Prémio de arquitetura à fortificação de Campo Maior é “motivo de orgulho”

A Fortificação Abaluartada de Campo Maior, da autoria do arquiteto Victor Mestre, recebeu, na categoria de reabilitação, o prémio Arquitetura no Alentejo 2023, promovido pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Alentejo (OASRALT).

O prémio foi entregue ao presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que considera que este foi “um projeto que mudou, claramente Campo Maior”. O presidente revela que o arquiteto Víctor Mestre “cumpriu escrupulosamente o que eram os tratados militares e a utilização de materiais na altura medieval, pelo que esta é uma distinção completamente justa, numa obra que teve pormenores fantásticos do início ao fim”.

Luís Rosinha acrescenta que este “é mais um motivo de orgulho para Campo Maior”, esperando que seja mais um motivo “para que este local receba ainda mais visitas”.

O prémio “Arquitetura no Alentejo” tem uma periodicidade bienal e assume-se como um incentivo à promoção das boas práticas do exercício da arquitetura numa região geográfica de grande dimensão e muito diversificada do ponto de vista da paisagem e, por isso, também diversificada nas soluções arquitetónicas e construtivas.