Dia de São Martinho é celebrado este sábado

O Dia de São Martinho é celebrado, anualmente, a 11 de novembro.

Esta é uma das celebrações que marcam o outono e a tradição exige comemorar-se a data com um magusto, com as habituais castanhas assadas. A tradição é tão popular que o Dia de São Martinho é também lembrado como o Dia do Magusto.

As pessoas costumam reunir-se, a comer castanhas e a beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior, para celebrar a data.

Esta data tem associada, desde sempre, uma lenda que conta que, um certo dia, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo um pouco do frio, Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo. Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança no tempo terá sido a recompensa a Martinho, graças a sua bondade com aquele homem.

Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.

Martinho de Tours, São Martinho, nasceu em 316. Foi militar, bispo e tornou-se um santo padroeiro dos mendigos, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, curtidores, restauradores e produtores de vinho. Faleceu em 397.

Elvas: AHRESP esclarece esmpresários sobre Guia “Regras e Boas Práticas na Restauração”

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) realizou esta tarde de sexta-feira, 10 de novembro, uma sessão de esclarecimentos, em conjunto com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas.

O objetivo, como explica a coordenadora do departamento jurídico da AHRESP, Filomena Diegues, passa por “esclarecer dúvidas de empresários do setor da restauração, bem como clientes”, sobre o Guia “Regras e Boas Práticas na Restauração”.

Esta foi a primeira sessão realizada a nível nacional, diz ainda Filomena Diegues, sendo objetivo “descentralizar a informação e chegar a vários pontos do país”.

Já Liliana Teixeira, inspetora e coordenadora de Equipa Multidisciplinar na ASAE, esclarece que o objetivo foi explicar “a sua perpetiva enquanto entidade fiscalizadora e quais os critérios que esta entidade fiscaliza, durante uma inspeção a um estabelecimento de restauração e bebidas”.

Questionada sobre quais os critérios fiscalizados, Liliana Teixeira, revela que são muitos, mas acima de tudo, relacionados com “a segurança de géneros alimentícios, a sua qualidade, as instalações, acesso à atividade, normativos relativos ao livro de reclamações, acesso a bebidas alcoólicas e consumo de tabaco”.

Falámos com um dos empresários que assistiu à apresentação. Nelson Pestana tem uma cafetaria, em Elvas e considera que esta sessão é de “grande importância”.

Homem detido em Monforte por Violência Doméstica

A GNR de Portalegre, no dia 8 de novembro, deteve um homem de 40 anos por violência doméstica, no concelho de Monforte.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica contra as vítimas, duas mulheres de 41 e 34 anos, causando-lhes medo e inquietação.

No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção, que culminou na detenção do suspeito.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Portalegre onde lhe foi aplicada prisão preventiva. 

“Os Três Mosqueteiros – D’Artagnan” em exibição esta sexta-feira em Elvas

“Os três mosqueteiros – D’Artagnan” é o filme, para maiores de 12 anos, que está em exibição esta sexta-feira, 10 de novembro, no Auditório São Mateus.

Sinopse: “num reino dividido por guerras religiosas e sob ameaça de invasão britânica, um grupo de homens e mulheres cruzará espadas para salvarem o destino de França”.

Os bilhetes à venda meia hora antes da sessão ou em ticketilne.pt.

3ª Feira da Castanha este fim de semana em Santa Eulália

A 3ª edição da “Feira da Castanha”, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Eulália, vai decorrer este fim-de-semana, dias 11 e 12 de novembro, no Largo do Repuxo, nesta freguesia do concelho de Elvas.

As atividades decorrem das 9 às 17 horas, contando com uma exposição de artesanato promovida por artesãos locais, uma demonstração de airsoft bem, como de tiro ao alvo, onde irão também estar disponíveis para os mais novos, as pinturas faciais, pintura livre em papel de cenário e os jogos tradicionais.

A animação não vai faltar, com a atuação, no sábado, dia 11, da Confraria da Música do Crato, a partir das 16 horas.

No decurso dos dois dias, o Magusto promovido pela Paróquia de Santa Eulália vai acontecer às 15 horas.

As bancas, com a venda de compotas, flores, rifas, entre outros e tasquinhas, onde poderão ser provadas várias sopas, carnes e petiscos tradicionais, também não vão faltar, nesta “Feira da Castanha”.

Nesta 3.ª edição participam as associações/instituições da freguesia, tais como Tratorinhos, Airsoft de Santa Eulália, a equipa organizadora do Carnaval, Associação de Pais, o Lar de Idosos de Santa Eulália, o Infantário de Santa Eulália, a Paróquia e os Catequistas de Santa Eulália, a Escola de Futebol Hispanolusa, Horas Inspiradoras e os Artesãos de Santa Eulália, para os quais reverte toda a receita angariada nesta “Feira da Castanha”.

Piscinas municipais cobertas de Elvas encerradas ao público no sábado

As piscinas municipais cobertas e aquecidas vão estar encerradas ao público, este sábado, dia 11 de novembro, para a realização de provas da Associação de Natação do Interior Centro.

Pelo facto de se realizarem provas ao longo da manhã e tarde, este equipamento municipal vai estar encerrado todo o dia.

Estas infraestruturas desportivas abrem domingo, dia 12, no seu horário normal de funcionamento.

CURPI de Campo Maior: São Martinho celebrado com magusto e almoço

O dia de São Martinho foi celebrado esta sexta-feira, 10 de novembro, na CURPI de Campo Maior, com um magusto, aberto a todos os sócios da instituição, e um almoço convívio, destinado às alunas da Academia Sénior.

Estas iniciativas, revela a chefe de serviço na instituição, Anselmina Caldeirão, estão inseridas no plano anual de atividades, com as quais se procura, sobretudo, levar os associados até à CURPI.

“Vamos ter castanhas assadas, castanhas cozinhas, passas, nozes e vamos também fazer os casamentos”, adianta a responsável. Depois do almoço, houve ainda animação musical.

“O nosso objetivo é que as pessoas se sintam como estejam na casa delas. É mais um dia para festejar. É isto que temos para oferecer aos nossos associados”, diz ainda Anselmina Caldeirão, que não deixa de agradecer ao Município de Campo Maior e às Juntas de Freguesia da Expectação e São João Baptista o apoio e a colaboração, para que estes eventos sejam sempre do agrado dos utentes.

Para um dos sócios da CURPI, Carlos Manuel, o melhor de tudo é o convívio que se proporciona, não só por esta ocasião, mas “todos os dias”, na instituição.

Campo Maior: três feridos ligeiros em despiste na EN 373

Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros, na Estrada Nacional (EN) 373, entre Elvas e Campo Maior, junto ao Rio Caia, resultou em três feridos ligeiros, ao início da tarde desta sexta-feira, 10 de novembro.

Seguiam quatro pessoas nesta viatura, que, após o despiste, colidiu com uma árvore. As quatro pessoas foram assistidas no local, de acordo com Nuno Cunha, chefe nos Bombeiros de Campo Maior, sendo que uma delas, o condutor do veículo, recusou ser transportada ao hospital. As três vítimas conduzidas ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, pelos bombeiros, são todas do sexo feminino.

“Os ocupantes da viatura informaram-nos que vinha um camião em contra-mão, na curva, e que eles, ao tentarem desviar-se, despistaram-se e foram contra uma oliveira”, revela ainda Nuno Cunha.

Para o local do acidente foram mobilizados, no momento do alerta, 12 operacionais e quatro viaturas, entre os Bombeiros de Campo Maior e a GNR. O alerta para esta ocorrência foi dado às 13h45.

Carolina de Deus e Rumo ao Sul esta sexta-feira na Festa da Vinha e do Vinho

Carolina de Deus atua, na noite desta sexta-feira, 10 de novembro, na Festa da Vinha e do Vinho, em Borba.

Antes do espetáculo da artista que dá voz a êxitos como “Talvez” e “Querido Futuro Namorado”, cabe aos elvenses Rumo ao Sul levarem, pelas 19 horas, a sua música ao pavilhão de eventos da cidade.

O concerto de Carolina de Deus, na Tenda de Espetáculos, está marcado para as 22 horas. A animação prossegue, noite dentro, com Hitz.pt Funk Edition e Dj Zanova.

No evento, promovido pela Câmara Municipal de Borba, até domingo, dia 12, para além do destaque que é dado ao vinho, há também espaço para a promoção do artesanato, dos produtos regionais, da doçaria e das empresas e instituições do concelho.

Feira da Castanha este fim de semana em Marvão

Marvão volta a ser palco da Feira da Castanha entre este sábado e domingo, dias 11 e 12 de novembro.

O certame, que já se assume como uma referência na região, revela o presidente da câmara, Luís Vitorino, decorrerá “dentro dos mesmos moldes do ano anterior”. Esta é “uma feira para o povo, da cultura da castanha, contando também com vinhos da região e animação musical”, acrescenta.

Luís Vitorino apela a todos para que visitem Marvão, por esta ocasião, assegurando que  este certame é “mais um motivo para visitar a vila e conhecer os produtos locais”.

No decorrer do evento, destaque para as atuações de Miguel Azevendo, amanhã, às 15 horas, e de Saúl, no domingo, à mesma hora.

Conheça o programa completo do evento:

Mercado de São Martinho anima Jardim Municipal de Campo Maior

Os pais das crianças do ensino pré-escolar do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, juntamente com os educadores de infância, voltaram, na manhã desta sexta-feira, 10 de novembro, a promover, no Jardim Municipal de Campo Maior, um mercado de São Martinho.

“A família fornece os materiais que se vendem no mercado, desde os bolos aos produtos da horta”, começa por explicar a coordenadora do Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas, Fátima Mendes, que adianta que, neste mercado, são também vendidas as castanhas oferecidas pela  autarquia as juntas de freguesia.

“Reunimo-nos aqui todos, para a comunidade, com as famílias. Os meninos vendem os produtos e as mães tratam da logística”, revela ainda Fátima Mendes.

Com o intuito de animar este mercado de São Martinho, as crianças estiveram a atuar diante familiares, amigos e de todos aqueles que se encontravam no jardim. Margarida é uma dessas crianças, que, aos microfones da Rádio ELVAS, diz que esta é uma iniciativa “muito gira”.

Para Emília, que esteve a assistir à atuação das crianças, esta atividade do ensino pré-escolar “é bonita”. “Podia acontecer mais vezes, mas só acontece de ano a ano”, diz ainda.

DECO sugere programa que compensa senhorios com contratos anteriores a 1990

A DECO sugeriu a criação de um programa que compense os senhorios que tenham contratos de arrendamento anteriores a 1990, que se aplica aos consumidores que tiverem mais de 65 anos, uma incapacidade superior a 60% ou quando têm dificuldades económicas.

Este programa visa realizar o pagamento do montante calculado em função da diferença entre a renda que é praticada, no âmbito dos contratos antigos, e o valor de referência do preço da renda mensal.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Batista, pode ouvir no podcast abaixo:

Fim de semana de muita atividade no concelho de Estremoz

O fim de semana, em Estremoz, promete ser de muita atividade, começando, desde logo, na noite desta sexta-feira, 10 de novembro, com a exibição do filme “Assassinos da Lua das Flores”, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Amanhã, sábado, dia 11, a manhã e tarde será de futebol, com jogos do Campeonato Distrital Futebol 9, do “Joga à Bola Benjamins” e do Campeonato Distrital Juniores. Também amanhã, pelas 15h30, a tarde é de São Martinho em São Bento do Cortiço. À mesma hora, decorre uma sessão de esclarecimento sobre a Missão Cascas Solidárias, em Santa Vitória do Ameixial.

Já no domingo, e ainda antes de jogos de futebol do Campeonato Distrital Futebol 7 e do Campeonato Distrital de Seniores, destaque para as comemorações do 105.º Aniversário do Armistício e do 98.º Aniversário da criação do Núcleo de Estremoz, junto ao Monumento dos Combatentes, a partir das 10h15.

Conheça toda a agenda de fim de semana do Município de Estremoz:

10 de novembro

– 21:30 horas – Cinema: “Assassinos da Lua das Flores”, no Teatro Bernardim Ribeiro.

11 de novembro

– 10:30 horas – Campeonato Distrital Futebol 9 – Infantis – C.F.E. X  Lusitano , no Estádio Municipal;

– 10:30 horas – Joga à Bola Benjamins – Sub 10 – SCA X Lusitano GC, no Campo Artur Jorge em Arcos;

– 15:00 horas – Campeonato Distrital Juniores – C.F.E. X Bairro Stº António, no Estádio Municipal;

– 15:30 horas – Tarde de S. Martinho em S. Bento do Cortiço, organização do Grupo Recreativo Corticense;

– 15:30 horas – Sessão de esclarecimento MISSÃO CASCAS SOLIDÁRIAS, em Santa Vitória do Ameixial (no Magusto de S. Martinho).

12 de novembro

– 10:15 horas – Comemorações do 105.º  Aniversário do Armistício e do 98.º Aniversário da criação do Núcleo de Estremoz, junto ao Monumento dos Combatentes;

– 10:30 horas – Campeonato Distrital Futebol 7 – Infantis – C.F.E. X  União Sport, no Estádio Municipal;

– 15:30 horas – Campeonato Distrital Séniores – Liga AFE – C.F.E X GDC Aguiar, no Estádio Municipal;

– 17:00 horas – 1º Eliminatória da Taça de Portugal – Masters – CFE  X Alenquer, no Pavilhão Municipal.

EXPOSIÇÕES PATENTES:

– “Dia dos Castelos”, quadros de artistas participantes nas Comemorações do Dia dos Castelos em Veiros, na Sociedade Filarmónica Veirense, até 19 de novembro de 2023;

– “20.º Aniversário da LINCEMOZ”, resumo das atividades dos 20 anos de existência, na Sala de Exposições temporárias, no Teatro Bernardim Ribeiro, até 12 de novembro de 2023;

– “Santuários”, na Sala de Exposições do Museu Municipal de Estremoz, até 19 de novembro de 2023;

– “Desconexa III”, na Galeria D. Dinis, até 19 de novembro de 2023;

– “Guardiões da Cidade Branca”, no Museu Berardo de Estremoz;

– Exposições patentes no CCVE – Centro de Ciência Viva de Estremoz.

JS de Elvas apresenta propostas no Conselho Municipal da Juventude

A Juventude Socialista de Elvas apresentou na passada quarta-feira, dia 8 de novembro, no Conselho Municipal da Juventude, um conjunto de propostas para o Plano Anual de Atividades e Orçamento Municipal para o próximo ano.

O documento tem como objetivo servir de orientação para uma estratégia que visa reforçar a aproximação entre os jovens e o município de Elvas.

Entre as propostas constam:

– Concurso Empreender+: um concurso para empreendedores jovens que pretendam montar o seu negócio em Elvas

– Espaço Start Up Elvas: criação de um espaço empreendedor e dinâmico para que

novas ideias e projetos possam ser incubados e desenvolverem-se

– Criação de uma pousada da juventude

– Espaço Ser+: criação de um Safe Space que desse aos jovens um espaço em que pudessem ser acompanhados em questões de violência e saúde mental

– Concurso Fotografia João Carpinteiro

– Bolsa +Superior Elvense: criação de uma bolsa patrocinada por uma empresa que desse possibilidade de um jovem prosseguir estudos no Ensino Superior, durante todos os anos da licenciatura, desde que este tivesse aproveitamento escolar

– Capacitação de Youth Workers: promover e criar atividades de capacitação juvenil através de educação formal, escolas de verão, workshops, entre outros

– Reforçar as Bolsas de Estudo, passando a não ter limite de entrega de bolsas anuais, e aumentar o valor para 250 euros

– Plataforma Voluntaria-te: desenvolvimento de uma plataforma em que todas as Associações locais que precisem de voluntários possam publicar as vagas existentes

– Dia do Amigoso: neste dia as crianças das escolas visitariam os lares de idosos e passariam o dia com eles, promovendo o diálogo intergeracional

– Plenário da Juventude: reunião aberta realizada bianualmente com os jovens do concelho, com o objetivo de auscultar a comunidade juvenil sobre as suas preocupações bem como as suas perspetivas

– Dia das Associações: cada associação de Elvas exporia o seu trabalho num espaço

próprio e que centralize todas as Associações

– Orçamento Participativo Jovem

– Criação do Gabinete da Juventude

– Plataforma digital jovem: esta plataforma teria associado um calendário municipal que permitisse a todos consultar que atividades iriam acontecer nesse mês

– Incentivos diretos à compostagem comunitária

Com base nestas premissas, “procurámos criar propostas que respondessem a áreas que considerámos urgente adereçar, resultando assim no conjunto de medidas que se encontram presentes neste documento”, sublinha a Presidente da Juventude Socialista de Elvas, Ana Rita Anjos.

“Reconhecendo o valor dos jovens na construção de sociedades mais sustentáveis, inclusivas e mais justas para todos, é necessário enfrentar os desafios como o acesso à educação, a promoção do associativismo, e ainda a criação de mecanismos que ajudem a reforçar a aproximação entre os jovens e o município de Elvas”, conclui.

“Rally das Tascas” arranca esta sexta-feira em Elvas

“Rally das Tascas” é a iniciativa promovida pelo Palad’art, em Elvas, que vai decorrer entre hoje e domingo, de 10 a 12 de novembro, envolvendo dez estabelecimentos da cidade.

Com o aproximar do inverno e tendo presente que muitos estabelecimentos não têm esplanada, esta é uma forma, segundo explica José Lobo, proprietário do Palad’art e mentor da iniciativa, “de sensibilizar as pessoas não só a provarem algumas iguarias alentejanas, mas também a frequentarem estes locais, nesta época do ano”.

Quem quiser fazer este rally pode adquirir a sua pulseira, por um valor de dez euros, num dos estabelecimentos aderentes que dá direito a provar dois petiscos, em cada estabelecimento, durante os três dias da iniciativa.

Dinamizar os estabelecimentos elevenses e também a gastronomia regional é o grande objetivo deste “Rally das Tascas”.

Conheça os estabelecimentos aderentes e os petiscos que têm disponíveis para esses dias, no cartaz abaixo:

Monforte: produtos regionais e muita animação no Mercado de São Martinho

O Mercado Municipal de Monforte dá esta sexta-feira, 10 de novembro, lugar a um mercado de São Martinho, num evento organizado pela Câmara Municipal, com o objetivo de promover produtos como a castanha e outros frutos secos, assim como queijos, vinhos, pão, mel e licores caseiros.

Este mercado, que está aberto ao público até às 16 horas, contempla ainda um tradicional magusto e com porco assado no espeto, as sopas da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, e vários ateliês relacionados com São Martinho.

Para além da presença de muitos produtores locais, o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, neste evento, destaca o convívio entre várias gerações, dada a presença dos alunos das universidade seniores de Monforte e Arronches, e das escolas, em torno da comemoração do São Martinho. Este é um evento que, de acordo com o autarca, tem tido sempre uma “boa adesão”. Nesse sentido, Lagem garante ainda que a dinâmica dos territórios dependem sempre mais das pessoas do que das autarquias e juntas de freguesia.

Para além das sopas – de cachola e de grão –, a Santa Casa da Misericórdia levou para o certame vários doces, salgados e até peças de artesanato, produzidas pelos utentes da instituição, revela Rosa, uma das funcionárias presentes neste mercado.

A vender gamboa, entre outros frutos, neste mercado, encontrámos João António. “A gamboa é uma espécie de marmelo, só que maior, menos ácida e mais doce”, explica. João está a vender cinco quilos de gamboas, que colhe das cerca de 18 árvores que tem no seu terreno, a cinco euros.

Para este mercado, Carla Serpa, do MontiFumeiro, levou uma vasta oferta de enchidos: todo o tipo de chouriços, painho, farinheira, paiola, lombo do cachaço, morcela, cacholeira e presunto. Para além de destacar a possibilidade de, neste evento, dar a conhecer o seu fumeiro, Carla assegura que este acaba por ser um convívio muito saudável.

Também os vinhos Torre de Palma estão representados neste Mercado de São Martinho, um deles já premiado. Apesar de pequena, diz Sara, em representação do Torre de Palma Wine Hotel, a herdade tem uma vinha “com muita história”.

Vinhos “Torre do Frade” promovem-se na Festa da Vinha e do Vinho em Borba

O vinho assume-se como um dos ex-líbris do concelho de Borba, principalmente durante a Festa da Vinha e do Vinho, que decorre até domingo, no pavilhão de eventos da cidade.

No entanto, nem só os produtores do concelho, ali promovem os seus vinhos. A herdade de “Torre do Frade”, localizada em Monforte, levou para este certame todo o portfólio de vinhos que têm, para dar a provar, explica Diogo Albino, responsável de marketing na herdade: “trazemos o vinho de piscina, os ‘petit virgos’; o vinho de almoço, ‘Virgo’ Branco, Tinto e Rosé; e os nossos vinhos de ocasiões especiais, a marca mãe que é o ‘Torre de Frade Branco’ e Torre de Frade Tinto”.

Ao nível de exportações, os vinhos da Torre do Frade têm vindo a crescer, adianta Diogo Albino, revelando que, no ano passado fecharam com 42% de exportação e este ano pensam chegar aos 60. “Estamos a consolidar o nosso crescimento, com clientes consolidados e, exportamos, principalmente, para os Estados Unidos, Holanda e Suíça e estamos a chegar à China e Japão”, explica.

Hoje, na Festa da Vinha e do Vinho destaque para a atuação dos Rumo ao Sul, às 19 horas, e pelas 22 horas sobe ao palco Carolina de Deus.

Últimos dias para visitar “Os Dois Lados” na Casa da Cultura de Elvas

O elvense João Peixe tem em exposição, na Casa da Cultura de Elvas, “Os Dois Lados”: uma mostra composta, sobretudo, por trabalhos produzidos à base de madeira.

Estes dois lados das obras, explica o artista elvense, apresentam duas vertentes: uma mais abstrata e outra mais figurativa. “Tenho depois umas peças mais complexas, em que junto os dois lados, em que os dois lados vão para além da peça final, mas também de textos que eu escrevo e depois transformo em peças”, adianta. A temática desta exposição acaba por englobar “muito daquilo” que João Peixe considera ter e ser como artista, numa “procura por ir evoluindo tecnicamente e artisticamente”.

Ainda que a pintura, seja em acrílico, seja em spray, tenha também o seu destaque nesta exposição, o artista explica que a base das obras é sempre a madeira, através de um trabalho de carpintaria e artesanato. Por isso mesmo, João Peixe acredita que esta é uma exposição “diferente” de todas aquelas que já estiveram patentes na Casa da Cultura.

Revelando que esta é a primeira vez que tem a oportunidade de mostrar, em Elvas, todo o seu portefólio, a título individual, o artista garante que esta exposição, para si, tem um valor “acrescentado”. Nascido em Portalegre, João Peixe viveu até aos 18 anos em Elvas, sendo que foi em Lisboa, onde se mantém até aos dias de hoje, que se formou em Arquitetura.

A exposição está disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até amanhã, sábado, dia 11 de novembro. Esta mostra pode ainda ser visitada, esta sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e amanhã, entre as 10 e as 13 horas.

Carnaval Internacional de Elvas 2024 vai contar com grupos de outro concelho

O executivo municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, em reunião de Câmara, realizada ontem, quarta-feira, dia 8, a proposta de realização do XXVI Carnaval Internacional de Elvas, a decorrer de 9 a 13 de fevereiro.

O programa para este ano, para além dos três corsos de Carnaval e a gala coreográfica, vai contar com a participação de grupos carnavalescos de outro concelho convidado, que irá desfilar no domingo com os grupos elvenses.

O executivo aprovou, por maioria, com a abstenção da vereadora Tânia Rico, o novo horário dos serviços, que passa por jornada contínua, nos serviços onde isso é possível.

No âmbito da comemoração da quadra natalícia, foram aprovadas as seguintes iniciativas: a realização do Elvas Natal Solidário no Coliseu Comendador Rondão Almeida, a 16 de dezembro; a exposição “O meu presépio de Natal”, no Forte de Santa Luzia; a Feira do Livro Solidária na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, e a exposição “Viver a Tradição!”, no Castelo de Elvas e Forte da Graça, integradas no Elvas Cidade Natal.

Os eleitos aprovaram a autorização ao Museu de Arte Sacra de Elvas para que promova o empréstimo temporário das pinturas “São Joaquim e Santa Ana” e “Anunciação”, da autoria de Luis de Morales (c.1510-1586) ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

O executivo aprovou a proposta de protocolo de depósito de espólio da Santa Casa da Misericórdia de Elvas, que conta com documentos de vária ordem e de várias temáticas, ficando a guarda a cargo do Município de Elvas.

A proposta de programação de exposições temporárias na Casa da Cultura para 2024 foi aprovada.

Aprovada a proposta de apoio económico do SAAS; e o pagamento de dividas de refeições fracionado e de divida de renda de habitação social de forma faseada.

Os valores da Bolsa para Programa de OMTS, OMTJ e OMTL de curta e longa duração para 2024, foram aprovados.

Aprovadas as cedências seguintes:

– da Casa da Cultura à Associação Empresarial de Elvas (ratificada);

– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço à AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e similares de Portugal,

– da Casa das Barcas à Associação Cemitério dos Ingleses para a realização do Bazar das Velharias;

– Cedência das piscinas municipais cobertas de Elvas à Associação de Natação do Interior Centro,

– do Cineteatro Municipal para o Circo Mágico de Natal,

– de transporte para ISEKAIS 2º TEAMGYM CUP.

Atribuídos apoios a Associação Barbaris BTT e Clube Escola de Ténis de Elvas.

A anteceder a ordem do dia foram subscritos votos de pesar pelo falecimento do médico Pintão Antunes e do antigo presidente da Câmara Municipal de Elvas, João Carpinteiro.

Campo Maior: São Pedro aposta em sopas “especiais” em Quinzena Gastronómica

Sopa de feijão com couve, de tomate com uvas, de batata, de cação, de cachola e canja de galinha do campo são apenas algumas das sugestões, com maior destaque nas ementas dos restaurantes de Campo Maior, que aderiram a mais uma Quinzena Gastronómica, promovida pela Câmara Municipal.

No caso do restaurante São Pedro, situado na Estrada do Bicho, revela Dora Garcia, uma das cozinheiras de serviço, no decorrer da iniciativa, até à próxima quarta-feira, as atenções centram-se em duas sopas em específico: Sopa Rica de Peixe e Marisco e Sopa de Outono.

“Procurámos fugir ao mais tradicional, se bem que a sopa de outono é feita com os produtos da época, como a abóbora, a couve e a castanha. A sopa de peixe, que temos ao longo de todo ano, não deixa de ser uma sopa de peixe, só que com ingredientes mais variados”, com um toque “especial”, explica Dora.

Com estas quinzenas gastronómicas, diz ainda Dora Garcia, o restaurante, que apresenta pratos diferentes do habitual por esta ocasião, sai a ganhar, com a divulgação que é feita. “Sempre é diferente, porque quem vai vendo as divulgações das quinzenas acaba por conhecer o espaço, ou quem conhece por procurar por outros motivos”, assegura.

Já Gonçalo Sequeira, um jovem campomaiorense formado em Cozinha e Pastelaria, outro dos responsáveis pelas refeições servidas no restaurante São Pedro, e que dá um “toque especial” às sopas confecionadas por estes dias, garante que gosta de fazer de tudo um pouco nesta área. Confidencia, contudo, que nem sempre teve por objetivo ser chef de cozinha.

O restaurante São Pedro que é um dos oito estabelecimentos de Campo Maior aderentes à Quinzena Gastronómica das Sopas, promovido pelo município, até à próxima quarta-feira, dia 15 de novembro.

Pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas já este sábado

Foto arquivo

As Pasteleiras voltam a sair às ruas de Elvas já amanhã, sábado, dia 11 de novembro, para aquele que é já um tradicional passeio organizado pelo CicloClube BTT.

António Vitorino, presidente do Cicloclube BTT de Elvas revela que são “cada vez mais as pessoas que aderem a esta iniciativa, que passará por várias artérias do centro histórico, incluindo a Praça da República, vestindo trajes alusivos a profissões, muitas delas já inexistentes”.

António Vitorino convida todos a juntarem-se a este passeio, garantindo será “muito agradável, como sempre”.

O Passeio das Pasteleiras tenm início maracado para as 9 horas, no CicloClube BTT de Elvas.

Monforte comemora Dia de São Martinho esta sexta-feira

O Dia de São Martinho é comemorado esta sexta-feira, 10 de novembro, em Monforte, com o “Mercado de São Martinho”, o mercado encontra-se aberto ao público entre as 9 horas e as 16 horas.

Este evento, organizado pelo município, tem o objetivo de promover os produtos locais, nomeadamente queijos, vinhos, pão, mel, licores caseiros, frutos secos, doces e salgados típicos e produtos hortícolas próprios desta época do ano, entre os quais, destaca-se a castanha.

Este festejo, à semelhança de anos anteriores, realiza-se nas instalações do Mercado Municipal, e como já é hábito, o programa inclui atividades diversificadas que são preparadas de acordo com todas as faixas etárias, em particular, grupos de crianças e de idosos provenientes de IPSS’s.

Além do tradicional magusto e do porco assado no espeto, o programa incluiu a venda de sopas fornecidas pela Santa Casa da Misericórdia de Monforte, acolhimento das IPSS’s o “Cantinho do Chá”, atelieres relacionados com a temática e, para encerrar o evento, procedeu-se ao sorteio do “Cabaz de São Martinho” com produtos oferecidos pelos produtores participantes no mercado.