Aquaelvas: limpeza de depósitos leva a cortes de água no concelho

A Aquaelvas informa a população que, entre os dias 31 de outubro e 23 de novembro, haverá corte de abastecimento de água em algumas zonas da cidade, devido à limpeza nos depósitos.

Os locais afetados com esta ação e respetivas datas são:

– dia 31 de outubro: aglomerado populacional da Boa Fé (inclusive Zona Industrial), previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 2 de novembro: aglomerado populacional da Alcáçova (todo o Centro Histórico), previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 7 de novembro: aglomerado populacional da Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso), previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 9 de novembro: aglomerado populacional de Casas Novas e Caia, previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 14 de novembro: aglomerado populacional da Zona Alta do Vedor, previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 15 de novembro: aglomerado populacional de Vila Boim e São Lourenço, previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 16 de novembro: aglomerado populacional de Barbacena e São Vicente previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 21 de novembro: aglomerado populacional de Terrugem e Vila Fernando previsivelmente entre as 8 e as 17 horas;

– 23 de novembro: aglomerado populacional de Santa Eulália, previsivelmente entre as 8 e as 17 horas.

24 Horas TT Vila de Fronteira no primeiro fim de semana de dezembro

A festa do todo o terreno nacional vai cumprir a sua 25ª edição, em Fronteira, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

As 24 Horas TT Vila de Fronteira voltam a animar a vila alentejana num fim de semana que mistura convívio e competição, atraindo milhares de entusiastas e as melhores equipas europeias do TT de Resistência.

Trata-se, segundo o Município de Fronteira, de “um espetáculo que também inclui as populares 4 Horas SSV Vila de Fronteira, que normalmente abrem o espetáculo no Terródromo de 16,4 quilómetros”.

“Estamos a preparar o melhor, com muitas novidades e animação, para que cada segundo valha a pena”, diz ainda a autarquia.

Livro “Quero Ser Polícia” apresentado na PSP de Elvas

“Quero Ser Polícia” é o nome do livro que foi apresentado esta tarde de terça-feira, 24 de outubro, aos representantes dos agrupamentos de escolas nº1 e nº2 e do Colégio Luso-Britânico, na PSP de Elvas.

A redação da história coube aos alunos da Escola Superior de Educação João de Deus e a ilustração ao aluno Baltasar Pessanha, de 7 anos, e dos alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade Lusíada, em Lisboa.

Como revela o Comissário Rui Massaneiro, comandante da PSP de Elvas, este livro assume-se como “uma ferramenta, sobre esta profissão, que possa ser usada durante as ações que PSP desenvolve, junto dos alunos de 1º ciclo, no âmbito do Modelo Integrado do Policiamento de Proximidade, das equipas do Programa Escola Segura”.

Esta temática será abordada nos diversos anos letivos, no Plano Curricular sobre as profissões e, para o Comissário, “esta escolha foi bastante pertinente porque é mais uma ferramenta para fazer chegar a PSP a mais jovens do 1º ciclo”.

O comissário Rui Massaneiro explica ainda que, este livro, “fala sobre dúvidas de uma criança, de sete anos, em escolher a sua profissão e, depois de equacionar várias profissões e de um contacto positivo com a PSP que lhe despertou a curiosidade, contou aos pais que, no futuro iria optar por ser polícia”.

Para além de ser abordada a vontade de uma criança em querer ser polícia, este livro assume-se também como “uma estratégia de marketing a este força de segurança”, revela ainda o Comissário Rui Massaneiro, porque “ser polícia atualmente não é fácil, mas é bastante aliciante, já o foi no passado e acredito que será no futuro, e este livro pretende assim também incutir nos miúdos o que é ser polícia para, quem sabe, os despertar, de forma consciente, por esta profissão”.

Entrega simbólica do livro “Quero Ser Polícia” a representantes dos agrupamentos de escolas, da área de responsabilidade da PSP de Elvas, que decorreu esta tarde, sendo que posteriormente será feita a entrega de mais exemplares aos respetivos estabelecimentos de ensino.

Este livro foi criado pelos polícias do Comando Metropolitano de Lisboa, com o apoio da Fundação Minerva, da Universidade Lusíada e da Fundação Champalimaud.

 

Jornadas de juventude AAA decorrem nos dias 27 e 28 em Vila Viçosa

O Conselho Andaluz do Movimento Europeu, a rede Europe Direct e o Município de Vila Viçosa, acolhem a segunda edição das Jornadas de juventude AAA, com a participação de eleitos locais e empresários sob o tema “Eleições Europeias: participação, valores e democracia”.

O objetivo é promover o debate centrado essencialmente em dois dos compromissos europeus, “proteger o modo de vida Europe” e “dar um novo impulso para a Democracia Europeia, no contexto transfronteiriço”, nos próximos dias 27 e 28 de outubro, em Vila Viçosa.

Tendo em conta as eleições europeias que vão realizar-se em 2024, esta iniciativa visa estimular o debate sobre a democracia e os valores europeus e, adicionalmente, promover a cidadania ativa junto dos jovens.

O envolvimento da Euroregião AAA (Algarve, Alentejo, Andaluzia), pretende reforçar a participação da sociedade civil na promoção de uma Europa coesa e democrática.

As Jornadas de juventude AAA pretendem promover, anualmente, um encontro de fim de semana, alternando entre o território português e espanhol, de 40 jovens (organizados por grupos de trabalho), do Alentejo, Algarve, Andaluzia, com uma distribuição igualitária entre as três regiões.

A 27 e 28 de outubro de 2023, em Vila Viçosa, no Alentejo, estes jovens terão a oportunidade de partilhar as suas ideias sobre a importância de uma cidadania ativa para preservar a Democracia na Europa e no mundo.

O ponto de partida do programa será a introdução aos dois compromissos da Comissão Europeia atrás citados, seguindo-se as discussões em pequenos grupos, onde os eleitos locais e empresários da EuroAAA, preferencialmente participantes em projetos de cooperação transfronteiriça, (por exemplo cofinanciados no âmbito do POCTEP), partilharão, com os jovens, experiências e expectativas para o futuro.

As conclusões de cada grupo serão partilhadas com todos os participantes, mas serão também divulgadas publicamente e transmitidas às respetivas Representações Permanentes da União Europeia, em Espanha e Portugal.

Resumindo, esta iniciativa visa promover o debate entre os jovens e o debate intergeracional, e aproximar as instituições europeias, tudo isto num contexto transfronteiriço, que lhe acrescente valor e profundidade.

A seleção dos jovens é da responsabilidade dos Europe Direct Algarve, Alentejo Central e Litoral, em Portugal e Europe Direct Huelva, na Andaluzia, que são a Europa próxima dos cidadãos.

Homem detido por furto de energia elétrica em Campo Maior

Um homem de 26 anos foi ontem, 23 de outubro, detido por furto de energia elétrica em Campo Maior.

Durante um patrulhamento, os militares da GNR detetaram um indivíduo a fazer ligação direta com a rede pública de distribuição de eletricidade, o que permitiria o abastecimento elétrico da sua residência, sendo esta prática de crime de furto qualificado, que foi o motivo da detenção do suspeito.

O suspeito foi detido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A GNR relembra ainda que “o furto de energia elétrica tem como consequências, custos de reposição de elevado custo, falhas de energia na rede pública, poluição ambiental, risco de eletrização, perdas comerciais, danos na rede de distribuição pública, aumento do risco de incêndio, entre outras”.

TransAlentejo Walking Festival em Vila Viçosa: inscrições para caminhada no sábado

O Município de Vila Viçosa tem abertas as inscrições para a Caminhada “Descoberta da Estrada Real”, integrada no Festival de Caminhadas TransAlentejo 2023, que decorre no próximo sábado, dia 28 de outubro.

As inscrições pode ser feitas na página www.transalentejo.com, ou em alternativa no Posto de Turismo de Vila Viçosa (telefone 268 889 310) pelo email desportovv@cm-vilavicosa.pt. A iniciativa está limitada ao total de 40 inscritos.

junto ao Mercado Municipal de Vila Viçosa, pelas 9h30.

Cozinha dos Ganhões em Estremoz de 30 de novembro a 3 de dezembro

Estão abertas, até sexta-feira, dia 27 de outubro,  as inscrições para participação na 29.ª edição da Cozinha dos Ganhões, que irá decorrer de 30 de novembro a 3 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Poderão inscrever-se como participantes os restaurantes, doceiros, artesãos, comerciantes e produtores regionais com sede no concelho de Estremoz. Apenas serão aceites inscrições de empresas com sede nos concelhos limítrofes, caso o número de inscrições de expositores com sede no concelho de Estremoz seja inferior ao número de espaços de exposição e venda disponíveis.

No site do Município de Estremoz estão disponíveis as Condições Gerais de Participação no certame e a Ficha de Inscrição, que pode ser entregue no secretariado do Sector de Gestão do Parque de Feiras e Eventos Temáticos, localizado no Pavilhão A do Parque de Feiras de Estremoz, ou remetido para o email parque.feiras@cm-estremoz.pt

Elvas: reunião de Câmara esta quarta-feira na Banda 14 de Janeiro

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, amanhã, quarta-feira, dia 25, às 17 horas, na Banda 14 de Janeiro.

A sessão, aberta ao público, tem a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período Antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da Ata de 11/10/2023 e 17/10/2023

3– Expediente Geral

3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos:

– Análises de águas

– Redução de horário

– Nomeação de Gestor de Contrato

Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências

– Direito de preferência do prédio sito na Herdade de Stº. António, n.º 30 – Terrugem

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Domingos Demétrio Patalino (lote n.º 32), n.º 9 – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua João Pereira de Abreu, n.ºs 13, 13-A e 13-B – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Av. Coronel Passos e Sousa, n.º 25 – Stª. Eulália

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Joaquim Bastinhas, n.º 14 – R/C – Esq., fração “A” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua de Borba, n.º 35-A, fração “B” – Vila Boim

– Direito de preferência do prédio sito no Largo de S. Domingos, n.º 7, fração “D” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Largo do Ribeirinho, n.º 5 – Vila Boim

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Martim Mendes, n.º 22 – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua do Passo, n.º 11-A – R/C, fração “B” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Dr. João Camoesas, n.º 6 – 6º Esq. – Traseiras, fração “AB” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua do Guadiana, n.º 2 – 1º Esq. – Traseiras, fração “B” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua de Madrid, n.º 4, fração “O” – Elvas

– Requerimento da BP – Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, S.A

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Processo de obras n.º 38/23, n.º 51/23, n.º 54/23, n.º 58/23, n.º 63/23, n.º 66/23

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 24 de outubro de 2023

– Alteração orçamental

– Libertação de caução

– Notificação da proposta de decisão de aprovação da 7ª alteração ao Termo de Aceitação da operação ALT20-02-5673-FEDER- 000058 – Escola E.B. 2,3 de Sta. Eulália

– Termo de Aceitação /Decisão de Candidatura nº Aviso 3/2023 ICNFDBEAC-0004 – “Campanha de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos de Companhia”

– Termo de Aceitação /Decisão de Candidatura nº Aviso 2/2023 ICNFDBEAC-0057 – “Campanha de Prestação de Serviços Veterinários de Assistência a Animais”

– “Fomento del uso de eficiência energética y energias sostenibles en la Eurociudad EUROBEC”

– Candidatura 0083_FEENERT_4_E “Fomento de la Eficiência Energética en Edifícios públicos de arquitetura Tradicional en el entorno Transfronterizo EUROACE”

– Aprovação da candidatura “Aquisição e Reabilitação de 3 fogos – Rua da Feira nº 10 e 10 A” – Siga nº 62054

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

Atos praticados pelo Sr. Presidente sobre assuntos do DOSU, no uso das competências próprias e das competências delegadas pela Câmara Municipal

– Empreitada de Reabilitação de casas no centro histórico de Elvas – 1ª Fase, revisão preços ordinária de preços provisória nº 2

– Empreitada de Adaptação do antigo Lagar dos Lopes a Residência de Estudantes, revisão de preços ordinária de preços provisória n.º 1

– Empreitada de Adaptação do antigo Lagar dos Lopes a Residência de Estudantes, prorrogação de prazo

– Empreitada de Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira – 1ª Fase, conta final

– Empreitada de Requalificação da Estrada da Chamorra, libertação de caução

– Empreitada de Requalificação dos Parques Infantis de Vila Boim, Santa Eulália e Vila Fernando, libertação de caução

– Empreitada de Adaptação de Edifício a Unidade de Hospitalização Domiciliária do HSLE, libertação de caução

– Empreitada de Qualificação da Zona Industrial – 3ª Fase, libertação de caução

– Empreitada de substituição de cobertura da Fração M do Parque Empresarial de Elvas, libertação de caução

– Empreitada de: Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – Drenagem de esgotos, libertação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1. – SAAS – Proposta de Apoio Económico PF200731759,

4.2. – SAAS – Proposta de Apoio Económico PF200810064,

4.3. – Comemoração da quadra Natalícia dos funcionários da C.M.E. e entrega de presentes aos filhos dos funcionários,

4.4. – Protocolo de Territorialização da Rede Nacional de Apoio à Vítima de Violência Doméstica – Pedido de cabimento e compromisso,

4.5. – Programa Eco Escolas,

4.6. – Atividades de Halloween – Prémios,

4.7. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas N.º 1 de Elvas,

4.8. – Cedência do Cineteatro Municipal de Elvas para a realização do Maior Show Infantil,

4.9. – Cedência da sala da Casa da Cultura à Associação Empresarial de Elvas,

4.10. – Cedência do Forte da Graça para cerimónia do Agrupamento de Escuteiros n.º 158 de Elvas – A ratificar,

4.11. – Festival de Caminhadas TransAlentejo – Walking Festival 2023,

4.12. – Proposta de cedência de transporte para o Rugby Clube de Elvas – A ratificar,

4.13. – Cedência das piscinas municipais cobertas de Elvas à APARSIN – A ratificar,

4.14. -Cedência dos equipamentos desportivos municipais de Elvas à Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais de Elvas – A ratificar,

4.15. – Cedência das piscinas municipais cobertas de Elvas e do estádio municipal de Elvas à equipa de Serra Branca no âmbito do estágio organizado pelo O Elvas CAD – A ratificar,

4.16. – Revisão Orçamental III,

4.17. – Transferência de Património da Segurança Social para o Município – Auto de Cessão de Bens,

4.18. – Proposta de Alterações ao Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Elvas,

4.19. – Candidatura ao PRR “Reabilitação dos 132 fogos – Boa Fé”,

4.20. – Proposta de Reprogramação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano,

4.21.- Adesão à Central de Compras Públicas – CONNECT.

4.22. – Apoios:

a) Liga Regional “Os Unidos de Vila Boim”,

b) Núcleo Sportinguista de Elvas,

c) Associação de Assistência de Vila Boim.

Paço Ducal e Centro Interpretativo de Evoramonte encerrados até quarta-feira

A Torre/Paço Ducal e o Centro Interpretativo da Convenção de Evoramonte estarão encerrados ao público, durante a tarde desta terça-feira, 24 de outubro, e durante o dia de amanhã, dia 25 de outubro, informa o município de Estremoz.

O motivo deste encerramento prende-se com a desinfestação dos referidos espaços, que reabrem na quinta-feira, dia 26 de outubro, no seu horário normal de funcionamento.

Festas do Povo distinguidas na iniciativa “Portugal Imaterial – A Festa no País”

Campo Maior e as Festas do Povo marcaram presença na iniciativa “Portugal Imaterial – A Festa no País”, que decorreu em vários pontos do país entre os dias 17 e 22 de outubro.

Esta iniciativa serviu para assinalar os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO e foi promovida pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em conjunto com outras entidades e cidadãos com atuação na área do Património Cultural Imaterial.

Este evento promoveu um programa de iniciativas intitulado “Portugal Imaterial: Convenção UNESCO 2003-2023”, que se desenvolveu em vários momentos e locais e Campo Maior integrou o programa com uma série de visitas guiadas ao Centro Interpretativo da Festas do Povo – Casa das Flores.

Por fim, no passado domingo, dia 22, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, decorreu a sessão de encerramento deste ciclo de iniciativas, onde foram distinguidas as manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, entre elas as Festas do Povo.

Este momento serviu ainda para mostrar a arte centenária dos campomaiorenses com a realização de um workshop de flores de papel aberto ao público.

No final do evento, a DGPC fez a entrega de uma placa comemorativa às técnicas do Município de Campo Maior responsáveis pelo workshop.

Fonte: Município de Campo Maior

7ª Iberoaves no CNT com maior qualidade de aves e mais expositores

A 7ª edição da iniciativa Iberoaves Elvas vai decorrer no Centro de Negócios Transfronteiriço entre sexta-feira e domingo, de 27 a 29 de outubro, numa organização da Associação Ornitológica de Elvas.

Este ano, como revela o presidente da Associação, João Pepê, “é a melhor exposição, de todas aquelas que realizámos, em qualidade de aves e número de expositores, que são 160, vindos de várias partes do país e da vizinha Espanha”.

João Pepê adianta que tipos de aves se podem encontrar neste evento: “desde canários de cor, de porte, exóticos e piriquitos, que têm evoluído muito, com várias cores”.

A inauguração da Iberoaves está marcada para sexta-feira, 27 de outubro, às 9.30 horas, altura em que os alunos de uma das escolas irão também visitar esta mostra. João Pepê explica que os alunos “vão visitar a exposição, fazem um desenho e depois escolhem os três melhores e iremos oferecer uma ave a cada aluno vencedor”.

Já no domingo, 29 de outubro, tem lugar a entrega de prémios para as aves a concurso. João Pepê explica que para estes prémios há várias categorias, desde “canários de cor, canários de porte, canários exóticos, e aves de bico curto”.

A 7ª edição da Iberoaves decorre no CNT na sexta-feira e sábado até às 19 horas e, no domingo até às 13 horas. A entreada no evento é gratuita.

ESAE promove semana de aulas abertas de Desporto e Atividade Física

O Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Atividade Física da Escola Superior Agrária de Elvas, do Politécnico de Portalegre, promove até quinta-feira, 26 de outubro, uma semana de aulas abertas.

Durante estes dias, alunos de outras escolas, técnicos de clubes, outros profissionais da área, ou qualquer outro interessado, poderão assistir às aulas que irão decorrer em Elvas e em Ponte de Sor. Para isso, não será necessário qualquer inscrição, basta que os interessados estejam presentes nas aulas que lhes interessar.

Os temas a abordar serão no âmbito das disciplinas de Fisiologia do Exercício, Metodologia do Treino, Prática Gímnica, Prática Desportiva dos Jogos Desportivos Coletivos, Traumatologia e Socorrismo e Inglês Técnico.

Esta é uma organização das duas turmas do Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Atividade Física que funcionam em Elvas e na Ponte de Sor.

Os docentes que participam nesta semana aberta são: Nelson Valente (Doutorado em Fisiologia); José Eduardo Lopes (Doutorado em Ciências do Desporto); Luís Branquinho (Doutorado em Ciências do Desporto); Carlos Mata (Doutorado em Motricidade Humana); Tiago Oliveira (Licenciado em Educação Física e Desporto); Susana Pimenta (Doutoranda em Ciências da Educação); Luísa Murta (Especialista no Ensino de Língua Estrangeira).

A calendarização completa das atividades que decorre, em Elvas e Ponte de Sor, para consultar abaixo:

GNR detém sete pessoas no distrito de Portalegre numa semana

Sete pessoas foram detidas pela GNR, entre os dias 16 e 22 de outubro, no distrito de Portalegre, sendo cinco deles por condução sob influência de álcool, um por violência doméstica e um por condução sem habilitação legal.

No que toca ao trânsito foram detetadas 102 infrações, entre estas destacam-se oito por falta de inspeção periódica obrigatória, sete por falta de seguro de responsabilidade civil e duas pelo uso do telemóvel durante a condução.

Foram registados também 15 acidentes rodoviários, dois quais resultou um morto, dois feridos graves e 11 feridos leves.

A GNR realizou também 18 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 229 idosos; duas no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 113 pessoas da comunidade escolar; e seis ações no âmbito do programa “Campo Seguro”, tendo sido sensibilizados 45 agricultores.

CNA faz chegar 45 toneladas de palha e feno a Montemor-o-Novo

Foto ilustrativa

Numa altura em que os efeitos da seca ainda se fazem sentir, a Confederação Nacional dos Agricultores (CNA) fez chegar a Montemor-o-Novo três camiões de palha e feno, vindos de França.

Este apoio traduzido em 45 toneladas de feno e palha, que chega agora aos pequenos agricultores de Montemor-o-Novo “vem pelo menos colmatar a falta muito grande de alimento para o gado de cerca de duas dezenas de produtores agrícolas do nosso concelho, essencialmente pequenos e médios agricultores”, refere o técnico dos associados da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores de Montemor, Alexandre Pirata.

Esta é uma campanha de “solidariedade entre os pequenos agricultores da região de Paris, em França, com pequenos agricultores do Alentejo, essencialmente para o fornecimento de palha para alimentação dos nosso animais”, refere Alexandre Pirata.

Para o técnico dos associados da Liga dos Pequenos e Médios Agricultores a falha de stock de alimento para os animais deve-se “à situação de seca prolongada que sofremos neste último ano e meio e, apesar de chovido bem nestes últimos dias, até aqui os campos estavam completamente sem reservas hídricas e sem qualquer tipo de pastagem e os animais começavam a passar mal”.

45 toneladas de fardos de palha e feno que chegaram a Montemor-o-Novo para ajudar a colmatar a falta de alimento que existe para os animais no Alentejo. A ajuda partiu da Confederação Nacional dos Agricultores, que depois de um contacto com uma associação de pequenos e médios agricultores de Paris, França puseram em marcha esta ação de solidariedade.

Autarca do Crato defende necessidade da construção de uma ligação da A23 à A6

Joaquim Diogo (Foto: CM Crato)

Há muito que se vem a falar numa hipotética ligação de autoestrada a Portalegre, com vista, entre outros aspetos, à estimulação da economia regional e a o desenvolvimento do Alto Alentejo.

Chegou a estar prevista, em 2009, a construção da ligação da A23 à A6, o que iria colocar Portalegre nas principais vias rodoviárias e alterar o plano de desenvolvimento da região, mas o projeto nunca chegou a sair do papel.

Depois de anos de luta, e partindo do exemplo da construção da Barragem do Pisão, diz o presidente do Crato, Joaquim Diogo, este “tem de perdurar para o futuro”, devendo os municípios da região começar já a pensar em projetos que “fazem falta e sentido”, como é o caso dessa ligação de autoestrada.

“Essa ligação faz muita falta a este território. Se calhar, não está na moda falar-se em estradas, em rodovia. Está mais na moda, falar-se em ferrovia, mas nós, às vezes, temos de contrariar um bocadinho as modas e é fundamental para o território Alto Alentejo que se pense fazer esta ligação da A23 à A6”, assegura o autarca.

A cidade de Portalegre é a única capital de distrito em Portugal continental que não possui qualquer ligação por autoestrada.

Ricardo Mestre visita Centro de Saúde de Campo Maior

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, receberam ontem, dia 23 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

Esta visita surge na sequência da iniciativa “Saúde Aberta”, do Ministério da Saúde, que percorre o país para dialogar com autarcas, utentes e profissionais do Serviço Nacional de Saúde.

O governante foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia onde também estiveram presentes os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, João Cirilo, Sandra Rosa, em representação da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Vera Escoto e Ana Ceia da Silva, em representação do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) e Manuela Macedo, da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

Seguiu-se uma visita ao Centro de Saúde de Campo Maior, onde a comitiva teve oportunidade de ver as obras que decorrem no espaço com o objetivo de dotar o edifício com as melhores condições possíveis de maneira a dar uma resposta digna e eficaz às necessidades da população.

Fonte: Município de Campo Maior

Entre outras novidades, “Agora Quer’Arte” prepara espetáculo sobre as Festas do Povo

A associação “Agora Quer’Arte” tem apresentado ao público de Campo Maior os mais diversos espetáculos, sendo que a revista à portuguesa tem sido uma das suas maiores apostas.

Depois de duas revistas à portuguesa (“Agora É Que É” e “Agora Damos a Segunda”), um espetáculo de fado (“Agora Canta-se o Fado”), um workshop de verão (“Agora no Verão”) e um musical infantil (“Matilda), os jovens que compõem o grupo não têm parado e já têm em preparação um vasto programa de atividades, que inclui, entre outros, uma comédia, um espetáculo dedicado às Festas do Povo e outro à vida.

Recordando que “Agora É Que É” foi a primeira revista à portuguesa produzida e apresentada pelo grupo, o “agora”, assegura um dos elementos da associação, Duarte Silvério, tornou-se quase na “imagem de marca” do grupo, que já vai sendo conhecido na região.

No que diz respeito ao espetáculo relacionados com as Festas do Povo, Duarte Silvério adianta que o objetivo é “mostrar como é que elas começaram, como é que feita a enramação, as noites de convívio”, numa revista, não à portuguesa, mas “à camponesa”.

Atualmente, a focar-se em projetos “mais pequenos” e em formatos “diferentes”, a associação tem em preparação, há já algum tempo, quer uma comédia que tem por base a história de três irmãs, bem como um espetáculo infantil.

Relativamente espetáculo “Vida”, numa união de ballet, dança contemporânea, poesia e fado, Duarte revela que, e ao contrário do que tem acontecido com as revistas à portuguesa, vão procurar “explorar e retratar” os problemas que todos enfrentam, ao longo da vida, no seu quotidiano. “Todos nós passamos por vários problemas, ao longo da vida, problemas que não acontecem só aos outros, como doenças, que não estamos à espera, e nós queremos muito retratar isso”, acrescenta.

Já a atriz e cantora Leonor Alegria, membro da associação, por mais que considere que este “Vida” possa vir a ser um espetáculo com mensagens importantes, assegura que todas as peças apresentadas ao público têm procurado retratar sempre “a realidade lá fora”. A artista revela ainda que, entre todos, o grupo acaba por conseguir incorporar as várias artes do espetáculo, o que confere, a cada trabalho que apresentam, alguma “magia”.

“Vamos ainda lançar também uma nova revista em papel, a ‘Agora Revista’, quando estrearmos o novo espetáculo, que está a ser preparado”, remata Duarte Silvério.

Secretário de Estado da Saúde inaugura Unidade de Alta Resolução do Hospital de Elvas

O roteiro “Saúde Aberta” percorreu ontem, 23 de outubro, vários concelhos do distrito de Portalegre, tendo Elvas recebido a visita do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, que inaugurou a Unidade de Alta Resolução do Hospital de Santa Luzia.

O programa da visita iniciou-se com a receção nos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, informou o governante das preocupações do Município nesta área. O autarca mostrou-se muito preocupado com as atuais condições das instalações e infraestruturas da saúde, a grande maioria com necessidade imediata de melhorias em várias áreas.

Abordado a situação do corpo clínico, com a falta de profissionais, enfermeiros e auxiliares, assim como de clínicos em algumas especialidades, Rondão Almeida recordou que o Hospital de Santa Luzia acolhe utentes de todo o distrito, bem como dos concelhos limítrofes, de Borba, Alandroal, Vila Viçosa e Estremoz, já no distrito de Évora, sendo referência para muitos deles pela sua proximidade.

No âmbito dos cuidados de saúde diferenciados, o presidente da Câmara abordou ainda a possibilidade de acordos com o país vizinho para dar resposta aos desafios que hoje se atravessam, como já se fez para a realização de partos no Hospital Materno Infantil, que pela sua proximidade pode ser muito importante para situações de urgência e prestação de cuidados de saúde imediatos, sem necessidade de transferência de utentes entre unidades muito distantes. O autarca salientou ainda os benefícios para os acompanhantes, devido à proximidade geográfica e comodidade nas deslocações a visitas, quando implique internamento.

Nesta reunião, Rondão Almeida, aproveitou ainda para abordar a questão dos investimentos nas Unidade de Cuidados Continuados de curta, média e longa duração.

O governante esteve acompanhado pela diretora clínica da ULSNA, Vera Escoto, de Ana Célia da Silva, também da ULSNA e de Manuela Macedo, da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

O secretário de Estado da Saúde ouviu as questões abordadas pelo presidente, referindo que o Ministério da Saúde pretende fazer um investimento importante neste setor, acrescentando que a “falta de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e auxiliares, é transversal a todo o país” e o Governo está atento a esta situação.

O governante adiantou ainda que considera fundamental, na prestação de cuidados diferenciados, a Clínica de Alta Resolução, que existe na unidade de saúde elvense, e que no âmbito do PRR, “vão ser instalados novos equipamentos, que irão permitir fazer mais exames de diagnóstico, e em diversas áreas”.

Ricardo Mestre deixou ainda a garantia que o “Governo irá a estudar a possibilidade de uma relação com os nossos vizinhos espanhóis, no âmbito da prestação de cuidados de saúde”, indo ao encontro das necessidades existentes nas regiões de fronteira, como Elvas.

O roteiro prosseguiu com uma visita ao Hospital de Santa Luzia, onde foram dados a conhecer o Serviço de Cirurgia, tendo também sido inaugurada oficialmente a Unidade de Alta Resolução, pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

Nesta cerimónia simbólica, estiveram presentes os presidentes das Câmara Municipais de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, tendo Rondão Almeida referido a importância do projeto para todos os municípios envolvidos e suas populações, que viram assim dada resposta a um anseio há muito sentido, na área dos exames de diagnóstico.

Esta unidade resulta de um investimento de um milhão e meio de euros, e contou com a envolvência da Administração Regional de Saúde do Alentejo, ULSNA, Associação Coração Delta e dos municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte e Sousel, no distrito de Portalegre, e de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa, no distrito de Évora.

A comitiva seguiu depois para o Centro de Saúde de Elvas, onde após o contacto com os profissionais de saúde e pequena visita às Unidades de Saúde Familiar e Unidade de Cuidados na Comunidade, encerrou a visita a Elvas.

Fonte: Município de Elvas

“Elvas Cidade Natal” com pista de gelo de 200m2 e investimento perto dos 350 mil euros

A iniciativa “Elvas Cidade Natal”, promovida pela Câmara Municipal, vai decorrer de 30 de novembro a 7 de janeiro, e promete animar esta quadra festiva.

O objetivo desta iniciativa, revela o presidente da Câmara, Rondão Almeida, é “motivar as pessoas para que saiam de casa e venham até ao centro histórico, sendo também direcionada para a população dos concelhos vizinhos e também de Espanha”.

Uma pista de gelo na Praça da República, com cerca de 200 m2 e reforço da iluminação de natal são as grandes novidades deste ano. “A pista de gelo estava muito afastada do centro histórico e, por isso, vamos trazê-la para o coração da cidade, com todas as condições, à semelhança do que temos no Coliseu, porque a diferença reside no tamanho”, revela o autarca.

O investimento este ano, no evento, à semelhança do ano passado, ronda os 350 mil euros, revela Rondão Almeida, adiantando que tem “um retorno muito grande, principalmente, para a economia local, nomeadamente nos alojamentos e restaurantes, bem como dar a conhecer a conhecer a cidade”.

As inscrições para os expositores interessados em participar na Feira de Natal encontram-se abertas até dia 30 deste mês, podendo ser feitas através do formulário que está disponível no site do Município de Elvas.