Um incêndio de grandes proporções deflagrou este domingo, 21 de janeiro, num pavilhão da fábrica da Tyco, em Évora.
O alerta foi às 17.18 horas e no local estão 46 bombeiros de várias corporações dos bombeiros do distrito de Évora, com 17 viaturas.
A Aquamaior vai realizar, na próxima quarta-feira, 24 de janeiro, intervenções na rede de abastecimento de água no concelho de Campo Maior.
Durante o período de intervenção, entre as 9 e as 18 horas, será interrompido o abastecimento de água.
“Agradecemos toda a compreensão e colaboração, por parte da população, e tentaremos realizar os trabalhos no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”, garante a Aquamaior.
A zona de afetação da intervenção está assinalada na imagem abaixo:
A população de Barbacena, como já vem sendo tradição, praticamente duplicou este fim de semana, por ocasião da festa em honra de São Sebastião, o padroeiro daquela freguesia do concelho de Elvas.
E apesar de terem sido muitos aqueles que, na tarde deste domingo, 21 de janeiro, participaram na procissão, após a missa, a realização desta cerimónia esteve envolvida em alguns “desaguisados” entre padre e presidente de junta. Isto, conta o presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Jorge Madeira, porque o padre António Carlos queria realizar a procissão não hoje, como tem sido sempre tradição, ao domingo, mas ontem, 20 de janeiro, em Dia de São Sebastião. Mais, conta ainda, o pároco terá dito mesmo que não comparecia à procissão, no caso de a mesma se realizar hoje. “Disse que não vinha, mas veio. Eu só quero é manter hábitos e tradições. Ninguém se lembra, em Barbacena, de uma procissão a um sábado”, revela ainda, assegurando que, apesar do desentendimento, no final de contas, “correu tudo bem”.
Já o padre António Carlos garante que tudo não passou de um “mal entendido e de uma questão de má interpretação”, adiantando que apenas achava “mais lógico” que a procissão se tivesse realizado ontem, uma vez que o Dia Litúrgico de São Sebastião, este ano, no calendário, calhava precisamente a um sábado. “Mas está tudo resolvido e a festa foi feita, para o bem de todos”, garante. Desta cerimónia, o pároco destaca ainda a grande participação, sobretudo daqueles que, sendo “filhos da terra”, vivem fora, mas regressam a Barbacena sempre por esta ocasião.
Esta tarde, para além de missa, seguida de procissão, acompanhada pela Banda Filarmónica de Alegrete, manteve-se também a tradição da venda dos bolinhos de São Sebastião.
Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, volta a celebrar, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, Nossa Senhora das Candeias, com uma festa em sua honra, que inclui conjunto de atividades: religiosas, culturais e desportivas.
No dia 2 (sexta-feira), pelas 18 horas, há recitação do terço na Igreja Matriz, seguida, às 18h30, por eucaristia e bênção das velas.
A 3 de fevereiro, depois da alvorada às 10 horas, realiza-se o Peditório das Colchas, acompanhado pela Banda Municipal Alterense. O peditório reverte a favor das despesas da festa. Pelas 15 horas, há eucaristia solene na Igreja Matriz, com apresentação e bênção das crianças, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora das Candeias. Pelas 18h30, haverá espetáculo de pirotecnia na Avenida da Libertação e, às 21h30, baile com Miguel Bravo no Albergue. A animação prossegue, pela noite dentro, com DJ.
Já no dia 4 (domingo), realiza-se um torneio de futebol entre solteiros e casados, no Largo 25 de Abril, terminando a festa com a habitual eucaristia de domingo na Igreja Matriz.
A festa é promovida pela Paróquia de Cabeço de Vide, Junta de Freguesia, Câmara Municipal de Fronteira e Associação da Juventude Vidense.
A exposição “Sempre e Nunca Mais”, com curadoria de Ana Cristina Cachola, é inaugurada no próximo dia 3 de fevereiro (sábado), no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas, pelas 15 horas.
São apresentadas nesta exposição obras da coleção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, de mais de 30 artistas, como Adriana Proganó, André Romão, Fábio Colaço, Joana Vasconcelos, João Pedro Vale, Luísa Cunha, Mariana Gomes, Rui Serra e Xavier Almeida.
Nesta exposição, Ana Cristina Cachola conta com a assistência de curadoria de Tiago Candeias.
Os trabalhadores da Hutchinson – Borrachas Portugal, em Campo Maior, vão fazer uma greve, na luta por melhores salários.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE Sul), os trabalhadores participaram “em força” em dois plenários, realizados recentemente no refeitório da fábrica, para discutir a “falta de respostas” da administração da empresa, tendo sido aprovada a realização de uma greve de 24 horas.
A greve terá início às 22 horas de 31 de janeiro, terminando à mesma hora do dia seguinte, 1 de fevereiro.
De acordo com o SITE Sul, os trabalhadores, para além do aumento dos salários, lutam pela negociação da atualização do subsídio de refeição, pela aplicação de diuturnidades, pelo pagamento das horas trabalhadas aos sábados e feriados como trabalho suplementar e ainda pela atribuição do dia de aniversário.
O Clube Elvense de Natação (CEN) conquistou, este domingo, 21 de janeiro, vários pódios, na 30ª Corrida das Linhas de Elvas, organizada pela Câmara Municipal.
Em Benjamins A Masculinos, Apolo Faz Tudo foi primeiro classificado e Henrique Tavares terceiro. Em Benjamim B Masculinos, Diego Tavares subiu ao lugar mais alto do pódio.
Já em Infantis Masculinos, Luiz Otávio alcançou o segundo lugar, Rodrigo Pimenta o terceiro lugar e Martim Rosário o quarto. Joana Cardoso, em Juvenis Femininos, foi a segunda melhor em prova.
Tratou-se, de acordo com o clube, de uma “manhã de domingo em agradável convívio familiar e desportivo”. “Mais uma prova em que os nossos jovens e prometedores atletas nos brindaram com esforço e conquistas”, lê-se em nota de imprensa.
O clube agrade ainda a todos os atletas “pela dedicação”, bem como ao técnico Manuel Trabuco e “a todos os familiares que se deslocaram ao Estádio Municipal de Atletismo de Elvas e testemunharam as conquistas coletivas e individuais”.
O Pavilhão Municipal de Elvas recebeu, na manhã deste sábado, 20 de janeiro, mais “um grande momento de convívio, de diversão e muito basquetebol”, no decorrer da quinta jornada do Circuito Mini-Estrelas da Associação de Basquetebol do Alentejo, revela o Clube Elvense de Natação (CEN), em nota de imprensa.
O CEN, na referida nota, agradece à Associação de Basquetebol do Alentejo a ajuda na organização do evento, bem como aos clubes que participaram no evento desportivo: os Salesianos de Évora, o Grupo Desportivo e Recreativo André de Resende, e o Elétrico Futebol Clube de Ponte de Sor. “É aqui que nascem as estrelas do futuro”, garante o CEN.
A Tunapapasmisto, Tuna Mista do Instituto Politécnico de Portalegre, celebra, em fevereiro, os seus 30 anos de existência, bem como os 20 anos de “Capotes Negros”.
“Capotes Negros”, segundo a tuna, é um evento “mítico”, que visa promover um encontro de tunas de diferentes escolas, Universidades e pontos do país, nesta cidade do Alto Alentejo, que volta a realizar-se nos dias 22 e 23 de fevereiro.
“Voltamos mais um ano a reunir estudantes e a população de Portalegre com um só objetivo: o convívio e a partilha deste Alentejo que trazemos na voz”, garante a tuna.
Este ano, o evento, conta, no dia 22 de fevereiro, com uma noite de Serenatas, a ter lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, com início às 21 horas. No dia seguinte, há noite de Tunas, com encontro marcado no Mercado Municipal de Portalegre, às 22 horas.
O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, ao dia de hoje, domingo, 21 de janeiro, de 181 milhões e 292 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 232,32 metros, de acordo com os últimos dados da Associação de Beneficiários do Caia.
Este volume corresponde a 95,42 por cento da capacidade máxima da barragem, estando a mesma, por isso, a menos de cinco por cento de atingir o seu limite de armazenamento.
Nos últimos dez dias, entre 11 de janeiro e hoje, a cota da Barragem subiu 1,25 metros.
Situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches, a Barragem do Caia abastece ainda, para além destes três, o concelho de Monforte.
O Salão do Palácio Orive, em Córdoba, foi pequeno, na passada sexta-feira, 19 de janeiro, para todos aqueles que quiseram assistir à cerimónia de apresentação da 33ª Feira de Olivença, que contou com a presença do toureiro Manuel Román.
No seu discurso, o jovem toureiro, natural de Córdoba, confessou ser um sonho de criança poder vir a apresentar-se ao público na emblemática feira taurina de Olivença.
Esta feira taurina, depois de já apresentada em Olivença, será também dada a conhecer em Salamanca, Madrid e Lisboa.
O evento decorre de 1 a 3 de março, contando com duas corridas de touros e duas novilhadas. No dia 1 de março, Carlos Domínguez, Sergio Sánchez e El Mella terão pela frente novilhos de La Cercada. No dia 2, Manzanares, Talavante e Roca Rey enfrentam touros de Puerto de San Lorenzo.
Por fim, no dia 3, haverá quer novilhada (com Manuel Román, Marco Pérez, Javier Zulueta e Tomás Bastos), quer corrida de touros (com as participações de Morante de la Puebla, Juan Ortega y Roca Rey).
Cerca de 120 pessoas participaram, na manhã deste domingo, 21 de janeiro, na 18ª edição da Caminha das Linhas de Elvas: uma iniciativa desportiva associada às comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, a par da tradicional corrida (ver aqui).
Em ambas as atividades, organizadas pela Câmara Municipal de Elvas, foram percorridos cerca de sete quilómetros e meio, distância que une o Sítio dos Murtais ao Estádio Municipal de Atletismo.
A caminhada teve início pelas 9 horas, sendo que, de acordo com o vereador Hermenegildo Rodrigues, com mais de 200 atletas a partiparem na corrida, ultrapassaram-se os 300 partipantes. “É um marco de referenciar”, garante. O próprio vereador, a par da vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, participaram na caminhada.
As imagens e o vídeo da caminhada para ver na galeria de imagens e no vídeo abaixo:
Carlos Fidalgo apresenta, no próximo dia 10 de fevereiro, no Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, em Terena, no concelho de Alandroal, o livro “Terena em Sketch”.
De acordo com o autor, este trabalho, editado pela Caminho das Palavras, e com prefácio de Moisés David Ferreira, “tem como objetivo dar a conhecer, através da abordagem artística de urban sketching, a vila de Terena, levando os seus leitores a viajar até lá”.
O livro reúne ilustrações de Carlos Fidalgo sobre esta vila alentejana e suas imediações, às quais acrescentou “textos sobre a sua história, gentes e atividades”.
A apresentação, marcada para as 16 horas, contará com um momento musical a cargo de Leonor Fidalgo, que tocará peças para guitarra clássica.
Bruno Paixão é, uma vez mais, o vencedor da Corrida das Linhas de Elvas. O atleta do Beja Atlético Clube foi, na manhã deste domingo, 21 de janeiro, o primeiro a cruzar a meta, nesta 30ª edição da prova.
Já na competição feminina, foi a elvense Raquel Trabuco, também a representar as cores do Beja Atlético Clube, quem conquistou o primeiro lugar.
Garantindo que teve de ultrapassar, no trajeto entre o Sítio dos Murtais e o Estádio Municipal de Atletismo, “algumas dificuldades”, Bruno Paixão não podia estar “mais satisfeito” pelo resultado obtido. Dando os parabéns à organização, o atleta garante voltar para o ano, com o objetivo, uma vez mais, de vencer.
Já o elvense Mário Almeida, atualmente a representar o Atlético da Póvoa, que no ano passado venceu a prova, alcançou, desta feita, o segundo lugar. “Tentei, desde início, seguir o primeiro, mas ele estava muito forte e faltou-me um bocadinho de resistência. Mas foi bom, perto do tempo que fiz no ano passado, quando ganhei”, comenta.
Em terceiro lugar ficou Luciano Gordo, da Associação Desportiva de Castelo de Vide. Aos nossos microfones revelou-se muito contente com a sua prestação, depois de ontem ter estado no Corta-Mato de Figueira e Barros.
Na competição feminina, as rainhas da edição deste ano do Carnaval Internacional de Elvas, não deram hipótese à concorrência: se Raquel Trabuco foi primeira, Cláudia Batuca alcançou a segunda posição.
Para Raquel Trabuco, que no ano passado não participou nesta corrida, devida a uma lesão, é “sempre bom vencer”, ainda para mais na sua cidade. Já Cláudia Batuca, que assegura que esta foi uma prova dura, garante que, certamente, as duas ficarão mais nervosas quando desempenharem o papel de rainhas do Carnaval de Elvas do que em qualquer prova de atletismo.
Também hoje, e a par desta 30ª edição da Corrida das Linhas de Elvas, decorreu a 18ª Caminhada, numa organização da Câmara Municipal. Ao todo, as duas iniciativas desportivas, segundo o vereador Hermenegildo Rodrigues, contaram com mais de 300 participantes.
As imagens da entrega de prémios:
A Herdade do Freixo do Meio, no concelho de Montemor-o-Novo, foi distinguida nos Prémios Mesa Marcada, na categoria de “Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2023”.
Estes prémios foram criados em 2009, por Miguel Pires e Duarte Calvão, autores do site Mesa Marcada, e desde então tornaram-se uma referência no panorama gastronómico nacional.
Para Alfredo Sendim, proprietário da Herdade do Freixo do Meio, é “uma grande honra e privilégio” receber esta distinção, porque, segundo diz, “é bom perceber que os críticos que estão por detrás deste prémio são, em Portugal, a voz mais séria em termos de avaliação de gastronomia no nosso país, por isso é importante o nosso trabalho ser reconhecido por eles”. O proprietário da Herdade do Freixo do Meio considera ainda que estes prémios são “mais sérios do que uma estrela Michelin”.
A Herdade do Freixo do Meio aposta na agricultura biológica e num método de produção sustentável. Alfredo Sendim revela que, “mais do que produzir uma série de produtos, estes são recolhidos do sistema natural da área protegida privada do Montado Freixo do Meio, tentando entender o sistema e alinhando-se com ele”.
De entre os vários produtos produzidos, Alfredo Sendim destaca a bolota e exemplifica os vários alimentos que são feitos a partir deste fruto: “pão, café, brownie, bolo de chocolate, hambúrgueres de bolota. O proprietário da Herdade do Freixo do Meio considera ainda que a bolota é “uma variável incontornável na transição alimentar”.
A sessão de atribuição dos Prémios Mesa Marcada decorre esta segunda-feira, dia 22, no Centro de Congressos do Estoril, onde serão distinguidos vários chefs.
António Martins faleceu, na madrugada deste domingo, 21 de janeiro, aos 86 anos, no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
António da Conceição Martins era Engenheiro Técnico Agrícola na Direcção Regional de Agricultura do Alentejo.
Foi vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, na presidência de Joaquim Trindade, e vereador, eleito pelo Partido Socialista e pelo Partido Ecologista “Os Verdes”, no decorrer dos mandatos de Aníbal Franco, João Carpinteiro e Rondão Almeida, num total de 18 anos como autarca, entre Câmara e Assembleia Municipal de Elvas.
António Martins foi um dos fundadores da Associação de Acção Social Humanitária de Elvas (AASHE), na zona baixa da cidade.
A partir do meio dia e meia o corpo vai estar no complexo funerário de Elvas e funeral realiza-se amanhã, às 10horas.
A Rádio ELVAS endereça as mais sentidas condolências à família.
A Associação Empresarial de Elvas, com o apoio da ASAE, vai promover uma sessão de esclarecimento na próxima quarta-feira, dia 24 de janeiro, pelas 14h30, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas.
A oradora na sessão “A ASAE Esclarece” será Liliana Teixeira, inspetora chefe de Equipa Multidisciplinar da Unidade Operacional XI/Évora da Unidade Regional Sul (URS).
O objetivo desta sessão, explica a Associação Empresarial de Elvas, é “o de poder esclarecer os empresários do comércio e serviços sobre o ato inspetivo da ASAE nos estabelecimentos, a venda com redução de preços (saldos, promoções e liquidações), abordando também a matéria referente aos dísticos a afixar e os seus respetivos diplomas, Livro de Reclamações e boas práticas”.
A participação é gratuita, sendo que os interessados devem fazer a sua inscrição através do email geral@aeelvas.pt.
O Município de Campo Maior tem, para este ano, uma nova ideia daquilo que será a dinâmica do espaço.arte.
São Silveirinha, vereadora no município, revela que, para além da realização das habituais conversas de artista sobre as exposições patentes no espaço.arte, pretende-se “apresentar uma proposta, aos artistas, para realizarem workshops junto do público escolar”.
O objetivo passa por levar não só os alunos a este espaço museológico, mas também os artistas até à escola. “Esta atividade, para além de ser desenvolvida no espaço.arte, pode também ser dinamizada nas escolas, porque os alunos gostam destas iniciativas mais práticas, que lhes abrem os horizontes”, acrescenta a vereadora.
Eduardo Madeira apresentou, na noite de ontem, sábado, 20 de janeiro, o seu novo espetáculo de comédia, “Tour Mundial”, ao Cineteatro Municipal de Elvas.
Durante cerca de hora e meia, o conhecido ator e comediante levou o público à gargalhada com os seus apontamentos humorísticos, intercalados por temas musicais à guitarra.
A elvense Joana Machado, mulher de Eduardo Madeira, subiu ao palco para interpretar um dueto com o companheiro.
O espetáculo “Tour Mundial” integrou o programa com que o Município assinala, ao longo de todo este mês janeiro, o 365° aniversário da Batalha das Linhas de Elvas.
Fonte: Município de Elvas
Algumas das viaturas que participaram na Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974, encontram-se no Museu Militar de Elvas. Sendo que se celebram, este ano, os 50 anos desse momento histórico que ditou o fim da ditadura no país, o Museu Militar está já a preparar as comemorações dessa data.
De acordo com o diretor daquele espaço museológico, o coronel Nuno Duarte, será promovido um encontro entre gerações, com aqueles que, com 20 anos, em 1974, “participaram na coluna de Salgueiro Maia”, e os jovens de hoje, nascidos depois do 25 de Abril: “queremos saber com que sentimento é que saíram de Santarém até Lisboa e viveram o 25 de Abril de 1974. Simultaneamente também gostávamos de ter o testemunho de gente de Elvas, para saber como é que viveram o 25 de Abril. Depois, ainda teremos os jovens, que já nasceram depois do 25 de Abril, para dizerem o que é que pensam sobre o 25 de Abril”.
Este será um dos primeiros eventos promovidos, este ano, pelo Museu Militar de Elvas, sendo que o programa de atividades para 2024 ainda se encontra “em fase de planeamento”. Para maio, em Dia dos Museus, está a ser preparada uma nova exposição temática sobre as guerras peninsulares, como é o caso da Batalha de Albuera, recordada, todos os anos, em Elvas, pelos Amigos do Cemitério dos Ingleses.
De “portas abertas”, o museu quer ainda comemorar, este ano, mais um aniversário, através de conjunto de atividades que possa “envolver os elvenses”, depois de, em outubro passado, o aniversário ter sido celebrado de forma “altamente intensa”. Pretende-se também, nessa altura, promover mais um concurso hípico: um evento que, do ano passado para este, passa de um dia para um fim de semana, a par de outras atividades, sempre com vista “à participação de todos”.
Assegurando que os museus “têm de ser dinâmicos”, Nuno Duarte diz ainda ser importante que, quando as pessoas regressam àquele espaço, “encontrem algo novo, novas iniciativas, com as quais possam aprender sempre mais alguma coisa”.