O Conselho Andaluz do Movimento Europeu, a rede Europe Direct e o Município de Vila Viçosa, acolhem a segunda edição das Jornadas de juventude AAA, com a participação de eleitos locais e empresários sob o tema “Eleições Europeias: participação, valores e democracia”.
O objetivo é promover o debate centrado essencialmente em dois dos compromissos europeus, “proteger o modo de vida Europe” e “dar um novo impulso para a Democracia Europeia, no contexto transfronteiriço”, nos próximos dias 27 e 28 de outubro, em Vila Viçosa.
Tendo em conta as eleições europeias que vão realizar-se em 2024, esta iniciativa visa estimular o debate sobre a democracia e os valores europeus e, adicionalmente, promover a cidadania ativa junto dos jovens.
O envolvimento da Euroregião AAA (Algarve, Alentejo, Andaluzia), pretende reforçar a participação da sociedade civil na promoção de uma Europa coesa e democrática.
As Jornadas de juventude AAA pretendem promover, anualmente, um encontro de fim de semana, alternando entre o território português e espanhol, de 40 jovens (organizados por grupos de trabalho), do Alentejo, Algarve, Andaluzia, com uma distribuição igualitária entre as três regiões.
A 27 e 28 de outubro de 2023, em Vila Viçosa, no Alentejo, estes jovens terão a oportunidade de partilhar as suas ideias sobre a importância de uma cidadania ativa para preservar a Democracia na Europa e no mundo.
O ponto de partida do programa será a introdução aos dois compromissos da Comissão Europeia atrás citados, seguindo-se as discussões em pequenos grupos, onde os eleitos locais e empresários da EuroAAA, preferencialmente participantes em projetos de cooperação transfronteiriça, (por exemplo cofinanciados no âmbito do POCTEP), partilharão, com os jovens, experiências e expectativas para o futuro.
As conclusões de cada grupo serão partilhadas com todos os participantes, mas serão também divulgadas publicamente e transmitidas às respetivas Representações Permanentes da União Europeia, em Espanha e Portugal.
Resumindo, esta iniciativa visa promover o debate entre os jovens e o debate intergeracional, e aproximar as instituições europeias, tudo isto num contexto transfronteiriço, que lhe acrescente valor e profundidade.
A seleção dos jovens é da responsabilidade dos Europe Direct Algarve, Alentejo Central e Litoral, em Portugal e Europe Direct Huelva, na Andaluzia, que são a Europa próxima dos cidadãos.