Deputado do PCP no PE João Pimenta Lopes visita distrito de Portalegre na segunda-feira

No âmbito da actividade política e das próximas eleições, o deputado João Pimenta Lopes vai percorrer o distrito de Portalegre, na segunda-feira, dia 29 de janeiro, com um intenso programa de iniciativas, com a realização de encontros com trabalhadores e as populações, visitas a locais de trabalho e outras instituições e uma sessão temática sobre a Água Pública.

O deputado do PCP pretende assim ir ao encontro da realidade regional, aprofundando o conhecimento dos problemas e das necessidades dos trabalhadores e das populações e apontando soluções e medidas para os superar, num distrito que é marcado pelas dificuldades que se fazem sentir por via do aumento do custo de vida, do desinvestimento dos serviços públicos, da falta de investimento em infraestruturas essenciais, entre outros.

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu continuam assim “no terreno a ouvir e a dar voz às reivindicações dos trabalhadores e das populações do distrito e a intervir, dando o contributo que se exige para a solução dos problemas e a resposta às necessidades que estes se confrontam”.

O programa é o seguinte:

6h45 e 7h45 – Contactos com os trabalhadores da Corticeira Amorim, em Ponte de Sor

8h15 – Contactos com os trabalhadores dos serviços da Câmara Municipal de Ponte de Sor

10h30 – Contactos com a população da freguesia de Vaiamonte, em Monforte

12h00 – Visita à Câmara Municipal de Monforte e contactos com os trabalhadores

13h00 – Almoço com eleitos e activistas da CDU, em Monforte

14h30 – Visita ao Centro de Educação e Universidade Sénior de Monforte

16h30 – Encontro com a comunicação social regional na Praça da República, em Portalegre (com o deputado João Pimenta Lopes e a candidata da CDU à Assembleia da República Susana Teixeira)

18h00 – Sessão sobre a Defesa da Água Pública, na Biblioteca Municipal de Nisa (com o deputado João Pimenta Lopes e a candidata da CDU à Assembleia da República Fátima Dias)

20h00 – Jantar-convívio com apoiantes e activistas da CDU na U.F.do Espírito Santo, N.Sra. da Graça e S. Simão, em Nisa

São Vicente celebrou esta tarde o seu santo padroeiro (c/fotos e vídeo)

São Vicente celebrou esta tarde de sábado, 27 de janeiro, o seu santo padroeiro, com as cerimónias religiosas a terem início com uma Eucaristia seguida de procissão, que percorreu algumas ruas da freguesia.

O padre António Carlos, padre na freguesia, revela que a celebração deste santo só teve início há 15 anos com a sua chegada a São Vicente. “Esta era uma festa que não era celebrada, mas quando cheguei à freguesia, há cerca de 15 anos, cultivei a devoção a São Vicente, que as pessoas não conheciam, por isso, para dar uma maior ênfase a este santo começámos a celebrá-la com missa e procissão”, adianta.

Depois da procissão foram vendidos os tradicionais bolinhos de São Vicente, que já tinham sido benzidos na Eucaristia. O pároco adianta qual a simbologia destes bolinhos: “a tradição vem de São Sebastião que vem de Barbacena, mas é uma questão de lembrar que Cristo se dá no pão, distribuindo-o e olhando para aqueles que dele necessitam”.

A procissão foi acompanhada pela Banda 1º de Dezembro de Campo Maior, que também proporcionou um concerto solidário, no salão da junta de freguesia. O maestro da banda, Francisco Pinto, revela que participam nestas cerimónias para “com géneros musicais diferentes”. Quanto ao concerto participam “por um lado, porque é solidário, depois para divulgar o trabalho e angariar novos elementos”.

“Quarteto em Mim” com Diamantina Rodrigues este sábado no CAEP

“Quarteto em Mim” é o nome do espetáculo de música ligeira que tem lugar este sábado, 27 de janeiro, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), às 21.30 horas.

O espetáculo conta com Rui Ramos e Tamara Torres, no violino; Cláudia Romão, no violoncelo; e  José Raimundo, no piano, arranjos e direção musical.

Já os convidados são Diamantina Rodrigues e Raquel Mara, na voz e João Vaz, na guitarra portuguesa.

“Percurso contínuo, o que vimos traçando ao longo dos vários momentos em que buscamos no Fado a essência de uma mensagem que procuramos deixar marcada e presa nos nossos ouvintes. Desafio à capacidade crítica e criativa para reinventar melodias e harmonias que nos antecederam e são elas mesmos as raízes mais profundas do nosso tempo e de nós próprios.

É a nossa linguagem: É nosso o Fado. E será nossa a capacidade de o fazermos ainda mais nosso, pelo entendimento que dele conseguirmos. Sentimos como necessário esse encontro. Imagens e universos que, num primeiro momento se reduzem ao respeito de um impacto com solidez e resistência. A força de uma forma de expressão, tão distante e tão próxima, que nos surpreende e desafia. E é esse mesmo o universo de performance do Quarteto em Mim. Desafio!”

Elvas e Campo Maior acolhem Convenção Mercado das Viagens de 2 a 4 de fevereiro

Elvas e Campo Maior acolhem a V Convenção Mercado das Viagens, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, que conta com sessões de trabalho e visitas guiadas, sob o mote “Viajar vale mais”.

A iniciativa, que conta com o apoio do Município de Elvas, traz à cidade Património Mundial, a participação de mais de uma centena de participantes, dos principais diretores e administradores do panorama do turismo português; bem como os players oficiais do evento e 33 players na área do turismo: companhias aéreas, companhias de cruzeiros, operadores turísticos, centrais hoteleiras e principais órgãos de comunicação social do turismo nacional.

Passeio entre “Santos e Capelas” este domingo em Borba

É já amanhã, domingo, dia 28 de janeiro, que o Município de Borba promove o primeiro de 12 passeios, programados para este ano, com o objetivo de levar os participantes à descoberta daquele concelho, ao mesmo tempo que praticam algum exercício físico.

Estes passeios, “uns diurnos, outros noturnos”, sendo uns “mais urbanos e outros mais rurais”, revela a vereadora Sofia Dias, serão realizados, sem necessidade de alterações, “sempre que as condições climatéricas, sobretudo nos meses de inverno, o permitam”.

“O que nós queremos mesmo, nestes passeios, que vão passar por todas as freguesias, é que as pessoas pratiquem um pouco de atividade física e, mais que isso, que se divirtam e conheçam Borba, tal e qual como nós, que cá estamos, a conhecemos”, adianta. Sofia Dias garante ainda que, em edições passadas da iniciativa, têm sido “muitos os visitantes” a usufruir desta programação dos passeios pedestres do Município de Borba.

O passeio de domingo, intitulado “Entre Santos e Capelas”, num percurso de cerca de 12 quilómetros, entre as localidades de Ribeira, Nora, Barro Branco e São Tiago, tem concentração marcada para as 8h30, na Ermida de Santo António (Ribeira).

Os principais pontos de interesse, neste passeio, são a própria Ermida de Santo António; a Ribeira de São Tiago; a Nascente dos Mochões; as Ruínas da Ermida de São Lourenço; o Forno de Cal; a Ermida de Nossa Senhora da Vitória; o Padrão Evocativo da Batalha de Montes Claros; e a Igreja Paroquial de São Tiago de Rio de Moinhos.

A participação, que é gratuita, não carece de qualquer inscrição.

A programação completa para conhecer na imagem abaixo:

Snack-bar “As Manas II” assaltado esta madrugada

Um estabelecimento comercial foi assaltado nesta madrugada de sábado, 27 de janeiro. Trata-se do snack-bar “As Manas II”, localizado no Bairro de São Pedro, em Elvas.

Quem assaltou este estabelecimento terá partido o vidro da porta de entrada e levado algum dinheiro da caixa.

A PSP está já a investigar esta ocorrência.

Candidaturas abertas para a Campanha de Voluntários do Património Mundial

Inserido no Programa Voluntários do Património Mundial e no âmbito da Campanha de 2024 de Voluntários do Património Mundial, o Centro do Património Mundial convida as organizações e instituições envolvidas em projetos relativos ao Património Mundial a integrarem a referida Campanha com os seus projetos e a organizarem campos de atividades, nas suas comunidades, entre maio e novembro deste ano.

Os projetos propostos devem contribuir para reforçar a cooperação e valorizar o envolvimento das comunidades locais e dos jovens nos sítios do Património Mundial da UNESCO, através de atividades no terreno e encontros interculturais, em consonância com os objetivos da Iniciativa de Voluntários do Património Mundial.

As candidaturas deverão ser submetidas online até 16 de fevereiro. Pode consultar mais informações AQUI.

A Campanha de 2024 contribuirá também para assinalar o 30º aniversário do Programa de Educação do Património Mundial, que este ano se celebra, constituindo uma oportunidade privilegiada para sublinhar a importância da educação, da capacitação dos jovens e da necessidade de desenvolver ações concretas para a proteção, preservação e promoção do Património Mundial.

Raide Hípico “Luís Tello Barradas” bate recorde de participantes na prova internacional

São perto de 70 os cavaleiros, oriundos de cinco países, que competem este sábado na 25ª edição do Raide Hípico “Luís Tello Barradas”, junto aos Silos da Cersul, em Santa Eulália.

Alberto Barradas, membro da organização, demonstra-se “muito satisfeito” com o número de participantes, um número que não era atingido “há muitos anos”, garantindo que o raide internacional conta com 34 cavaleiros, “o número mais elevado de participantes, de sempre, num raide internacional de uma estrela, em Portugal, que pontua inclusive, para o Circuito Europeu de Endurance”.

As bodas de prata deste raide contam também com a homenagem a três cavaleiros elvenses: Luís Tello Barradas, que “ganhou tudo o que tinha para ganhar, na sau geração, pelo que a sua memória é recordada desde o ano de 2000, neste raide, revela Alberto Barradas, adiantando que serão também homenageados Jaime Magarreiro, a pessoa “que mais raides ganhou em Santa Eulália”, bem como Francisco Picão Barradas que “foi um grande impulsionador desta prova”.

Falámos também com alguns cavaleiros em prova. Rui Laternas participa na prova de 100 quilómetros de uma estrela internacional e afirma que “é um orgulho” competir neste raide, algo que faz já há 20 anos.

Já Ana Barradas, a participar na mesma prova que Rui, revela: “este é um raide da minha família, de homenagem a um tio meu e há 25 anos que tentamos melhorar esta prova, de muito sucesso”. Ana Barradas já venceu a prova duas vezes e espera este ano conquistar, pela terceira vez o troféu.

João Pedro Carpinteiro garante que gosta muito de participar neste raide, porque é dos poucos, onde a gente da terra, ou seja, neste caso a população de Santa Eulália, se envolve verdadeiramente, nesta iniciativa”.

Medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes” alvo de sessão de esclarecimentos na CIMAA

A manhã de ontem, sexta-feira, 26 de janeiro, foi marcada por uma sessão de esclarecimentos, realizada no Auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), relativa à implementação da medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes” no Alto Alentejo, que vem alterar o paradigma da utilização dos transportes públicos para passageiros entre os 4 e os 23 anos (inclusive), cumprindo o disposto na Portaria nº7-A/2024, de 5 de janeiro.

A sessão, presidida pelo 1.ª Secretário Executivo da CIMAA, Carlos Nogueiro, foi palestrada pelo técnico da CIMAA responsável pela Mobilidade e Transportes, Brian Campos, que se dirigiu aos técnicos dos Municípios que compõem esta comunidade e que se fizeram representar, de modo a informá-los e envolve-los em todo este processo.

“Pela sua proximidade com a temática, são peça fundamental para a implementação desta medida de forma pacífica, com o objetivo de a tornar o mais simples possível na ótica do passageiro”.

A medida, inserida no Orçamento do Estado 2024, impacta diretamente o dia-a-dia dos utilizadores mais jovens e das suas famílias, com benefícios claros para quem depende dos transportes públicos para se deslocar, nomeadamente em contexto escolar. Outra das novidades, prende-se com a validade do cartão: este passa a abranger o período não- escolar, ao contrário do que acontecia anteriormente, onde apenas vigorava durante 10 meses.

Se o utilizador tiver entre 4 e 18 anos (inclusive), poderá solicitar o cartão 4_18+TP ao Operador Transportes do Alto Alentejo (TAA), mediante preenchimento do Formulário de Adesão e apresentação do Cartão do Cidadão, ao passo que se situar entre a faixa etária dos 19 aos 23 anos (cartão sub23+TP), terá ainda de apresentar, no momento da inscrição, o certificado de matrícula. Não é necessário qualquer procedimento de renovação do passe 4_18+TP, mantendo-se este válido até ao último dia dos 18 anos de idade do beneficiário. A partir dos 19 anos, o beneficiário poderá solicitar o acesso ao cartão sub23+TP, que terá validade anual.

O impacto é também bastante sentido pelas entidades, nomeadamente Municípios e estabelecimentos de ensino, que através da simplificação de metodologias, ficam desonerados de algumas das funções que desempenhavam, passando as mesmas a ser assumidas pela CIMAA.

Para além da explicação, de forma mais aprofundada, do processo de adesão e dos critérios de elegibilidade, foram ainda distribuídos alguns materiais gráficos que irão apoiar no esclarecimento das dúvidas que possam surgir. Esta informação está esquematizada e também disponível no nosso site e redes sociais. Consulte-a AQUI.

Durante a próxima semana, em dia a designar, será levada a cabo uma nova sessão, desta vez com representantes dos estabelecimentos de ensino do distrito, visto serem elementos fundamentais na operacionalização da medida “Passes Gratuitos para Jovens Estudantes”.

Vila Viçosa: prova comentada, atividades para crianças e música na Feira de Doçaria Conventual

A 1ª Feira de Doçaria Conventual decorre até amanhã, domingo, 28 de janeiro, no Claustro do Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa.

O evento, este sábado, 27 de janeiro, abre às 11 horas. Pelas 11.30 horas haverá animação com o grupo “Kalipole Music”; já às 12.30 horas decorrem as provas de doçaria comentadas.

Durante a tarde, pelas 14.30 horas, há workshop de bolachas e biscoitos, para crianças e, uma hora mais tarde há diversas atividades para os mais novos, com jogos e pinturas faciais.

Luís Simenta apresenta-se em espetáculo, pelas 17 horas, no palco do Claustro do Convento dos Agostinhos. Já pelas 21 horas atua o “Trio Alvoroço”.

O certame encerra pelas 23 horas.

Campo Maior Trail Runners com treinos abertos às quartas-feiras

Com as portas sempre abertas à chegada de novos elementos, que sejam amantes da corrida e do desporto, o Campo Maior Trail Runners quer, nesta nova época desportiva de atletismo e trail, contar com ainda mais atletas.

Para isso, está a promover, sempre às quartas-feiras à noite, treinos, que, por norma, têm saída às 20 horas do Jardim Municipal da vila.

Ao longo de todo o ano, explica o fundador do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), do qual faz parte do Campo Maior Trail Runners, Carlos Pepê, qualquer pessoa se pode juntar aos treinos. “Nós estamos sempre abertos a que as pessoas se juntem ao longo de todo o ano, mas uma vez que estamos a iniciar uma nova época desportiva de atletismo e trail, fazemos questão de lançar nas nossas redes sociais a proposta à comunidade e a todos aqueles que também queiram interagir, para saberem dos locais e das horas de encontro do treino de quarta-feira”, revela o responsável.

Além do treino semanal de quarta-feira, há também treinos ao domingo. Segundo Carlos Pepê, estes treinos, ao fim de semana, só são interrompidos “em função de haver provas de competição a decorrer” e quando os atletas do Campo Maior Trail Runners estão em provas. “O treino garantidamente aberto é o de quarta-feira”, assegura.

Os interessados em juntar-se aos treinos não precisam de nenhum tipo de inscrição: “numa primeira fase o objetivo é que as pessoas venham perceber que é possível fazer um treino acompanhado e monitorizado por atletas com mais experiência, respeitando o ritmo inicial de cada um, e depois a pessoa vê se quer juntar-se a nós”.

Estes treinos decorrem pela vila, sempre em grupo, com especial foco na partilha de experiências e dicas entre atletas mais experientes, que apadrinham os recém-chegados.

Mora: 2° Concurso de Vinhos de Talha de Cabeção (c/fotos)

A prova do Vinho Novo de Cabeção, no concelho de Mora, teve o seu início ao final do dia desta sexta-feira, com o 2° Concurso de Vinhos de Talha.

A concurso estiveram 50 vinhos dos seguintes produtores locais: Adega do Teso, Adega Luís Pernica e Herdeiros,  António João Borreicho, António José Cararro Simões,  António Gasparinho e Rui Gasparinho, António Milheiras, Avelino Marques Rosado, Cananó, Custódio Martinho, Encosta do Pinhal, Francisco Calado, Hélder Galante, João Gafaniz, João Vieira, Joaquim José Mansinho Gens, José Guerra e Rui Oleiro, José Luís da Cunha Carpelho, Luís Miguel Calhau, Luís Miguel Pinto, Luís Ratinho, Manuel Amoroso, Manuel Cristeta, Manuel José Freire Mira, Manuel Ramalho, Nelson Cristeta, Paulo Dias e Vitor Manuel Dias Marques.

Depois de cerca de três horas, foram conhecidos os vencedores.

Na categoria de vinho branco a primeira menção honrosa ficou para António João Borreicho e a segunda para Cananó.

Em primeiro lugar ficou o produtor António e Rui Gasparinho, Manuel Inês Ramalho ficou em segundo lugar e o terceiro lugar ficou para Manuel José Freire Mira.

Na categoria de vinho tinto a primeira menção honrosa ficou para Vítor Marques e a segunda para António João Milheiras.

Em primeiro lugar o produtor Vítor Marques, o segundo prémio foi para Nelson Cristeta e o terceiro para Luís Miguel Calhau.

Recordamos que a edição deste ano da Prova do Vinho Novo de Cabeção inclui, a habitual Rota pelas Adegas da Vila que tem lugar este sábado.

Ensemble Ibérico, Luís Trigacheiro e Silvie Ornelas em espetáculo em Elvas

As comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas terminam este sábado, dia 27 de janeiro, com a apresentação do espetáculo “Amor a Portugal”, no cineteatro municipal da cidade.

Para este concerto, revela o vereador Cláudio Monteiro, o Ensemble Ibérico convidou Luís Trigacheiro e Silvie Ornelas, num espetáculo em que vão estar em destaque as “raízes alentejanas e portuguesas”. Neste espetáculo, participa ainda o Coro Juvenil do Alto Alentejo.

O concerto apresenta vários momentos distintos, divididos em quatro partes centrais: uma instrumental, da responsabilidade do Ensemble Ibérico; outra protagonizada por Silvie Ornelas; uma terceira com Luís Trigacheiro; e, por fim, uma última, com duetos interpretados por Silvie Ornelas e Luís Trigacheiro, que contará também com o Coro Juvenil do Alto Alentejo.

O início do espetáculo está marcado para as 21h30. Os bilhetes já estão esgotados.

Euromilhões com jackpot de 143 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 143 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 26 de janeiro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 146 mil euros, saiu a nove apostadores no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, no valor de 38 mil euros, num total de oito contemplados.

O quarto prémio, de 1.879 euros, saiu a 51 apostadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 08 – 19 – 32 – 41 – 42 e pelas estrelas 09 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.