Ligeiro de passageiros ardeu em S. Vicente (c/ fotos e vídeo)

Um veículo ligeiro de passageiros ardeu ao final da tarde desta quinta-feira, 23 de novembro, em São Vicente, perto do edifício da Junta de Freguesia.

O alerta para a ocorrência foi dado às 18h30, segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo.

Os Bombeiros de Elvas extinguiram o incêndio cerca das 18h50, depois de vários populares, com recurso a extintores, terem tentado combater as chamas. Deste incêndio não há registo de qualquer ferido.

No local, para além dos soldados da paz elvenses, esteve também a GNR, num total de sete operacionais, apoiados por três veículos.

Atropelamento de ovelhas em Borba

Foto arquivo

Vários animais foram atropelados na Estrada Nacional 4, no sentido Elvas-Borba, na tarde desta quinta-feira, 23 de novembro.

Foram atropelados borregos, o que motivou o corte da via, junto à primeira saída para Borba. A GNR encontra-se no local.

“As Marvels” em exibição esta sexta-feira no Auditório São Mateus

“As Marvels” é o filme, para maiores de 12 anos, em exibição esta sexta-feira, 24 de novembro, no Auditório São Mateus, em Elvas, às 21.30 horas.

Sinopse: “quando os seus deveres a enviam para uma fenda espacial anómala ligada a um revolucionário Kree, os seus poderes interligam-se com os das Marvels”.

Os bilhetes à venda meia hora antes da sessão ou em ticketilne.pt.

Madalena Lourenço representa a região como conselheira na CNCJ e quer que mais jovens o façam

A jovem elvense, Madalena Lourenço é, desde 2020, Conselheira, da região Alentejo, no Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ), uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.

Entrou neste projeto, no 8º ano, para “conseguir dar voz aqueles que reprimem a sua opinião”, sendo este projeto tem jovens “de todas as partes do país”.

CNCJ é um projeto de “partilha”, com o objetivo de representar as crianças e jovens que não se sentem ouvidas.

Recentemente, estes jovens foram ouvidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde expuseram as suas preocupações nas suas regiões. Esta jovem elvense explica que disse ao Presidente que “há falta de estímulos que existem no Alentejo, mostrei que as crianças do Alentejo também têm voz”, adiantando que foi acima de tudo, “um momento de partilha, em que o Presidente também nos aconselhou e respondeu às nossas dúvidas”.

Madalena pretende, agora que o seu mandato enquanto conselheira está a terminar, que alguém de Elvas possa integrar esta comissão e represente a cidade e a região. A segunda edição já tem candidaturas a decorrer, é preciso ter entre os 8 e 15 anos e mostrar uma proposta para conseguir mudar algo.

A entrevista completa, a Madalena Lourenço, que pode ouvir, no podcast abaixo:

“Rui Pires Alumínios” no Parque Empresarial de Elvas

A empresa “Rui Pires Alumínios” está localizada no Parque Empresarial de Elvas, no Pavilhão BD, há cerca de seis anos. Mas foi em 2012 que o negócio abriu portas, inicialmente, no Lagar dos Frades.

Na “Rui Pires Alumínios”, como explica o proprietário, fazem todo o tipo de “serviços em alumínio, como portas, janelas, persianas, marquises, redes mosquiteiras, entre outros, assim como vários tipos de reparações, na área do alumínio”.

A empresa também faz entregas e instalações “de norte a sul do país” e classifica o “alumínio de Classe A+, para candidaturas do Estado”, revela Rui Pires.

Quem quiser pedir orçamentos pode fazê-lo através dos contactos telefónicos 96 118 20 32 e 962 456 816 ou através do email ruipiresaluminios@hotmail.com.

Arronches: Feira de Novembro esta sexta-feira no multiusos do Rossio

O Espaço Multiusos do Rossio, em Arronches, acolhe esta sexta-feira, dia 24, a tradicional feira anual de novembro.

Ao contrário do que acontece com os mercados mensais, quase sempre aos sábados, esta feira realiza-se, todos os anos, no dia 24, à semelhança da feira de maio.

O último mercado realizado, este ano, no Espaço Multiusos do Rossio, está marcado para 16 de dezembro (sábado).

Alentejo 2030 com candidaturas abertas para apoios a pessoas sem-abrigo

O período de candidaturas ao aviso de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo está aberto até ao próximo dia 31 de janeiro de 2024.

Este aviso destina-se a apoios para abordagens locais inovadoras de desenvolvimento social e de promoção de estratégias locais de inclusão ativa, que prossigam os objetivos das políticas de integração das pessoas em situação de sem abrigo e de combate à pobreza.

Integrado no Programa Regional Alentejo 2021-2027, com uma dotação de 800 mil euros a uma taxa máxima de cofinanciamento do FSE de 85%, podem aceder aos apoios as entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que tenham no seu objeto social, ou prática reconhecida, a intervenção junto de pessoas em risco de exclusão, e nomeadamente em situação de sem-abrigo.

São elegíveis, no âmbito do Aviso publicado em 21 de novembro de 2023, as ações que integrem a criação de equipas pluridisciplinares de gestores de caso que assegurem o acompanhamento psicossocial e o acesso aos recursos existentes na comunidade, bem como a respostas integradas, dirigidas a pessoas em risco de exclusão social, nomeadamente em situação de sem-abrigo, bem como ações de desenvolvimento de respostas que implementem ações ocupacionais adequadas às características e vulnerabilidades das pessoas em situação de sem-abrigo, promovendo a empregabilidade e a inserção profissional.

São também elegíveis as ações que dão respostas que se revelem necessárias para assegurar abrigo e acolhimento temporário de pessoas sem teto e favoreçam o combate ao estigma sobre a condição de sem-abrigo.

Évora: plantação de árvores no sábado em dois locais da cidade

A Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Alentejo, a Câmara Municipal de Évora e a Federação Regional de Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL) vão promover, no próximo sábado, 25 de novembro, uma ação de plantação de árvores na cidade de Évora.

Esta atividade inicia-se às 9h30, junto ao Évora Plaza e termina no Complexo Desportivo de Évora, às 11 horas, com a plantação de árvores nestes dois locais.

As árvores, que não atuam somente para a melhoria da paisagem ambiental, são importantes reguladoras da temperatura, irradiação solar, humidade e da redução da poluição do ar. A sua copa atua como uma barreira solar natural e as suas folhas, ao intercetarem os raios solares, impedem o aquecimento da área circundante.

“Introduzir árvores e outra vegetação nas nossas localidades é a melhor forma de travar e reverter a tendência de aquecimento das mesmas”, diz o IPDJ em nota de imprensa. Os benefícios destas florestas urbanas “são, na maior parte dos casos, mensuráveis (pela avaliação da hidrologia urbana, aumento da biodiversidade ou poupança energética). Por exemplo, a vegetação urbana pode fazer a temperatura baixar em cerca de 1ºC e as coberturas vegetais mais densas das copas das árvores podem fazê-la descer em 2ºC adicionais, concluem alguns estudos amplamente divulgados.”

A estabilidade do solo, o conforto térmico associado à humidade do ar e à sombra, a redução da poluição, a melhoria da infiltração da água no solo, a proteção e direcionamento do vento, o abrigo da fauna silvestre, a formação de barreiras visuais e/ou sonoras, proporcionando privacidade, o embelezamento da cidade, proporcionando prazer estético e bem-estar psicológico e a melhoria da saúde física e mental da população são alguns do benefícios do aumento do número de árvores em aldeias, vilas e cidades, aponta o IPDJ.

Pais Natal Motard percorrem concelho de Alandroal a 17 de dezembro

Foto arquivo

O MotorKlub de Alandroal, com o apoio do município, promove, a 17 de dezembro, um passeio de Pais Natal Motards, pelas diversas localidades do concelho.

A iniciativa pretende levar a magia do natal a todas as crianças e entregar uma pequena lembrança natalícia aos mais novos.

A iniciativa começa às 9 horas em Terena e termina às 13.40 horas na Praça da República de Alandroal.

Veja no cartaz abaixo os locais e respetivos horários de passagem dos Pais Natal Motard:

Município de Vila Viçosa procura figurantes para comemorações do 1.º de Dezembro

No âmbito das Comemorações do 1.º de Dezembro de 1640, o Município de Vila Viçosa preparou um leque de atividades, entre elas, o tradicional cortejo histórico pelas ruas da vila até ao Terreiro do Paço.

Desta forma, procuram-se figurantes que pretendam participar neste cortejo da época. O Município assegura a formação dos participantes envolvidos, assim como traje da época a um número limite de inscritos.

As inscrições devem ser realizadas através do e-mail geral@cm-vilavicosa.pt ou através do Balcão Único do Município até dia 24 de novembro.

Coro Beato Aleixo Delgado comemora nove anos com concerto em Elvas

O Coro Beato Aleixo Delgado comemorou no passado dia 1, os seus nove anos de existência. Para assinalar a data, no domingo, 26 de novembro, tem lugar um concerto, na Igreja de São Domingos, em Elvas.

“Peregrinos ao Encontro do Senhor” é o mote para este concerto. O padre Tiago Carlos, diretor do Coral explica que se pretende, “através de um reportório variado, dedicar um cântico a cada momento do ano litúrgico, como nascimento de Jesus, vida, milagres, morte e ressurreição”.

O coro está numa fase de “mudança e rejuvenescimento”, revela Tiago Carlos, adiantando este concerto conta com um novo membro, de 13 anos. Atualmente, o coro Beato Aleixo Delgado, cujos ensaios decorrem todas as semanas, conta com cerca de 20 elementos. Tiago Carlos explica que os interessados, em juntar-se ao coro, “que está de portas abertas”, podem fazê-lo falando consigo ou com qualquer outro elemento, porque o coro segundo diz “é uma família, onde se cantar, se partilham momentos da vida, se reza e se brinca”.

Tiago Carlos convida todos a assistirem a este concerto, que garante, “será diferente de todos os outros, porque temos procurado melhorar e mostrar aquilo que é nosso trabalho”.

O início deste concerto comemorativo do nono aniversário do Coro Beato Aleixo Delgado está marcado, no domingo, para as 16h30.

Alandroal: Município apresenta “Semear e Alimentar Local” às IPSS do concelho

Realizou-se na passada terça-feira, dia 21 de novembro, no auditório do edifício sede do Município de Alandroal, a apresentação do projeto “Semear e Alimentar Local”, da responsabilidade da Associação Terras Dentro, para as IPSS do concelho e ao Agrupamento de Escolas de Alandroal.

O projeto visa contribuir para a promoção, valorização e salvaguarda da dieta mediterrânica nos 14 concelhos do Alentejo Central, através da informação, sensibilização e educação para uma alimentação e consumo saudáveis e sustentáveis.

O município, enquanto parceiro do projeto, pretende promover os objetivos do projeto junto das IPSS e no Agrupamento de Escolas de Alandroal, para a adoção e produção de ementas saudáveis, utilizando produtos locais e sazonais, privilegiando uma cozinha saudável e sustentável. Neste âmbito, o município vai disponibilizar apoio à elaboração das ementas nos Lares de Idosos e Creches do concelho através do seu acompanhamento por um nutricionista, como já se faz com as ementas escolares.

Encontra-se já prevista uma ação de sensibilização junto das IPSS, durante o mês de janeiro do próximo ano, para abordar as necessidades específicas de cada uma das instituições no que diz respeito à promoção de uma alimentação saudável através da dieta mediterrânica. Encontra-se igualmente prevista a realização de uma ação para os alunos do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Alandroal, a realizar em março, para abordar a temática, com especial destaque para o desperdício alimentar.

Fonte: Município de Alandroal

“O Elvas” recebe Santa Clara para a Taça de Portugal no domingo

“O Elvas” recebe o Santa Clara, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, em desafio marcado para domingo, 26 de novembro, às 11 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

O Clube Desportivo Santa Clara, a competir na segunda Liga, ocupa a terceira posição.

Acompanhe, na Rádio ELVAS, o jogo do Clube Alentejano de Desportos, na nossa emissão desportiva de domingo.

Comissão Europeia aprova sete novos projetos em Portugal no âmbito do Programa LIFE

A Comissão Europeia aprovou sete novos projetos em Portugal, no âmbito do Programa LIFE para o ambiente e a ação climática. Este programa tem mais de 31 anos e já financiou mais de seis mil projetos ambientais.

Aveiro, por exemplo, está a desenvolver um projeto que foi financiado, que visa cultivar e conservar uma espécie de erva marinha que, em Portugal, está sob ameaça. Almada tem também um projeto ao abrigo deste programa, que consiste em criar um corredor verde, para reduzir a temperatura do ar até 3ºC.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

“Carnes Veríssimo”: um negócio de sucesso em Campo Maior

“Carnes Veríssimo” abriu portas em Campo Maior, no início do ano. Este negócio, de Nuno Veríssimo e da mulher, Ala, que junta talho, charcutaria e mercearia num só espaço, tem vindo a crescer e a conquistar cada vez mais clientes.

Desempregado na altura, e sendo que este era já “um sonho antigo”, Nuno deu um passo em frente, num negócio que vai de vento em popa. “Já que a minha esposa me apoiava também, aproveitámos os dois a abrir o negócio, para também arranjarmos um emprego para mim e para ficarmos a trabalhar os dois no mesmo sítio”, começa por dizer.

Sendo natural da Roménia, Ala quis trazer para a mercearia alguns dos produtos do seu país que não se encontravam, com facilidade, na região. Ainda que com “medo”, revela Ala, o casal decidiu arriscar neste projeto. “Acertámos em cheio. Somos muito procurados e tentámos colocar aqui, na mercearia, tudo o que há nos supermercados”, garante.

Esta, diz Nuno Veríssimo, ainda que seja uma loja tradicional, é, ao mesmo tempo, “moderna”. No que toca às carnes, a oferta disponível para o cliente é vasta, com um grande destaque para a carne de caça. Revelando que os sortidos de carne, algo que não se costuma encontrar nos talhos da região, têm tido sempre muita procura, Ala diz ainda que está “muito feliz” com a aposta feita neste negócio.

“Carnes Veríssimo” situa-se na Rua de Elvas, nº 35, em Campo Maior. Abriu ao público a 11 de janeiro.

Projeto de sensibilização ambiental continua a percorrer os municípios do Alto Alentejo

A Águas do Alto Alentejo continua a percorrer os dez municípios que constituem a empresa, com ações de sensibilização para o consumo sustentável de água, junto de instituições particulares de solidariedade social, agrupamentos de escolas e autarquias.

A partilha de boas práticas e a distribuição de materiais de sensibilização ambiental são o objeto das ações que passaram, esta semana, por Marvão e Gavião, junto das câmaras municipais e agrupamentos de escolas dos dois municípios, bem como da Santa Casa da Misericórdia de Gavião. As sessões foram acompanhadas, em Marvão, pela vereadora da Câmara Municipal Paula Trindade, e, no Gavião, pelo presidente da Câmara Municipal, José Pio, o vice-presidente, António Severino, e a vereadora Graciosa Chambel.

O projeto “Hidricamente Poupando”, desenvolvido pela Águas do Alto Alentejo com financiamento do Fundo Ambiental, tem as últimas sessões marcadas para os dias 29 de novembro, em Alter do Chão, e 30 de novembro, em Ponte de Sor e Nisa. Ao longo dos últimos dois meses, o projeto tem vindo a sensibilizar para a importância da poupança da água junto de instituições dos dez territórios que constituem a empresa intermunicipal.

Badajoz: inscrições abertas para a corrida de natal infantil e solidária

A ADS Extremadura Natural (grupo de saúde e desporto) organiza no dia 24 de dezembro, a primeira edição da Corrida Infantil de Natal, em Badajoz.

O objetivo passa por promover o atletismo entre os mais novos e, ao mesmo tempo, anagariar fundos para a Cruz Vermelha espanhola.

A prova vai decorrer na margem direita do Parque do Guadiana, a partir das 9.30 horas, contando com várias modalidades, circuitos e distâncias: corrida absoluta de cinco quilómetros, para amiores de 16 anos (masculina e feminina); segue-se às 10.15 horas a corrida com carrinhos de bebé, para mães e pais.

Pelas 10.15 iniciam-se as corridas infantis, com diferentes categorias e distâncias: cadetes e infantis, 1300 metros; benjamins, 650 metros; pré-benjamins, 400 metros, “chupetines”, 200 metros; e “Retacos”, 100 metros.

Em todas as provas haverá troféus para os três primeiros classificados e ainda um sorteio de presentes, no final.

As inscrições só podem ser feitas, presencialmente, no “Be Padel”, em Badajoz, até dia 15 de Dezembro, e têm um custo de cinco euros.

A organização conta apenas com ajuda financeira da FMD de Badajoz e está aberta a possíveis colaborações de patrocinadores interessados, através dos contactos 665 270 260 ou email extremedura.natural@yahoo.es.

Monforte: Mercado de Natal promete dar vida à Praça da República

A Praça da República de Monforte dá lugar, de 30 de novembro a 3 de dezembro, a um Mercado de Natal, onde não vai faltar todo o tipo de atividades para animar miúdos e graúdos.

Com o objetivo de “envolver a comunidade em torno do espírito natalício”, este evento, explica o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, surge para fazer face “à falta de pessoas na rua”. “É para apelar à generosidade e à solidariedade das pessoas e a esta maior disponibilidade, nesta quadra, para que vivamos mais umas com as outras, que organizamos este mercado de natal”, acrescenta.

Promovendo o que de melhor Monforte tem – a sua identidade, cultura e música -, diz Lagem, procura-se envolver, nesta iniciativa,  as crianças da escola, os idosos e o trabalhador comum, para, com isso, “dar vida” à Praça da República.

No primeiro dia, quinta-feira, 30 de novembro, o Pai Natal chega às 10 horas. Segue-se um espetáculo de magia, com Luís Silva (10h30), uma sessão de contos natalícios (14 horas) e um concerto de natal com os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço (15 horas). Pelas 17 horas, é inaugurada a iluminação de natal de Monforte.

Na sexta-feira, dia 1 de dezembro, pelas 10h30, há atuação da Trupe Euterpe e  workshop de Bolachas de Natal com Silvia Cakes. Segue-se um espetáculo de Ballet e Dança Contemporânea, pelo EsPasso de Dança de Catarina Miranda (15 horas) e um espetáculo de Ballet com a participação Estúdio de Dança Rita Trindade (16 horas). Para as 16h30, está prevista uma atuação das Roncas d’Elvas.

No sábado, 2 de dezembro, pelas 10h30, há atuação do Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Musical do Concelho de Estremoz. Pelas 15 horas, há nova sessão do workshop de Bolachas de Natal com Silvia Cakes, seguindo-se, às 16h30, um espetáculo da Orquestra Juvenil da Associação Cultural e Musical do Concelho de Estremoz.

O último dia deste evento, domingo, 3 de dezembro, conta com uma Corrida Solidária de Natal (Kids Athletics/Caminhada), a partir das 10 horas; um concerto do Bomb’Alen, às 10h30; oficina de Bolachas de Natal com Silvia Cakes, às 15 horas; terminando o evento com um Encontro de Tunas de Universidades Seniores, com a participação da Academia Sénior de Arronches, Universidade Sénior de Fronteira, Universidade Sénior de Alter do Chão e o Grupo Coral da Universidade Sénior de Monforte.

Reservas para a Passagem de Ano em Vila Boim esgotadas

As reservas para a Passagem de Ano em Vila Boim, promovida pela Associação Aboim Jovem, estão esgotadas.

“É com imensa alegria que anunciamos que esgotamos as reservas para a Passagem de Ano, primeiro um grande obrigada a todos os que anseiam em passar o melhor fim de ano na nossa companhia”, refere a associação nas redes sociais.

Salário mínimo em Espanha pode subir para 1.112 euros em 2024

A Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) vai propor aos sindicatos e ao Governo de Espanha o aumento do salário mínimo, em torno dos três por cento, para 2024.

Com este possível aumento, de 32 euros, o salário mínimo no país vizinho, que é atualmente de 1.080 euros, passará a ser de 1.112,4 euros, pago por 14 vezes. Até 2025, com o aumento de mais três por centro, um trabalhador com o salário mínimo  atingiria os 1.145,77 euros mensais.

Esta proposta do CEOE será apresentada ao Ministério do Trabalho e Economia Social, liderado por Yolanda Díaz, que irá convocar os agentes sociais para abordar a atualização do salário mínimo. A decisão final, e depois de realizadas todas as consultas, cabe ao Executivo, por se tratar de uma competência exclusiva do Governo.

Museu do Carnaval em Badajoz pode fechar portas em breve

O Museu do Carnaval de Badajoz está aberto desde fevereiro de 2007, no edifício Poterna del Baluarte de Santiago, e apesar de ser um dos museus da cidade que tem tentado promover o turismo, é possível que não esteja muito mais tempo de portas abertas, devido à falta de financiamento para a sua manutenção, segundo avança o Extremadura 7 Días.

Na reunião do Ayuntamiento de Badajoz, agendada para esta quinta-feira, 23 de novembro, no ponto dez, estabelece-se a proposta de “despedir dois trabalhadores municipais por razões económicas” e pelo facto de “a subvenção não ter sido aprovado pela Comunidade Autónoma”.

Devido a esta situação, o museu que alberga parte da história do Carnaval de Badajoz, considerado Interesse Turístico Internacional, deverá “encerrar antes do final deste ano”.

MCPE congratula-se com “luz verde” para ampliação da Plataforma Logística

O Movimento Cívico por Elvas (MCPE), na sequência da reunião de Câmara, realizada ontem, quarta-feira, 22 de novembro, vem, em comunicado, congratular-se com o facto de o Governo já ter disponibilizado 160 hectares na Herdade da Comenda ao Município, para “o importante e necessário” projeto de ampliação da Plataforma Logística do Sudoeste Ibérico.

Este projeto, diz o MCPE, representa “o maior e mais importante momento de inflexão positiva e de decisiva aposta no futuro de Elvas”.

No mesmo comunicado, o MCPE destaca, entre outros, o lançamento da empreitada de reparação da cobertura do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), bem como a intenção da autarquia em não proceder a qualquer aumento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

O comunicado para ler na íntegra:

“Como agendado, o executivo Camarário reuniu esta tarde em sessão aberta ao público.

Uma vez mais, os munícipes assistentes puderam constatar em primeira mão que a situação económica da Autarquia esta cada vez mais reforçada.

No âmbito Cultural, de felicitar a aposta na manutenção do Património Municipal, de que é exemplo o lançamento da empreitada de reparação da cobertura do MACE.

Não podemos deixar de prestar especial atenção ao forte apoio às associações do nosso concelho, na cedência de espaços Municipais e apoios logísticos para a realização de atividades de âmbito cultural, social e de empreendedorismo.

De grande relevância o forte empenho na celebração do grande evento Elvas Cidade Natal, nas suas várias e interessantes atividades e da sua importância para o comércio local.

Podendo aumentar o IMI Familiar, ficou bem clara a intenção do atual executivo de bonificar tanto quanto possível toda e qualquer taxa, não havendo por isso intenção de se proceder a qualquer aumento.

Sempre clara e transparente a excelente gestão dos dinheiros públicos, revela-se uma vez mais no assertivo e economicamente sustentável orçamento para 2024, tomando as opções e medidas estratégicas, transversais, diversificadas, abrangentes e necessárias, da forma mais correta que a lei assim o permite.

Com grande orgulho e alegria assistimos ao Sr. Presidente, anunciar à assistência de que a Autarquia na sua política de desenvolvimento em termos de futuro, tem já disponibilizados pelo Governo 160ha na Herdade da Comenda para o importante e necessário Projeto de Ampliação da Plataforma Logística do Sudoeste Ibérico, este projeto representa o maior e mais importante momento de inflexão positiva e de decisiva aposta no FUTURO DE ELVAS.

O MCPE vem deste modo manifestar o seu apoio incondicional aos membros do atual executivo camarário que dia a dia trabalham em prol do futuro de Elvas.

Elvas sempre”

Feirinha de Natal de regresso a Degolados a 2 de dezembro

O salão polivalente de Degolados volta, a 2 de dezembro, a ser palco de uma feirinha de natal, organizada pela junta de freguesia.

Esta é a segunda edição do evento, recorda a secretária da junta, Olga Madeira, que adianta que o evento contará com oferta de prendas às crianças, várias atividades, como espetáculos de dança e teatro, e ainda uma mostra de artesanato: tudo na presença do Pai Natal.

Até dia 27, os mais novos têm ainda a possibilidade de levantar, na Junta de Freguesia, uma carta, que devem preencher, mencionado os presentes que gostavam de receber, para deixar no correio do Pai Natal, no dia da feira.

A feira abre, no dia 2, às 10 horas, prolongando-se até às 19 horas.

Crianças de Elvas vão voltar a encher coliseu da cidade a tocar ronca

Carlos Beirão

À semelhança do que aconteceu no ano passado, as crianças das escolas do concelho de Elvas vão estar reunidas, no próximo dia 15 de dezembro, no coliseu da cidade, a tocar ronca e a cantar ao menino.

Desta vez, prevê-se que o número de crianças a participar no evento, promovido pela associação juvenil Arkus e o grupo Roncas d’Elvas, duplique, até porque, para além dos alunos de primeiro ciclo, vão também estar presentes os do ensino pré-escolar.

Mas para que tudo isto seja possível, há todo um trabalho que está a ser desenvolvido, há cerca de dois meses, junto das escolas. “É um trabalho que envolve muita gente, em que, na parte inicial, tivemos o contacto com os vários agrupamentos, de modo a saber se estavam interessados em participar”, começa por explicar o presidente da associação, o professor Carlos Beirão.

“Todos se prontificaram a participar neste evento e, a partir daí, começámos a planear a parte da decoração das roncas, sendo que cada sala está a decorar a sua própria ronca, utilizando latas e outros objetos”, adianta. Depois, os elementos da Arkus e das Roncas d’Elvas, no “terreno”, percorrem todas as salas das escolas de pré-escolar e primeiro ciclo: “vão a cada sala, não só ajudar a confeccionar a ronca, com a pele e a cana que nós oferecemos, como depois ainda treinam um bocadinho com as crianças, para as ensinarem a tocar ronca”.

Procurando que, com o evento, toda a comunidade, não só educativa, se envolva em torno da promoção e divulgação da ronca, esta, diz Carlos Beirão, é a fase mais complexa do processo de preparação da iniciativa. “É a fase que demora mais tempo, porque estamos a falar de três agrupamentos, da APPACDM, do próprio colégio. Toda a comunidade educativa do concelho acaba por participar e, no dia 15, teremos esse momento que será fundamental, com cerca de duas mil pessoas”, diz ainda.

A par deste evento, a Arkus e as Roncas d’Elvas vão promover, no dia 22, na Praça da República, um encontro de capotes: em ambas as iniciativas pretende-se reunir o maior número de pessoas possível, para que, num futuro próximo, possam ser inscritas no livro de records do Guinness.