Quartel dos Bombeiros de Campo Maior pode vir a ser o “mais sustentável do distrito”

Uma das prioridades da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior para este novo ano é apostar na eficiência energética, sendo que, de acordo com o presidente, Luís Fava, o quartel pode vir a tornar-se “o primeiro mais sustentável” do distrito.

Para isso, serão instalados painéis solares no quartel. A direção pretende também adquirir, ao longo deste ano, viaturas elétricas.

Mas há outros projetos delineados, sendo que, neste momento, está em fase de conclusão uma sala de formação. “É uma sala, com 30 lugares, para formação tanto interna, como externa”, explica Luís Fava, que assegura que outro dos objetivos para 2024 é continuar a apostar “cada vez mais” na formação dos operacionais.

Terminada a última campanha do Quartel Electrão, sendo que uma nova estará, entretanto, a começar, Luís Fava dá conta dos resultados da mais recente recolha de eletrodomésticos em fim de vida: “os primeiros seis meses de 2023 correram muito bem, com 3.700 quilos; na segunda fase, que não correu tão bem, recolhemos só 320 quilos; pelo que, no total, estamos a falar de quatro mil quilos”.

Apelando para que a população ajude a corporação, assim que tiver início a nova campanha do Quartel Electrão, Luís Fava lembra que, em jogo, e tendo em conta a entrega destes equipamentos para reciclagem estão vários prémios importantes, como vales de combustível.