Sorteio da campanha “Comércio Com Vida” na segunda-feira em Vila Viçosa

Imagem: Rotas Turísticas

A cerimónia que se realiza o sorteio da campanha “Comércio Com Vida” decorre na próxima segunda-feira, dia 8 de janeiro, pelas 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa.

É no decorrer desta cerimónia que serão conhecidos os vencedores dos 30 prémios a concurso, num valor total de 3.800 euros.

Os possíveis vencedores são pessoas que fizeram, entre 1 de dezembro e ontem, sexta-feira, 5 de janeiro, compras nos cerca de 150 estabelecimentos de comércio local aderentes à iniciativa.

Esta é uma iniciativa do Município de Vila Viçosa, das Juntas de Freguesia do Concelho de Vila Viçosa e do Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE).

Livro “Poemas Breves” de Higino Maroto apresentado dia 13 na Biblioteca de Elvas

“Poemas Breves” é o nome do mais recente livro, da autoria de Higino Maroto, que vai ser apresentado no dia 13 deste mês, na Biblioteca Municipal de Elvas.

Esta obra, que conta com 106 poemas, divididos por 174 páginas, explica o autor, assume-se como “o término de um ciclo, que foi iniciado com as obras anteriores “O Tempo’, ‘Maresia ao Luar’ e ‘Por detrás da fechadura’, portanto é o terminar de um ciclo na forma de escrever e na forma como foram abordados diversos assuntos”.

Higino Maroto adianta que o livro se divide em cinco capítulos: nevoeiro, meia luz, regresso da luz, caminhos e chegada. O autor revela: “através destes temas podemos perceber os assuntos tratados, por isso, nevoeiro significa quando estamos perdidos numa ideia, num amor, numa realização e estes quatro livros marcam uma fase da minha vida pessoal e em sociedade, estes anos foram de descoberta, de pôr em cauda muita coisa e encontrar caminhos para as várias saídas que eram necessárias”.

O segundo capítulo “meia-luz”, revela Higino Maroto, representa “quando saímos do nevoeiro e temos ideias mais claras e construtivas; ‘regresso à luz’ significa que as saídas começam a estar abertas e começamos a trilhá-las; ‘caminhos’ é quando começamos a trilhar caminhos e ‘chegada’ é quando nos sentimos capazes de desenvolver essas ideias na nossa vida”.

“Poemas Breves” de Higino Maroto é apresentado no dia 13 deste mês, pelas 17.30 horas, na Biblioteca Municipal de Elvas. A apresentação está a cargo de Teresa Guerreiro e a leitura de poemas será feita por Luísa Currito.

Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas marcadas para dia 21

A 30ª Corrida e a 18ª Caminhada das Linhas de Elvas realizam-se no próximo dia 21 de janeiro (domingo), durante a manhã.

A organização cabe ao Município de Elvas, que conta com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP). As inscrições, para a corrida, que integra Circuito de Corridas da AADP, encontram-se abertas até dia 16.

A partida acontece junto ao padrão da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio dos Murtais, e a chegada ao Estádio Municipal de Atletismo, para os atletas juniores, seniores e veteranos, enquanto os benjamins, infantis, iniciados e juvenis correm no Estádio Municipal de Atletismo.

No âmbito desta iniciativa, às 9 horas, partem também os caminhantes da 18.ª Caminhada das Linhas de Elvas. As inscrições devem ser feitas para o email desporto@cm-elvas.pt, também até dia 16 de janeiro, enviando nome completo, data de nascimento e tamanho da t-shirt. Só serão aceites inscrições feitas por este meio.

O regulamento da prova está disponível para consulta aqui.

Portalegre: concerto de Reis este sábado no CAEP

O Grupo de Cantares de Portalegre e a Brigada Vítor Jara promovem este sábado, 6 de janeiro, um Concerto de Reis, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, pelas 21 horas.

“O Semeador – Grupo de Cantares de Portalegre mantém a tradição de cantar os Reis, sendo que a festa prossegue, nesta noite, com a Brigada Vítor Jara, grupo representativo da música tradicional portuguesa, cujo trabalho de longa data influenciou a atividade de “O Semeador.”

Os bilhetes para o espetáculo têm um custo de cinco euros.

Vila Viçosa com orçamento municipal de 15 milhões

A Câmara Municipal de Vila Viçosa tem, para este ano, um orçamento de 15 milhões de euros, superior em dois milhões comparativamente ao do ano passado.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, revela que só na conclusão da obra do cineteatro Florbela Espanca, depois de ter ardido a sua cobertura, em junho do ano passado, será investido um milhão e 600 mil euros. Prevê-se que esta obra, que tem um custo total de dois milhões e 900 mil euros, esteja concluída até julho.

Outros dos grandes investimentos previstos dizem respeito à regeneração urbana e à construção de ETAR’s nas freguesias do concelho, onde ainda não existem. “Essa vai ser a nossa prioridade, tal como a renovação de algumas condutas, em baixa, no meio urbano, tal como a recuperação de algumas zonas de jardinagem”, adianta Inácio Esperança.

A maior parte do orçamento, cerca de nove milhões de euros, será canalizada para despesas correntes, como salários de funcionários, eletricidade, combustíveis e outros consumíveis necessários para a limpeza urbana e higienização.

Este orçamento, diz ainda o autarca, que é “importante” para que possam ser serem “executados os projetos” do município, contou, no momento da sua votação, com a abstenção da oposição.

Quartel dos Bombeiros de Campo Maior pode vir a ser o “mais sustentável do distrito”

Uma das prioridades da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior para este novo ano é apostar na eficiência energética, sendo que, de acordo com o presidente, Luís Fava, o quartel pode vir a tornar-se “o primeiro mais sustentável” do distrito.

Para isso, serão instalados painéis solares no quartel. A direção pretende também adquirir, ao longo deste ano, viaturas elétricas.

Mas há outros projetos delineados, sendo que, neste momento, está em fase de conclusão uma sala de formação. “É uma sala, com 30 lugares, para formação tanto interna, como externa”, explica Luís Fava, que assegura que outro dos objetivos para 2024 é continuar a apostar “cada vez mais” na formação dos operacionais.

Terminada a última campanha do Quartel Electrão, sendo que uma nova estará, entretanto, a começar, Luís Fava dá conta dos resultados da mais recente recolha de eletrodomésticos em fim de vida: “os primeiros seis meses de 2023 correram muito bem, com 3.700 quilos; na segunda fase, que não correu tão bem, recolhemos só 320 quilos; pelo que, no total, estamos a falar de quatro mil quilos”.

Apelando para que a população ajude a corporação, assim que tiver início a nova campanha do Quartel Electrão, Luís Fava lembra que, em jogo, e tendo em conta a entrega destes equipamentos para reciclagem estão vários prémios importantes, como vales de combustível.

Tão desejada segunda EIP dos Bombeiros de Elvas pode vir a ser uma realidade este ano

Uma das grandes ambições da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas para este novo ano, e ainda que este seja um desejo antigo, diz respeito à constituição de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP).

Não tendo dúvidas que esta será “uma mais-valia para a cidade”, o presidente da direção, Amadeu Martins, explica que a corporação tem já os elementos “prontos” para constituir essa equipa, sendo agora necessário esperar que o Governo permita a sua formação, depois de, ainda que de forma não oficial, o presidente da Câmara Municipal de Elvas tenha já dado “o seu aval”.

“Só espero que me façam chegar, oficialmente, essa decisão. A partir do momento em que essa decisão seja oficial, nós procederemos com aquilo que a lei prevê sobre essa situação, na constituição dessa equipa”, revela Amadeu Martins.

E para que a tarefa possa ser facilitada, adianta o presidente, os operacionais que irão formar essa nova equipa têm feito as provas físicas com os elementos da primeira. “Isto leva os seus tempos e depois ainda temos de esperar que o Governo decrete que possam haver equipas de intervenção permanente, a nível nacional, para podermos concorrer e obter mais uma equipa”, refere.

Dando conta da importância desta segunda equipa, Amadeu Martins recorda que os acidentes, por exemplo, acontecem a qualquer momento, e que não é possível ter os operacionais 24 horas por dia no quartel. “Se tivermos duas equipas, já conseguimos ter uma equipa durante o dia e outra durante a noite. Desde que tenhamos aqui uma EIP, que é uma equipa que em poucos minutos chega ao local da ocorrência, é muito bom para socorrer as pessoas, naquilo que possa haver: um incêndio, um acidente”, remata.

Santos Reses de Barbacena no último sábado de “Mercado de Natal”

Coube ao Grupo de Cantares aos Santos Reses, de Barbacena, encerrar, na manhã deste sábado, 6 de janeiro, a programação da iniciativa “Mercado de Natal”, no Mercado Municipal da Casa das Barcas, em Elvas.

O grupo atuou naquele espaço municipal, ainda antes de percorrer parte do centro histórico da cidade. Este “Mercado de Natal”, inserido no evento “Elvas Cidade Natal”, promovido pela Câmara Municipal, decorreu ao longo de seus sábados consecutivos.

Antes dos Cantares aos Santos Reses passaram pela Casa das Barcas o grupo Voz Amiga, da Terrugem; a Banda 14 de Janeiro; a associação juvenil Gota d’Arte; as Roncas d’Elvas, da associação juvenil Arkus; e o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa.

Secundária de Elvas com projeto aprovado no valor de 1,2 milhões de euros

A Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, pretencente ao Agrupamento nº 3 de Elvas, viu aprovada a sua candidatura ao Centro Tecnológico Especializado Industrial, um projeto orçado em 1,2 milhões de euros.

Este valor servirá para aquisição de equipamentos de apoio à prática educativa de cursos profissionais e requalificação de espaços e oficinas. Este investimento insere-se no Plano de Recuperação e Resiliência e envolve a modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas já existentes na escola, bem como a aquisição de novos equipamentos e tecnologia de ponta nas diferentes áreas de Educação e Formação Profissional a que se destina o CTE.

Para a diretora do Agrupamento de Escolas, Fátima Pinto, esta “é uma conquista de grande significado para a Escola e para o concelho”.

O CTE tem como objetivo estratégico “aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, combater as desigualdades sociais e de género, aumentar a resiliência do emprego, sobretudo dos jovens, reforçando-se as medidas que têm vindo a ser executadas nos últimos anos para desenvolver um sistema consistente de ensino e formação profissional e aumentar as taxas de qualificação”.

A instalação deste CTE “terá impacto na criação de emprego qualificado e permite alavancar o potencial produtivo da economia local e regional através da mobilização das qualificações e competências como motor de desenvolvimento e competitividade, tendo sido projetado para suportar diversos cursos e organizado por vários espaços laboratoriais/oficinais modernos equipados com as mais recentes tecnologias”.

A diretora, em comunicado, agradece ainda “a todos os colegas docentes que se empenharam na elaboração desta candidatura. Com o resultado alcançado podemos em conjunto com toda a comunidade escolar e local (empresas e autarquia) formar jovens de nível intermédio de excelência e contribuir para o desenvolvimento da economia local”.

Município de Campo Maior realiza último sorteio da campanha de apoio ao comércio local

O quinto e último sorteio da segunda edição da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”, promovido pelo Município de Campo Maior, realizou-se na tarde de ontem, 5 de janeiro.

No sorteio, que teve lugar no Centro Comunitário da vila, estiveram presentes o vereador Paulo Pinheiro, a comerciante convidada Susana Guerra e a munícipe convidada Beatriz Sabino.

A lista de premiados pode ser consultada na tabela abaixo:

 

Os premiados serão contactados a partir de segunda-feira, dia 8 de janeiro, para receberem informações sobre como poderão levantar os seus prémios. Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 29 de fevereiro, nos estabelecimentos aderentes à campanha (podem ser consultados aqui).

Workshop de Decoração dos Reis este sábado no MACE

Um workshop de Decoração de Reis tem lugar este sábado, 6 de janeiro, em Dia de Reis, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

A atividade, a última do ciclo de workshops realizados pela associação juvenil Akus, no decorrer do evento “Elvas Cidade Natal”, tem início às 10 horas, terminando por volta do meio-dia.

Euromilhões: segundo prémio de 359 mil euros sai em Portugal

Um segundo prémio do sorteio de ontem, 5 de janeiro, do Euromilhões, no valor de 359.048,55 euros, saiu a dois jogadores, um deles com aposta registada em Portugal.

Os 23.975,87 euros do terceiro prémio saíram a um total de sete jogadores, todos no estrangeiro. Já o quarto, de 886,02 euros, contempla 59 apostadores, nove em Portugal.

Sem totalistas esta sexta-feira, o próximo sorteio, na terça-feira, dia 9 de janeiro, contará com um “jackpot” em jogo de 64 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 4, 7, 18, 39 e 50 e as estrelas 3 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Santos Reses de Barbacena atuam este sábado na Casa das Barcas

Os Santos Reses de Barbacena atuam neste Dia de Reis, sábado, 6 de janeiro, no Mercado Municipal da Casa das Barcas, em Elvas.

A atuação tem início marcado para as 9.30 horas e encerra a iniciativa “Mercado de Natal”, promovida pela Câmara Municipal de Elvas e integrada no evento “Elvas Cidade Natal”.