Elvas: AHRESP esclarece esmpresários sobre Guia “Regras e Boas Práticas na Restauração”

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) realizou esta tarde de sexta-feira, 10 de novembro, uma sessão de esclarecimentos, em conjunto com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

O objetivo, como explica a coordenadora do departamento jurídico da AHRESP, Filomena Diegues, passa por “esclarecer dúvidas de empresários do setor da restauração, bem como clientes”, sobre o Guia “Regras e Boas Práticas na Restauração”.

Esta foi a primeira sessão realizada a nível nacional, diz ainda Filomena Diegues, sendo objetivo “descentralizar a informação e chegar a vários pontos do país”.

Já Liliana Teixeira, inspetora e coordenadora de Equipa Multidisciplinar na ASAE, esclarece que o objetivo foi explicar “a sua perpetiva enquanto entidade fiscalizadora e quais os critérios que esta entidade fiscaliza, durante uma inspeção a um estabelecimento de restauração e bebidas”.

Questionada sobre quais os critérios fiscalizados, Liliana Teixeira, revela que são muitos, mas acima de tudo, relacionados com “a segurança de géneros alimentícios, a sua qualidade, as instalações, acesso à atividade, normativos relativos ao livro de reclamações, acesso a bebidas alcoólicas e consumo de tabaco”.

Falámos com um dos empresários que assistiu à apresentação. Nelson Pestana tem uma cafetaria, em Elvas e considera que esta sessão é de “grande importância”.