Évora: plantação de árvores no sábado em dois locais da cidade

A Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) do Alentejo, a Câmara Municipal de Évora e a Federação Regional de Associações Juvenis do Alentejo (FRAJAL) vão promover, no próximo sábado, 25 de novembro, uma ação de plantação de árvores na cidade de Évora.

Esta atividade inicia-se às 9h30, junto ao Évora Plaza e termina no Complexo Desportivo de Évora, às 11 horas, com a plantação de árvores nestes dois locais.

As árvores, que não atuam somente para a melhoria da paisagem ambiental, são importantes reguladoras da temperatura, irradiação solar, humidade e da redução da poluição do ar. A sua copa atua como uma barreira solar natural e as suas folhas, ao intercetarem os raios solares, impedem o aquecimento da área circundante.

“Introduzir árvores e outra vegetação nas nossas localidades é a melhor forma de travar e reverter a tendência de aquecimento das mesmas”, diz o IPDJ em nota de imprensa. Os benefícios destas florestas urbanas “são, na maior parte dos casos, mensuráveis (pela avaliação da hidrologia urbana, aumento da biodiversidade ou poupança energética). Por exemplo, a vegetação urbana pode fazer a temperatura baixar em cerca de 1ºC e as coberturas vegetais mais densas das copas das árvores podem fazê-la descer em 2ºC adicionais, concluem alguns estudos amplamente divulgados.”

A estabilidade do solo, o conforto térmico associado à humidade do ar e à sombra, a redução da poluição, a melhoria da infiltração da água no solo, a proteção e direcionamento do vento, o abrigo da fauna silvestre, a formação de barreiras visuais e/ou sonoras, proporcionando privacidade, o embelezamento da cidade, proporcionando prazer estético e bem-estar psicológico e a melhoria da saúde física e mental da população são alguns do benefícios do aumento do número de árvores em aldeias, vilas e cidades, aponta o IPDJ.