Bonecos de Estremoz: seis anos de reconhecimento mundial de uma arte única

José Daniel Sádio

O Município de Estremoz comemorou ontem o sexto aniversário da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO, com uma cerimónia nos Paços do Concelho.

A sessão contou com as intervenções do coordenador da candidatura e responsável pelo Plano de Salvaguarda, Hugo Guerreiro, e do presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio. Seguiu-se a entrega de um Certificado de Produtor de Bonecos de Estremoz a Vera Magalhães.

Para José Daniel Sádio, que recorda o trabalho de três séculos, “de muitas pessoas, de muitos artesãos e barristas de Estremoz”, que permitiu este reconhecimento mundial, “há que exaltar essa classificação e celebrar estes dias” importantes para o concelho.

O autarca lembra ainda o trabalho que tem sido feito com as crianças, em torno dos Bonecos de Estremoz, bem como o Plano de Salvaguarda em curso, para esta seja uma arte que, futuramente, não caia em esquecimento. Por outro lado, José Daniel Sádio diz ainda ser “muito importante” certificar os produtores de Bonecos de Estremoz, como aconteceu hoje com Vera Magalhães.

Vera Magalhães

Já Vera Magalhães, que se dedica à produção dos Bonecos de Estremoz há cerca de cinco anos, a certificação que lhe foi atribuída é “um motivo de orgulho enorme” e de reconhecimento do seu trabalho. Tendo aprendido aquilo que sabe com o professor Jorge Conceição, Vera revela ainda que tenta conciliar esta paixão com a sua vida profissional.

Depois da certificação de Vera Magalhães, houve ainda espaço para duas conferências: a primeira intitulada “Bonecos de Estremoz – à descoberta do imaterial”, e a segunda sobre “Indicações Geográficas Europeias”.

Mais tarde, as comemorações prosseguem, noite dentro, com um espetáculo musical, no Teatro Bernardim Ribeiro.

CNT repleto de alegria e animação com Mercadinho de Natal do Agrupamento nº1

A magia do Natal chegou ao final da tarde desta quinta-feira, 7 de dezembro, ao Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, através de um mercadinho promovido pelo Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas.

Feira do Livro, exposição de presépios, elaborada cem conjunto com os encarregados de educação, zona de comida e bebida e ainda stands dedicados ao trabalho desenvolvido, neste período letivo, foram alguns dos ingredientes desta festa, para além das atuações dos alunos de todos os ciclos de ensino. A diretora do agrupamento, Paula Rondão revela que o objetivo é “dar a conhecer tudo o que é feito no agrupamento, durante esta época natalícia”, em mais uma iniciativa de abertura do agrupamento a toda a comunidade”.

Rute Faroleira, uma das responsáveis pela Associação de Pais do agrupamento garante que o papel da Associação é “colaborar sempre com a escola e com os pais, pelo que estas iniciativas são fundamentais para haver um convívio e colaboração entre todos”. Neste mercadinho a Associação de Pais ficou com a zona de comidas e bebidas, sendo que as verbas angariadas servem para aplicar naquilo que faça falta aos alunos.

Já o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, demonstra-se “bastante satisfeito” por ver a quantidade de alunos, pais e comunidade educativa, nesta iniciativa, destacando o “excelente trabalho do agrupamento, porque todos os anos brinda a comunidade, com esta excelente festa”.

 

“Napoleão” em exibição esta sexta-feira em Elvas

“Napoleão” é o nome do filme exibido esta sexta-feira, 8 de dezembro, no Auditório São Mateus, em Elvas, pelas 21.30 horas.

Sinopse: “Napoleão é o espetacular filme épico, repleto de ação, que acompanha a ascensão e queda do icónico imperador francês Napoleão Bonaparte, interpretado pelo vencedor dum Oscar, Joaquin Phoenix. Com cenários deslumbrantes característicos do “grande” cinema, orquestrados pelo lendário realizador Ridley Scott, o filme apresenta a implacável subida ao poder de Napoleão através da viciante e volátil relação com o seu único e verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby), enquanto expõe a sua visão militar e as suas táticas políticas, através das sequências de batalha mais empolgantes alguma vez filmadas”.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus ou em ticketline.pt.

Exposição “Viver a Tradição” inaugurada esta sexta-feira no Castelo de Elvas

A exposição “Viver a Tradição” é inaugurada amanhã, sexta-feira, dia 8 de dezembro, pelas 15 horas, no Castelo de Elvas e no Forte da Graça.

A iniciativa, inserida na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, é da responsabilidade da Câmara Municipal de Elvas e da associação juvenil Arkus.

A cerimónia de inauguração da exposição será animada pelo grupo das Roncas d’Elvas.

AASHE celebra 13º aniversário esta sexta-feira com missa e almoço

A Associação de Acção Social Humanitária de Elvas (AASHE) comemora esta sexta-feira, feriado de 8 de dezembro, o seu 13º aniversário, com uma missa em alma dos sócios já falecidos e um almoço convívio.

A missa realiza-se pelas 11 horas, na Igreja de Santa Luzia. O almoço está marcado para as 13 horas, no restaurante São José, na Calçadinha.

“Presépio de Rua” em Borba a partir desta sexta-feira

Foto Arquivo

As ruas da cidade de Borba vão receber a partir de amanhã, sexta-feira, dia 8 de dezembro, o “Presépio de Rua”, uma iniciativa organizada pelo Município de Borba.

Para a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, este presépio é dos “mais míticos” do Alentejo, pela “envergadura” das suas peças.

Sofia Dias garante ainda que este presépio, que vai estar nas ruas até dia 7 de janeiro, vai “abrilhantar alguns locais específicos da praça e também a zona da Fonte das Bicas”.

Dois feridos em colisão na N4 entre Elvas e Vila Boim

A colisão de dois veículos na tarde desta quinta-feira, 7 de dezembro, na Estrada Nacional 4, entre Elvas e Vila Boim, resultou em dois feridos leves.

José David, Bombeiros de 1ª, na corporação elvense, revela que “no total de três ocupantes, entre as duas viaturas, dois sofreram ferimentos ligeiros e foram transportados para o Hospital de Santa Luzia de Elvas, o terceiro recusou ser transportado para esta unidade hospitalar”.

O alerta para a ocorrência foi dado às 14h55, sendo que, para o local, foram mobilizados nove operacionais, apoiados por quatro viaturas, entre os Bombeiros de Elvas e a GNR.

“O Elvas” recebe Lusitano de Évora no domingo

“O Elvas” joga no domingo, 10 de dezembro, em casa, frente ao Lusitano de Évora, em jogo da 12ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal. A partida tem lugar no Campo Patalino do Estádio Municipal, às 15 horas.

As restantes cinco partidas desta ronda jogam-se à mesma hora e são as seguintes: Oriental – Louletano; Juventude de Évora – Real; Barreirense – Moncarapachense; Vasco da Gama da Vidigueira – Imortal e Sintrense – Serpa.

Já o outro jogo desta jornada entre o Fabril e o Vitória de Setúbal tem lugar no sábado, às 11 horas.

A Rádio ELVAS acompanha, no domingo, na sua emissão desportiva, a partir das 14 horas, o jogo entre o Clube Alentejano de Desportos e o Lusitano de Évora.

PSD preocupado com “estado danoso” em que se encontra património de Elvas

A Comissão Política Concelhia de Elvas do PSD, em comunicado enviado à redação da Rádio ELVAS, revela-se preocupada com o “estado danoso em que se encontra parte do património classificado” da cidade.

Recordando que, em agosto, “demonstrou a sua preocupação por o município continuar a fazer uma manutenção curativa e não preventiva dos seus equipamentos municipais e do Património do concelho”, o PSD garante que, quatro meses depois, continua tudo “na mesma”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas, a 16 de agosto de 2023, demonstrou a sua preocupação por o município continuar a fazer uma manutenção curativa e não preventiva dos seus equipamentos municipais e do Património do concelho de Elvas. Chegámos a dezembro de 2023, quatro meses passaram e continua tudo igual e na mesma.

Preocupação pela falta de resposta e rapidez por parte da Câmara Municipal de Elvas, quando estas situações ocorrem, condicionando espaços e acessos, como é o caso da Rua dos Lagares, que continua fechada há mais de um ano por a muralha fernandina estar em perigo de queda ea entrada principal do Museu de Arte Contemporânea de Elvas continuar interdita há meses por causa do telhado.

Preocupação pelo estado danoso em que se encontra parte do património classificado de Elvas, como disso é o caso das guaritas presentes nas muralhas e fortes, em que temos como exemplo a queda de uma guarita no Forte da Graça em setembro de 2021 e que, há mais de dois anos, aguarda ser reconstituída, vergonhosamente permanecendo os seus destroços à vista dos visitantes e turistas.

A quantas mais derrocadas assistiremos?

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Comboio de Natal e pista de gelo animam Alter do Chão até final de dezembro

A partir de amanhã, sexta-feira, 8 de dezembro, e até dia 31, o espírito de natal invade o centro histórico de Alter do Chão.

Dando outra outra cor, luz e magia a esta quadra festiva, por um lado, haverá passeios num Comboio de Natal, no Largo Barreto Cadeira, e, por outro, o Pátio da Casa do Álamo será palco de uma pista de gelo ecológico.

Estes prometem ser dos principais atrativos de Alter do Chão este natal.

Seis anos dos Bonecos de Estremoz como Património da Humanidade comemorados esta quinta-feira

O Município de Estremoz vai comemorar o sexto aniversário da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO”, esta quinta-feira, dia 7 de dezembro.

As comemorações, a decorrer no salão nobre da Câmara Municipal, têm início às 18 horas, com a cerimónia oficial, com as intervenções de Hugo Alexandre Nunes Guerreiro, coordenador da candidatura e responsável pelo Plano de Salvaguarda; José Daniel Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz.

Pelas 18.20 horas é feita a entrega de Certificado de Produtor de Bonecos de Estremoz a Vera Magalhães.

Já às 18.25 horas decorrem as conferências: “Bonecos de Estremoz – à descoberta do imaterial”, com Ana Fonseca (CME) e Mathilda L. Coutinho (Centro Hercules da Universidade de Évora); e “Indicações Geográficas Europeia”, com Ana Cristina Mendes (Diretora adjunta do CEARE).

As comemorações prosseguem no Teatro Bernardim Riberio, às 22 horas, com o espetáculo dos Dezalinhados Filarmónica Rock Show, com a Banda Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e a Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense.

A entrada é livre, mas carece de levantamento de bilhete no Teatro Bernardim Ribeiro ou Posto de Turismo.

Igreja Matriz de Fronteira reabre esta sexta-feira depois de obras de requalificação

A Igreja Matriz de Fronteira reabre amanhã, dia 8 de dezembro, a toda a população, depois de ter sofrido obras de manutenção.

O padre Tiago Carlos, pároco em Fronteira, explica que as obras passaram, principalmente, “pela limpeza e pintura”. A reabertura acontece, curiosamente, revela o padre, no dia de Nossa Senhora da Conceição, “a quem a população tem uma grande devoção”.

A igreja, agora, está “mais aconchegante, com um ar mais familiar e de cara lavada, o que convida mais as pessoas a entrar”, diz o pároco, adiantando os horários das missas: “Eucaristia dominical é às 12 horas, de terça a sexta-feira a missa realiza-se às 18.30 horas e, todas as sextas-feiras, a partir das 17.30 horas o Santíssimo estará exposto na igreja e haverá espaço, nesse dia, para confissões com o pároco”.

Esta obra esteve a cargo da paróquia, com o apoio da Câmara de Fronteira. Tiago Carlos diz que “se não fosse a Câmara, nós não tínhamos conseguido dar este novo ar de limpeza à Igreja”.

A Igreja Matriz de Fronteira que reabre amanhã, com Eucaristia às 12 horas, depois de obras de manutenção.

Europe Direct Alto Alentejo promove passatempo sobre reutilização de embalagens

No âmbito da Semana Europeia de Resíduos, que assinalou entre os dias 18 a 26 de novembro, e pretendeu sensibilizar para a redução do uso de embalagens, o Europe Direct Alto Alentejo, promove a partir de 16, um passatempo.

Este passatempo pretende que as pessoas enviem fotografias de métodos de reutilização de embalagens, com uma pequena legenda, que depois estarão a votação a partir de dia 17, no instagram do Europe Direct. As duas mais votadas recebem uma mochila.

Este passatempo é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Presépios feitos pelos alunos do Colégio Luso-Britânico em exposição no Forte de Santa Luzia

A exposição “O Meu Presépio”, elaborada pelos alunos do Colégio Luso-Britânico, foi inaugurada, hoje, 7 de dezembro, no Forte de Santa Luzia, em Elvas.

Estes presépios, como revela Carla Saldanha, diretora pedagógica do Colégio Luso-Britânico, resultam de um trabalho conjunto entre os alunos e as suas famílias. “O objetivo é os alunos fazerem os presépios com as famílias, mais do que um trabalho da escola, um momento em família, aliás, a escola serviu aqui como um intermediário”, adianta Carla Saldanha.

A diretora explica ainda que estes presépios foram feitos, sobretudo, com materiais reciclados, apesar de esta não ter sido uma regra: “cada vez mais, procuramos que os trabalhos tentem ir ao encontro do sentido ecológico, portanto a escola quis que, tanto quanto possível, os presépios fossem feitos com materiais reutilizados”.

A exposição “O Meu Presépio” fica patente no Forte de Santa Luzia, até 7 de janeiro, podendo ser visitada durante o horário de funcionamento daquele espaço.

Estremoz: concerto com “Dezalinhados Filarmónica Rock Show” esta quinta-feira

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolhe na noite desta quinta-feira, 7 de dezembro, um concerto dos Dezalinhados Filarmónica Rock Show, pelas 22 horas.

Este espetáculo está integrado no 6º aniversário da Inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Em comunicado, o Município de Estremoz refere que, “num dia importante para Estremoz e para a Arte, nada melhor do que comemorar a data valorizando e destacando, uma vez mais, os artesãos e os artistas estremocenses”.

O espetáculo tem entrada gratuita, sendo necessário o levantamento dos bilhetes, no Posto de Turismo de Estremoz ou no Teatro Bernardim Ribeiro.

Natação: Carolina Fonseca é Campeã Regional Absoluta nos 100 metros livres

Carolina Fonseca, nadadora do Clube Futebol de Estremoz/Estremozcarnes sagrou-se Campeã Regional Absoluta nos 100 metros livres, durante o Campeonato Regional Absoluto e Torneio Nadador Completo de Infantis, realizado em Grândola, nos dias 25 e 26 de novembro.

Além do título de Campeã Regional, Carolina Fonseca foi Vice-Campeã Regional nas provas de 50 livres, 50 bruços e 200 bruços, com novo recorde Júnior do Clube. Subiu ainda ao pódio no 3.º lugar, na prova de 100 metros bruços e na estafeta de 4×100 estilos, em equipa, Madalena Pucarinhas, Catarina Fernandes e Rita Oliveira. Na prestação da restante equipa do “Estremoz”, destaque também para Madalena Pucarinhas que alcançou o 2.º lugar nos 200 metros costas e respetivo título de Vice-Campeã Regional, classificando-se em 3.º lugar nos 100 metros da mesma técnica.

Numa prova em que todos os atletas alcançaram novos recordes pessoais, nota para Miguel Rato que se classificou em 4.º lugar nos 100 metros costas; Catarina Fernandes ficou em 5.º lugar nos 100 bruços; Rita Oliveira classificou-se em 7.º lugar nos 400 metros estilos; Guilherme Fróis ficou em 8.º lugar nos 200 metros costas; Maksim Pudov classificou-se em 9.º lugar nos 200 bruços, todos eles na categoria Absoluta e Filipe Rosa, infantil A, alcançou o 11.º posto nos 100 metros livres.

Nesta competição da Associação de Natação do Alentejo, participaram 164 atletas, de um total de 12 Clubes.

Mercadinho de Natal dinamiza Mercado de Arronches durante três dias

O Mercado Municipal de Arronches dá lugar, entre amanhã, sexta-feira, e domingo, de 8 a 10 de dezembro, ao já tradicional Mercadinho de Natal.

Artigos de artesanato, decoração e de vestuário, assim produtos alimentares e uma exposição de presépios são alguns dos atrativos do certame, que contempla também um conjunto de atividades a pensar nos mais pequenos, como carrosséis e a habitual visita do Pai Natal.

Com “muitos comerciantes inscritos”, o evento, que vai já para a sua terceira edição, recorda o presidente da Câmara, João Crespo, desenrola-se, desta feita, em três e não em dois dias, aproveitando-se o feriado de Imaculada Conceição.

Numa “vertente mais cultural”, revela ainda o autarca, a atuação de grupos musicais de Arronches e de um outro de Portalegre, na sexta-feira, um encontro de tunas de Academias e Universidade Seniores da região, no sábado, e um espetáculo de magia para as crianças, no domingo, são outros dos ingredientes do certame.

Nos três dias, o evento, no Mercado Municipal de Arronches, decorre entre as 10 e as 19 horas.

Novas instalações da Iberica West Food em Elvas

A fábrica de tratamento e transformação de azeitona Iberica West Food, de propriedade de Joaquin Vaca Bolaños, realizou um evento privado com o intuito de apresentar aos parceiros de negócios as novas instalações, que se localizam onde era a antiga rodoviária de Elvas. Este evento deu-se no dia 30 de novembro, e estiveram presentes diretores de bancos, produtores de azeitonas, a Crexx, Coeba e Cresem de Espanha e os diretores do IEFP de Elvas e Portalegre.

O empresário sócio-gerente pretende trazer para Elvas mais linhas de produção, criando mais postos de trabalho na cidade. Após a apresentação das instalações, os presentes seguiram para o complexo das piscinas municipais de Elvas, onde se realizou um almoço.

Casa Equiativa: Joana Monteiro apresenta livro “Nasci Para Todos” em Campo Maior

Joana Monteiro

A associação campomaiorense Casa Equiativa dá a conhecer amanhã, sexta-feira, dia 8 de dezembro, no início da Feirinha de Natal, promovida pelo Município de Campo Maior, na Praça Multimodal, um livro infantil de natal.

Trata-se de uma obra, que conta com uma versão em braille, da autoria de Joana Monteiro, educadora de infância que pertence à direção da associação, ilustrada pela designer Maria Silvano.

A ideia de escrever este livro, intitulado “Nasci Para Todos”, explica Joana Monteiro, surgiu numa altura em que se encontrava em casa de baixa médica. “Sendo eu educadora infância, o livro resulta de uma história inventada para uma festa de natal do infantário”, começa por contar. “Pensámos que seria muito giro o livro vir em Braille, porque queríamos criar oportunidades para toda a gente”, revela ainda.

A apresentação do livro está marcada para as 15 horas de amanhã, no stand da Casa Equiativa. 

Projeto “Promoção da Saúde no Meio Laboral” apresentado em Estremoz

O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu uma sessão de apresentação do projeto “Promoção da Saúde no Meio Laboral”, onde estiveram presentes eleitos, chefes de divisão e chefes de unidade, na passada segunda-feira, 4 de dezembro.

O objetivo desta sessão passou pela tomada de conhecimento sobre a forma como se vai implementar este projeto junto dos trabalhadores.

O projeto de Promoção da Saúde no Meio Laboral, é uma ação do eixo laboral que integra o Plano de Intervenção Municipal em Prevenção de Estremoz (P.I.M.P.E.), sendo desenvolvida em parceria com o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central.

Este conjunto de medidas pretende melhorar a saúde, e o bem-estar físico e mental dos trabalhadores do Município de Estremoz.

Casa da Cultura de Elvas foi palco de uma simultânea de xadrez

Uma simultânea de xadrez, organizada pelo Clube Elvense de Natação, decorreu na terça-feira, 5 de dezembro, na Casa da Cultura de Elvas.

A atividade, inserida no “Elvas Cidade Natal”, teve como “mestre” António Demétrio, um dos impulsionadores da modalidade em Elvas e com um palmarés brilhante enquanto jogador, defrontado os seus oponentes.

António Demétrio foi jogando com os seus adversários, à vez, até que ficasse só o vencedor.

Crianças de Elvas já começaram a receber prendas de Natal do Município

O Município de Elvas iniciou ontem, quarta-feira, 6 de dezembro, a distribuição dos presentes de Natal às cerca de duas mil crianças do concelho.

Para assinalar esta quadra festiva, a Câmara Municipal de Elvas faz a oferta de uma pequena lembrança a todos os alunos desde a creche ao 1º ciclo, para que todos tenham pelo menos uma prendinha no seu sapatinho.

Na manhã de ontem foram entregues os presentes aos alunos do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, e já da parte da tarde aos pequenotes da Obra de Santa Zita, que frequentam a creche e pré-escolar.

A entrega foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, e pela vice-presidente Anabela Cartas, que deixaram ainda uma mensagem de Festas Felizes a toda a comunidade educativa.