Borba vai ter coleção de “Postais Sonoros”

Uma coleção de “Postais Sonoros” vai ser editada, pelo Município de Borba, em parceria com o CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social).

Segundo a autarquia, serão 12 os “Postais Sonoros” de Borba. “Com esta coleção queremos dar visibilidade aos locais mais emblemáticos do nosso concelho, mas também valorizar, dar a conhecer, salvaguardar a tradição de cantar, contar, dizer e fazer décimas ou do teatro de bonecos tão marcante e determinante no território de Borba”, adianta a Câmara Municipal.

As gravações arrancaram no passado dia 4 de setembro, na Orada, com a participação do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo. Seguem-se gravações com alguns poetas populares, como Maria Compõete, Coimbra, Nel do Fado, Francisco Rijo e João Catarino, os fadistas Rute Sousa, Humberto Quina e Carlos Arvanas e ainda o Teatro de Bonecos da Casa da Cultura da Orada, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e o Grupo de Cante Alentejano “Os Garridos”, de São Tiago de Rio de Moinhos.

Este trabalho resulta do projeto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, de Tiago Pereira, que associa um local, um monumento ou paisagem a um filme e a um artista, com uma cantiga, um poema ou uma história.