A Câmara de Elvas vai adquirir o edifício da sede da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, a popular “Azevia”, na Rua Aires Varela, no centro histórico da cidade Património Mundial. O anúncio foi feito por Rondão Almeida, presidente da autarquia elvense, no decorrer das comemorações de mais um aniversário da coletividade.
A sede da coletividade desde há uns meses que está em estado avançado de degradação, devido à derrocada de um dos tetos, pelo que o aniversário não pôde ser celebrado dentro das instalações, com o habitual içar das bandeiras, seguido do serviço de bar, com a habitual açorda alentejana, petisco apreciado pelos muitos amantes desta tradição.
Ainda assim, algumas centenas de resistentes ao frio, e sobretudo à chuva, ouviram a Banda 14 de Janeiro, de Elvas, entoar o hino da sociedade aniversariante, primeiro, cantando, de seguida, o “lá lá lá” ao ritmo do Hino da Restauração de 1640, tocado pelos músicos da banda filarmónica elvense. Os presentes pediram um bis do Hino da Restauração e a 14 de Janeiro tocou novamente a música mais esperada pelos fiéis adeptos desta noite tão elvense, em que se comemora a Restauração da Independência de Portugal, depois da Dinastia Filipina, em 1640.
No ano que vem, Rondão Almeida disse esperar que se comemore o 114º aniversário dentro da sede: uma “será de todos nós, elvenses, e da nossa Azevia”.