María Guardiola será eleita presidente da Estremadura sexta 14 de julho

Pela primeira vez, a vizinha região autónoma da Estremadura terá uma mulher eleita como presidente do Governo Regional, numa eleição que decorre já amanhã dia 14 de julho. Sexta-feira realiza-se a votação que colocará María Guardiola Martin (ver aqui quem é), do Partido Popular (PP), a dirigir os destinos do Governo regional.

O processo não foi fácil e envolve muita polémica, regional e nacional, dado que o seu partido não venceu as eleições, precisando dos votos a favor dos 28 deputados do PP e dos cinco do Vox, chegando à maioria absoluta na Assembleia de votantes, com 33 dos 65 eleitos.

A presidenta da Assembleia da Estremadura, Blanca Martín do PSOE, eleita pelos socialista durante o impasse entre PP e Vox, promoveu ontem a segunda ronda de contatos com os presidentes dos grupos parlamentares. Na primeira reunião, da passada semana, saiu como candidato o socialista Guillermo Fernández Vara, único candidato (vencedora das eleições). Mas na passada sexta, foi assinado o acordo de Governo entre o PP e o Vox, pelo que Vara pediu que a sua proposta de candidatura não avançasse.

Como candidata María Guardiola será amanhã votada e eleita presidente da Junta