Cerca de 300 jovens, vindos de vários países, são esperados em Elvas, no âmbito dos Dias na Diocese, que antecedem o encontro com o Papa, em Lisboa, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
O padre Ricardo Lameira esclarece que estes dias pretendem, acima de tudo, que os jovens “tenham uma experiência, nas localidades, com um programa próprio com momentos culturais, de lazer e de animação, missão”.
Em Elvas, vão estar jovens vindos de França, do Togo, Espanha e México, entre os dias 26 deste mês e 1 de agosto, onde, segundo padre, “são realidades muito diferentes e, na cidade, vão viver momentos de comunhão, porque vão estar todos os juntos, e também de missão”.
Nestes Dias na Diocese, juntam-se mais de 100 jovens de Elvas e de Campo Maior que irão colaborar no acolhimento destas pessoas. O padre Ricardo recorda que “estes jovens locais, ao contrário de outras localidades, não pagam nada, sendo esta uma forma de a comunidade local se sentir envolvida”.
Tendo em conta que o almoço e jantar são assegurados por uma empresa contratada, a organização destes dias está a solicitar algumas bebidas e alimentos, para os jovens, para o seu pequeno almoço, lanche e ceia, nomeadamente “sumos, que irão ajudar os jovens a não desidratar, bem como biscoitos, bolachas e snacks”.
O padre Ricardo acrescenta que tipos de ajuda têm recebido, nomeadamente, algumas lojas fazem descontos na aquisição de alguns alimentos, as congregações religiosas e leigos também aceitaram oferecer alguns bens alimentares”, já no que diz respeito às questões linguísticas, por exemplo o francês, são as pessoas mais velhas, diz o padre, que “são voluntárias e que irão fazer as respetivas traduções”.
O pároco adianta ainda de que forma funciona a organização destes Dias na Diocese, para que estes jovens sejam recebidos da melhor forma. “Temos uma equipa pequena dividida em logística, coordenação geral, dimensão espiritual, cultura, lazer, saúde e proteção civil, oração, e programção geral, bem como os apoios e logística”.
Dias na Diocese que decorrem em Elvas de 26 de julho a 1 de Agosto, altura em que estarão cerca de 300 jovens vindos de França, do Togo, Espanha e México, numa preparação para Jornada Mundial da Juventude.