Formação sobre violência contra idosos dias 27 e 28 em Monforte

Uma ação de formação, destinada a cuidadores profissionais, sobre o tema da violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados, realiza-se nos dias 27 e 28 de setembro, no Edifício Sociocultural do Município de Monforte, junto ao Centro de Saúde.

A ação, nos dois dias, decorre entre as 9h30 e as 17 horas, sendo que as inscrições podem devem ser feitas até ao próximo dia 17, através do preenchimento de uma ficha de inscrição (disponível aqui), enviando a mesma para o email silviasousa@apav.pt .

Os interessados podem ainda pedir mais informações sobre o assunto junto do Serviço de Ação Social e Habitação do Município de Monforte, através dos seguintes contactos: sass@cm-monforte.pt e 965832074.

O programa completo da ação de formativa para consultar aqui.

IPP divulga lista de CTeSP que ainda têm vagas

Para a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, que já decorre, o Instituto Politécnico de Portalegre tem ainda vagas abertas para alguns Cursos Técnico Superiores Profissionais (CTeSP).

Os cursos que deixaram ainda algumas vagas para esta fase de acesso são os seguintes: Acompanhamento de Crianças e Jovens; Apoio ao Consultório Médico e Dentário; Apoio em Cuidados Continuados Integrados; Cuidados Veterinários; Design de Som e Produção Musical; Design Multimédia e Audiovisuais; Desporto e Atividade Física; Desporto e Formação Equestre; Gestão de Vendas e Marketing; Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação; Tecnologias de Produção Agropecuária; Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação; Turismo e Informação Turística; Viticultura e Enologia.

Pode obter mais informações sobre as candidaturas AQUI.

“Paisagens Sonoras” leva música de câmara a Avis

A segunda edição de “Paisagens Sonoras”, um recital de música de câmara que reúne jovens artistas, vai decorrer na Igreja do Convento, em Avis, no dia 16 de setembro, às 21.30 horas.

Esta edição do evento tem como tema a água, um elemento natural de grande importância que se destaca nas paisagens do concelho de Avis, e conta com um repertório que integra composições de compositores tão distintos como Schubert, Rachmaninoff ou Tom Jobim.

A interpretação dos temas fica a cargo dos jovens músicos: António Leão, Tiago Mileu e Vasco Robert, no piano, Sofia Ruivo, no violino, e da soprano Filipa Portela, no canto.

A entrada é gratuita.

Borba vai ter coleção de “Postais Sonoros”

Uma coleção de “Postais Sonoros” vai ser editada, pelo Município de Borba, em parceria com o CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social).

Segundo a autarquia, serão 12 os “Postais Sonoros” de Borba. “Com esta coleção queremos dar visibilidade aos locais mais emblemáticos do nosso concelho, mas também valorizar, dar a conhecer, salvaguardar a tradição de cantar, contar, dizer e fazer décimas ou do teatro de bonecos tão marcante e determinante no território de Borba”, adianta a Câmara Municipal.

As gravações arrancaram no passado dia 4 de setembro, na Orada, com a participação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo. Seguem-se gravações com alguns poetas populares, como Maria Compõete, Coimbra, Nel do Fado, Francisco Rijo e João Catarino, os fadistas Rute Sousa, Humberto Quina e Carlos Arvanas e ainda o Teatro de Bonecos da Casa da Cultura da Orada, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e o Grupo de Cante Alentejano “Os Garridos”, de São Tiago de Rio de Moinhos.

Este trabalho resulta do projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, de Tiago Pereira, que associa um local, um monumento ou paisagem a um filme e a um artista, com uma cantiga, um poema ou uma história.

Roteiro Literário “Levantado do Chão” retomado dia 23

O Roteiro Literário “Levantado do Chão” continua a ser uma aposta forte do Município de Montemor-o-Novo, que entre setembro e outubro, promove dois dos três percursos deste guia, baseado na obra de José Saramago, que interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora.

Com transporte gratuito desde Lisboa até Montemor-o-Novo, revela o responsável pelo projeto, Nuno Cacilhas, o percurso nº 2, “A Resistência”, que liga Évora a Ciborro, com passagens por Santiago do Escoural, São Cristóvão e São Geraldo, será realizado a 23 de setembro. “Este percurso aborda cronologicamente o espectro maior da obra”, explica.

Para 21 de outubro, está agendada a realização do percurso nº 3, “José Saramago em Monte Lavre”. “Este percurso decorre todo em Lavre e tem duas componentes fortes: uma biográfica, que fala sobre a estadia de José Saramago em Lavre, quando recolhia documentação e testemunhos para escrever o livro; e uma componente literária, porque que aborda pessoas e lugares que são referenciados na obra”, revela Nuno Cacilhas.

Já a aposta no pack dos três percursos do roteiro, será feita de uma “forma diferente”, no próximo ano. “Este ano foi feito durante a época alta, mas para o ano vamos fazer durante a época baixa, porque será mais atrativo para as pessoas”, garante o responsável.

Os interessados em participar nos percursos previstos para 23 de setembro e 21 de outubro devem fazer a sua inscrição no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, na Biblioteca Municipal Almeida Faria ou junto da Fundação José Saramago.

Este roteiro literário resulta numa rede composta por três percursos temáticos, que se dividem em duas grandes rotas e três pequenas totas, num total de 26 pontos de interesse interpretativo sobre a obra “Levantado do Chão”, de José Saramago. Os interessados podem fazer os três percursos, de forma autónoma, com recurso ao site, app ou guia impresso do roteiro.

Portalegre vai ter apartamento de transição e nova residência de estudantes

O Município de Portalegre vai avançar, nos próximos tempos, com um conjunto de obras, que visa melhorar as condições de vida da população do concelho, mas não só.

Para dar resposta a situações de emergência, para quem, a nível nacional, possa precisar de um teto, no imediato, a autarquia vai proceder à requalificação de um apartamento, até porque, diz a presidente, Fermelinda Carvalho, hoje em dia, está-se “mais desperto para este tipo de matérias”. “Há situações que ocorrem na vida das pessoas e que as pessoas precisam de um teto de imediato. Não é para ninguém ficar lá a morar eternamente, mas é para darmos reposta a situações que ocorram no concelho, mas também a nível nacional”, explica a autarca.

Com um prazo de execução de 150 dias, a empreitada deste apartamento de transição foi adjudicada pelo valor de 85.993 euros, cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Com este investimento, a Câmara Municipal de Portalegre concorre para o aumento da Bolsa Nacional de Alojamento em mais oito vagas, pretendendo ajudar a colmatar a necessidade de soluções nesta área.

Outra das intervenções a realizar diz respeito à reabilitação de um antigo imóvel, localizado a 300 metros da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, que será transformado em residência de estudantes, com 24 camas. Esta obra, diz Fermelinda Carvalho, serve para ajudar a fazer face ao problema do alojamento, quando o Politécnico de Portalegre continua a ter “muita procura”.

As 24 camas serão distribuídas por quartos individuais e duplos, “permitindo a promoção de um ambiente confortável e humanizado, fomentando-se assim a convivência, camaradagem e o espírito de comunidade”. Esta empreitada é cofinanciada pelo PRR, terá o valor de 779.072 euros e um prazo de execução de 180 dias.

“Elemental” em exibição este domingo à tarde no Auditório São Mateus

O filme de animação “Elemental”, da Disney e da Pixar, é exibido este domingo, dia 10 de setembro, às 16 horas, no auditório São Mateus, em Elvas.

O filme retrata a história de Chispa, uma jovem perspicaz e impetuosa, cuja amizade com Nilo, um rapaz divertido, sentimental e descontraído, desafia as suas crenças sobre o mundo em que vivem.

Os bilhetes podem ser comprados na Ticketline ou meia hora antes da sessão, no Auditório São Mateus.

Vila Viçosa segue animada este domingo na Festa dos Capuchos

A Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, prossegue este domingo, 10 de setembro. Estes festejos são organizados pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, começaram na passada quinta-feira, dia 7, e continuam até à próxima terça-feira, dia 12.

Às dez e meia da manhã, realiza-se uma largada de touros, na Praça da República e Avenida Bento de Jesus Caraça. Para as cinco e meia da tarde, na Praça de Touros de Vila Viçosa, realiza-se uma garraiada ao uso da região.

Às 19 horas, na Igreja e Convento dos Capuchos, é rezada a eucaristia. O arraial abre às oito e meia da noite; às 21 horas, no Largos dos Capuchos, há animação de rua; e às nove e meia da noite, no coreto do Largo dos Capuchos, há um concerto com a Banda Filarmónica Municipal Redondense.

No palco principal, às 22.30 horas, há concerto com Jovimusic; e, no mesmo local, à meia-noite e meia hora, a programação deste dia fecha com discoteca com o DJ S-Silva.

Semana dos Maiores: inscrições para viagem a Peniche até esta segunda-feira

O Município de Campo Maior dedica a semana de 16 a 24 de setembro aos “maiores”, que é como quem diz, aos mais velhos, com um conjunto de atividades, como já vem sendo tradição.

Os festejos, que terminam sempre com um almoço, iniciam-se com um passeio a Peniche, no dia 16, com “uma série de dinâmicas nesse mesmo dia”, sendo que as inscrições terminam amanhã, dia 11. Pelo meio, não vão faltar iniciativas, que se desenvolvem em vários espaços da vila. Isto porque, diz a vereadora São Silveirinha, os seniores “merecem tudo e mais alguma coisa”.

“Ao longo de toda a semana, teremos um conjunto de atividades no Centro Comunitário, espaço que acaba por ser uma segunda casa para muitos deles; no complexo das piscinas; vamos ter uma série de dinâmicas, como uma caminhada sénior. Temos aqui uma hipótese de levar os nossos maiores a um outro passeio e depois, para fechar com chave de ouro, vamos ter o Almoço dos Maiores no dia 24, às 13 horas, no pavilhão da Escola Secundária”, revela São Silveirinha.

Estas iniciativas destinam-se a todos os campomaiorenses maiores de 55 anos. As inscrições para o passeio a Peniche podem ser feitas até amanhã, no Centro Comunitário de Campo Maior ou na Junta de Freguesia de Degolados. Já para o almoço, de dia 24, as inscrições podem ser feitas, não só no Centro Comunitário e na Junta de Degolados, como no Balcão Único da Câmara Municipal, na Loja do Cidadão ou na CURPI.

O programa completo da Semana dos Maiores:

16 de setembro
Passeio dos maiores a Peniche
06:00H – Partida Centro Comunitário

18 de setembro
Jogos tradicionais
15:00H – Centro Comunitário

19 de setembro
Espaço de Beleza e Saúde
14:00H às 18:00H – Centro Comunitário

20 de setembro
Caminhada Sénior
09:00H – Local de partida Centro Comunitário

21 de setembro
Visita à Assembleia da República
08:00H – Partida Centro Comunitário
(mediante inscrição prévia)

22 de setembro
Aula de hidroginástica
09:15H – Complexo de Piscinas da Fonte Nova

24 de setembro
Almoço dos Maiores
13:00H – Pavilhão da Escola Secundária

Feira das Cebolas encerra na tarde deste domingo em Portalegre

A Feira das Cebolas, em Portalegre, começou na passada quinta-feira, 7 de setembro, e encerra neste domingo, dia 10, no Parque de Feiras e Exposições da capital de distrito.

Para este domingo, o programa inicia-se às 10 horas, com uma experiência a cavalo e pónei atrelado, numa atividade familiar, a decorrer no picadeiro do Centro Hípico de Portalegre, numa organização desta coletividade.

Às 10.30 horas, decorre a 32.ª Exposição Canina Monográfica do Rafeiro do Alentejo, no espaço da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre, entidade que organiza este evento. Para as 11 horas, está marcada a demonstração de saltos de obstáculos, no Campo de Obstáculos do Centro Hípico de Portalegre, numa organização deste Centro.

O recinto e os expositores da Feira das Cebolas, neste domingo, estão abertos entre o meio-dia e as 19 horas.

Às três da tarde, há uma arruada pelo Grupo Folclórico e Cultural da Boavista. Uma hora depois, espetáculo Sons do Campo, no palco da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre. E, às 17 horas, 1.º Concurso Regional do Cão da Serra de Aires, no espaço da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre.

A Feira das Cebolas decorre entre os dias 7 e 10, de quinta-feira a domingo, numa organização da Câmara Municipal de Portalegre, em colaboração com a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre e NERPOR – Associação Empresarial.

Inscrições abertas para os Escuteiros de Elvas

O Agrupamento 158 de Elvas do Corpo Nacional de Escutas já tem inscrições abertas para todos aqueles que se queiram juntar ao grupo.

Apesar de o ano escutista só começar em outubro, “em Elvas começa mais cedo, a 16 de setemebro, devido à angariação de fundos na Feira de São Mateus”. João Favita, chefe do Agrupamento de escuteiros de Elvas, revela que o grupo é “um movimento de educação informal, com várias atividades, procuramos fazer o método da vivência com a natureza e um desenvolvimento humano nos escuteiros, para que no futuro, sejam melhores pessoas”.

As inscrições estão abertas para pessoas com idades compreendidas entre 6 e 22 anos, para as quatro secções, até meados de outubro e podem ser feitas na sede do Agrupamento de escuteiros, na Capela de São João de Deus, aos sábados, exceto durante a Feira de São Mateus.

O Agrupamento 158 de Elvas do Corpo Nacional de Escutas, conta atualmente com cerca de 125 escuteiros e tem inscrições abertas para novos elementos.