“Dias na Diocese”: jovens de Espanha e México juntam-se aos do Togo em Elvas

Depois da chegada antecipada de cerca de trinta jovens do Togo a Elvas – que até começaram por visitar Campo Maior –, juntaram-se ontem, naquele que foi o primeiro dos “Dias na Diocese”, na cidade, outros dois grupos de peregrinos, oriundos de Espanha e México, que, até domingo, 30 de julho, vão estar alojados no Centro de Negócios Transfronteiriço.

Este, segundo o padre Ricardo Lameira, foi um dia “interessante”, com o acolhimento a ser feito, não só aos peregrinos, mas também aos voluntários de Elvas e Campo Maior, que ontem começaram a “ambientar-se ao espaço e à responsabilidade” que lhes foi confiada. Para além disso, diz ainda o pároco, este foi um dia de trabalho, em que foi necessário preparar “as salas, as capelas e os sítios para dormir”. Por outro lado, destaca a “alegria” dos peregrinos do Togo e a sua própria satisfação por perceber a forma como os voluntários têm acolhido todos estes jovens. “Tem sido um dia de busca do lugar, mas muito interessante”, remata.

De Albacete, em Espanha, chegaram ontem a Elvas um grupo de cerca de 40 jovens peregrinos. De acordo com um dos responsáveis por este grupo, Joaquín Tárraga, estão todos “muito contentes” com a forma como foram acolhidos na cidade. A maior delegação a participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com mais de 75 mil jovens, é precisamente a de Espanha. “Creio que o único grupo de Espanha na Diocese de Évora somos nós, de Albacete”, revela ainda o responsável.

Considerando que a JMJ será uma experiência “única”, o padre Natalio Cortez, que está a acompanhar um grupo de jovens de três colégios do México, garante que foram todos “muito bem recebidos” em Elvas. Do Portugal para o seu país de origem, este pároco espera que levem “muita riqueza”, ao nível das experiências de contacto com “tantos outros jovens de outros lugares”.

Aos jovens peregrinos do Togo, Espanha e México, em Elvas, vai-se juntar ainda um grupo de França. Na cidade, e através de um conjunto alargado de atividades religiosas, culturais, desportivas e de lazer, irão preparar o tão aguardado encontro com o Papa, em Lisboa, na JMJ, entre 1 a 6 de agosto.