Presidente Marcelo homenageado em Vila Viçosa

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido esta manhã nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, e por diversas individualidades , entre as quais o Chefe de Estado Maior do Exército, para além de vários presidentes de câmara vizinhos, do presidente da CCDR Alentejo e a da Diretora Geral da Cultural do Alentejo.

Foi apresentada aos presentes a segunda versão da candidatura de Vila Viçosa a património da humanidade, pelo arquiteto Nuno Lopes e o Presidente da República “congratulou-se com o avanço da candidatura de Vila Viçosa, esperando que possa ser das mais rápidas a ser apreciada”.

Marcelo disse “estar otimista quanto à possibilidade de ser uma das candidaturas mais rápidas a avançar e, porventura, a ser apreciada, depois, pela UNESCO. acompanhei desde o início, quando era presidente da Fundação da Casa de Bragança ”

Durante a sessão, o autarca Inácio Esperança afirmou que a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO “é o grande objetivo estratégico” para o município.

Na sessão, o presidente do município local desafiou o chefe de Estado a escolher Vila Viçosa para as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 2025, mas o chefe de Estado remeteu para o próximo ano a divulgação do local escolhido.

Foi feita uma homenagem ao Presidente tendo sido descerrada uma placa que assinala a data da sua passagem pelos paços do concelho.