APPACDM de Elvas em festa: 35º aniversário celebrado ao longo de toda a semana

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas está a celebrar os 35 anos desde a sua fundação, ao longo de toda esta semana, sendo que, na tarde desta segunda-feira, 29 de janeiro, cantaram-se os parabéns, partiu-se o bolo de aniversário e distinguiram-se colaboradoras com 25 ou mais anos de serviço em prol desta instituição.

Com o objetivo de “dar continuidade ao trabalho” que tem vindo a ser desenvolvido, “numa perspetiva de inovação e crescimento”, o presidente da APPACDM, Luís Mendes, recorda que está na instituição desde 2001. “Vi crescer, com muito prazer, esta instituição. Alguns dos equipamentos hoje existentes não tinham ainda sido construídos”, recorda, assegurando que lhe foi deixado um “grande legado”.

Hoje, adianta Luís Mendes, é dia para felicitar todos aqueles que, de alguma forma, têm contribuído para que a APPACDM de Elvas chegasse aos 35 anos, sem esquecer utentes, colaboradores, ex-dirigentes, sócios, os parceiros sociais, patrocinadores, bem como os “ausentes, aqueles que já não estão entre nós, e que contribuíram, de uma forma desinteressada, no caminho desta instituição”.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, presente na festa de aniversário, que assegura que a APPACDM é “uma grande empresa na área social”, recorda que a instituição dá resposta a mais de 200 utentes, contando com cerca de 80 colaboradores. Da sua parte e do Município de Elvas, garante ainda, a instituição pode sempre contar com sempre com o seu apoio.

Durante a manhã de hoje, as crianças da creche do Sítio dos Pequenotes formaram um 35 humano, representativo deste aniversário da APPACDM. Durante a tarde, e no decorrer da festa, onde foram recordados os momentos mais marcantes da história da instituição, um grupo de colaboradoras apresentou uma coreografia a todos os presentes. As funcionários distinguidas foram Arminda Pires, ao serviço da instituição há 27 anos, e Sónia Mourato e Hermínia Almeida, ambas a trabalhar na APPACDM há 25.

As comemorações estendem-se ao longo de toda a semana com missa na instituição, aberta a toda a comunidade, amanhã, pelas 14h30; com um almoço convívio, na quarta-feira; com um workshop para pais e cuidadores, na quinta-feira; terminando, na sexta-feira, com uma mostra dos produtos confecionados na APPACDM na Praça da República de Elvas.