Bonecos de Estremoz: seis anos de reconhecimento mundial de uma arte única

José Daniel Sádio

O Município de Estremoz comemorou ontem o sexto aniversário da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO, com uma cerimónia nos Paços do Concelho.

A sessão contou com as intervenções do coordenador da candidatura e responsável pelo Plano de Salvaguarda, Hugo Guerreiro, e do presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio. Seguiu-se a entrega de um Certificado de Produtor de Bonecos de Estremoz a Vera Magalhães.

Para José Daniel Sádio, que recorda o trabalho de três séculos, “de muitas pessoas, de muitos artesãos e barristas de Estremoz”, que permitiu este reconhecimento mundial, “há que exaltar essa classificação e celebrar estes dias” importantes para o concelho.

O autarca lembra ainda o trabalho que tem sido feito com as crianças, em torno dos Bonecos de Estremoz, bem como o Plano de Salvaguarda em curso, para esta seja uma arte que, futuramente, não caia em esquecimento. Por outro lado, José Daniel Sádio diz ainda ser “muito importante” certificar os produtores de Bonecos de Estremoz, como aconteceu hoje com Vera Magalhães.

Vera Magalhães

Já Vera Magalhães, que se dedica à produção dos Bonecos de Estremoz há cerca de cinco anos, a certificação que lhe foi atribuída é “um motivo de orgulho enorme” e de reconhecimento do seu trabalho. Tendo aprendido aquilo que sabe com o professor Jorge Conceição, Vera revela ainda que tenta conciliar esta paixão com a sua vida profissional.

Depois da certificação de Vera Magalhães, houve ainda espaço para duas conferências: a primeira intitulada “Bonecos de Estremoz – à descoberta do imaterial”, e a segunda sobre “Indicações Geográficas Europeias”.

Mais tarde, as comemorações prosseguem, noite dentro, com um espetáculo musical, no Teatro Bernardim Ribeiro.