Ministra da Coesão na CIMAA para oficializar cofinanciamento para danos provocados pelas cheias

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, estarão esta sexta-feira, 13 de outubro, no auditório da CIMAA, em Portalegre, pelas 11 horas.

O objetivo é o de homologar os contratos assinados com a Direção-Geral de Autarquias Locais (DGAL), a propósito dos danos provocados pelas cheias e inundações causadas pelas chuvas de dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Após um grande trabalho de concertação entre a CIMAA, os seus quinze municípios e a CCDR Alentejo, no sentido de identificar a fundo os danos infraestruturais e as carências socioeconómicas provocadas pelas chuvas que marcaram o início de 2023, este momento é o culminar das candidaturas feitas previamente pelos municípios e que permitirão garantir a recuperação dos bens danificados.

Antes deste momento, a Ministra da Coesão Territorial participará numa reunião com os presidentes dos municípios da CIMAA para analisar as principais questões relativas ao PT2030.

Os valores por Município referentes ao contrato para reparação dos danos provocados pelas cheias e inundações ascendem a mais de sete milhões de euros.