melão.

Sónia Ramos é a cabeça de lista por Évora pela AD

Sónia Ramos, atual deputada e vereadora em Estremoz, renova a confiança do PSD, e é a cabeça de lista pelo distrito de Évora da Aliança Democrática às eleições legislativas de 10 de março.

Sónia Ramos assumiu que sente “uma grande responsabilidade por ver renovada a confiança do partido e o apoio dos militantes de base”.

Quanto ao programa distrital Sónia Ramos fala relativamente aos objetivos e às preocupações, referindo “o foco nas pessoas, o desenvolvimento económico, a capacidade de fixar jovens no território e a questão demográfica” sublinhando que “este é um ponto fraco do Alentejo”.

A cabeça de lista pela AD, no sitrito de Évora, adianta ainda que é preciso “fixar e atrair jovens com mão de obra qualificada, para o nosso território, e há várias formas de o fazer, a pandemia até nos mostrou algumas formas e uma delas é precisamente o teletrabalho”.

Sónia Ramos ainda salientou outras questões que preocupam o partido na região, são elas “as acessibilidades, saúde, educação, habitação, a seca e tudo o que envolve a água”.

Associação dos Amigos de Vila Fernando tem novos órgãos sociais

Os novos órgãos sociais da Associação dos Amigos de Vila Fernando foram empossados na tarde do passado sábado, 27 de janeiro.

A Direção Administrativa é presidida por Ana Paula Mália, com Maria Teresa Galego na vice-presidência, Mariana Serpa como secretária, António Demétrio no cargo de tesoureiro e António Mantas como vogal.

A Assembleia Geral tem António Sameiro Correia na presidência, com Maria Fernanda Coré e Joaquim Badalo como secretários. Já o Conselho Fiscal é composto pelo presidente Joaquim Belchiorinho e pelas vogais Maria Celeste Morais e Carlota Fitas.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, esteve presente no ato de tomada de posse dos novos dirigentes da Associação dos Amigos de Vila Fernando, aos quais desejou os maiores sucessos no desempenho das suas funções.

Equipa sénior do CEN é vice-campeã regional de basquetebol

A equipa sénior masculina de basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN) é vice-campeã regional da modalidade, depois de ontem, domingo, 28 de janeiro, ter disputado, frente à Associação Juvenil de Estremoz, a final da prova.

Derrotada pela margem mínima (69-68), a equipa de Elvas disputou, segundo o CEN, um “jogo impróprio para cardíacos, carregado de emoção, decidido nos últimos segundos”.

Para deste segundo lugar na prova, é de destacar as presenças de Ricardo Jara e Fábio Dias, ambos jogadores do CEN, no “5 ideal” da competição.

“Muitos parabéns a ambas as equipas, pelo grande espetáculo que proporcionaram aos presentes, assim como à Associação de Basquetebol do Alentejo, pela organização, e restantes equipas e agentes desportivos envolvidos, pois no final de um jogo destes, todos são vencedores, sobretudo o Basquetebol do Alentejo”, diz o CEN em nota de imprensa.

“A direção do CEN deixa ainda um obrigado muito especial aos seus atletas e técnicos, que tudo fizeram para podermos voltar a ter uma grande equipa de basquetebol sénior no CEN”, lê-se ainda na referida nota.

Para chegar a esta final, o CEN defrontou e venceu os Salesianos de Évora, por 65-49, no sábado, dia 27. Ambos os jogos foram disputados no Pavilhão Municipal de Estremoz.

Gota d’Arte celebra o centenário da Disney no Carnaval Internacional de Elvas

A Gota d’Arte, a par de outras associações do concelho, volta a sair às ruas do centro histórico de Elvas para celebrar o Carnaval. Desta feita, o tema escolhido recai sobre a Disney, tendo por base as celebrações dos cem anos desta que é uma das mais famosas companhias da história do cinema.

Com o formato e estrutura de grupo a que já habituou o público, com coreografia e música ao vivo, a Gota d’Arte tem vindo a preparar o seu espetáculo ao longo dos últimos meses. E apesar do Carnaval se celebrar este ano mais cedo, lembra o presidente da associação, Luís Rosário, a Gota está já “acostumada a trabalhar sob pressão”. Desta vez, o grupo é composto por cerca de 130 elementos, a quem Luís Rosário agradece a participação e a dedicação, bem como à organização do evento.

Já Roberto Cabral, o responsável pela componente musical do espetáculo apresentado pela Gota d’Arte, quer nas ruas, quer no Coliseu de Elvas, revela que, entre o tema central, foram escolhidos quatro personagens da Disney. A associação, diz ainda, tem procurado sempre “marcar a sua posição” no Carnaval de Elvas, pela forma como se apresenta ao público. “Nós gostamos do Carnaval, mas gostamos, sobretudo, daquilo que fazemos, que é cantar, dançar e tocar”, assegura. Para poder levar as músicas da Disney para os corsos, explica ainda Roberto Cabral, foi necessário “reconstruir” os temas, tornando-os “mais dançáveis”.

De recordar que, no Carnaval de Elvas, a Gota d’Arte tem ainda a responsabilidade da apresentação do espetáculo com que termina o corso infantil, na Praça da República, na sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

Luís Rosário e Roberto Cabral estiveram esta segunda-feira, 29 de janeiro, em entrevista na Rádio ELVAS. A Luís Pires, um dos fundadores da Gota d’Arte, que se encontra hospitalizado, ambos deixaram uma mensagem de força, bem como a toda a sua família.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Plano de Ação do ITI – Água e Ecossistemas de Paisagem apresentado dia 2

A Sessão de Apresentação do “Plano de Ação do ITI – Água e Ecossistemas de Paisagem” tem lugar na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, no Auditório do Crédito Agrícola Terras do Arade, em São Bartolomeu de Messines, pelas 15 horas

Este Plano é o resultado de um amplo processo participativo iniciado em maio de 2023 que estava previsto nos Programas Regionais do Alentejo e do Algarve, cujos investimentos permitirão sustentabilidade, resiliência e competitividade dos recursos, das comunidades e dos territórios de fronteira do Alentejo e do Algarve, sensíveis às alterações climáticas e à desertificação, com particular impacto na disponibilidade hídrica e na biodiversidade.

Este instrumento mobilizará 32,5 milhões de euros (M€) de fundo do Programa Regional Algarve 2030 e de 20,3 M€ do Alentejo 2030, potenciando o desenvolvimento de projetos que se enquadrem as seguintes áreas: proteção ambiental e dos ecossistemas; disponibilidade hídrica e uso eficiente da água; economia verde e circular; investigação e inovação; valorização e revitalização económica e social; capacitação e sensibilização.

Programa:

15h00 | Acolhimento

15h15 | Boas Vindas

Carmen Carvalheira, CCDR Alentejo

José Apolinário, CCDR Algarve

Luísa Conduto Luís, Município de Silves

15h45 | Apresentação do Plano de Ação do ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo: Vânia Rosa, EY

16h15 | Debate

17h00 | Encerramento

Águia-caçadeira está no limiar da sua extinção em Portugal

O censo nacional da águia-caçadeira, que envolveu mais de 15 entidades e cerca de 200 observadores, é uma iniciativa do projeto “Searas com Biodiversidade: Salvemos a Águia-caçadeira”, uma parceria liderada pelo BIOPOLIS-CIBIO, que pretende apostar na valorização das searas em Portugal.

Outrora comum, a águia-caçadeira está agora reduzida a menos de 200 casais, em Portugal, alertou o primeiro censo nacional desta espécie. Só medidas de emergência eficazes de conservação podem travar a sua extinção, alertam os investigadores. No limiar da extinção: há menos de 200 casais de águia-caçadeira em Portugal

Tudo para saber sobre este tema no programa desta semana “Ambiente em FM”, com José Janela, da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no nosso site.

Juromenha: um ferido em despiste de pesado junto à obra da ferrovia

O despiste de um veículo pesado de mercadorias, na manhã desta segunda-feira, 29 de janeiro, junto à obra da ferrovia, que decorre na estrada de Juromenha, no concelho de Alandroal, resultou num ferido leve.

O ferido, o condutor da viatura, foi transportado ao Hospital do Espírito Santo, em Évora, de acordo com fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Alandroal e a GNR, num total de nove operacionais, apoiados por quatro viaturas.

O alerta para a ocorrência foi dado às 9h50.

Cerca de 200 atletas disputam Torneio “Nadador Completo” em Campo Maior

O Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, em Campo Maior, recebeu no passado sábado, dia 27 de janeiro, cerca de 200 atletas de nove clubes para o Torneio Nadador Completo, uma organização da Associação de Natação do Interior Centro (ANICENTRO), com o apoio do Município de Campo Maior.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, as vereadoras São Silveirinha e Fátima Vitorino, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, e Vanda Portela e Sandra Rosa, em representação das Juntas de Freguesia de S. João Baptista e da Expectação, respetivamente, participaram nas cerimónias de entrega de medalhas aos participantes.

Fonte: Município de Campo Maior

Concerto “Amor a Portugal”: cineteatro de Elvas com casa cheia

O Cineteatro Municipal de Elvas teve lotação esgotada na noite de sábado, 27 de janeiro, para o concerto “Amor a Portugal”, no encerramento das comemorações do 365° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas.

Pelo palco passaram o Ensemble Ibérico, sob a direção musical de Luís Zagalo, os cantores Silvie Ornelas e Luís Trigacheiro, e o Coro Juvenil do Alto Alentejo, formado por alunos da Academia de Música de Elvas.

Ao longo de uma hora e meia o alinhamento do concerto contou com temas como o que lhe deu título, “Para os Braços da Minha Mãe”, “O Melhor de Mim”, “Postal dos Correios”, “Mondadeiras” e um medley de canções populares alentejanas, entre outros.

Fonte: Município de Elvas

Campos de Ténis da Expectação vão sofrer obras de requalificação

Foto arquivo

Os campos de ténis, do Parque Desportivo da Expectação, vão sofrer obras de requalificação.

A obra, que será financiada pelo município de Campo Maior, nomeadamente no que à substituição do piso diz respeito, contempla ainda a melhoria das casas de banho, esta a cargo da junta. Hugo Milton, presidente da junta de freguesia da Expectação, revela que “numa parceria com o município, que vai financiar a requalificação do piso, num valor de 20 mil euros, porque está muito danificado, já a junta financia as casas de banho, que neste momento precisam de obras”.

Junta de freguesia da Expectação e município de Campo Maior que, em parceria, procedem à requalificação dos campos de ténis do Parque Desportivo.

Juntas de Freguesia de Elvas representadas no Congresso Nacional da ANAFRE

Algumas das juntas de freguesia do concelho de Elvas estiveram representados, ao longo do fim de semana, no XIX Congresso Nacional da ANAFRE, que decorreu na Figueira da Foz.

Estiveram presentes representantes das juntas de freguesia de São Vicente e Ventosa, Santa Eulália, São Brás e São Lourenço e da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

Neste encontro de trabalho das freguesias portuguesas, sob o mote “50 Anos de Liberdade!”, foi aprovada uma proposta de alteração aos estatutos, para passar de dois para três conselhos gerais anuais. No decurso dos trabalhos foram ainda apresentadas algumas propostas no âmbito do regulamento, alteração aos estatutos e moções propostas.

Granfondo Eurobec tem mais de mil inscritos. Apresentação da prova é feita na terça-feira

Foto arquivo

A menos de dois meses da realização da prova de ciclismo, Granfondo Eurobec, que este ano terá partida de Elvas, a 17 de março, há já mais de mil inscrições efetuadas.

A prova será apresentada, na próxima terça-feira, 30 de janeiro, pelas 11 horas,no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, garante que “com este número de inscrições o pelotão estará já bem composto, com mais de mil bicicletas a correr nesse fim de semana”.

Hermenegildo Rodrigues espera que o dia 17 de março seja “um dia de festa, a nível desportivo, que vai ao encontro de todos aqueles que gostam de ciclismo”, desejando que as condições climatéricas possam ajudar também, nesse sentido.

O Eurobec Granfondo, que ainda tem as inscrições abertas, que podem ser feitas AQUI, terá saída de Elvas e passagem por Badajoz e Campo Maior, em três distâncias a serem percorridas pelos atletas, ou seja, o Minifondo, de 57.2 quilómetros, mediofondo de 113.2 quilómetros e Granfondo de 152.5 quilómetros, assim como uma caminhada e o Kids EuroBEC para crianças dos 5 aos 12 anos.