InovCluster organiza participação de empresas portuguesas na BIOFACH 2024

A InovCluster encontra-se a organizar a participação das empresas portuguesas na feira BIOFACH 2024, que irá decorrer de 13 a 16 de fevereiro em Nuremberga, na Alemanha.

Dedicada à promoção de produtos biológicos, a BIOFACH tem sido desde há vários anos, o evento de excelência, ao nível europeu, para este setor. É um evento com princípios biológicos e sustentáveis sólidos, promovido em estreita parceria com produtores e indústria.

A BIOFACH é a montra internacional de excelência, no que diz respeito ao setor biológico e o local onde convergem todos os players do setor para conhecerem as tendências e inovações para o próximo ano. É também nesta feira onde as empresas lançam os seus novos produtos. As suas edições atraem sempre muitos visitantes, sendo que na última edição contou com a presença de 35.991 visitantes provenientes de 137 países e com 2.791 expositores do setor.

Certos da relevância desta feira como plataforma para alavancar as exportações e a produção nacional de produtos biológicos certificados, não só para o setor primário como para a indústria como um todo, leva a INOVCLUSTER a organizar novamente o pavilhão nacional de Portugal na BIOFACH. Com esta participação a InovCluster espera promover de forma agregada os melhores produtos biológicos nacionais, para todos os profissionais do setor, dos diferentes mercados externos que visitam a feira. Esta participação confirma o grande trabalho que tem sido desenvolvido no setor da agricultura biológica, onde a saúde e o bem-estar são cada vez mais valorizados.

O mercado dos produtos biológicos tem-se afirmado como uma das principais tendências dos consumidores ao longo dos últimos anos, e só no mercado alemão o comércio de retalho especializado de produtos orgânicos ultrapassou os 4,21 mil milhões de euros com a sua gama 100% orgânica.

Esta é uma participação inserida no Projeto Conjunto de Internacionalização 2023/2025, financiado pelo COMPETE 2030 do qual a InovCluster é promotora e aposta numa lógica de continuidade naqueles que têm sido os mercados alvo do trabalho de internacionalização do setor agroalimentar português.

As inscrições para participar nesta feira terminam no próximo dia 15 de dezembro, sexta-feira.

Município de Elvas começa a distribuir prendas pelas crianças do concelho esta quarta-feira

Imagem de arquivo

A Câmara Municipal de Elvas e as sete Juntas de Freguesia do Concelho comemoram o natal com as cerca de duas mil crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico com a entrega de prendas a todos os alunos dos estabelecimentos de ensino.

Tal como em anos anteriores, a autarquia entrega uma lembrança a todos os alunos das instituições de ensino, público ou privado, num total de cerca de duas mil crianças.

O executivo entrega os presentes a partir de amanhã, quarta-feira, dia 6 de dezembro, e até dia 14, quinta-feira da próxima semana, com o seguinte calendário:

6 de dezembro 

10h00 -Semi Internato Nª. Srª. da Encarnação (sede)

11h00 – Semi Internato Nª. Srª. da Encarnação

14h30 – Obra de Santa Zita

07 de dezembro 

10h00 – EB1 de Barbacena – Pavilhão Multiusos

Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço Barbacena

14h30 – Creche Sitio dos Pequenotes – APPACDM de Elvas

15h30 – “Os Pupilos”

11 de dezembro 

10h00 – Agrupamento de Escolas Nº1 – Centro de Negócios Transfronteiriço

14h30 – Colégio Luso-Britânico

12 de dezembro 

10h00 – Agrupamento de Escolas Nº2 – Centro de Negócios Transfronteiriço

13 de dezembro 

10h00 – Associação de Assistência de Vila Boim – Pavilhão Multiusos

11h30 – ABAT da Terrugem – Pavilhão Multiusos

14 de dezembro

10h00 – Centro Infantil Santa Eulália

Jardim de Infância de Santa Eulália/EB1 de Santa Eulália – Pavilhão Multiusos

11h30 – Jardim de Infância de São Vicente/EB1 de São Vicente – Junta de Freguesia

Alunos de Málaga em Campo Maior para conhecer projeto da EUROBEC

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, recebeu ontem, dia 4 de dezembro, nos Paços do Concelho, um grupo de alunos da Universidade de Málaga.

Estes alunos deslocaram-se até ao território da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior (EUROBEC), no sentido de ficar a saber mais sobre o funcionamento da mesma, assim como sobre os desafios e oportunidades decorrentes de um projeto que envolve dois países.

Estiveram ainda presentes os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, a concejala do Ayuntamiento de Badajoz Sol Giralt Ballesteros e João Garrinhas, coordenador do projeto EUROBEC.

Fonte: Município de Campo Maior

Dois detidos em Campo Maior por furto de azeitona

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, deteve no domingo, 3 de dezembro, um homem e uma mulher de 50 e 47 anos, respetivamente, por furto de azeitona, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma ação de patrulhamento numa área rural ocupada com olival, no concelho de Campo Maior, “os militares da Guarda surpreenderam os dois suspeitos quando realizavam a colheita de azeitona para o interior de um veículo, sem a autorização do respetivo proprietário”, revela a GNR.

No decorrer das diligências, os suspeitos foram detidos, tendo sido apreendidos 200 quilos de azeitona e um veículo.

“A azeitona recuperada foi entregue ao seu legítimo proprietário e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas”, revela a GNR.

A GNR relembra “que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património”.

No âmbito da operação “Campo Seguro 2023”, a GNR leva a cabo ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto, junto de propriedades e explorações agrícolas, bem como de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.

Simultânea de Xadrez na Casa da Cultura esta terça-feira

A Casa da Cultura de Elvas acolhe uma partida simultânea de xadrez, organizada pelo Clube Elvense de Natação, esta terça-feira, dia 5 dezembro, pelas 16h30.

Esta é mais uma iniciativa integrada na programação do sexto dia do evento “Elvas Cidade Natal”, que decorre até dia 7 de janeiro, numa organização do Município de Elvas.

Sessão sobre contratação de pessoas com deficiência esta quinta-feira no CIFA

A CasaEquiativa promove esta quinta-feira, 7 de dezembro, uma sessão de esclarecimento de dúvidas, sobre a inclusão e a contratação laboral de pessoas com deficiência.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tem lugar no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), em Campo Maior, a partir das 14h30, sendo que são convidados a estar presentes as empresas que se queiram associar, bem como pessoas com deficiência e seus familiares.

Elvas: Conselho Municipal da Juventude dá parecer favorável às Grandes Opções do Plano

Os membros do Conselho Municipal da Juventude de Elvas reuniram esta terça-feira, dia 5, para emitir parecer sobre as Grandes Opções do Plano, assunto que irá à próxima Assembleia Municipal.

O documento recebeu parecer positivo, por unanimidade, dos elementos presentes, após a explicação das várias áreas temáticas por parte do presidente do Conselho e da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida.

Nesta sessão foi ainda abordada a próxima edição do Festival da Juventude e Académico de Elvas, a realizar em maio do próximo ano.

Fonte: Município de Elvas

Livro de José Domingos Ramalho apresentada no sábado em Estremoz

O Museu Berardo, em Estremoz, acolhe no próximo sábado, 9 de dezembro, pelas 15h30, o lançamento do livro “O Motorista dos Cortes/Histórias da Minha Terra”, de José Domingos Ramalho.

Depois de “O Ameixa tem Uma Filha”, José Domingos Ramalho volta a escrever sobre a vida das gentes e paisagens humanas do Alentejo. Mestre em Recursos Humanos e Desenvolvimento Sustentável e licenciado em Sociologia, é coautor da obra “Diagnóstico Social: Teoria, Metodologia e Casos Práticos”. O autor dedica parte da sua vida ao estudo da grafologia e é conhecida a sua paixão pela cultura, gastronomia e etnografia alentejana.

A entrada para a iniciativa é gratuita.

Árvore da Esperança dá outro encanto ao evento “Elvas Cidade Natal”

A Árvore da Esperança foi inaugurada no início da tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, na Rua da Cadeia, em Elvas: uma árvore feita de rosetas de renda coloridas, que representa aquilo que é o evento “Elvas Cidade Natal”.

As cerca de 300 rosetas que decoram a Árvore da Esperança foram feitas pela “comunidade elvense, pelas IPSS e pelos alunos da Universidade Sénior”, começa por explicar Cláudio Monteiro, vereador no Município de Elvas.

Esta árvore, que tem como objetivo “envolver mais a comunidade elvense”, é a grande novidade, deste ano, do evento “Elvas Cidade Natal”. “Nós decidimos, pela primeira vez, lançar a Árvore da Esperança: é a grande evolução que temos do ano passado para este ano no “Elvas Cidade Natal”. Outra evolução que temos aqui é que nós queremos trazer mais pormenores para dentro do centro histórico e queremos envolver mais a comunidade elvense e esse é o objetivo da Árvore da Esperança”, assegura o vereador.

A árvore vai estar exposta até ao dia 7 de janeiro, data que termina o “Elvas Cidade Natal”. “Estará aqui localizada, entre o Arco da Praça e a Rua da Cadeia, mais propriamente junto à cascata”, precisa a vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas.

“Quando a iluminação pública acender a nossa árvore também vai ficar iluminada”, adianta Anabela Cartas, que garante que, no próximo ano, a Árvore da Esperança será ainda maior. “Quando fizemos os cálculos para a árvore, achávamos que íamos ter menos rosetas do que realmente tivemos. Ficaram ali umas de sobra, portanto, no próximo ano, a Árvore da Esperança será muito maior. Já está pensada a estrutura e está prometido que a Árvore da Esperança será mais alta no próximo ano”, remata.

 

PSP colabora com Guardia Civil no desmantelamento de grupo criminoso na Galiza

A Polícia de Segurança Pública (PSP) participou numa operação de âmbito internacional, que desmantelou um grupo criminoso, sedeado na Galiza, que se dedicava ao furto de metais não preciosos, sendo suspeitos do furto de mais de 20 quiloómetros lineares de cabo de cobre telefónico, causando um prejuízo superior a 500 mil euros.

Esta operação, levada a cabo no mês de novembro, culminou na detenção de sete pessoas, sendo suspeitas da prática de 57 crimes de furto.

Para além desta participação no terreno, a PSP tem vindo a apoiar esta investigação desde março, através da partilha de informação sobre os suspeitos e sobre a sua atividade em território nacional, contando com a coordenação e o apoio da EUROPOL.

O furto de metais não preciosos é um fenómeno que a PSP tem vindo a acompanhar ao longo dos anos pelo perigo que pode gerar e pelas consequências associadas, nomeadamente a interrupção de serviços de comunicações ou de fornecimento ao público.

Numa abordagem integral que abrange, não só a investigação criminal mas também a prevenção criminal, importa realçar a cooperação mantida com a Associação para a Promoção da Segurança de Ativos Técnicos (PSAT), que tem concorrido para a diminuição deste tipo de furtos, ainda que nos anos mais recentes haja uma tendência de subida ligeira.

Ano N.º de crimes
2012 2145
2013 2869
2014 1877
2015 1474
2016 670
2017 585
2018 408
2019 444
2020 338
2021 362
2022 534

Ao longo da última década foram registadas mais de 11 700 denúncias de furto de metais não preciosos.

A atividade da PSP tem resultado na detenção e identificação de vários suspeitos ao longo dos anos, sendo que em 2023 já foram detidos 23 indivíduos.

Ano Identificados Detidos
2019 7 28
2020 13 16
2021 14 34
2022 39 28
2023 56 23

A PSP apela à denúncia deste (e de qualquer tipo) de crime de que se tenha conhecimento e relembra que, quanto mais cedo tiver conhecimento da notícia do crime, mais depressa poderá desencadear o processo de investigação e chegar ao conhecimento dos suspeitos.

Fonte: Direção Nacional da PSP

Jubileu da Igreja de Santa Luzia celebrado em Elvas a partir de domingo

Faz no próximo dia 13, quarta-feira, 25 anos que foi inaugurada a Igreja de Santa Luzia, em Elvas, pelo arcebispo de Évora, na altura, D. Maurílio de Gouveia.

A igreja de Elvas foi inaugurada em dia de Santa Luzia, de acordo com o padre Ricardo Lameira, “uma mártir dos primeiros séculos da Igreja, a quem, por não ter aceitado vender a sua fé, o Imperador mandou arrancar os olhos e mete-los num prato”. Como contrapartida, “Deus Nosso Senhor colocou-lhe uns olhos ainda mais bonitos no seu rosto”, acrescenta o pároco, dando conta que, a partir daí, Santa Luzia ficou a ser conhecida como a padroeira da vista.

Sendo esta uma data importante, o jubileu da Igreja de Santa Luzia de Elvas vai ser comemorado até dezembro do ano que vem.

Ainda que o momento alto esteja marcado para o próximo dia 13, as comemorações arrancam já no domingo, dia 10, com missa e administração do sacramento do Crisma, pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, pelas 11h30. Entre domingo e terça-feira, dia 12, haverá sempre, às 21h15, recitação do terço.

Na quarta-feira, dia 13, depois de adoração ao Santíssimo e o Te Deum de Ação de Graças, às 18 horas, segue-se, uma hora depois, uma missa solene, com tomada de posse dos Conselhos Económicos e bênção da cruz alta. “Vamos inaugurar a iluminação da cruz alta, em ferro, que se encontra, há 25 anos, numa lateral da igreja, mas que quando se passa não se vê”, explica o padre.

Numa entrevista de cerca de meia hora, o pároco abordou ainda as celebrações de natal e de ano novo na cidade, lembrando também a importância de se olhar para o outro e o sofrimento daqueles que têm vivido, direta ou indiretamente, os efeitos nefastos das guerras na Ucrânia e no Médio Oriente.

A entrevista, para ouvir na íntegra, no podcast abaixo:

Câmara de Alvito empenhada em tornar as Grutas do Rossio visitáveis

Localizadas na freguesia de Alvito as Grutas do Rossio existem desde o século XIII, mas foram redescobertas apenas em meados do século XX.

Estas grutas nasceram devido à exploração de pedreiras através do sistema de abertura de túneis, de onde eram retiradas “pedras de calcário utilizadas na construção de mós”.

A Câmara está a trabalhar na possibilidade de tornar visitáveis as Grutas do Rossio. José Efigénio, presidente da Câmara de Alvito, revela que este “é um monumento de grande interesse nacional e é uma pérola do concelho”.

O município pretende reabilitar este monumento para o mostrar ao público, pelo que estas obras, agora numa primeira fase, garante o presidente, “fazem todo o sentido”.

O objetivo é também fazer um centro interpretativo para tomar estas grutas “no ex-líbris de Alvito”.

A empreitada tem um valor de cerca de 379 mil euros, esta é uma intervenção que conta com financiamento de 85% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

SIR comemora os seus 143 anos na sexta-feira

A Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), em Elvas, assinala na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, os seus 143 anos de existência.

A data é celebarada com um beberete, marcdo para o meio-dia na sede da coletividade.

 

Como tirar fotos em movimento: imagens dinâmicas e vibrantes

Fotografar um avião em voo, um carro em movimento ou uma pessoa em um salto pode ser difícil no início. Para isso, é necessário praticar constantemente. E para praticar corretamente, recomendamos que você leia nossas dicas simples. Isso ajudará você a se familiarizar com o mundo das fotos dinâmicas e aprender a fazer imagens interessantes. No artigo, você encontrará respostas para perguntas sobre essa sessão de fotos e conhecerá exemplos práticos.

Dica 1 – escolha da velocidade do obturador

Para produzir imagens em movimento dinâmicas e pulsantes, é essencial efetuar uma escolha precisa da velocidade do obturador. Se o propósito é capturar objetos em rápida movimentação, selecione valores de exposição mais elevados, como 1/500 segundo ou acima. Isso assegurará a nitidez da imagem, preservando integralmente os detalhes do objeto em movimento.

No caso de almejar criar um efeito de movimento, prolongue o tempo do obturador para gerar um desfoque no plano de fundo, destacando de forma expressiva a dinâmica do momento.

Dica 2 – trabalhe com a abertura

A seleção da abertura apropriada também é de grande importância. Opte por valores de abertura maiores (números f menores) para concentrar ao máximo no objeto em movimento, mesmo em altas velocidades do obturador. Se a intenção for obter um efeito de fundo desfocado, escolha valores menores de abertura (números f maiores) para destacar o objeto principal e criar um belo e feito de desfoque no plano de fundo.

A manipulação cuidadosa da abertura não apenas influencia a nitidez do objeto em movimento, mas também contribui para a estética geral da imagem, permitindo um controle preciso sobre os elementos de foco e desfoque na composição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dica 3 – regras de composição

Outro aspeto fundamental é a atenção à composição da imagem. Para tornar o enquadramento cativante, leve em consideração a direção do movimento do objeto. Ao deixar espaço livre à frente do objeto em movimento, você proporciona a sensação de movimento para frente, conferindo dinamismo à cena.

Experimente também com diagonais e linhas dinâmicas, pois isso realça a direção do movimento, adicionando um a sensação de energia à fotografia. A composição cuidadosa desempenha um papel vital na criação de imagens impactantes em situações de movimento, permitindo que o espetador se envolva de maneira mais expressiva na narrativa visual.

Dica 4 – pós-processamento e adição de efeitos

Após capturar uma imagem em movimento, dedicar cuidados a atenção ao pós-processamento é essencial para realçar plenamente a dinâmica do momento. Efeitos de movimento, tais como “rastro” ou “desfoque”, revelam-se altamente eficaz e sem fortalecer a perceção visual do movimento nas suas fotografias.

Por exemplo, o efeito de “rastro” cria a impressão de que o objeto deixou um rastro de luz no fundo. Isso é especialmente útil ao fotografar objeto sem movimento durante a noite ou com longas exposições. Esse efeito não apenas adiciona dinamismo à imagem, mas também uma sensação de mistério.

O efeito de “desfoque” também pode ser aplicado para intensificar a sensação de movimento. O fundo desfocado com um objeto fixo cria contraste, destacando o objeto principal e dando à foto um caráter emocional. Esta técnica pode ser eficaz ao fotografar eventos desportivos, fotografia de rua ou até mesmo performances de dança.

Se a modelo estragou a maquilhagem ou entornou alguma coisa em cima de si enquanto procurava uma fotografia dinâmica, o pós-processamento pode facilmente corrigir a situação. Não há nada com que se preocupar, pode utilizar uma aplicação para remover quaisquer manchas desnecessárias da sua fotografia em retouchme.com/pt/app-to-remove-stain.

Dica 5 – use a panorâmica

Para criar fotos dinâmicas em movimento, não se esqueça de usar a técnica de “panning”. Este método envolve seguir o objeto em movimento com a camara durante a exposição. A ideia é manter a nitidez do objeto e criar um efeito de desfoque no fundo, tornando a foto mais dinâmica.

Por exemplo, ao fotografar carros na estrada, acompanhe o carro e mantenha-o no centro do quadro, movendo a camara junto com ele. Use valores médios de exposição e abertura para alcançar o equilíbrio necessário entre o foco no objeto e o efeito de movimento.

 

“É Natal no Comércio Local” de Borba até dia 31

Até ao dia 31 de dezembro, é “Natal no Comércio Local” de Borba, com a realização de mais uma edição do concurso promovido pela Câmara Municipal.

Com este concurso, que conhece agora algumas melhorias e adaptações, e através do qual as pessoas, ao fazerem compras nos estabelecimentos aderentes, ficam habilitadas a ganhar vouchers, explica a vereadora Sofia Dias, procura-se, pelo terceiro ano consecutivo, dinamizar o comércio do concelho.

“Temos feito algumas adaptações e algumas melhorias, de acordo com o que os comerciantes nos dizem e aquilo que nos aconselham. Vamos atualizando e melhorando com o passar dos anos. Na primeira edição nós entregamos cabazes. Agora, ao invés dos cabazes, optamos por vouchers, o que permite às pessoas comprarem especificamente aquilo que precisam”, explica a vereadora.

Por cada 20 euros em compras nos estabelecimentos aderentes, os clientes recebem uma rifa, que deve ser depositada nas tômbolas que se encontram no Posto de Turismo de Borba e nas Juntas de Freguesia.

O sorteio realiza-se no dia 5 de janeiro, sendo que os prémios vão desde os 250 aos cem euros em vouchers.

Arronches: o segundo concelho do país com melhor qualidade de vida

Arronches foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, o segundo melhor município do país, no que à qualidade de vida diz respeito, num estudo realizado, e recentemente divulgado, pela Marktest.

Naturalmente “muito satisfeito”, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, assegura que esta distinção resulta de um trabalho conjunto, quer com as forças de segurança, através da GNR e dos Bombeiros Voluntários, que fazem deste um dos concelhos “mais seguros” de Portugal, quer com as várias associações e instituições locais. “É sinal que estamos a trabalhar bem, no bom caminho”, começa por dizer o autarca.

“Com esta distinção, quem nos visita, sabe que vem para um destino que é seguro, onde que se vive bem, onde que temos todas as infraestruturas disponíveis ao serviço da população, seja a nível cultural, seja a nível desportivo ou em termos de turismo, onde temos uma natureza que merece ser desfrutada”, acrescenta João Crespo.

Este “prémio”, para o autarca, acaba ainda por ser um “motivo de atração”, para quem possa estar interessado em querer vir a residir em Arronches: “têm a certeza que vêm para um concelho onde se vive, naturalmente, bem”.

Tendo alcançado a pontuação total de 14,4, numa escala de 1 a 20, Arronches ficou, neste ranking, apenas atrás de Manteigas, que obteve 14,9 pontos. A fechar o pódio, encontra-se Porto Moniz, com 14,3 pontos.

Campo Maior começa a celebrar o natal na sexta-feira

Campo Maior começa a celebrar o natal no feriado de sexta-feira, 8 de dezembro, em dia da Imaculada Conceição, com um conjunto de iniciativas, para miúdos e graúdos.

A animação será uma constante, ao longo dos dois próximos fins de semana, em torno, desta vez, da nova Praça Multimodal e do Jardim Municipal. Mantendo-se a realização do mercado de natal, com a participação dos artesãos do concelho, o evento, segundo explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, terá lugar, desta vez, não no Museu Aberto, como aconteceu no ano passado, mas numa tenda, que se encontra instalada na Praça Multimodal.

“Vamos ter aqui alguns adereços fotográficos, para que as pessoas possam tirar fotografias; muitas atividades nestes dois fins de semana, na Praça Multimodal; e vamos voltar também a ter um comboio, que irá permitir aos mais jovens e menos jovens num passeio pela nossa vila de Campo Maior”, adianta o autarca.

Lembrando a política de descentralização dos eventos que a autarquia tem vindo a promover, dentro do próprio centro histórico, com esta feira de natal a passar do Museu Aberto para a nova Praça Multimodal, o autarca revela ainda que, a abrir as festividades, na sexta-feira, haverá um desfile das figuras de um presépio ao vivo, entre o Centro Comunitário e o Jardim Municipal. Este desfile das figuras do presépio está marcado para as 18 horas e será acompanhado pela música das Roncas d’Elvas.

A programação completa da edição deste ano do evento “Onde Tudo Se Faz Natal”, em Campo Maior, para conhecer nos cartazes abaixo:

Alandroal: aprovado Orçamento para 2024 no valor de 15,7 milhões

A Câmara Municipal de Alandroal aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal para 2024, no valor de €15.698.533,00, com os votos a favor dos quatro eleitos do PS e a abstenção da eleita pelo Nós Cidadãos.

Em comunicado, o município revela: “Com o foco contínuo no apoio às famílias, o orçamento procura acomodar os efeitos da crise inflacionista sem reduzir a atividade municipal e a colaboração com as coletividades, associações e instituições do concelho.

Em termos de obras estruturantes, as prioridades do município continuam a ser executar fundos comunitários e outros financiamentos, já que por força da situação de endividamento e compromisso com um fundo de assistência financeira (FAM) a margem de investimento próprio é muito reduzida”.

Segundo a autarquia, o orçamento para 2024 reflete o momento que se vive de transição entre quadros comunitários, estando o município a fechar as grandes obras do Programa Operacional Alentejo 2020 e a preparar projetos e candidaturas do Programa Regional Alentejo 2030.

Assim, “o ano de 2024 marcará a conclusão, no primeiro trimestre, da obra de restauro e conservação das muralhas da Fortaleza de Juromenha (5 milhões de euros) e da conclusão da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira, no Alandroal (3,1 milhões de euros) com Pavilhão Gimnodesportivo e Bloco de Ensino Pré-Escolar, estando o município a desenvolver todos os esforços para colocar este último ao serviço da comunidade escolar logo em janeiro”.

A Câmara acrescenta ainda: “Prevê-se ainda a conclusão até final de 2023 da obra da Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária da sede de concelho – 4a Fase, bem visível para quem atravessa a vila pela ER 255, num investimento total superior a 700 mil euros”.

Além da conclusão do Centro Interpretativo da Casa do Castelo do Alandroal, no ano de 2024 serão executados mais de 2 milhões de euros de obras financiadas pelo PRR, em concreto, a Loja do Cidadão do Alandroal e as três Extensões de Saúde de Pias, Hortinhas e Orvalhos.

O município “espera ver aprovadas durante o ano as candidaturas para a construção do Centro Náutico de Juromenha (Turismo de Portugal) e do Miradouro da Torre de Menagem do Castelo do Alandroal e Luminotecnia do Castelo (Programa de Regeneração Turística da Serra D ́Ossa)”.

Ao nível da habitação, espera-se a implementação da Estratégia Local de Habitação (3 milhões de euros), já homologada, e com os correspondentes projetos de execução em elaboração.

GNR: duas detenções por furto no distrito de Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 27 de novembro a 3 de dezembro, seis pessoas, destacando-se três por condução sob o efeito do álcool, dois por furto e um por condução sem habilitação.

No que toca ao trânsito, foram detetadas 209 infrações, destacando-se 14 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 13 por falta de inspeção periódica obrigatória, 11 por falta de seguro de responsabilidade civil e quatro relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização.

Foram também, na semana passada, registados 32 acidentes rodoviários, dos quais resultaram nove feridos leves.

No âmbito da fiscalização geral foram registados cinco autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

A GNR realizou 148 ações de sensibilização no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 185 comerciantes, 111 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 521 pessoas da comunidade escolar, e 95 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 176 idosos.

Câmara de Elvas atribui 200 bolsas de estudo este ano

São 200 as bolsas de estudo que a Câmara de Elvas vai este ano atribuir aos alunos que frequentam o Ensino Superior.

Apesar de os resultados destas bolsas ainda não terem sido divulgados, o presidente da Câmara, Rondão Almeida, revela que a autarquia elvense é daquelas que mais bolsas de estudo atribui, comparativamente a outros municípios, a nível nacional. “As bolsas de estudo talvez sejam um bom exemplo, para dar a entender aos elvenses que não estamos abaixo dos outros, mas sim acima, porque o regulamento permite entregar 50 bolsas, mas podemos abrir uma execeção. Bo ano passado foram 200 as bolsas atribuídas e este ano o número vai ser o mesmo”, garante o presidente.

Destacando o facto de Portalegre e Évora, capitais de distrito, não atribuírem nenhuma bolsa de estudo, Rondão Almeida explica que, ao todo, são 300 mil euros que a autarquia elvense investe com este apoio aos estudantes do concelho.

Neste momento, as 250 candidaturas recebidas estão a ser analisadas por um júri. “Somos um exemplo nacional, com a atribuição deste número de bolsas, até porque um jovem qualificado tem mais oportunidades para encontrar emprego e é com esta visão que a Câmara Municipal de Elvas tem tido este espírito de solidariedade para com os nossos jovens”, remata o autarca.