Romeiros de Vila Boim poupam animais e não vão à cidade

É pelas 9 horas de amanhã, quarta-feira, 20 de setembro, que os Romeiros de Vila Boim saem daquela localidade do concelho, com os seus churriões, em romaria em direção ao Parque da Piedade, para manter viva uma das maiores tradições associadas à Feira de São Mateus e às Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade.

Com esta tradição dos romeiros, explica Sérgio Pereira, procura-se recordar os tempos em que o São Mateus marcava o fim de um ano agrícola e o início de um novo. “Todas as pessoas, de todas as casas agrícolas, tinham vários churriões e toda a gente vinha ao São Mateus, nem que fosse para comprar umas calças ou uns sapatos novos. Normalmente, era quando se faziam também os contratos dos trabalhadores para o ano agrícola seguinte”, recorda.

Tal como já aconteceu no ano passado, juntam-se aos Romeiros de Vila Boim, nesta viagem de carroça até Elvas, os Romeiros de Esperança, do concelho de Arronches. “É um grupo que está com uma dinâmica grande, há muitos jovens, muita pessoa a querer ajudar o grupo. Para nós aqui, não é fácil governar um animal o ano inteiro para vir a uma romaria, mas em Vila Boim ainda temos seis ou sete pessoas que mantêm essa tradição. São essas pessoas que mantêm os Romeiros de Vila Boim vivos, porque o dia em que deixar de haver animais, não faz sentido existir romeiros”, assegura.

Desta vez, e à semelhança do que já aconteceu em 2022, o percurso dos Romeiros não vai passar pelo centro da cidade, no sentido de evitar que os animais, alguns já com muita idade, tenham de subir o Viaduto e enfrentar a calçada do coração de Elvas. Nesse sentido, Sérgio Pereira apela às escolas para que levem as crianças à Avenida de Badajoz, para que assistam ao desfile. Ao todo, devem vir, de Vila Boim, adianta ainda o responsável, entre 12 a 15 carroças.

Depois e já instalados no Parque da Piedade, os Romeiros voltam a cumprir uma outra tradição: a de servir as famosas sopas de tomate. Para as 17.30 horas, está marcado um segundo desfile dos churriões na Avenida da Piedade.