Barbacena volta a encher-se de gente para celebrar São Sebastião

A população de Barbacena, como já vem sendo tradição, praticamente duplicou este fim de semana, por ocasião da festa em honra de São Sebastião, o padroeiro daquela freguesia do concelho de Elvas.

E apesar de terem sido muitos aqueles que, na tarde deste domingo, 21 de janeiro, participaram na procissão, após a missa, a realização desta cerimónia esteve envolvida em alguns “desaguisados” entre padre e presidente de junta. Isto, conta o presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Jorge Madeira, porque o padre António Carlos queria realizar a procissão não hoje, como tem sido sempre tradição, ao domingo, mas ontem, 20 de janeiro, em Dia de São Sebastião. Mais, conta ainda, o pároco terá dito mesmo que não comparecia à procissão, no caso de a mesma se realizar hoje. “Disse que não vinha, mas veio. Eu só quero é manter hábitos e tradições. Ninguém se lembra, em Barbacena, de uma procissão a um sábado”, revela ainda, assegurando que, apesar do desentendimento, no final de contas, “correu tudo bem”.

Já o padre António Carlos garante que tudo não passou de um “mal entendido e de uma questão de má interpretação”, adiantando que apenas achava “mais lógico” que a procissão se tivesse realizado ontem, uma vez que o Dia Litúrgico de São Sebastião, este ano, no calendário, calhava precisamente a um sábado. “Mas está tudo resolvido e a festa foi feita, para o bem de todos”, garante. Desta cerimónia, o pároco destaca ainda a grande participação, sobretudo daqueles que, sendo “filhos da terra”, vivem fora, mas regressam a Barbacena sempre por esta ocasião.

Esta tarde, para além de missa, seguida de procissão, acompanhada pela Banda Filarmónica de Alegrete, manteve-se também a tradição da venda dos bolinhos de São Sebastião.