Coronel Mendes Dias esclarece população sobre conflito na Ucrânia (c/fotos)

O “Conflito na Ucrânia” foi o tema para a conferência que decorreu esta tarde de quinta-feira, 26 de outubro, no Museu Militar de Elvas, a cargo do Coronel Mendes Dias.

Uma presença assídua nos canais de televisão portugueses, onde tenta desmistificar e esclarecer as pessoas sobre este conflito, o Coronel Mendes Dias refere que esta conferência teve três objetivos concretos: “há muitas coisas que aparecem como novas neste conflito, mas não o são, são velhas aproximações a diferentes matérias, como a tecnologia, vou também mostrar mapas e no silêncio deles, que nos permite compreender as coisas para além da retórica que é dita e justificada, outro motivo é trazer conhecimento destas matérias, olhos nos olhos, a locais além de Lisboa, para uma coesão nacional, porque ao falar com as pessoas existem diferenças e, por fim, estar ao lado do meu colega de curso, Coronel Nuno Duarte”.

Questionado sobre se há um fim à vista para o conflito na Ucrânia, o coronel afirma que, “neste momento não, porque com as lideranças políticas como estão e com as palavras que dão a ideia de um esticar a corda ao máximo, as lideranças políticas à luz da sociedade internacional não podem voltar com a palavra atrás, só com uma saída airosa para um dos oponentes é que se pode ver uma luz ao fundo do túnel”.

Já para o Coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, o objetivo ao promover esta iniciativa passou por “trazer a Elvas a perceção da guerra na Ucrânia, apresentada de forma sintética os problemas, a história, o momento atual e cenários para possível resolução, no futuro”.

Para além do conflito na Ucrânia, o Coronel Mendes Dias teve ainda oportunidade de fornecer algumas informações, à população que assistiu à conferência, sobre o conflito na faixa de Gaza.

Vila Boim: GNR apela à denúncia dos olivicultores em caso de furto de azeitona

A Cooperativa Agrícola de Olivicultores de Vila Boim recebeu, na tarde desta quinta-feira, 26 de outubro, uma ação de esclarecimento relacionada com os furtos de azeitona, no âmbito da operação “Campo Seguro”, da GNR.

Um dos temas em cima da mesa foi a questão da necessidade da apresentação da queixa, por parte dos produtores, quando lhe é furtada azeitona, até porque, caso contrário, sem denúncia e evidências do crime, o trabalho da GNR fica mais difícil.

Nesse sentido, os militares apelaram aos cerca de dez produtores que participaram nesta ação, para que alertem, mesmo em situação de uma mera desconfiança, as autoridades, de forma imediata, seja por telefone ou email.

A presidente da direção da cooperativa, Maria Luísa Salsa, uma das participantes desta sessão, que diz ser necessário que todos colaborem, denunciando os furtos, garante que esta reunião foi “muito produtiva”. “Se as pessoas não fizerem queixa, a GNR não tem como atuar”, assegura.

Lamentando a pouca afluência a esta sessão, a responsável assegura que era de esperar que, este ano, e “ao preço que está a azeitona”, os furtos pudessem “duplicar ou triplicar”.

Desta reunião, Maria Luísa Salsa destaca ainda a necessidade de se tentar, junto da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que se consiga levar o Governo a legislar a proteção da apanha da azeitona, à semelhança daquilo que já acontece com pinhas e amêndoas.

“Um Susto de Caminhada” na terça-feira em Elvas

“Um Susto de Caminhada” é o mote para a atividade que vai decorrer na próxima terça-feira, 31 de outubro, promovida pelos serviços educativos da Câmara de Elvas.

A iniciativa vai ter início na Praça da República, pelas 17.30 horas, e os pequenos participantes podem trazer as suas máscaras assustadoras para se divertirem.

Os interessados podem fazer a sua inscrição na receção da Biblioteca Municipal de Elvas, pelo telefone 268 009 669 ou pelo email biblioteca@cm-elvas.pt, sendo que os menores devem fazer-se acompanhar por um adulto.

Rastreios cardiovasculares esta sexta-feira e sábado em Elvas e Portalegre

O Centro Académico Clínico do Alentejo (CTRAIL), em parceria com a Medtronic e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) realiza rastreios de cardiologia gratuitos, numa viatura móvel, em Elvas, no Hospital de Santa Luzia, amanhã, sexta-feira, dia 27 de outubro, e em Portalegre, no Hospital Dr. José Maria Grande, no sábado, dia 28, entre as 9 e as 18 horas.

O objetivo é desenvolver o Estudo da Prevalência da Doença Estenose Aórtica (EA) na população da região, com idade igual ao superior a 70 anos.

Desta forma serão realizados, de forma gratuita, os seguintes exames: medição da tensão arterial, teste de glicémia, eletrocardiograma, auscultação cardíaca, ecocardiograma

A estenose aórtica (EA) é atualmente a doença valvular cardíaca mais frequente nos países desenvolvidos. Com uma taxa de incidência de 4,99% por ano, a sua prevalência aumenta exponencialmente com a idade.

Évora: sessão sobre campanha “Democracia Aqui, Democracia Agora” no dia 31

No âmbito da campanha “Democracia Aqui, Democracia Agora”, do Conselho da Europa, coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o IPDJ Alentejo irá realizar uma sessão sobre o tema, no próximo dia 31 de outubro, terça-feira, a partir das 9h30, na Universidade de Évora.

Nesta sessão participarão mais de três dezenas de estudantes universitários, que irão analisar e discutir vários assuntos relacionados com o tema, apresentando, posteriormente, as suas conclusões.

Para além do diretor regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho, estarão presentes o professor Bravo Nico, Henrique Gil, presidente da Associação Académica da Universidade de Évora, bem como a reitora Hermínia Vilar, a vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, Sílvia Vermelho, e Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974.

Com a presença da comissária Maria Inácia Rezola, o IPDJ Alentejo pretende que também os jovens desta região façam parte integrante destas comemorações e que conheçam um pouco mais sobre aquele que foi um dos principais momentos da história de Portugal.

“Democracia Aqui, Democracia Agora” é uma iniciativa do setor de juventude Conselho da Europa, que dinamiza a realização desta nova campanha de juventude, focada na revitalização da democracia.

Este marco histórico do setor da juventude constitui uma oportunidade para renovar e aprofundar o que os jovens trazem ao Conselho da Europa: criatividade, compromisso, motivação, inovação e participação a favor e em parcerias para os direitos humanos e a democracia e pretende permitir que os/as jovens em toda a Europa “protejam, defendam, promovam e beneficiem ativamente dos valores fundamentais do Conselho da Europa em matéria de direitos humanos, democracia e Estado de direito”.

Campo Maior: 400 crianças e jovens reunidos em prova de Corta-Mato

O Parque Verde, em Campo Maior, foi palco do Corta-Mato Escolar, prova inserida no calendário do Desporto Escolar 2023/24, numa organização do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com o apoio do Município.

Com cerca de 400 participantes, a prova serviu para apurar o conjunto de alunos que irão representar Campo Maior na prova da modalidade a nível distrital, nos escalões masculinos e femininos de Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha estiveram presentes no evento.

Fonte: Município de Campo Maior

Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus presta homenagem a Pintão Antunes

A Associação Médica “Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus” (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, ao ter conhecimento do falecimento do médico Pintão Antunes, refere que foi “um colega muito ativo em todas as atividades deste Núcleo, deixa a todos nós uma lição de vida, para além de muitas, muitas saudades”.

Em nome do Núcleo, a Dra. Fátima Pinto, amiga do médico Pintão Antunes redigiu um texto em sua homenagem, que pode ler abaixo:

“José Pintão Antunes

Internista de formação dedicou uma grande parte da sua vida à Diabetes.

Responsável pela modernização de conceitos na abordagem do diagnóstico e tratamento da Diabetes, revolucionou, à época, a forma de ver e viver com esta doença, beneficiando os doentes da área de influência do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Promoveu a realização de ações de formação a nível local, e saiu das portas da cidade, contribuindo com a sua experiência e dedicação em reuniões científicas, como palestrante, moderador ou elemento de júris diversos. Participou ativamente em reuniões do NEDM, contribuindo para elevar o conhecimento científico das mesmas.

Colaborou com outras especialidades médicas, em prole de uma melhoria do conhecimento e orientação da pessoa com Diabetes.

Colaborou ativamente em programas de saúde, numa rádio local e em outras instituições locais.

Como colega, deixará na memória de quem com ele privou, a simpatia, com aquele sorriso rasgado que todos conhecemos, a amabilidade e a disponibilidade para qualquer ajuda que fosse necessária.

Com o seu sotaque alentejano, orgulhosamente ostentando, defendeu a sua dama, a Diabetes, enquanto pôde e foi capaz.

Até sempre Dr. Pintão!

Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna”.

Henrique Ruivo (PSD): “vamos a eleições, fazemos questão de ser uma alternativa”

Henrique Ruivo, recentemente, eleito presidente da Comissão Política de Elvas do Partido Social Democrata (PSD) esteve em entrevista na Rádio ELVAS onde afirmou: “vamos a eleições e disso não há dúvida nenhuma, porque fazemos questão de ser uma alternativa”.

“Nunca usei a política para fins pessoais, vim para a política para ser uma voz ativa dentro do Partido, e nunca para me servir dele, nunca serei candidato à câmara de Elvas, nem a nenhuma junta de freguesia”, garante.

Questionado sobre qual os objetivos do PSD para o concelho, Henrique Ruivo, diz que se baseiam em “unir o partido, juntar os militantes, apelar para que se unam ao partido, porque Elvas necessita urgentemente de um projeto forte economicamente, algo que nunca se fez neste concelho”.

A entrevista completa ao presidente da Comissão Política de Elvas do PSD, Henrique Ruivo, onde foram abordados outros temas, para ouvir no podcast abaixo:

Programa Europeu abre convocatória para residências artísticas

O Programa “Europa Criativa” que apoia o setor cultural, na Europa, abriu uma convocatória para a criação de residências artísticas.

Esta convocatória decorre até dia 16 de Janeiro de 2024 e pretende apoiar entidades de qualquer área da cultura, desde organismos públicos, Organizações Não-Governamentais, fundações, empresas ou artistas independentes sediados num dos 40 países do programa “Europa Criativa” e ativos nas mais diversas áreas culturais e que queiram acolher entre um a cinco artistas de outros países.

Esta convocatória para residências artísticas é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão Às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Até 31 de outubro pode levantar o seu prémio do Passatempo de São Mateus

A Rádio ELVAS promoveu um passatempo, durante a Feira de São Mateus,  que teve como objetivo que as pessoas votassem nas fotografias que foram captadas nos nossos estúdios móveis, durante o certame.

A maior parte dos vencedores já se dirigiram à Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, para levantar o voucher, correspondente ao seu prémio, mas alguns ainda não o fizeram pelo que lembramos que têm até 31 de outubro para levnatar o seu prémio.

Venha buscá-lo !!!

Apresentamos agora as fotografias de alguns vencedoras e respetivos prémios:

3ª fotografia mais votada com 99 “likes”. O prémio atribuído é: refeição para uma pessoa, na Adega Regional.

 

6ª fotografia mais votada com 54 “likes”. O prémio atribuído é: um frango com batatas, na Churrasqueira “O Forno Alentejano”.

 

7ª fotografia mais votada com 47 “likes”. O prémio atribuído é: cachorro quente, sumo, batatas frita e um CD autografado por Jorge Goes, no Quiosque “Golita”.

 

9ª fotografia mais votada com 46 “likes”. O prémio atribuído é: pequeno-almoço para uma pessoa (com brinhol ou fatias douradas), no Benedetto.

 

10ª fotografia mais votada com 44 “likes”. O prémio atribuído é: um vaso, da Ana Afonso Florista.

 

Transitex nomeia novo CEO regional

Taylan Obuz

A Transitex, operadora logística global da Yilport, acaba de anunciar Taylan Obuz como o seu novo CEO Regional. Foi nomeado para liderar a Transitex na Europa, Ásia e Estados Unidos.

Nascido na Turquia e baseado na Alemanha há dois anos, Taylan Obuz tem mais de 25 anos de experiência profissional em logística global. Tem também uma vasta experiência na liderança de várias equipas em empresas globais de logística.

Wayfair, DHL Global Forwarding, Ekol Logistics, Kuehne+Nagel são algumas das empresas globais onde ocupou cargos de gestão.

“Estou muito entusiasmado por me juntar à Transitex como CEO Regional para ajudar a empresa a atingir o seu objetivo de se tornar o melhor fornecedor global de soluções logísticas do mercado. Assumir a liderança da Transitex é um desafio que me honra e me permite contribuir para o crescimento dos clientes da Transitex”, refere Taylan Obuz.

Fundada em 2002 em Badajoz, e sediada em Lisboa, a Transitex está presente em 23 países com uma rede própria de escritórios e infraestruturas estabelecidas em quatro continentes. A Transitex é uma empresa global de logística especializada em serviços de transporte porta-a-porta nos principais mercados mundiais.

A Transitex, que iniciou a sua atividade em Elvas em julho de 2005, abriu, no ano passado, precisamente na sua plataforma logística na cidade, o seu primeiro armazém refrigerado (ver aqui).

Elvas: conferência sobre Ucrânia com coronel Mendes Dias esta quinta-feira

Foto: jornal SOL

O “Conflito na Ucrânia” é o mote para a conferência, que tem lugar esta tarde de quinta-feira, 26 de outubro, no Museu Militar de Elvas, a ser proferida pelo coronel Mendes Dias.

Comentador do conflito, nas televisões portuguesas, o coronel Mendes Dias irá abordar várias questões relacionadas com a guerra da Ucrânia, nomeadamente, “a história daquele território e como tudo aconteceu para chegar a este ponto, a atualidade do conflito, possíveis cenários de paz, para esta guerra e também haverá espaço para que a população possa esclarecer as suas dúvidas sobre esta questão”, revela o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas.

A conferência tem início marcado para as 18 horas.

Campo Maior: Maria Sarmento deixa vida em Lisboa e é agora professora na CURPI

Maria Sarmento é uma das novas caras, entre os professores da Academia Sénior da CURPI, em Campo Maior, que iniciou recentemente a atividade deste novo ano letivo.

Sem muita família, sendo que viveu grande parte da sua vida em Lisboa, esta professora do ensino especial, já na reforma, encantou-se pela vila, depois de uma visita a convite de um casal amigo.

Acabou mesmo por mudar-se de armas e bagagens para Campo Maior e, para melhor se integrar, quis oferecer os seus conhecimentos e, em total voluntariado, ensinar o que melhor sabe fazer, no que toca às artes decorativas, às alunas da academia. “Sempre me dediquei muito às artes, porque gostava, e fiz vários workshops. Agora que entrei na reforma, decidi vir ensinar aquilo que aprendi”, começa por dizer.

Nas suas aulas, Maria Sarmento vai ensinar, entre outras coisas, a fazer pintura em vidro, bustos, gesso, em potes em barro e vitrais. “

“Muito satisfeita” por fazer agora parte desta família, que é a CURPI, Maria Sarmento já comprovou o espírito de camaradagem e amizade que se vive na instituição: “já vivi e senti isso”. “Elas tornam-se amigas e inseparáveis e começam a fazer parte da família”, diz ainda.

Outra das professoras de Artes Decorativas da CURPI é Luísa Fernandes. Há mais de dez anos que Luísa ensina o que sabe a todas as alunas, que, se não fossem assim, “estavam fechadas em casa”. “Há muitas coisas que aprendemos umas com as outras”, diz ainda a professora, que adianta que, nas suas aulas, trabalha-se o vidro, madeiras, marfinite e “tudo aquilo que se queira”.

Para além das artes decorativas, a Academia Sénior da CURPI de Campo Maior conta, neste novo ano letivo, com aulas de pintura a óleo, poesia, costura, português, flores de papel, teatro, com um clube de literatura espanhola, sessões de “Vidas Contadas” e um espaço dedicado à organização universal de bibliotecas.

Com o apoio do Município de Campo Maior, os alunos da Academia Sénior podem ainda frequentar aulas de música, para virem a integrar um coro, e sessões de ginástica sénior.

Elvas: PSD quer acompanhamento arqueológico no novo loteamento da Terrugem

No decorrer da reunião do executivo da Câmara Municipal de Elvas, que teve ontem, 25 de outubro, lugar na sede da Banda 14 de Janeiro, a vereadora do PSD, Tânia Morais Rico, apresentou duas recomendações relativamente a obras a serem feitas no âmbito da Estratégia Local de Habitação e pediu ainda esclarecimentos sobre a remarcação de duas atividades culturais.

Por um lado, a vereadora recomenda que seja “tido em consideração” o pedido de reapreciação do projeto que prevê a construção de 30 fogos na Quinta do Paraíso, feito pelos moradores; e, por outro, que as obras de construção do loteamento do Monte de Santo António, na Terrugem, “tenham acompanhamento arqueológico devido ao elevado valor patrimonial do local de implantação”.

Na reunião de ontem, Tânia Morais Rico votou contra a Revisão Orçamental III, tendo aprovado os restantes pontos da ordem de trabalhos.

A nota de imprensa, enviada pela Comissão Política Concelhia do PSD de Elvas à redação da Rádio ELVAS, para ler na íntegra:

“No âmbito da reunião de câmara de dia 25 de outubro de 2023 que decorreu na Banda 14 de Janeiro, a Vereadora Tânia Morais Rico no período antes da Ordem do Dia fez a seguinte recomendação e pediu o seguinte esclarecimento:

RECOMENDAÇÃO

* Na Terrugem, que as obras de construção do loteamento do Monte de Santo António tenham acompanhamento arqueológico devido ao elevado valor patrimonial do local de implantação;

* No novo loteamento da Quinta do Paraíso, que o pedido de reapreciação do projeto que prevê a construção de 30 fogos feito pelos moradores da Quinta do Paraíso seja tido em consideração.

ESCLARECIMENTO

– Estavam agendadas e foram anunciadas no Facebook do Município (embora depois as retirassem) as seguintes atividades, e perguntou-se para quando foram remarcadas?

* 26 de setembro, Inauguração da Exposição “Ameixas de Elvas”, no MAEE

* 30 de setembro, Exposição de Astrofotografia, de Sérgio Conceição, nos espaços municipais, Turismo e Forte da Graça

Perante a Ordem de Trabalhos, a Vereadora Tânia Morais Rico votou contra o Ponto 4.16. – Revisão Orçamental III, e aprovou os restantes pontos.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

7ª edição da Iberoaves arranca esta sexta-feira no CNT

A 7ª edição da iniciativa Iberoaves Elvas vai decorrer no Centro de Negócios Transfronteiriço entre amanhã, sexta-feira, e domingo, de 27 a 29 de outubro, numa organização da Associação Ornitológica de Elvas.

“É a melhor exposição, de todas aquelas que realizámos, em qualidade de aves e número de expositores, que são 160, vindos de várias partes do país e da vizinha Espanha”, revela o presidente da associação, João Pepê.

João Pepê adianta que tipos de aves se podem encontrar neste evento: “desde canários de cor, de porte, exóticos e piriquitos, que têm evoluído muito, com várias cores”.

A inauguração da Iberoaves está marcada para amanhã, 27 de outubro, às 9.30 horas, altura em que os alunos de uma das escolas de Elvas irão também visitar esta mostra. “Vão visitar a exposição, fazem um desenho e depois escolhem-se os três melhores. Iremos oferecer uma ave a cada aluno vencedor”, adianta o responsável.

Já no domingo, 29 de outubro, tem lugar a entrega de prémios para as aves a concurso. João Pepê explica que, para estes prémios, há várias categorias, desde “canários de cor, canários de porte, canários exóticos, e aves de bico curto”.

A 7ª edição da Iberoaves decorre no CNT na sexta-feira e sábado até às 19 horas e, no domingo até às 13 horas. A entreada no evento é gratuita.