A InovCluster encontra-se a organizar a participação das empresas portuguesas na feira BIOFACH 2024, que irá decorrer de 13 a 16 de fevereiro em Nuremberga, na Alemanha.
Dedicada à promoção de produtos biológicos, a BIOFACH tem sido desde há vários anos, o evento de excelência, ao nível europeu, para este setor. É um evento com princípios biológicos e sustentáveis sólidos, promovido em estreita parceria com produtores e indústria.
A BIOFACH é a montra internacional de excelência, no que diz respeito ao setor biológico e o local onde convergem todos os players do setor para conhecerem as tendências e inovações para o próximo ano. É também nesta feira onde as empresas lançam os seus novos produtos. As suas edições atraem sempre muitos visitantes, sendo que na última edição contou com a presença de 35.991 visitantes provenientes de 137 países e com 2.791 expositores do setor.
Certos da relevância desta feira como plataforma para alavancar as exportações e a produção nacional de produtos biológicos certificados, não só para o setor primário como para a indústria como um todo, leva a INOVCLUSTER a organizar novamente o pavilhão nacional de Portugal na BIOFACH. Com esta participação a InovCluster espera promover de forma agregada os melhores produtos biológicos nacionais, para todos os profissionais do setor, dos diferentes mercados externos que visitam a feira. Esta participação confirma o grande trabalho que tem sido desenvolvido no setor da agricultura biológica, onde a saúde e o bem-estar são cada vez mais valorizados.
O mercado dos produtos biológicos tem-se afirmado como uma das principais tendências dos consumidores ao longo dos últimos anos, e só no mercado alemão o comércio de retalho especializado de produtos orgânicos ultrapassou os 4,21 mil milhões de euros com a sua gama 100% orgânica.
Esta é uma participação inserida no Projeto Conjunto de Internacionalização 2023/2025, financiado pelo COMPETE 2030 do qual a InovCluster é promotora e aposta numa lógica de continuidade naqueles que têm sido os mercados alvo do trabalho de internacionalização do setor agroalimentar português.
As inscrições para participar nesta feira terminam no próximo dia 15 de dezembro, sexta-feira.




O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, recebeu ontem, dia 4 de dezembro, nos Paços do Concelho, um grupo de alunos da Universidade de Málaga.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, deteve no domingo, 3 de dezembro, um homem e uma mulher de 50 e 47 anos, respetivamente, por furto de azeitona, no concelho de Campo Maior.
A Casa da Cultura de Elvas acolhe uma partida simultânea de xadrez, organizada pelo Clube Elvense de Natação, esta terça-feira, dia 5 dezembro, pelas 16h30.
A CasaEquiativa promove esta quinta-feira, 7 de dezembro, uma sessão de esclarecimento de dúvidas, sobre a inclusão e a contratação laboral de pessoas com deficiência.

Os membros do Conselho Municipal da Juventude de Elvas reuniram esta terça-feira, dia 5, para emitir parecer sobre as Grandes Opções do Plano, assunto que irá à próxima Assembleia Municipal.
O Museu Berardo, em Estremoz, acolhe no próximo sábado, 9 de dezembro, pelas 15h30, o lançamento do livro “O Motorista dos Cortes/Histórias da Minha Terra”, de José Domingos Ramalho.
A Árvore da Esperança foi inaugurada no início da tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, na Rua da Cadeia, em Elvas: uma árvore feita de rosetas de renda coloridas, que representa aquilo que é o evento “Elvas Cidade Natal”.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) participou numa operação de âmbito internacional, que desmantelou um grupo criminoso, sedeado na Galiza, que se dedicava ao furto de metais não preciosos, sendo suspeitos do furto de mais de 20 quiloómetros lineares de cabo de cobre telefónico, causando um prejuízo superior a 500 mil euros.
O furto de metais não preciosos é um fenómeno que a PSP tem vindo a acompanhar ao longo dos anos pelo perigo que pode gerar e pelas consequências associadas, nomeadamente a interrupção de serviços de comunicações ou de fornecimento ao público.
Faz no próximo dia 13, quarta-feira, 25 anos que foi inaugurada a Igreja de Santa Luzia, em Elvas, pelo arcebispo de Évora, na altura, D. Maurílio de Gouveia.
Localizadas na freguesia de Alvito as Grutas do Rossio existem desde o século XIII, mas foram redescobertas apenas em meados do século XX.
A Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), em Elvas, assinala na próxima sexta-feira, 8 de dezembro, os seus 143 anos de existência.
Para produzir imagens em movimento dinâmicas e pulsantes, é essencial efetuar uma escolha precisa da velocidade do obturador. Se o propósito é capturar objetos em rápida movimentação, selecione valores de exposição mais elevados, como 1/500 segundo ou acima. Isso assegurará a nitidez da imagem, preservando integralmente os detalhes do objeto em movimento.
Dica 4 – pós-processamento e adição de efeitos
Dica 5 – use a panorâmica
Até ao dia 31 de dezembro, é “Natal no Comércio Local” de Borba, com a realização de mais uma edição do concurso promovido pela Câmara Municipal.
Arronches foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, o segundo melhor município do país, no que à qualidade de vida diz respeito, num estudo realizado, e recentemente divulgado, pela Marktest.
Campo Maior começa a celebrar o natal no feriado de sexta-feira, 8 de dezembro, em dia da Imaculada Conceição, com um conjunto de iniciativas, para miúdos e graúdos.



A Câmara Municipal de Alandroal aprovou as Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal para 2024, no valor de €15.698.533,00, com os votos a favor dos quatro eleitos do PS e a abstenção da eleita pelo Nós Cidadãos.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 27 de novembro a 3 de dezembro, seis pessoas, destacando-se três por condução sob o efeito do álcool, dois por furto e um por condução sem habilitação.
São 200 as bolsas de estudo que a Câmara de Elvas vai este ano atribuir aos alunos que frequentam o Ensino Superior.